TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#10111 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Fev 09, 2009 3:46 pm

Talvez a FAB tenha aprendido com o F-X, o governo não. Ter 5 ou 6 concorrentes na fase final do projeto é uma aberração que ajudou a causar o fim melancólico da primeira concorrência.

Não creio que proceda imaginar que isso é combinado. Não creio que proceda crer que é uma manobra da própria FAB ou do Min Def pra conseguir mais. Está mais parecendo que russos e italianos chegaram ao Ministro mostrando espelhinhos e ele aceitou reavaliar as propostas. Repito, a se confirmar é prejudicial ao processo.

Mais uma vez insisto que é descabido crer que a FAB tenha "passado a perna" no Min Def com a short list e agora seja "o troco pra mostrar quem manda". O pior é que tem gente que está achando bonito e certo.

Senhores, têm mesmo noção do que isso siginificaria? Se o processo é dessa maneira, é uma aberração, uma verdadeira balbúrdia e tem que ser cancelado, o Comandante e o Ministro demitidos. Isso não é brincadeira. Não é gangorra pra ver quem manda mais. Isso é defesa nacional. Se é assim, mais uma vez, prova que o governo é uma bagunça, cada um faz o que quer.

Ora é crível imaginar que um processo como esses correria à revelia do que pensa o governo, representado pelo Min Def? É lícito crer que a FAB vai propositalmente "passar uma rasteira" no ministro? A mim não. Isso é o que se espera de um país sério. Se for assim, está provada a famosa frase.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

#10112 Mensagem por PRick » Seg Fev 09, 2009 4:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Talvez a FAB tenha aprendido com o F-X, o governo não. Ter 5 ou 6 concorrentes na fase final do projeto é uma aberração que ajudou a causar o fim melancólico da primeira concorrência.

Não creio que proceda imaginar que isso é combinado. Não creio que proceda crer que é uma manobra da própria FAB ou do Min Def pra conseguir mais. Está mais parecendo que russos e italianos chegaram ao Ministro mostrando espelhinhos e ele aceitou reavaliar as propostas. Repito, a se confirmar é prejudicial ao processo.

Mais uma vez insisto que é descabido crer que a FAB tenha "passado a perna" no Min Def com a short list e agora seja "o troco pra mostrar quem manda". O pior é que tem gente que está achando bonito e certo.

Senhores, têm mesmo noção do que isso siginificaria? Se o processo é dessa maneira, é uma aberração, uma verdadeira balbúrdia e tem que ser cancelado, o Comandante e o Ministro demitidos. Isso não é brincadeira. Não é gangorra pra ver quem manda mais. Isso é defesa nacional. Se é assim, mais uma vez, prova que o governo é uma bagunça, cada um faz o que quer.

Ora é crível imaginar que um processo como esses correria à revelia do que pensa o governo, representado pelo Min Def? É lícito crer que a FAB vai propositalmente "passar uma rasteira" no ministro? A mim não. Isso é o que se espera de um país sério. Se for assim, está provada a famosa frase.

No mundo das utopias suas afirmações teriam sentido, mas no mundo real, podemos alinhar o seguinte, o governo atual, como o passado, são alianças, e de modo nenhum um bloco monolítico. Me lembro do célebre episódio do grampo no BNDES, em que um parte do governo espionava a outra, era o bando dos neocons, contra o bando dos desenvolvimentistas, e toda aquela bagunça que foram as privatizações.

Assim, o atual governo tem o mesmo problema, quer dizer correntes internas, e até são mais calmas que as do governo anterior, no entanto, agem muitas vezes de forma autofágica, e fica difícil para o Presidente agir sempre com mão de ferro, a cada declaração ou atitude de picuinha política. Só o faz quando a coisa extrapola, como nesse caso todos extrapolaram, mas dentro do figurino, o Presidente não irá tomar qualquer atitude agora, mas pode ser que isso tenha repercussão na decisão final, a FAB agiu de forma precipitada, atrapalhou o processo, para mim finalistas são 02 e somente isso, mas porque antecipar o processo? Não era nencessário divulgar a Shor List de forma como foi feita. Poderia ter deixando mais gente, e afunilar o preocesso agora. Não estamos mais escolhendo apenas caças, a FAB pode se dar a esse luxo, o governo tem que ver o quadro de modo mais amplo.

[ ]´s

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#10113 Mensagem por Enlil » Seg Fev 09, 2009 4:34 pm

gaitero escreveu:Ora tenham calma nada mudou, basta ver o que ele disse no final.

'' Ou seja, nós teremos lá por julho, julho ou agosto, uma decisão final da escolha técnica, das opções técnicas da FAB para depois tomarmos a decisão política .... que os americanos ou franceses ou suecos possam ter entendimento com empresas brasileiras para o desenvolvimento de um caça de quinta geração no Brasil.”

Isto significa que:

1- Aceitar que uma nova proposta seja entregue não muda o rumo do FX-2, haja visto que quanto mais concorrentes e vantagens melhor.
2- Receber uma nova proposta não significa que a mesma será aceita.
3- A data final para avaliação da FAB já está traçada, as novas propostas devem ser muito convincentes para o Brasil resolver incluir algum novo concorrente na disputa.
4- Se o ponto 3 for correto, bom para o Brasil, pois teremos mais vantágens que o esperado.
5- Como previsto a decisão final será política.
6- Ele cita um possivel caça de 5 geração a ser produzido em parceria com o vencedor do FX em um futuro próximo no Brasil.

A SAAB, a BOEING e a SUKHOI tem caças de 5 geração em projetos.....

Isto não quer dizer que a DASSAULT esta fora, mas resta dúvidas.

Concordo com o Gaitero.

Sem alarmismos. Não muda grande coisa. Os russos resolveram abrir o #@$%%&* para nós. Talvez tenham voltado atrás p/não perder boca. Teoricamente não ficaremos só em 36 caças.

Ai eles largaram um verde para o NB: aceitam um propostinha ainda, tá na mão?

Jobi: Larga a letra, vamos ver qualé q é mano. Tá ligado...

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#10114 Mensagem por Enlil » Seg Fev 09, 2009 4:36 pm

A política é inerente e detreminante em 125% dos contratos militares, como sabemos...

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#10115 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 09, 2009 4:38 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Talvez a FAB tenha aprendido com o F-X, o governo não. Ter 5 ou 6 concorrentes na fase final do projeto é uma aberração que ajudou a causar o fim melancólico da primeira concorrência.

Agora vamos supor que tudo seja realmente um "braço de ferro" entre o MD e a FAB e que seja ainda (nossa, isto está parecendo teoremas matemáticos :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ) o início de um cenário do tipo - FAB, "Eu quero A", e, MD, "Eu só compro B" - então posto isto, como ficaríamos? A FAB por "birra" diria então não queremos nada? Ou aceitaria à contragosto? Não gosto nem de pensar quais as conseqüências disto.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
soultrain
Sênior
Sênior

#10116 Mensagem por soultrain » Seg Fev 09, 2009 4:57 pm

Algumas correcções e opiniões minhas:

A Boeing não tem nenhum caça de 5ª geração, nem nenhum projecto "crível" ainda.

Nenhuma força gera recursos económicos, pelo que tem de investir dinheiro dos contribuintes, quem deve decidir onde se gasta e como? O Governo. Eu acho uma aberração acharem que determinada força possa decidir, sem passar pelo poder politico alguma coisa, estratégica ainda por cima. Eu não aceitaria que a FAP tenta-se forçar uma decisão sobre um determinado meio, pressionar, ok. Se o Governo Português decidisse que iriamos operar Kfir, que remédio tinha a FAP de obedecer.

O onûs desta decisão seria publico concerteza e quem tomasse a decisão ficaria à mercê dos orgãos competentes do estado, para fiscalizar todo o processo. É assim que funciona em qualquer lado do mundo.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
gaitero
Sênior
Sênior

#10117 Mensagem por gaitero » Seg Fev 09, 2009 5:12 pm

A Boeing faz parte do consórcio F-22...

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
soultrain
Sênior
Sênior

#10118 Mensagem por soultrain » Seg Fev 09, 2009 5:13 pm

E do F/A-35 tambem, mas não é o prime contractor.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#10119 Mensagem por Carlos Lima » Seg Fev 09, 2009 5:17 pm

Olha... concordo com voce Vinicius...

Tem que resolver um problema de cada vez... F-X 2.0 'e problema da hora. Tem que pensar no futuro? Claro que sim, mas na realidade nao da para abracar o mundo com as pernas... dai a solucao 'e... resolve um primeiro problema (o F-X atual) e depois reolve o problema do ca'ca de 5 geracao.

(Olha o exemplo da Australia - Comprou o F-18F e esta no F-35 e nao vi a LM reclamar e dizendo que nao tem nada a ver ja que nao compraram F-16 - O mesmo vale para Italia e Inglaterra - Typhoon / F-35 ) - Exemplos nao faltam.

Garanto que qualquer empresa que esteja disposta a vender uma aeornave de 5 Geracao, nao ficara nem um pouco chateada se nao escolhermos ela agora e sim no futuro.

Senao 'e como o Vinicius disse, prende todo mundo e um abraco.

'E business, nao filantropia.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#10120 Mensagem por Penguin » Seg Fev 09, 2009 5:20 pm

soultrain escreveu:Algumas correcções e opiniões minhas:

A Boeing não tem nenhum caça de 5ª geração, nem nenhum projecto "crível" ainda.

Nenhuma força gera recursos económicos, pelo que tem de investir dinheiro dos contribuintes, quem deve decidir onde se gasta e como? O Governo. Eu acho uma aberração acharem que determinada força possa decidir, sem passar pelo poder politico alguma coisa, estratégica ainda por cima. Eu não aceitaria que a FAP tenta-se forçar uma decisão sobre um determinado meio, pressionar, ok. Se o Governo Português decidisse que iriamos operar Kfir, que remédio tinha a FAP de obedecer.

O onûs desta decisão seria publico concerteza e quem tomasse a decisão ficaria à mercê dos orgãos competentes do estado, para fiscalizar todo o processo. É assim que funciona em qualquer lado do mundo.

[[]]'s
Concordo com vc.
O problema é que se escolhem politicamente um F-104G-2000BR-Tabajara da vida, vai ficar por isso mesmo e não vai ter nenhuma consequência para quem o escolheu no governo. Quem vai se lascar são os pilotos na FAB, o EB e a MB ( e por consequência o país) por não ter um vetor que cumpra o seu papel em caso de conflito (e em tempos de paz). E isso só o relatório técnico pode apontar.

Eu tb acho que o papel da FAB deve se ater ao campo tecnico. Até prova em contrario é isso que ela está fazendo, não? O poder politico decisor cabe levar em conta o que diz o relatorio tecnico, adicionar as demais variaveis (que tb são muitas), ponderar e decidir.

O que nao da para aceitar eh uma tomada de decisao precipitada, nem pela FAB e nem o Governo.

[]s

OBS.: Se o Governo Português decidisse operar o Kfir tendo como alternativa F-16, Mirage 2000, Mig-29 e Su-27, alguém estaria levando uma baita de uma mala preta cheia de $$$. Seria o caso dos orgão de fiscalização interromper o processo ante da operação se concretizar e investigar o tomador de decisão-mor por suspeita de corrupção.

Editado pela última vez por Penguin em Seg Fev 09, 2009 5:22 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Booz
Sênior
Sênior

#10121 Mensagem por Booz » Seg Fev 09, 2009 5:21 pm

E mais esdrúxulo disto tudo é que toda esta bizarrice não é propriamente pela grana que se vá empenhar. Somados, os projetos da MB, aos cursos dos seus desenvolvimentos, valem tanto ou mais do que o F-X.
É o sex appeal dos aviôezinhos.

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#10122 Mensagem por orestespf » Seg Fev 09, 2009 5:24 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Analisando seu post e meus comentários anteriores, surge uma dúvida: a (psedo?)confusão é da FAB ou dos políticos (leia-se NJ)? Fico pensando se uma raposa, muito escaldada, daria um mole deste... Por outro lado, não acredito que a FAB esteja se descumprindo decisões do Governo, mas também não acredito que as falas do nobre ministro seja uma maquiagem política para justificar um caça que pode não ser o escolhido pela FAB. Estou me convencendo a cada hora que tudo isso foi um recado ("externo") em virtude de acontecimentos recentes (e restritos) onde a leitura seria "ainda há tempo de voltarmos atrás e não comprar de vocês se não mudarem suas posturas".
Algumas pessoas "profetizaram" este "seu cenário", Professor, mas poucos levaram à sério. Ainda bem que não sou infiel 8-] 8-]

[ ]s

[009] [009]

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#10123 Mensagem por orestespf » Seg Fev 09, 2009 5:52 pm

Vinícius, nada pejorativo, mas este post seu me faz lembrar de um antigo personagem do Jô Soares, ainda na época de seu humorístico, que dizia assim: "Eu acrediteiiiii...." :lol: :lol:

Acho que você está politizando a situação mais do que o fato em si. Não vejo como enfiar críticas ao Governo e, em particular, ao Min.Def., neste instante. Estamos falando e um fato "isolado", caças FX-2, mas parece que você se esquece dos programas de armamentos nacionais (MAA-1 A e B, MAN-1, MAR-1, etc.), se esquece dos subs para a MB, dos hélis para as três Forças, do P-3 BR (e agora com Harpoon), dos C-295, do C-390, da modernização dos A-1, liberação de grana (contigenciada) para modernização dos F-5, dos Patrulhas para a MB, dos Escoltas (e que caminham muito bem), sem falar um monte de coisas para o EB e outras que me esqueci agora (falei de cabeça).

Aí o NJ vem e fala algo especificamente sobre o FX-2 e você sugere a demissão do Comandante da FAB e do próprio Ministro!!! Isto faz sentido??? Como dizer que o MD não funciona??? Por isso eu disse que você está politizando mais a situação, diretamente relacionada com a frustração alheia, ao invés de compreender o motivo deste "gesto".

Outra coisa, escrevi um curto post e passou batido, acho. Nele eu disse que o MD não tem conhecimento desta confusão que está acontecendo, tive que "linkar" os caras. Outra coisa que escrevi, e ninguém comentou, é a hipótese desta "loucura" ter partido da própria FAB, cabendo ao ministro NJ ter apenas divulgado a notícia.

Não acho correto também (não é o seu caso) dizer que a FAB passou a perna no MD ao divulgar a short list sem conhecimento do mesmo, a coisa não se deu neste nível, não mesmo. O ministro sabia muito bem sobre a short list. E me pergunto, será que não foi ele mesmo que deu a idéia?

Qualquer juízo de valor neste momento é precipitado. Não devemos satanizar ninguém, muito menos endeusar neste momento. Pior ainda é sugerir o cancelamento do programa FX-2 sem antes saber o real significado das falas do NJ, sem saber se a "mudança" não teve origem dentro da FAB/COPAC, sem saber se tal decisão ajuda ou atrapalha, sem saber até se tal coisa é verdade ou se houve "ato falho" do NJ, sem saber...

Penso assim, que as torcidas organizadas do DB acalmem seus ânimos, não vi nada que possa sugerir que o vencedor do FX-2 (ou FX-2.5, ou seja lá o que for) não sairá dos três finalistas.

Agora, dizem as más línguas que já existe um "paralelismo" vindo aí, então... :twisted: :twisted:

Abração,

Orestes

PS: você brigou com a namorada? Está meio tenso hoje... :shock: :shock: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#10124 Mensagem por kekosam » Seg Fev 09, 2009 6:00 pm

Mas não foi a Boeing que fez o X-32, concorrente do então X-35 e hoje F/A-35. Ela tem sim um projeto de 5ª geração, que foi derrotado. Tá certo que parou num determinado ponto e não teve mais evolução. Mas não acredito que tenham "destruido" todo o processo. Já que estão ressuscitando os mortos (Su-35 e EF-2000), poderia ocorrer a escolha do SH e ressureição do F-32... Não que eu esteja torcendo por isto, mas que tem, tem...
Imagem

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#10125 Mensagem por Immortal Horgh » Seg Fev 09, 2009 6:05 pm

orestespf escreveu: Agora, dizem as más línguas que já existe um "paralelismo" vindo aí, então... :twisted: :twisted:

Algo do tipo: Vocês querem isto? Tudo bem, mas então será "tantos" deles e "tantos" deste aqui.
Quem dera fosse verdade 8-] 8-]

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Responder