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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Alcantara
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#1021 Mensagem por Alcantara » Seg Mai 05, 2008 9:27 pm

A Aconit tem um desenho bem limpo. Muito legal. Tomara que as nossas fragatas sigam estas linhas.


Abraços!!!


PS: Padilha, vistes a minha resposta sobre o Ocean Empress e o possível "parentesco" com o American Empress? A tonelagem eu acho que está batendo sim.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#1022 Mensagem por Corsário01 » Seg Mai 05, 2008 9:38 pm

positivo Alcantara!




Abraços,

Padilha
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#1023 Mensagem por WalterGaudério » Seg Mai 05, 2008 10:06 pm

Battleaxe escreveu:Senhores, a furtiva se trata da Fragata Aconit da França - Classe Lafayette e a outra é uma OHP da Espanha e ambas estão indo para a ESPABRAS.
Infelizmente, ficamos de fora dessa.
Mas, em paralelo, temos uma inédita tb acontecendo esta semana, bem longe daqui. E a ALIDE está lá!
O grande problema padilha é que tu és jornalista de um país em que a Marinha não é operativa, não é operacional..., aí tudo se com-lica e tu acaba não conseguindo cobrir nada pq não há nada para cobrir... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :wink: :wink: :wink: :wink:




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
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Re: NOTICIAS

#1024 Mensagem por Corsário01 » Seg Mai 05, 2008 10:33 pm

Exatamente, por não ter nada para cobrir é que eu não arranjo verba para ir aliiii e acolááááá. :twisted:
E detalhe: Eu não sou jornalista, meu grande amigo. Eu sou um "lambe-lambe" que pede aos navios para fazerem pose! :wink:
Apenas isso e um "pouco" entusiasta também! :mrgreen:




Abraços,

Padilha
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Re: NOTICIAS

#1025 Mensagem por Tigershark » Ter Mai 06, 2008 9:37 am

olha de São Paulo

Assunto: Dinheiro
Título: 1z Petróleo caro ajudará programa nuclear brasileiro a deslanchar
Data: 06/05/2008
Crédito: da Sucursal de Brasília

da Sucursal de Brasília

Nos radares do governo, os ventos nunca estiveram tão favoráveis à retomada do Programa Nuclear Brasileiro. "Vai sair mais fácil do que se imaginava", avalia Maurício Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética). "Dessa vez, deslancha o programa nuclear", aposta.
O aumento do preço do petróleo no mercado internacional e o debate sobre o aquecimento global estimularam a geração de energia elétrica em usinas nucleares, avalia o ministro Sérgio Rezende: "Discutir isso cinco anos atrás seria muito mais difícil".
Em 2004, Lula recebeu a primeira versão do documento de revisão do Programa Nuclear Brasileiro, mas adiou o assunto para o segundo mandato.
"Temos a sexta maior reserva de urânio do mundo e o domínio da tecnologia do ciclo do combustível, mas o aumento do custo de geração de energia por outras fontes térmicas e o fato de a energia nuclear não emitir gases de efeito estufa viabilizaram a retomada do programa", completou o ministro da Ciência e Tecnologia.
A Eletronuclear avalia que serão necessários alguns meses entre a emissão da licença ambiental e a retomada das obras da usina de Angra 3.




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Re: NOTICIAS

#1026 Mensagem por Luís Henrique » Ter Mai 06, 2008 11:57 am

Uma pergunta ao Marino e demais entendidos:

Analisando duas marinhas...

1) A-12 + 12 A-4 modernizado + 10 FREMM + 2 Submarinos nucleares

2) 14 Submarinos nucleares.

Qual é mais dissuasiva para uma marinha de porte pequeno, como a de um país sul-americano.
E qual é mais dissuasiva para uma potência, tipo Inglaterra ou França?????




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#1027 Mensagem por RenaN » Ter Mai 06, 2008 11:59 am

Eu faria outra pergunta, Luís. Nas 2 opções a MB cumpriria as atribuições que lhe seriam exigidas de acordo com o status que o Brasil pretende ter?

Sds. :wink:




[<o>]
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Re: NOTICIAS

#1028 Mensagem por Tigershark » Ter Mai 06, 2008 12:26 pm

Vou dar a minha opinião,nada especializada....Eu entendo que a segunda opção para o Brasil é impraticável.Existem determinadas funções que não são racionais para serem executadas por um sub-nuclear,como por exemplo,patrulhamento costeiro.A primeira opção é mais equilibrada,porque contempla variações de operações,como superioridade aérea no TO.Como diz nosso amigo CB-Lima,my 1 cent!




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#1029 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 06, 2008 12:36 pm

Luís Henrique escreveu:Uma pergunta ao Marino e demais entendidos:

Analisando duas marinhas...

1) A-12 + 12 A-4 modernizado + 10 FREMM + 2 Submarinos nucleares

2) 14 Submarinos nucleares.

Qual é mais dissuasiva para uma marinha de porte pequeno, como a de um país sul-americano.
E qual é mais dissuasiva para uma potência, tipo Inglaterra ou França?????
Prezados Amigos

Com certeza o nobre e fidalgo amigo Marino tera uma melhor esclarecimento para a questão colocada. Entretanto gostaria de emitir minha opinião. A relação de comparação não e tão simples como imaginamos. Para cada meio colocado como exemplo existe uma aplicação diferente entre as funções classicas do Poder Naval, como por exemplo:
A12 + A4M (Controle de Área Maritima e/ou Projeção de Poder Sobre Terra);
FREMM (Controle de Área Maritima), e
SNA (Negação do Uso do Mar).
Cada um dos meios em menor ou maior grau contribuem para a dissuasão.

Sds

Lord Nauta




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Re: NOTICIAS

#1030 Mensagem por Lord Nauta » Ter Mai 06, 2008 1:00 pm

Luís Henrique escreveu:Eu concordo com o Mangabeira em um ponto.

Uma esquadra, sem controlar o espaço aéreo, mesmo que local, é complicado.

Eu não gostaria de estar em um navio de uma esquadra sem controla aéreo. :mrgreen:

Eu sou favorável a uma marinha equilibrada mas com maior investimento na arma submarina.

Poderiamos ter um PA com 1 navio aerodromo e 8 escoltas e o resto do dinheiro colocarmos nos submarinos nucleares.

Assim o Marino fica feliz e o MU também.... :lol:

Prezados Amigos

O MU em sua fala sobre a MB quando menciona que uma Esquadra precisa ter controle local do espaço aéreo acabou por fundamentar que e preciso haver NAe na frota. Em minha opinião isto ficou bem claro. Por outro lado tenho certeza que este senhor não vai conseguir impor para a MB um modelo que não seja aquele que a Instituição de forma profissional defina como o adequado para a defesa do Brasil.

Sds

Lord Nauta




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Re: NOTICIAS

#1031 Mensagem por Tupi » Ter Mai 06, 2008 2:05 pm

Me permitam colocar uns poucos comentários.
Os estudiosos de estratégia militares, criaram um colorário de ações contra às ameaças.
Desta listamos algumas que poderiam, ser mais facilmente discutidas e adotas por nosso pais.
- Pronta Resposta.
- Resposta Fleíxel.
- Dissuação.
O princípio da Dissuação, comentada no post do amigo Luiz Henrique, é dividida em varios componentes, à saber:
a) Do Proposito.
b) Da Simplicidade.
c) Da Unidade de Comando
d) Da Prontidão.
e) Da Flexibilidade.
f) Da Credibilidade.
h) Da Publicidade.
i) Da Independência.
j) Da Incerteza.
k) Da Não-Provocação.
l) Da Prudência.
m) Do Paradoxo.
n) Da Dinamicidade.
Muitos deles se refere a razões fisicas e outros a razões psicológicas de como fazer a guerra.
Nos as pectos envolvendo o elemento físico que é o mais palpavel e listados pelo colega como esquadras:
1) A-12 + 12 A-4 modernizado + 10 FREMM + 2 Submarinos nucleares
2) 14 Submarinos nucleares.

Qual das esquadras que cobrem mais variáves da dissuação acima(aspectos fisicos):
Eu responderia que a esquadra (1). E fica claro para mim que a (2) não cobre as variáveis:
(a) Pois não serve para demonstrar bandeira, nem patrulha ostensiva visível.
(e) Não dispões de meios para exercer atuação plena, em campanhas litorâneas.
(j) Ofato de unificar a esquadra em um único meio, eleimina a dúvida do adversário quanto ao tipo de resposta à ser adotada por nós. Simplificando da parte dele a estrtejia de contenção a nossa força.
(n) A uniformidade de resposta, pode ser inadequada para situações diferentes.
Se não dispomos de possibilidades distintas, fica mais difícil...
[005]





Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
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Re: NOTICIAS

#1032 Mensagem por Jin Jones » Ter Mai 06, 2008 3:01 pm

Bela aula Tupi !

Só não entendi a pergunta do amigo Luis Henrique.
É mais que obviu que qualquer marinha de guerra tem que ter um equilibrio entre os equipamentos que possui, para poder atender qualquer que seja a sua missão.

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#1033 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mai 06, 2008 3:13 pm

Perfeito, Tupi!




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Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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#1034 Mensagem por Sniper » Ter Mai 06, 2008 3:33 pm

FABIO escreveu:amigos falando sobre escoltas qul é o número de escoltas considerado ideal
pela MB?existe uma forte possibilidade da vinda de fragatas usadas da inglaterra
para substituir a dosd e a classe pará, o que naão excluiría a construção das escoltas
de 6.000,o que os senhores acha sobre isso?
FABIO, todo santo dia você pergunta sobre essas benditas escoltas Inglesas! Já está cansando cara! :?

O Comandante da MArinha ja negou, o Lord Nauta já negou, o Marino já negou, acho que todo mundo do fórum ja negou a vinda dessas escoltas para o Brasil.

O Marino acabou de escrever que a intenção da Marinha é de modernizar na medida do possível as atuais escoltas que ja se encontram no Brasil para que elas possam operar até a entrada em operação das futuras escoltas de 6000 toneladas.

Portanto, pela última vez, não está prevista a compra de escoltas de oportunidade pela MB! Ok? :wink:

Abraços!




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#1035 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Mai 06, 2008 3:35 pm

Novo navio da Marinha gera duvidas

Fonte Blog naval

O recente anúncio de mais uma aquisição para o fortalecimento do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) levantou algumas dúvidas e ainda carece de uma série de explicações.

A divulgação foi feita pela própria Marinha do Brasil no seu site oficial no último dia 2 de maio. Segundo a nota divulgada, a embarcação, ainda em processo de obtenção, está registrada atualmente com o nome Ocean Empress e é operada pela empresa ASK Subsea. Ainda de acordo com a nota o navio não está em operação, pois o mesmo encontra-se no estaleiro BREDO (Alemanha) “realizando uma série de reparos e obras voltados para a conversão em Navio de Apoio “OFFSHORE””.

No item “informações gerais”, está indicado que o navio foi construído no ano de 1988 na Noruega. Mas na verdade a embarcação foi construída nos EUA e entregue ao seu primeiro operador em 1974. No início da década de 1970, com a crise do petróleo e a alta dos preços, o crescimento da indústria de prospecção “offshore” ganhou fôlego. A então Theriot Offshore, empresa da área de apoio offshore, encomendou cinco navios especializados em PSV (”Plataform Supply Vessel”) denominados Theriot Offshore I, II, III, IV, V e VI. Estes navios foram entregues entre junho de 1974 e março de 1975.

Posteriormente, o Theriot Offshore I foi transferido para outros operadores, recebendo os nomes Scotoil 1 e Maureen Sea. No final da década de 1980 os preços do barril do petróleo haviam baixado muito, assim como a demanda para serviços na atividade de óleo e gás. Em 1988 o navio sofreu um processo de reconstrução para transformá-lo em navio de pesca para regiões de altas latitudes. Em 1989 voltou a operar, mas com o nome American Empress e posteriormente como Naeraberg, já como propriedade da JFK, uma indústria de pescados localizada nas ilhas Faroe.

Informações levantadas pelo Poder Naval OnLine junto a fontes norueguesas dão conta de que o navio, quando operava com o nome Naerberg, apresentou problemas de estabilidade e quase emborcou por duas vezes próximo à costa do Alasca. Naquela região as condições de mar são tão exigentes como aquelas apresentadas pelas águas que circundam o Continente Antártico.

Recentemente o Naerberg foi adquirido pela empresa russa de ASK Subsea e rebatizado como Ocean Empress em 25 de março deste ano (quarenta dias atrás). A ASK Subsea é uma empresa de serviços na área de exploração e produção de petróleo em alto-mar estabelecida em 2005. A idéia inicial era converter o Naerberg em um navio de apoio à atividade petrolífera em alto-mar. Porém, não se sabe a razão, o negócio foi desfeito.

Conclusões

Embora muito pouco tenha sido divulgado sobre o eventual aquisição da MB, acreditamos que algumas das informações constantes no site oficial da MB estão equivocadas. Em primeiro lugar a data de construção não é 1988, mas sim 1974. Assim sendo, o navio é muito mais antigo que o informado, superando até mesmo em idade Ary Rongel, que entrou em atividade como Polar Queen em 1981. O navio já superou trinta anos de serviços contínuos e intensos. Qualquer reconstrução do mesmo dificilmente estenderia sua vida útil para mais do que 10-15 anos. Corre-se o risco de, em 2016, ser necessário retirar de serviço tanto o atual Ary Rongel como eventual Ocean Empress.

Mas a questão principal é o fato de o navio não ter sido construído especificamente para as áreas polares. Caso realmente as informações norueguesas se confirmarem, o navio sofreria muito nas condições ruins existentes ao sul do continente Sul-americano. A adição de mais peso acima da linha d’água, como a construção de um convés de vôo e um hangar para duas aeronaves de pequeno porte, elevaria os problemas de estabilidade da embarcação.




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