TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Soutrain, isto que vc expôs é banal hoje em dia nas boas terras tugas, mas não era bem assim décadas atrás.
Portugal esteve na boa e velha "mandocracia" militar, assim como nós também dançamos nosso fado tropical. O fato é que, onde há excesso de poder concentrado, culto divino a discíplina castrense, esta subjugando a sociedade civil como forma de governo, sobrevêm sempre a bagunça e - por mais paradoxal que pareça - a anarquia setorial. Grande exemplo disto foi o narrado por Geisel, no livro com sua biografia (FGV), onde ele conta a balburdia pastelão que a FAB aprontou na compra dos Mirages. Mas o velho general não cutucava só a FAB.
Sua incredulidade, pondo a democracia portuguesa como exemplo, vem do fato que Portugal absroveu mais rapidamente os protocolos dos governos civis e democráticos europeus. Aqui, na província, as coisas vagam mais sonolentas. Ainda sobrevivem velhos cacoetes. Mas, isto passa e vem passando. O problema são os sustos no caminho
Portugal esteve na boa e velha "mandocracia" militar, assim como nós também dançamos nosso fado tropical. O fato é que, onde há excesso de poder concentrado, culto divino a discíplina castrense, esta subjugando a sociedade civil como forma de governo, sobrevêm sempre a bagunça e - por mais paradoxal que pareça - a anarquia setorial. Grande exemplo disto foi o narrado por Geisel, no livro com sua biografia (FGV), onde ele conta a balburdia pastelão que a FAB aprontou na compra dos Mirages. Mas o velho general não cutucava só a FAB.
Sua incredulidade, pondo a democracia portuguesa como exemplo, vem do fato que Portugal absroveu mais rapidamente os protocolos dos governos civis e democráticos europeus. Aqui, na província, as coisas vagam mais sonolentas. Ainda sobrevivem velhos cacoetes. Mas, isto passa e vem passando. O problema são os sustos no caminho
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 184 vezes
Vinicius,
acho que a decisão SEMPRE foi política.
O processo de escolha serve para a análise técnica mas eu acho que em momento nenhum foi dito que o primeiro colocado seria o vencedor.
Eu acho que se os mortos ressuscitarem, será bom para o Brasil.
Todo mundo vai ter que oferecer um pouco mais se quiser levar.
Talvez, com medo dos russos, os americanos nos forneçam o que queremos.
Talvez, com medo do EFA, os franceses baixem os preços.
Sei la, é como o Orestes disse, a inclusão não quer dizer que o vencedor não será um dos 3 do shortlist.
Ou vai ver, eles perceberam que os americanos endureceram o jogo e que so os americanos poderiam oferecer a 5ª geração.
Ja que não ta dando certo com os americanos, vamos ter que ressuscitar os russos.
Sei la. É so mais uma teoria conspiratória.
O processo de escolha serve para a análise técnica mas eu acho que em momento nenhum foi dito que o primeiro colocado seria o vencedor.
Sei la, é como o Orestes disse, a inclusão não quer dizer que o vencedor não será um dos 3 do shortlist.
Ou vai ver, eles perceberam que os americanos endureceram o jogo e que so os americanos poderiam oferecer a 5ª geração.
Ja que não ta dando certo com os americanos, vamos ter que ressuscitar os russos.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
Não, não é utopia. É o que ocorre em um país sério e um governo idem. Infelizmente não é o nosso caso. Eu JAMAIS disse que não deve haver nenhum componente político. Pelo contrário, deve sim, mas não pode haver uma briga entre os dois lados. FAB e MD estão do mesmo lado e não um contra o outro. Onde já se viu um querer "passar rasteira" no outro?PRick escreveu:No mundo das utopias suas afirmações teriam sentido, mas no mundo real, podemos alinhar o seguinte, o governo atual, como o passado, são alianças, e de modo nenhum um bloco monolítico. Me lembro do célebre episódio do grampo no BNDES, em que um parte do governo espionava a outra, era o bando dos neocons, contra o bando dos desenvolvimentistas, e toda aquela bagunça que foram as privatizações.
Assim, o atual governo tem o mesmo problema, quer dizer correntes internas, e até são mais calmas que as do governo anterior, no entanto, agem muitas vezes de forma autofágica, e fica difícil para o Presidente agir sempre com mão de ferro, a cada declaração ou atitude de picuinha política. Só o faz quando a coisa extrapola, como nesse caso todos extrapolaram, mas dentro do figurino, o Presidente não irá tomar qualquer atitude agora, mas pode ser que isso tenha repercussão na decisão final, a FAB agiu de forma precipitada, atrapalhou o processo, para mim finalistas são 02 e somente isso, mas porque antecipar o processo? Não era nencessário divulgar a Shor List de forma como foi feita. Poderia ter deixando mais gente, e afunilar o preocesso agora. Não estamos mais escolhendo apenas caças, a FAB pode se dar a esse luxo, o governo tem que ver o quadro de modo mais amplo.
[ ]´s
É inacreditável que se aceite como normal que um processo tão importante esteja correndo do modo como o F-X está correndo.
É a confirmação que eu tive, daqui a pouco vocês vão ver. É inacreditável e mostra o quanto estamos longe de seriedade nessa área (se é que temos em alguma outra).
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- soultrain
- Sênior
É JP, mas as coisas aqui não são bem assim, os politicos ainda guardam rancor aos militares pela intervenção no 25 de Abril. Assim os nossos militares sofrem em relação a outras franjas equivalentes da sociedade (se bem que a crise democratizou tudo rss..).
A questão é que cada um tem de saber o seu lugar e cumprir as suas funções, se assim for, tudo corre bem.
Santiago, se o nosso governo compra-se kfir e a desisão fosse transparente, tudo explicado o porquê e como, eu como cidadão e contribuite aceitava. Como entusiasta não, mas o que interessa e importa é a minha opinião como cidadão e contribuite.
kekosam, o X-32 está morto e enterrado, só um milagre o resuscitará (e olha que não pode ser nem da mais poderosa Mãe de Santo, mas o Santo em si).
[[]]'s
A questão é que cada um tem de saber o seu lugar e cumprir as suas funções, se assim for, tudo corre bem.
Santiago, se o nosso governo compra-se kfir e a desisão fosse transparente, tudo explicado o porquê e como, eu como cidadão e contribuite aceitava. Como entusiasta não, mas o que interessa e importa é a minha opinião como cidadão e contribuite.
kekosam, o X-32 está morto e enterrado, só um milagre o resuscitará (e olha que não pode ser nem da mais poderosa Mãe de Santo, mas o Santo em si).
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Pois é, é piada mesmo alguém imaginar que alguma coisa nesse país tem seriedade. Mas a maior piada é o brasileiro achar isso bonito e ainda rir. Dizem que esse é o bom do brasileiro. Sei não...orestespf escreveu:Vinícius, nada pejorativo, mas este post seu me faz lembrar de um antigo personagem do Jô Soares, ainda na época de seu humorístico, que dizia assim: "Eu acrediteiiiii...."
A se confirmar a disputa interna, se você não vê como se fazer críticas, eu vejo. É uma interferência política indevida no momento técnico do processo. É um atropelamento de atribuições. Uma mostra de uma balbúrdia institucional.Acho que você está politizando a situação mais do que o fato em si. Não vejo como enfiar críticas ao Governo e, em particular, ao Min.Def., neste instante.
Ele não falou nada demais, né? Ele dizer que vai reinserir por conta própria dois eliminados no processo não tem problema? A demissão não é por isso, não distorça o que eu disse. Estou dizendo que falta um Comando. Se o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica não se entendem, se um fica querendo "passar rasteira" no outro, alguém tem que resolver isso. Isso na hipótese absurda de que as coisas são desse jeito mesmo, o que eu falei lá em cima que não acreditava. Não diga como se fosse eu tivesse sustentado essa tese de um querendo passar por cima do outro. Eu fui quem a refutou. E fui chamado de utópico e personagem de humorista.Aí o NJ vem e fala algo especificamente sobre o FX-2 e você sugere a demissão do Comandante da FAB e do próprio Ministro!!! Isto faz sentido??? Como dizer que o MD não funciona??? Por isso eu disse que você está politizando mais a situação, diretamente relacionada com a frustração alheia, ao invés de compreender o motivo deste "gesto".
Eu não comento porque essa hipótese é no mínimo improvável, respeito que você pense dessa forma, claro. No entanto, é racionalmente muitíssimo pouco provável (pra não ir além) do ponto de vista de prazos. A entrevista foi gravada no dia 4 de fevereiro e as propostas foram entregues no dia 2. Sendo assim, só teria havido na prática um dia para se analisar milhares de páginas de cada proposta. Então, ainda no mesmo dia, combinar com o Ministro para ele divulgar a notícia. O detalhe é que o Ministro recebeu a delegação russa no dia 3 de fevereiro, que vem a ser o mesmo dia para que a FAB de maneira the flash tivesse analisado as três propostas - que nem são as finais - reunido o Alto-Comando para deliberar, combinado com o Ministro (à noite talvez?) pra no dia seguinte ele "divulgar". Pra mim não é cabível. Mas eu sou utópico e personagem de humorista.Outra coisa, escrevi um curto post e passou batido, acho. Nele eu disse que o MD não tem conhecimento desta confusão que está acontecendo, tive que "linkar" os caras. Outra coisa que escrevi, e ninguém comentou, é a hipótese desta "loucura" ter partido da própria FAB, cabendo ao ministro NJ ter apenas divulgado a notícia.
Será? A gente aí fica no campo das hipóteses.Não acho correto também (não é o seu caso) dizer que a FAB passou a perna no MD ao divulgar a short list sem conhecimento do mesmo, a coisa não se deu neste nível, não mesmo. O ministro sabia muito bem sobre a short list. E me pergunto, será que não foi ele mesmo que deu a idéia?
Claro, por isso que a primeira coisa que eu disse é: "A se confirmar." Por isso que eu disse que não acredito nessas hipóteses de queda de braços, etc.Qualquer juízo de valor neste momento é precipitado. Não devemos satanizar ninguém, muito menos endeusar neste momento. Pior ainda é sugerir o cancelamento do programa FX-2 sem antes saber o real significado das falas do NJ, sem saber se a "mudança" não teve origem dentro da FAB/COPAC, sem saber se tal decisão ajuda ou atrapalha, sem saber até se tal coisa é verdade ou se houve "ato falho" do NJ, sem saber...
Vinicius Pimenta
- GDA_Fear
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Tá agora não adianta discutir se ta certo ou errado o fato é, na minha opinão temos dois caças Typhoon e SU-35BM de volta a disputa dois caças que nunca deveriam ter sido excluídos deveriam ao menos ter entrado na short-list,(aliás prefiro Typhoon do que Rafale) temos novamente a chance de ver o que realmente é melhor para nós.
Pergunta: E quanto a RFPs ou RFIs do Typhoon e SU-35BM ?
- Immortal Horgh
- Sênior
Não tem nada de oficial, logo a shortlist continua como está. A coisa nada mais é do que recados e "entenda" quem "deve entender".GDA_Fear escreveu:Tá agora não adianta discutir se ta certo ou errado o fato é, na minha opinão temos dois caças Typhoon e SU-35BM de volta a disputa dois caças que nunca deveriam ter sido excluídos deveriam ao menos ter entrado na short-list,(aliás prefiro Typhoon do que Rafale) temos novamente a chance de ver o que realmente é melhor para nós.
[ ]s
Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
A única forma de se tentar entender esta declaração é pelo lado das negociações nos bastidores.
Para mim, o NJ quis dar um recado claro para "algum" concorrente e não porque a FAB divulgou o short list sem o conhecimento do MD e etc e tal. Acho que não foi isso porque se era para mostrar que quem manda é o MD, esse short list teria sido anulado em seguida, expondo claramente a situação. Mas não foi o que aconteceu, portanto.......!
Tem alguma coisa acontecendo nos bastidores que não está agradando ao MD. Essa declaração para mim foi um recado claro de que, ou se alinham com o que está na END ou..........!
Posso estar errado, mas é a minha opinião/visão dos fatos.
Percebam que só pode ser isso porque colocar o Eurofighter no páreo só pode ser piada, pois só receberiamos o mesmo em 2016 pra frente e sempre com limitações, tipo equip. com downgrade.
Enfim, será que o MD ou a FAB irão se manifestar?????
Isso é o que eu quero ver!
Para mim, o NJ quis dar um recado claro para "algum" concorrente e não porque a FAB divulgou o short list sem o conhecimento do MD e etc e tal. Acho que não foi isso porque se era para mostrar que quem manda é o MD, esse short list teria sido anulado em seguida, expondo claramente a situação. Mas não foi o que aconteceu, portanto.......!
Tem alguma coisa acontecendo nos bastidores que não está agradando ao MD. Essa declaração para mim foi um recado claro de que, ou se alinham com o que está na END ou..........!
Percebam que só pode ser isso porque colocar o Eurofighter no páreo só pode ser piada, pois só receberiamos o mesmo em 2016 pra frente e sempre com limitações, tipo equip. com downgrade.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Vai em azul, aderindo à preguiça reinante.
Luís Henrique escreveu:Vinicius,
Nunca disse que não seria. Isso é o óbvio em qualquer lugar do mundo.
Também nunca disse isso. A FAB aponta, em ordem e baseada nos estudos, aquelas aeronaves que a Força definiu como melhores colocadas em seus critérios. O vencedor é o governo quem escolhe.
Eu não acho. Eu acho que isso é ruim para a credibilidade do processo e do país. Regras? Pra quê? Hoje em dia não está na moda.
E o F-X 2 pode acabar tendo o mesmo fim do F-X.
Em teoria é bonito. Mas por que não ofereceram antes? Ah, lembrei, ofereceram mas pelo que dizem a FAB passou a rasteira no Ministério da Defesa e na SAE.
Sim, e? Eu não estou me importanto com os 3 da short list. Eu estou me importando com o processo em si. O primeiro acabou em nada depois que mudaram as regras diversas vezes com o jogo em andamento. O segundo ia dentro da normalidade até que, ao que parece, quiseram novamente mudar as regras com o jogo em andamento. Isso em geral não acaba bem. Só isso. Pra mim podem escolher qualquer um, desde que escolham.
Ah, pera aí. Os americanos entregaram as propostas no dia 2. Se não foi adequada, tem a dos outros dois. Ainda há outras reuniões. Quando chegar na face-to-face, pergunta, pressiona. Não é o que a gente quer? Elimina! Pra mim não é por aí. Estão tentando criar hipóteses pra justificar o que por enquanto não tem justificativa.
Pois é.
Vinicius Pimenta
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Eurofighter com Downgrade?
Muita calma nessa hora
Sim, concordo que o proposito do Ministro seja mesmo "dar recado" para quem esta na short-list e nao necessariamente "melar" o processo.
[]s
CB_Lima
Muita calma nessa hora
Sim, concordo que o proposito do Ministro seja mesmo "dar recado" para quem esta na short-list e nao necessariamente "melar" o processo.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Somente se surpreende com estas coisas quem não conhece a fundo o nosso ilustre ministro da defesa. Minha gente, este senhor é político na pior acepção da palavra. Para quem já se esqueceu ele "inseriu" algumas coisinhas na constituição APÓS sua votação. Tudo dentro do mais nobre espírito republicano, é claro. E o caso dos grampos e arapongas do Lacerda? Um monumento à decência e à cidadania... O homem é um prodígio.
Ele é o supra-sumo da espécie humana. Não precisa da FAB para nada. Na verdade ele não precisa do país para nada. O país é que precisa dele, na figura de um messias meio guasca... ao menos na visão dele.
Mas o japa de bobo não tem nada. Ele já tomou algumas precauções.
Gostaria muito de acreditar que isto faz parte de uma manobra para enriquecer a disputa. Mas não vejo (nen escuto) nada que me faça cogitar esta hipótese seriamente.
[]'s
Ele é o supra-sumo da espécie humana. Não precisa da FAB para nada. Na verdade ele não precisa do país para nada. O país é que precisa dele, na figura de um messias meio guasca... ao menos na visão dele.
Mas o japa de bobo não tem nada. Ele já tomou algumas precauções.
Gostaria muito de acreditar que isto faz parte de uma manobra para enriquecer a disputa. Mas não vejo (nen escuto) nada que me faça cogitar esta hipótese seriamente.
[]'s
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Concordo plenamente com a questão da short list. Venho batendo nessa tecla desde outubro. Muito, mas MUITO mais credível crer que se há um problema, é com os concorrentes. Apontar embate entre o Ministério da Defesa e a FAB (e ainda achar bonito), é demais pro meu coração.Corsário01 escreveu:A única forma de se tentar entender esta declaração é pelo lado das negociações nos bastidores.
Vinicius Pimenta
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Só tem uma coisa. Se tem algum concorrente precisando de "recados", está FAZENDO O QUE na short list?
Vinicius Pimenta
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Outra possibilidade, é que o NJ fala demais ou totalmente inábil ou, ainda, está pensando em 2010. É uma justificativa mais simples, menos charmosa, mas confortante.cb_lima escreveu:Eurofighter com Downgrade?
Muita calma nessa hora
[]s
CB_Lima
W, no fundo, quem manda é o companheiro Lula e a Dona Dilma. Está última nossa futura presidente.
* O verde é a cor da esperança. Por isso que o utilizei para grafar a passagem.