Pô Prick, tá dando mole, vou ter que desenhar outra vez?
Vamos lá.
Acho que nessa imagem fica clara a capacidade de varredura de um radar de antena eletrônica+mecânica e um eletrônico fixo, como o Rafale. Se bem que o radar do Rafa é inferior ao do F-35, mas vamos lá.
Ah, e eu sei a diferença entre um radar de varredura mecânica e uma eletrônica, mas falei de maneira simples apenas para fácil entendimento. Ficar se apegando a estes detalhes para mostrar um suposto desconhecimento do assunto e assim desqualificar não ajuda no debate, só mostra falta de foco. Quem é o alvo? Minha ignorância sobre radares ou as possibilidades de uso dos mesmos?
Vou tentar dar um exemplo mais cotidiano sobre essa aproximação pela lateral, e que no final você vai ver, resultará numa posição pelas seis(ou muito próximo), por razões físicas.
Se você está numa calçada e vê um amigo seu do outro lado da rua na outra calçada indo em sentido contrário, você para tocá-lo terá de atravessar e ir numa direção de interceptação, não pode ir perpendicular à rua, a 90º, porque vai chegar no ponto onde ele foi visto, e não no ponto futuro, onde ele vai estar quando você chegar no meio da rua. E o cara tá com pressa, lembre-se.
Pois bem. Partindo de 90º, você terá de mudar sua proa de maneira a interceptar o amigo, mas se você não andar mais rápido que ele, nunca conseguirá chegar até poder tocá-lo.
Isso coloca um problema no caso de caças. Quem vem pela lateral, vai ter de acelerar e muito, dependendo da velocidade do alvo, apenas para poder engajá-lo na distância de tiro. Contra um radar assim, não dá prá fazer aproximação à 45º ou pouco mais. Tem que ser no mínimo 90º, pelas 3 ou 9 horas do alvo.
No caso de um tiro com o MICA, dividimos os 60Km máx por 4 e teremos um tiro a no máximo 15Km. Assim, se tivermos que contornar um cone radar de uns 200Km, prá te agradar, a distância a ser percorrida nessa perseguição a alta velocidade será de mais de 400Km. Isso partindo de uma posição extremamente favorável, inicialmente fora do tal cone, numa das laterais.
Eu sou ruim mesmo em matemática, mas nesse desenho simples dá prá ver que para a mesma velocidade, você nunca chega no seu amigo numa distância mínima de disparo. Esse desenho está em escala e a rua tem 200Km de largura.
Viu? Não basta dar a volta, e o cone radar como estes que citei tem a mesma largura e altura, nada de vir voando baixo não que piora, porque tiro por baixo piora mais ainda a questão do alcance do míssil.
Agora as citações.
Se você quieser acreditar que os radares dos caças conseguem rastrear um alvo de 0,025M2 a distâncias duperiores a 90 kms, tudo bem problema seu, o alcance dado leva em conta um alvo de 05 M2, algo que poucos caças tem hoje, a não ser F-15, Su-27/30/35.
Você deve ter feito confusão com os dados do BRE. O IRBIS-E, segundo o fabricante, pode detectar um alvo de 3m2 à 350/400Km. Um LO à 90Km. Eu sinto muito se os dados de desempenho do radar RBE são pífios, mesmo os postados pelo fabricante. O pessoal do EF clama pegar uma caça a 180MN. Mentira também? Como disse antes, vamos nos ater aos dados de fabricantes. E não é problema meu, é deles que falam mentiras, segundo você.
Depois flanquear não é ir para a traseira da aeronave, mas fugir do cone de 120 graus da dianteira, e lançar os mísseis a lateralmente ao caça, não é mais necessário ir para a 6 horas para disparar mísseis.
Não são 120º, é mais. E tem que se aproximar muito mais que o alcance do MICA. Se for contra um Mitinga, pode até ser, mas contra um radar desses que eu citei, não mesmo. Sobre tiro pelas seis, sei disso. Mas sei que todos os dados de alcance de mísseis são máximos em condições ideais. Então, ninguém atira com um MICA à 60Km pela lateral, é muito menos. Fora aquela situação que mostrei.
Os caças vão ficar em silêncio de radar abatendo os bobalhões que estavam atrás do AEW, o AEW vai se mover em direção oposta aos caças atacantes.
Esse papo de "bobalhões" eu deixo prá você, insultar as pessoas nunca foi meu costume.
Se o AWACS afasta-se de uma área, automaticamente a está desprovendo de cobertura radar, soft kill? Está emitindo para prover dados dos alvos, portanto está em todos os RWR e dizendo onde está. As escoltas podem ficar em silêncio eternamente, mas para atirar, se não derem aquela enorme volta, vão apenas assistir ao abate do AWACS. Ou arriscam-se numa aproximação lateral, que vai ser de pouca ou nenhuma valia, pelo exposto acima.
Vocâ ainda continua com pensamento em 2D, deixa prá lá, e dificil você entender que a varredura é em cone, e dependendo aonde o inimigo se colocar, o outro caça não vai conseguir rastrá-lo em ângulos muito pronunciados.
Não Prick, era em cone, agora é semi-circular. Um radar PESA/AESA/mecânico varre 60º por segundo mecanicamente, eletronicamente é quase instantâneo. Não dá prá vir por baixo como se fazia para enganar radares como o RDI, e a visada lateral de um PESA/AESA é tão boa quanto a frontal. Não fosse assim, prá quê PESA?
Como falei, se você acha que um radar de um caça, que ocupa um aérea muito menor que um num avião AEW, uma central de processamento rídicula perto de um avião AEW, e uma eletrônica muito resistente por conta das forças g´s e das condições climáticas díficeis de um caça, ao contrário das instalações dos aviões AEW. Possui o mesmo alcance, a mesma capacidade eletrônica ECM e ECCM tudo bem, agora, de propaganda estou cheio.
Se você me mostrar onde foi que eu claramente disse isso, tudo bem. Mas como não vai mostrar, não torça o que eu disse. Não vai ser assim que você vai conseguir defender seu ponto de vista. Não é tentando me mostrar como burro que vais conseguir. Na verdade, agindo assim,mostra que no mínimo você leu minhas palavras sem a atenção devida.
Por sinal, radar do Rafale, rastreia um alvo 0,1m2 na distância falada, não no êngodo russo. Outra coisa o radar do Rafale será o RBE-2AA, é está tão em serviço quanto o seu falado IRBIS.
Engodo francês então, né? Se não pode lançar uma mera bomba a laser, será que são os russo que estão mentindo?
Pode comprar com o N-011MIII, mesmo este mais antigo é melhor que o RBE, lamento.
Mas se a Thales diz que é assim, prá mim tá ótimo. Não tenho o costume de definir quais são os fabricantes que mentem ou não, não tenho competência para tal, e duvido muito que alguém aqui tenha.
Outra coisa, não confunda radar com direcionamento mecânico, com radar mecânico, não existe radar mecânico, eles são eletrônicos.
Só para ilustrar abaixo está o esquema interno dos R-99A, repare bem no tamanho da central de processamento de dados dos ErieEye, e depois de uma olhada no mesmo espaço ocupado pelo radar e sua central de processamento nos SU-35. Acho que neste caso uma imagem já vale as mil palavras.
Repara bem no tamanho da antena dos ErieEye e compare com a anteninha do SU-35, e a CPU dele ocupam o equivalente a 10 poltronas de uma cabine de Emb-145.
Após sua aula sobre radares, o restante já foi comentado. Mas deixo as palavras que escrevi ao colega Thor.
Thor, é o que o fabricante diz, se é verdade ou não, podemos questionar sobre todos os fabricantes, não é mesmo? Mas quantos radares PESA com uma antena de 1m e 20Kw de potência máxima você conhece?
Mas seria um erro pensar que um radar deste pode substituir um AWACS, que faz muito mais que apenas localizar os aviões. Apenas o fato de cobrir um arco de praticamente 360º já é uma vantagem enorme, e com a mesma eficiência em todos os ângulos.
Abraços e estou sempre ao seu dispor.
