NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: NOTÍCIAS

#10351 Mensagem por PRick » Dom Set 28, 2008 2:55 pm

brisa escreveu:As vezes, fico aqui pensando com meus botoes, se o Prick nao seria jornalista da IstoÉ.....Quem assinou esta matéria????? 100% dos códicos fonte.....dificuldades da lingua.....Esse jornalista, ou faz parte, ou anda lendo muito o DB :roll:
:lol: :lol: :lol: Num falei, tem gente delirando na tal varanda, o que o desespero não faz!

[ ]´s




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4971
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceu: 1185 vezes
Agradeceram: 719 vezes

Re: NOTÍCIAS

#10352 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Set 28, 2008 2:57 pm

Eu lembro dessa reportagem, mas nunca entendi bem essa estória de risco agregado. Alguém poderia iluminar a minha ignorância?

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: NOTÍCIAS

#10353 Mensagem por deschamps » Dom Set 28, 2008 3:06 pm

a França vai fazer de tudo para vender este fiasco.
ela esta dizendo...pelo amor de DEUS..alguém compre isto aqui...já que ninguém quer.




PRick

Re: NOTÍCIAS

#10354 Mensagem por PRick » Dom Set 28, 2008 3:08 pm

deschamps escreveu:a França vai fazer de tudo para vender este fiasco.
ela esta dizendo...pelo amor de DEUS..alguém compre isto aqui...já que ninguém quer.

É esse tipo de manifestação temperamental e torcedora que devemos evitar, não soma nada ao debate apenas uma opinião sem comprovação fática.

[ ]´s




PRick

Re: NOTÍCIAS

#10355 Mensagem por PRick » Dom Set 28, 2008 3:10 pm

Olha a realidade de independência sueca. Não se pode repassar e vender o que não é seu. O resto é conversa. Americanos, Franceses e Russos tem tecnologia própria e podem vendê-la, os suecos não.

[ ]´s

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... start=5460




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: NOTÍCIAS

#10356 Mensagem por deschamps » Dom Set 28, 2008 3:18 pm

PRick escreveu:
deschamps escreveu:a França vai fazer de tudo para vender este fiasco.
ela esta dizendo...pelo amor de DEUS..alguém compre isto aqui...já que ninguém quer.

É esse tipo de manifestação temperamental e torcedora que devemos evitar, não soma nada ao debate apenas uma opinião sem comprovação fática.

[ ]´s

boa tarde PRick.
sinto muito...acho que vc precisa de um espelho.
temperamental e torcedora é a manifestação que mais aparece em qualquer resposta sua..
para MIM...o RAFALE é um fiasco,que a FRANÇA tenta a todo custo fazer algum país comprar-lo.
volto a falar...para MIM.
e por favor PRick...pare de me chamar a atenção,se seu sonho é ser moderador comunique sua vontade a eles.
passar bem.




PRick

Re: NOTÍCIAS

#10357 Mensagem por PRick » Dom Set 28, 2008 3:35 pm

deschamps escreveu:
PRick escreveu:
É esse tipo de manifestação temperamental e torcedora que devemos evitar, não soma nada ao debate apenas uma opinião sem comprovação fática.

[ ]´s

boa tarde PRick.
sinto muito...acho que vc precisa de um espelho.
temperamental e torcedora é a manifestação que mais aparece em qualquer resposta sua..
para MIM...o RAFALE é um fiasco,que a FRANÇA tenta a todo custo fazer algum país comprar-lo.
volto a falar...para MIM.
e por favor PRick...pare de me chamar a atenção,se seu sonho é ser moderador comunique sua vontade a eles.
passar bem.

Eu diria que fiasco é o SU-35, não foi produzido, não tem encomenda, etc.. Mas não falo isso, porque vendas não comprovam qualidade ou não de um produto.

[ ]´s




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: NOTÍCIAS

#10358 Mensagem por deschamps » Dom Set 28, 2008 3:42 pm

boa tarde PRick.
sinto muito...acho que vc precisa de um espelho.
temperamental e torcedora é a manifestação que mais aparece em qualquer resposta sua..
para MIM...o RAFALE é um fiasco,que a FRANÇA tenta a todo custo fazer algum país comprar-lo.
volto a falar...para MIM.
e por favor PRick...pare de me chamar a atenção,se seu sonho é ser moderador comunique sua vontade a eles.
passar bem.[/quote]


Eu diria que fiasco é o SU-35, não foi produzido, não tem encomenda, etc.. Mas não falo isso, porque vendas não comprovam qualidade ou não de um produto.

[ ]´s[/quote]

respeito a sua opinião.
respeite a dos outros.
abraço.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18736
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1960 vezes
Agradeceram: 2488 vezes

Re: NOTÍCIAS

#10359 Mensagem por knigh7 » Dom Set 28, 2008 3:44 pm

PRick escreveu:
knigh7 escreveu:Pessoal, essa matéria é de 2004:


O ESTADO DE SÃO PAULO, 30/04/2004

Caça sueco venceu concorrência da FAB em 2002

Gripen foi escolhido por equipe montada por FHC,

mas Lula quis que propostas fossem refeitas

.



Isso é alguma piada? Risco agregado era a Avibrás, como de fato está em processo de falência. Isso chama-se decisão política, disfarçada de outros termos.

[ ]´s



em 2004 o panorama da Avibrás não estava tão sombrio...Aliás, ela entrou em processo de falência porque o Governo demorou a dar garantias para a venda de um montante de US$500mi do Sistema Astros e outro equipamentos para um cliente da Asia.

Atenciosamente




Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: NOTÍCIAS

#10360 Mensagem por Junker » Seg Set 29, 2008 12:18 am

Safran no Brasil, do Les Echos de 29/09:
Safran serein face aux risques sur le transport aérien

Le groupe vient d’inaugurer trois sites industriels aux Etats-Unis, renforçant ainsi son implantation hors zone euro. Ses dirigeants tablent toujours sur une croissance de leurs activités. Alors qu’Airbus inaugurait son usine d’assemblage d’A320 en Chine, Safran - l’un de ses principaux fournisseurs - coupait le ruban de trois nouveaux sites aux Etats-Unis : mercredi à Grand Prairie près de Dallas (Texas) pour sa filiale Sagem Avionics, le lendemain à Monroe (Caroline du Nord) pour Turbomeca, et vendredi à Walton (Kentucky) pour Messier-Bugatti. Au total, onze sites, nouveaux ou en extension, ont vu le jour officiellement cette année, dans le sillage d’un mouvement enclenché il y a dix ans. « Un record pour nous », explique Marc Ventre, responsable de la branche propulsion. Et malgré les nuages que la crise financière fait peser sur le transport aérien, le groupe d’aéronautique et de défense entend bien continuer à se développer dans les pays à bas coût ou de la zone dollar, même si le rythme ralentit.

L’an prochain, Safran devrait en effet consacrer 3,5 % de son chiffre d’affaires (12 milliards d’euros en 2007 [*]) à ses investissements industriels, contre 4,5 % cette année. « Conformément à nos plans », assure son directeur financier, Noël Gauthier. Prochaines étapes, les Emirats Arabes Unis en commençant par des activités de maintenance, où le Brésil, dont les ambitions militaires, notamment, laissent entrevoir de réelles opportunités.

Pour Pierre Fabre, le PDG de Turbomeca, aucun signe de ralentissement ne pointe en effet à l’horizon. « Notre activité est contra-cyclique », assure-t-il. Le prix du pétrole est élevé ? Les compagnies pétrolières achètent plus d’hélicoptères pour leurs plates-formes en mer. Le contexte sécuritaire reste également très porteur. Enfin, deux des plus grands pays dans le monde, la Chine et l’Inde, sont complètement sous-équipés. Va pour les voilures tournantes. Mais qu’en est-il des avions, alors que plane la menace d’annulations dans les carnets de commandes, remplis à ras bord, d’Airbus et de Boeing ?

« Nous gardons le cap de la croissance », affirme Jean-Christope Corde, le PDG de MessierBugatti qui a vendu plus de 500 systèmes de freins carbone depuis le 1erjanvier, contre 350 en 2007. « La crise financière est sans précédent, et va peser sur la distribution de crédit. Mais les avions restent un actif intéressant à financer », renchérit au diapason David Joyce, le responsable de GE Aviation. (*) Hors activités de communications
"ou o Brasil, onde as ambições militares, em particular, sugerem oportunidades reais."




Avatar do usuário
thicogo
Sênior
Sênior
Mensagens: 808
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 2:32 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

Re: NOTÍCIAS

#10361 Mensagem por thicogo » Seg Set 29, 2008 11:57 am

Torneio da Tropa de Infantaria



Kaiser Konrad
kaiserk@defesanet.com.br
Enviado Especial a Manaus

Imagem
Após décadas deixados “à poeira” os infantes da aeronáutica mostram força e buscam espaço. Com o domínio da tecnologia e da operação do poder antiaéreo a tropa vai garantir seu futuro e o lugar nas grandes decisões da FAB

A selva amazônica foi o cenário escolhido para o mais importante evento da Infantaria da Aeronáutica. Durante oito dias a Base Aérea de Manaus sediou o IV Torneio da Tropa de Infantaria. Estiveram presentes 260 “camuflados verde-azuis” dos sete comandos aéreos regionais da Força Aérea Brasileira.

“TTI como é chamado, “é importante por oportunizar o contato entre militares de todo país, promovendo a troca de experiências e idéias a fim de melhorar o aperfeiçoamento da tropa através de competições que estão intimamente ligadas com as atividades diárias nos quartéis em épocas de paz ou em situação de guerra”, disse o Tenente-Coronel Luiz Marcelo Sivero Mayworm, comandante do Batalhão de Infantaria Especial de Canoas (BINFAE-CO).

Os militares foram testados até o limite nas provas de Pista de Obstáculos, Cabo de Guerra, Tiro Militar Avançado, Corrida de Orientação, Emprego Operacional, Prova do Coordenador e Conhecimento Doutrinário. A campeã foi a delegação do VI COMAR, sediada na Base Aérea de Brasília.
Brigadeiro-de-infantaria Roberto Durans Amorim
Imagem
Sikorsky Blackhawk 60L lançando competidores em uma das
provas do TTI
Imagem

Além das provas práticas o evento serviu também para a discussão de aspectos doutrinários e operacionais. A tropa de infantaria tem tido especial atenção na gestão do Tenente Brigadeiro-do-ar Juniti Saito. Recentemente foi criado o Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica (COTAR), que atualmente é chefiado pelo Brigadeiro-de-infantaria Roberto Durans Amorim, o segundo militar a ser promovido oficial-general na tropa. O COTAR é subordinado ao Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR), em Brasília.

Mesmo com os avanços obtidos com o atual Comandante da Aeronáutica, os militares querem mais. O desejo de possuírem um Comando próprio e não subordinado à aviação é grande entre muitos oficiais-superiores. A medida por enquanto não foi para o papel e se for discutida e aprovada pelo Alto-Comando da FAB, sua implementação poderá levar anos.
ImagemImagem

A valorização começa por dentro

Vários setores da FAB ainda vêem a infantaria como uma tropa de importância limitada e esquecem que a os primeiros alvos de uma guerra são sítios radar, instalações de comando e controle e bases aéreas. A defesa destas instalações, seus meios e efetivos é vital para assegurar o domínio do espaço aéreo. A segurança das vilas militares onde residem os pilotos e suas famílias é outro ponto de muita atenção. O trabalho dos sentinelas é muitas vezes subestimado por eles próprios por não saberem que é mais fácil para elementos de Forças Especiais da força adversa seqüestrar ou neutralizar pilotos em terra do que sua aviação fazer pelo ar. Na guerra contemporânea, saber onde estão os pilotos é mais importante do que procurar onde estão as bases.

Artilharia Antiaérea

Outro ponto de grande debate na TTI foi a Artilharia Antiaérea. A FAB já possui na Base Aérea de Canoas, a 1ª Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (CAAD). Operando mísseis russos Igla 9k38. Foi instalada no Sul do país e tinha em vista as condições estratégicas da região nos anos 90. Agora a atenção migrou para o norte do país com a crescente militarização de países limítrofes. O ponto mais importante e sensível dela é a Base Aérea de Manaus (MAMN), a principal base estratégica da Amazônia, onde estão sediados o 1º/9º GAv, o 7º/8º GAv, o 7º ETA e 4º Batalhão de Aviação do Exército.
1ª Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa (1ª CAAAD),
que utiliza o míssil Igla 9k38, de origem russa.

ImagemImagem

Estas unidades aéreas são responsáveis por toda a mobilidade de tropas e logística dentro do Teatro de Operações da Amazônia (TOA). Sem elas todos os deslocamentos seriam realizados por vias fluviais nem sempre navegáveis e que demorariam até 40 dias. É por isso que será instalado em Manaus a 2ª CAAAD. Embora necessária e tardia, a medida recebeu críticas já que transferirá do Rio Grande do Sul militares importantes e necessários, o que segundo as fontes ouvidas, deixará operacional duas “meias” companhias.

Está em estudo, também, a instalação de um esquadrão de caças F-5 em Manaus, colocando as aeronaves recém adquiridas da Jordânia, já que a necessidade de possuir um vetor supersônico na região é urgente. A Amazônia ocupa mais de 50% do território brasileiro e ainda não possui uma aeronave de alta-performance capaz de fazer frente à uma ameaça maior. Por enquanto a FAB não planeja modernizar essas aeronaves ao padrão F-5M já que elas possuem uma aviônica e sistema de armas superior ao usado anteriormente pela Força, embora inferior ao atual. Se os estudos se concretizarem, a medida será uma solução tampão que vai atenuar a insegurança gerada pela falta de um vetor supersônico na região.

O IGLA é um míssil de curto-alcance, ideal na função de defesa pontual, com um histórico de sucesso em uma série de conflitos armados. Está na categoria MANPADS (Man Portable Air Defense System). Ataques usando CCRP – Cálculo contínuo do ponto de lançamento da bomba – e bombas guiadas a laser – JDAM - estão fora do seu envelope de operação (Distâncias Máximas de Engajamento do alvo Altitude 3.500m e Distância 5.200m). É por isso que um grupo de alto-nível composto por oficiais de infantaria da aeronáutica está concluindo um estudo, que visa recomendar a aquisição de meios antiaéreos de médio alcance capazes de atingir um alvo a dezenas de quilômetros e em grande altitude. Um dos equipamentos finalistas é o sistema russo Tor. A FAB tem interesse no sistema desde que ele venha numa versão auto-rebocada ou montada numa viatura sobre rodas e não lagartas, podendo ser transportado num Hércules C-130 em questão de horas.

O futuro da Infantaria da Aeronáutica

Conscientizar as lideranças sobre a importância e a necessidade de uma definição das atividades a serem executadas pela tropa de infantaria em prol da FAB, e uma vez que sejam definidos os objetivos, planejar as necessidades logísticas, administrativas e operacionais. A padronização das camuflagens, equipamentos e fuzis e calibres com as demais forças é outro ponto importante, necessário e até agora não discutido.




PRick

Re: NOTÍCIAS

#10362 Mensagem por PRick » Seg Set 29, 2008 12:01 pm

knigh7 escreveu:
PRick escreveu:

Isso é alguma piada? Risco agregado era a Avibrás, como de fato está em processo de falência. Isso chama-se decisão política, disfarçada de outros termos.

[ ]´s



em 2004 o panorama da Avibrás não estava tão sombrio...Aliás, ela entrou em processo de falência porque o Governo demorou a dar garantias para a venda de um montante de US$500mi do Sistema Astros e outro equipamentos para um cliente da Asia.

Atenciosamente


A AVIBRÁS já pediu concordata antes dessa data(2004), na época afirmava, a empresa não tem capital social para entrar como associada no Programa FX-1. Ela era, e agora, mais ainda um risco âmbulante.

[ ]´s




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18736
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1960 vezes
Agradeceram: 2488 vezes

Re: NOTÍCIAS

#10363 Mensagem por knigh7 » Seg Set 29, 2008 12:21 pm

PRick escreveu:
knigh7 escreveu:
em 2004 o panorama da Avibrás não estava tão sombrio...Aliás, ela entrou em processo de falência porque o Governo demorou a dar garantias para a venda de um montante de US$500mi do Sistema Astros e outro equipamentos para um cliente da Asia.

Atenciosamente
A AVIBRÁS já pediu concordata antes dessa data(2004), na época afirmava, a empresa não tem capital social para entrar como associada no Programa FX-1. Ela era, e agora, mais ainda um risco âmbulante.

[ ]´s
Para vc ver como a FAB não queria o Mirage2000BR...

Se vc ler as reuniões taquigrafadas da CREDIN de 2001 ( depoimento do Brigadeiro Cima, da chefia do Deped), passando por 2002 (comandante Baptista), 2003 e 2004(Comandante Bueno) verá qua a FAB não queria o Mirage e resistia as investidas dos parlamentares.

Aliás, como nós estamos comentando sobre custo de operação, especificadamente na reunião do CREDIN de 2001, o chefe da Copac, brigadeiro Cima, uns dos argumentos CONTRA O MIRAGE 2000 que ele usou foi que essa aeronave tinha um custo de hora/vôo cara.
Atenciosamente




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18736
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1960 vezes
Agradeceram: 2488 vezes

Re: NOTÍCIAS

#10364 Mensagem por knigh7 » Seg Set 29, 2008 12:29 pm

Mais lenha na fogueira...

Chávez terá reator nuclear



O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que seu país vai desenvolver um reator nuclear para fins pacíficos. “O Brasil tem várias instalações, assim como a Argentina. Nós teremos as nossas”, afirmou. Ele confirmou que o primeiro-ministro russo Vladimir Putin ofereceu ajuda, acrescentando que já existe uma comissão trabalhando no assunto. Os dois países assinaram 12 contratos, no valor total de US$ 4,4 bilhões nos últimos dois anos. Na sexta-feira, a estatal russa Gazprom e a companhia Petróleos de Venezuela (PDVSA) assinaram um acordo de cooperação. Além disso, cinco gigantes russos da produção de hidrocarbonetos anunciaram que vão investir milhões de dólares na nação sul-americana, dentro do consórcio que será formado até 2009, segundo o ministro russo da Energia, Serguei Chmatko. A declaração foi feita em meio à pior crise diplomática entre Caracas e Washington, derivada da expulsão dos embaixadores e à reiteração de Chávez de que o presidente George W. Bush estaria por trás de planos para assassiná-lo e armar um golpe de Estado no país e na Bolívia.






http://www.exercito.gov.br/Resenha/homepage.htm




PRick

Re: NOTÍCIAS

#10365 Mensagem por PRick » Seg Set 29, 2008 12:30 pm

knigh7 escreveu:
PRick escreveu: A AVIBRÁS já pediu concordata antes dessa data(2004), na época afirmava, a empresa não tem capital social para entrar como associada no Programa FX-1. Ela era, e agora, mais ainda um risco âmbulante.

[ ]´s
Para vc ver como a FAB não queria o Mirage2000BR...

Se vc ler as reuniões taquigrafadas da CREDIN de 2001 ( depoimento do Brigadeiro Cima, da chefia do Deped), passando por 2002 (comandante Baptista), 2003 e 2004(Comandante Bueno) verá qua a FAB não queria o Mirage e resistia as investidas dos parlamentares.

Aliás, como nós estamos comentando sobre custo de operação, especificadamente na reunião do CREDIN de 2001, o chefe da Copac, brigadeiro Cima, uns dos argumentos CONTRA O MIRAGE 2000 que ele usou foi que essa aeronave tinha um custo de hora/vôo cara.
Atenciosamente

Bem, nesse caso, o SU-35 BM não tem a menor chance, sua hora de vôo é quase o dobro do M-2000C!

A verdade é que o Programa FX-1 foi um desastre de incoerência e confusão, que culminou com a escolha de 05 finalistas.

[ ]´s




Responder