Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10096 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 03, 2015 6:50 pm

175 Mi17 não funciona (se comparar com os custos do H225M por conta das versões especializadas).

Temos uma versão com REVO e a outra que leva até Exocet e o mesmo o Mi-17 nunca fará isso (Revo) e o Mi-14 muito menos ainda (Exocet).

Isso sem contar com toda a parafernália que um Heli C-SAR leva.

Além disso a Helibrás já contava com infraestrutura no Brasil e para ser honesto um bando de empresas tipo Bell e Sikorsky tinham tudo para ao longo dos anos terem industrias no Brasil e nunca mostraram interesse... foi só surgir esse contrato...

No mais, pelo que apareceu em um outro tópico esse projeto não passa de 40 helis :|

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10097 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 03, 2015 7:27 pm

Para se ver como são as coisas no Brasil, Lima.

O que era para ser um dos maiores projetos de P&D dos últimos anos da área militar, acabou por se tornar um verdadeiro imbróglio financeiro para o governo, que só não foi defenestrado totalmente pela área econômica porque a cifra poderia ser pior do que o soneto.

E no fim das contas, tal qual as coisas sempre foram por aqui em defesa, tanto faz como tanto fez se fossem BH, Mi-17 ou H-225M ou qualquer outra coisa. Iria terminar do mesmo jeito que todos os outros projetos da área nos últimos 30 anos. Numa gaveta, ou enviesado pela metade, quando muito.

Como já disse, não temos senso e consenso sobre defesa no Brasil. Em sendo assim, fica realmente difícil de pensar em algo maior ou melhor que uma simples compra de prateleira de oportunidade para as ffaa's.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10098 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 03, 2015 7:35 pm

FCarvalho escreveu:Para se ver como são as coisas no Brasil, Lima.

O que era para ser um dos maiores projetos de P&D dos últimos anos da área militar, acabou por se tornar um verdadeiro imbróglio financeiro para o governo, que só não foi defenestrado totalmente pela área econômica porque a cifra poderia ser pior do que o soneto.

E no fim das contas, tal qual as coisas sempre foram por aqui em defesa, tanto faz como tanto fez se fossem BH, Mi-17 ou H-225M ou qualquer outra coisa. Iria terminar do mesmo jeito que todos os outros projetos da área nos últimos 30 anos. Numa gaveta, ou enviesado pela metade, quando muito.

Como já disse, não temos senso e consenso sobre defesa no Brasil. Em sendo assim, fica realmente difícil de pensar em algo maior ou melhor que uma simples compra de prateleira de oportunidade para as ffaa's.

abs.
Pois é,

Por essas e outras que acho que deveríamos vestir a carapuça de FMS e sermos felizes... sem invenção de moda... sem mimimi e com peças garantidas por muito tempo.

Não adianta ficarmos dizendo isso e aquilo quando não existe a menor vontade de fazer esses projetos algo real.

Mas não... gostamos da bravata... desde sempre.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10099 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 03, 2015 7:41 pm

A questão que temos é saber quando foi que a propaganda política substituiu o projeto, o planejamento e a técnica na defesa. Porque ao menos quando tínhamos, apenas isso, as coisas aconteciam. Devagar e sempre. Mas aconteciam.

Então entraram os políticos, e deu no que deu.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10100 Mensagem por Carlos Lima » Ter Nov 03, 2015 7:54 pm

FCarvalho escreveu:A questão que temos é saber quando foi que a propaganda política substituiu o projeto, o planejamento e a técnica na defesa. Porque ao menos quando tínhamos, apenas isso, as coisas aconteciam. Devagar e sempre. Mas aconteciam.

Então entraram os políticos, e deu no que deu.

abs.
Sempre foi assim... não se iluda.

Lembra do AM-X... ?

E por aí vai...

Nada mudou.

Na verdade o que mudou é que hoje em dia em tempos de Internet essas coisas ficam mais óbvias facilmente.

Temos dois problemas básicos... os nossos politicos nunca se lixaram para Defesa e os nossos militares vivem no mundo da Lua (e assim como os politicos gostam de uma vantagem aqui... e outra ali) e não são lá muito bons com planejamento.

É só olhar a estrutura e ver quantos Generais/Almirantes e Brigadeiros temos por aí versus o tipo de FA que temos... Mas não... hóteis de luxo 'de transito' e 'centros de conferência' continuam sendo construídos, a fazenda continua produzinho iogurte muito bom, e por aí vai.

Tirando uma "meia-dúzia" realmente preocupada, nós os jockeys de Internet e obviamente os lobbistas (com os seus intere$$e$), ninguém tem lá tanto interesse em Defesa no Brasil.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10101 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 03, 2015 9:29 pm

Sobre a Índia, mais uma vez:

Os indianos adquirem ao menos dois vetores da mesma classe, advindo de produtores e nações diferentes. É uma política para minimizar sanções.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10102 Mensagem por Penguin » Ter Nov 03, 2015 10:27 pm

Bolovo escreveu:
Hermes escreveu:Interessante que quando a Índia adquire Sukhois e está no PAK-FA ela é exemplo para nós, mas quando rejeita material russo ela é irrelevante...
Eu acho que por aqui é justamente o contrário. A Índia é sensata quando vai de AH-64, P-8, C-17... quando vai de Su-30, Rafale e PAK-FA ela é "maluca", "sem padronização" etc.
India é India.
Brasil é Brasil.
Não necessariamente o que é bom para a India é bom para o Brasil e vice-versa.

India selecionou o Rafale? Ótimo para a India (se algum dia essa escolha se materializar). Não necessariamente para o Brasil.
India selecionou o PAK? Ótimo para ela. Não necessariamente para o Brasil.
India selecionou C-17, P-8, Sea Hawk, AH-64, C-130J, CH-47? Ótimo para a India. Não necessariamente para o Brasil.

Que a India tem substituído parte do seu material militar por material americano, isso é evidente.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10103 Mensagem por Bolovo » Ter Nov 03, 2015 10:29 pm

Penguin escreveu:
Bolovo escreveu: Eu acho que por aqui é justamente o contrário. A Índia é sensata quando vai de AH-64, P-8, C-17... quando vai de Su-30, Rafale e PAK-FA ela é "maluca", "sem padronização" etc.
India é India.
Brasil é Brasil.
Não necessariamente o que é bom para a India é bom para o Brasil e vice-versa.

India selecionou o Rafale? Ótimo para a India (se algum dia essa escolha se materializar). Não necessariamente para o Brasil.
India selecionou o PAK? Ótimo para ela. Não necessariamente para o Brasil.
India selecionou C-17, P-8, Sea Hawk, AH-64, C-130J, CH-47? Ótimo para a India. Não necessariamente para o Brasil.

Que a India tem substituído parte do seu material militar por material americano, isso é evidente.
Vc entendeu o que eu quis dizer, vai. Não é tão difícil.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10104 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 04, 2015 6:10 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:A questão que temos é saber quando foi que a propaganda política substituiu o projeto, o planejamento e a técnica na defesa. Porque ao menos quando tínhamos, apenas isso, as coisas aconteciam. Devagar e sempre. Mas aconteciam.
Então entraram os políticos, e deu no que deu.
abs.
Sempre foi assim... não se iluda.
Lembra do AM-X... ?
E por aí vai...
Nada mudou.
Na verdade o que mudou é que hoje em dia em tempos de Internet essas coisas ficam mais óbvias facilmente.
Temos dois problemas básicos... os nossos politicos nunca se lixaram para Defesa e os nossos militares vivem no mundo da Lua (e assim como os politicos gostam de uma vantagem aqui... e outra ali) e não são lá muito bons com planejamento.
É só olhar a estrutura e ver quantos Generais/Almirantes e Brigadeiros temos por aí versus o tipo de FA que temos... Mas não... hóteis de luxo 'de transito' e 'centros de conferência' continuam sendo construídos, a fazenda continua produzinho iogurte muito bom, e por aí vai.
Tirando uma "meia-dúzia" realmente preocupada, nós os jockeys de Internet e obviamente os lobbistas (com os seus intere$$e$), ninguém tem lá tanto interesse em Defesa no Brasil.
[]s
CB_Lima
Forçando um pouco a memória, que posso eu dizer sobre isso? :roll:
Estás certo. Temos ffaa's historicamente 'burrocratas', políticos corruptos e incompetentes, e um povo tão lerdo quanto parvo para qualquer coisa mais séria que não seja futebol, bundas - e peitos agora - de fora, e carnaval.
Que esperar de um país assim.
Por essas e outras que um dia eu acabo me convencendo a mudar de vez para o Canadá.
Ao menos lá a aposentadoria é boa. E existe alguma vida inteligente fora das telas de tv. :|

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10105 Mensagem por Mathias » Qua Nov 04, 2015 6:53 pm

Eu não acho que nosso povo seja assim não.
Sobreviver num ambiente como o nosso não é para parvos e afins, muito ao contrário!




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10106 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 04, 2015 9:19 pm

Mathias, o brasileiro médio, ou seja, pouco mais da metade da população do país, é analfabeto, semi-analfabeto ou analfabeto funcional.

O restante, não conseguiu sequer chegar ao final do ensino fundamental. Dos que o fizeram, mais da metade não concluiu o ensino médio, e os raros que ascenderam ao ensino superior, poucos conseguirão formar-se com um mínimo de qualidade para justificar um diploma de graduação na mão.

O programa mais assistido na tv brasileira chama-se novela. O segundo, futebol. O terceiro, filmes.

A preferencia popular musical em geral é por letras de baixo calão, sem sentido nenhum, ou com duplo sentido, normalmente de cunho sexual e ofensivo.

Vivemos em um país onde o povo nada tem a dizer sobre o aumento da passagem do ônibus, da fila para o teatro cinema, ou alguma programação cultural, ou dos preços de livros e/ou revistas, mas reclama como um louco do preço da cerveja, da cachaça, do cigarro e... dos ingressos para o futebol e ensaios de escolas de samba.

Podemos viver em um país de condições difíceis, e realmente o somos. Mas, isso não faz do brasileiro mais esperto e mais desenvolto que outros povos por aí. Pelo contrário.

Enfim, via de regra geral, continuamos a ser aquele sujeito pobre e ferrado mas com pinta de malandro, e que se acha muito esperto e "safo" só porque conseguiu descolar uns trocados para o final de semana e pagar a cervejinha e o churrasco de gato para os amigos, assistindo o faustão Domingo na tv. E é só isso. Nada mais.

O resto, a propaganda e o marketing político-ideológico estatal desde 1822 criaram e ajustaram às suas demandas pelo poder.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Mathias
Sênior
Sênior
Mensagens: 1402
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 8:10 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10107 Mensagem por Mathias » Qua Nov 04, 2015 11:50 pm

Mathias, o brasileiro médio, ou seja, pouco mais da metade da população do país, é analfabeto, semi-analfabeto ou analfabeto funcional.

O restante, não conseguiu sequer chegar ao final do ensino fundamental. Dos que o fizeram, mais da metade não concluiu o ensino médio, e os raros que ascenderam ao ensino superior, poucos conseguirão formar-se com um mínimo de qualidade para justificar um diploma de graduação na mão.

O programa mais assistido na tv brasileira chama-se novela. O segundo, futebol. O terceiro, filmes.

A preferencia popular musical em geral é por letras de baixo calão, sem sentido nenhum, ou com duplo sentido, normalmente de cunho sexual e ofensivo.

Vivemos em um país onde o povo nada tem a dizer sobre o aumento da passagem do ônibus, da fila para o teatro cinema, ou alguma programação cultural, ou dos preços de livros e/ou revistas, mas reclama como um louco do preço da cerveja, da cachaça, do cigarro e... dos ingressos para o futebol e ensaios de escolas de samba.

Podemos viver em um país de condições difíceis, e realmente o somos. Mas, isso não faz do brasileiro mais esperto e mais desenvolto que outros povos por aí. Pelo contrário.

Enfim, via de regra geral, continuamos a ser aquele sujeito pobre e ferrado mas com pinta de malandro, e que se acha muito esperto e "safo" só porque conseguiu descolar uns trocados para o final de semana e pagar a cervejinha e o churrasco de gato para os amigos, assistindo o faustão Domingo na tv. E é só isso. Nada mais.

O resto, a propaganda e o marketing político-ideológico estatal desde 1822 criaram e ajustaram às suas demandas pelo poder.
Discordo totalmente!

Não vou me estender porque o esteriótipo que você pintou é uma visão tipicamente preconceituosa, enviesada, ideológica, bairrista; enfim, não merece comentários.
Lamento que uma pessoa tão culta tenha uma visão tão rasa da realidade brasileira ATUAL.

Você fica com os canadenses e eu fico com os brasileiros SEMPRE, e todo mundo fica feliz.

OBS 1: Eu nunca disse que o brasileiro é melhor do que ninguém, não coloque palavras no meu texto, por favor!
Quem teceu loas melosas aos gringos foi você.

OBS 2: A mídia mais assistida hoje se chama telefone celular.




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10108 Mensagem por Bolovo » Qui Nov 05, 2015 10:30 am

FCarvalho escreveu:Mathias, o brasileiro médio, ou seja, pouco mais da metade da população do país, é analfabeto, semi-analfabeto ou analfabeto funcional.

O restante, não conseguiu sequer chegar ao final do ensino fundamental. Dos que o fizeram, mais da metade não concluiu o ensino médio, e os raros que ascenderam ao ensino superior, poucos conseguirão formar-se com um mínimo de qualidade para justificar um diploma de graduação na mão.

O programa mais assistido na tv brasileira chama-se novela. O segundo, futebol. O terceiro, filmes.

A preferencia popular musical em geral é por letras de baixo calão, sem sentido nenhum, ou com duplo sentido, normalmente de cunho sexual e ofensivo.

Vivemos em um país onde o povo nada tem a dizer sobre o aumento da passagem do ônibus, da fila para o teatro cinema, ou alguma programação cultural, ou dos preços de livros e/ou revistas, mas reclama como um louco do preço da cerveja, da cachaça, do cigarro e... dos ingressos para o futebol e ensaios de escolas de samba.

Podemos viver em um país de condições difíceis, e realmente o somos. Mas, isso não faz do brasileiro mais esperto e mais desenvolto que outros povos por aí. Pelo contrário.

Enfim, via de regra geral, continuamos a ser aquele sujeito pobre e ferrado mas com pinta de malandro, e que se acha muito esperto e "safo" só porque conseguiu descolar uns trocados para o final de semana e pagar a cervejinha e o churrasco de gato para os amigos, assistindo o faustão Domingo na tv. E é só isso. Nada mais.

O resto, a propaganda e o marketing político-ideológico estatal desde 1822 criaram e ajustaram às suas demandas pelo poder.

abs.
Quanta bobagem.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7527
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 991 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10109 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 05, 2015 12:08 pm

Concordo que o Canadá é muito mais desenvolvido que o Brasil, tanto em qualidade de vida como no resto todo.

Mas não devemos generalizar nosso povo por baixo, tá certo, nossa educação pública é uma porcaria e prima em formar analfabetos funcionais, mas aos poucos vemos que o país esta mudando, o advento da internet deixou mais difícil a vida dos políticos e creio que nos libertaremos em breve desta mania latina e procurar "messias" e "salvadores" para presidente e vamos começar a votar em candidatos que representem projetos políticos que não serão arquivados no 2º dia de mandato.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36779
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3167 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10110 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 05, 2015 12:56 pm

Mathias escreveu:Discordo totalmente!
Não vou me estender porque o esteriótipo que você pintou é uma visão tipicamente preconceituosa, enviesada, ideológica, bairrista; enfim, não merece comentários.
Lamento que uma pessoa tão culta tenha uma visão tão rasa da realidade brasileira ATUAL.
Você fica com os canadenses e eu fico com os brasileiros SEMPRE, e todo mundo fica feliz.
OBS 1: Eu nunca disse que o brasileiro é melhor do que ninguém, não coloque palavras no meu texto, por favor!
Quem teceu loas melosas aos gringos foi você.
OBS 2: A mídia mais assistida hoje se chama telefone celular.
Olá Mathias.

Em relação a esteriótipos, bem, não sou afeto a eles. E nem a rótulos ou idéias preconcebidas. Não crio a realidade, apenas lido com ela. Todos os dias. E com os dados que são gerados pela mesma.

E mal ou bem, como disse, o brasileiro em geral é como acima descrito. Não posso me furtar a interpretar, e avaliar, esta realidade porque ela não me apraz ou não é a ideal que eu ou você queiramos, ou a que a propaganda do Estado possa querer nos fazer crer.

Quanto uma minha "visão rasa" da realidade, bem, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua. Temos visões, opiniões, e interpretações diferentes quanto ao que vemos e experienciamos. E isto em um país com uma séria tendencia a homogenização do pensamento já é muito bom. Que continue assim.

Enfim, somos todos brasileiros, e invariavelmente, apesar de nossas diferenças, queremos todos aqui o melhor para o nosso país.

Quanto ao Canadá, ele é uma opção de vida para qualquer um que queira tentar a sorte. É uma opção pessoal minha. Assim como os USA o são para os milhares de brasileiros que todo ano tentam entrar lá pela porta dos fundos, e também os milhares de imigrantes do oriente médio e Africa que o fazem em relação à Europa. Será que seria um estrangeirismo meu querer uma vida melhor em um outro país, em detrimento do meu? Será que devemos todos nós, por amor à pátria amada Brasil, morrermos tentando até o fim por aqui mesmo? Liberdade de ir e vir existe pra quê mesmo? Seria eu menos brasileiro por querer viver no exterior? Menos patriota? :roll:

E celular serve mesmo para assistir o quê? Há sim, tinha esquecido do feicibuqui... :wink:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder