caminhões em uso pelo EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Bem, acredito que dependendo da OM em que sirvam a situação pode variar bastante.prp escreveu:Eu acho que o uso desses caminhões não é severo, e caminhão o que conta é a km rodada e o pau que toma.FCarvalho escreveu:Tá valendo mais recuperar estes caminhões, do que comprar novos? Eles em média já tem uns vinte anos de uso.
abs.
Pelo menos aqui em Minas os 5 ton ficavam mais parados do que rodando.
Já vi vários destes tão surrados que não sei nem como ainda estavam em uso. E isso porque não eram nem de undes de combate, mas de apoio.
Os do 1o BIS normalmente andavam bem lascados. E outros no entanto, na mesma undes pareciam novos de fábrica. E assim em várias OM's situadas em Manaus. No interior do Amazonas então, "melhor nem comentar..."
Não sei qual o critério de utilização destes veículos em casa tipo de OM, mas presumo que deva haver algum tipo de critério, a fim de se preservar e/ou melhor utilizar a frota.
A maioria dos caminhões deste modelo são do início dos anos 1990's. E já devem estar bem usados, por mais que não tenham uma kilometragem alta, já que seu uso geralmente se dá em terreno 4x4, demandando esforços ao conjunto chassis-motor-suspensão que em outros casos levaria parra o ferro velho a maioria dos caminhões.
Bom, como ainda não há a possibilidade de investimentos regulares no longo prazo, reformar estes veículos e repassá-los a OM's onde seu uso não seja tão austero, enquanto os novos seguem para a primeira linha, por assim dizer, acaba sendo uma solução de consenso e boa para todos.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Jauro, uma curiosidade a mais em relação a isto. O EB há anos abandonou o uso de veículos de 2,5 tons substituindo-os em sua grande maioria pelos 5 tons 4x4 QT. Os últimos 2,5 tons eram 6x6 de fabrico nacional e americano.jauro escreveu:Não tem segredo nenhum, apenas nas marchas motorizadas observa-se se elas são táticas ou administrativas.
Nas marchas motorizadas administrativas, onde se prevê a rapidez e o conforto da tropa, o normal é que uma Vtr 5ton 4x4 transporte 27 homens armados e equipados (9 de cada lado e 9 ao centro). com mais uma pickup de 3/4 ton transporta-se mais 9 homens, ou seja um pelotão.
Para a SU:
Sec Cmdo-01 jeep para o Cmt Cia: 01 pick-up 3/4 para o Cmt Cia e Tu Cmdo; 02 Vtr 5 ton para pessoal e material.
Pel Ap-01 jepp p/Cmt; 02 pick-up; 01 Cam 5 ton.
Pel Fuz x 3= 03 pick-up; 03 Cam 5 ton.
Total da SU
-02 jepp;
-06 pick-up;
-06 Vtr 5 ton.
Nas Marchas táticas (coluna tática, marcha de aproximação e marcha para o combate ou aproveitamento do êxito), predomina a segurança, velocidades mais baixas, espaçamento entre as Vtr e a observação de uma coluna tática com vanguarda, flanco-guarda, segurança em todas as direções e disciplina de luzes e ruídos. Nesta situação deve ser feita uma redistribuição das viaturas (neste caso entram Vtr Bld), dando-se prioridade para as Unidades e Subunidades em contato com o Ini.
Os BLog/Bda possuem na Cia Log de Sup um pelotão de Vtr (024 Vtr de 5 ton) para proveito das Unidades apoiadas.
Hoje temos o AM-41, um caminhão na faixa das 2,5 tons e 4x4, sendo oferecido no mercado pela Agrale, e que supostamente, disporia mesmo de uma versão 6x6.
Esta categoria de caminhão ainda encontraria espaço na organização do EB de hoje, e do futuro? Quais os seus prováveis tipo de emprego, e em que OM's eles seriam mais interessantes para uso?
abs.
Carpe Diem
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Por favor, Jauro, mais outra dúvida: os caminhões da seção de transporte do pelotão de manutenção e transporte do BIMtz não são destinados ao transporte de tropas?jauro escreveu:Os BLog/Bda possuem na Cia Log de Sup um pelotão de Vtr (024 Vtr de 5 ton) para proveito das Unidades apoiadas.
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Sim, são para tropa e material. Para as marchas administrativas normalmente essas viaturas são suficientes. No entanto uma Brigada desdobrada para uma marcha para o combate, na qual o contato com o inimigo é eminente, obriga essa Força a ocupar vários eixos de estrada. Pelo menos dois batalhões mais um Pelotão C Mec no Eixo Principal. Na retaguarda e nos eixos secundários nos flancos, o 3º batalhão.Clermont escreveu:Por favor, Jauro, mais outra dúvida: os caminhões da seção de transporte do pelotão de manutenção e transporte do BIMtz não são destinados ao transporte de tropas?jauro escreveu:Os BLog/Bda possuem na Cia Log de Sup um pelotão de Vtr (024 Vtr de 5 ton) para proveito das Unidades apoiadas.
Esse desdobramento requer um número maior de Vtr para que os Cmt (Btl e Cia) tenham flexibilidade de manobra.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Os caminhões 5 ton trouxeram para o EB uma significativa economia de Vtr e um aumento na capacidade de transporte de carga. Tudo isso, aliado há um menor desgaste de peças e um ganho real de tempo com o aumento das velocidades.Jauro, uma curiosidade a mais em relação a isto. O EB há anos abandonou o uso de veículos de 2,5 tons substituindo-os em sua grande maioria pelos 5 tons 4x4 QT. Os últimos 2,5 tons eram 6x6 de fabrico nacional e americano.
Hoje temos o AM-41, um caminhão na faixa das 2,5 tons e 4x4, sendo oferecido no mercado pela Agrale, e que supostamente, disporia mesmo de uma versão 6x6.
Esta categoria de caminhão ainda encontraria espaço na organização do EB de hoje, e do futuro? Quais os seus prováveis tipo de emprego, e em que OM's eles seriam mais interessantes para uso?
Com a evolução do número de estradas asfaltadas, da década de 1970 para este século, também o uso de Vtr traçadas (6x6) foi minimizado e as 4x4 ganharam espaço.
Acredito que Vtr 4x4 de 2,5ton não estão sendo oferecidas porque a AGRALE as ache bonitinhas e sim porque há um nicho e o EB solicitou alguma Vtr neste sentido e com essas características. Emprego há vários. E em todas as armas e Serviços, desde que obedecidas as tonelagens de carga e de arrasto. Para o desdobramento de tropas em uma frente de combate, as Vtr de 2,5 ton oferecem maior flexibilidade que as de 5 toneladas.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
29º Batalhão de Infantaria Blindado – Recebimento de viaturas
Santa Maria (RS)
No dia 14 de fevereiro, o 29º Batalhão de Infantaria Blindado recebeu dez viaturas 5 Ton, que integram o processo de Recuperação da Capacidade Operacional da Força Terrestre.
Santa Maria (RS)
No dia 14 de fevereiro, o 29º Batalhão de Infantaria Blindado recebeu dez viaturas 5 Ton, que integram o processo de Recuperação da Capacidade Operacional da Força Terrestre.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Novato
- Mensagens: 3
- Registrado em: Ter Fev 18, 2014 4:02 pm
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Re: caminhões em uso pelo EB
Senhores, bom dia!
Perdoem-me por utilizar esse canal para tirar minhas dúvidas, mas temos ouvidos muito sobre o assunto e as dúvidas só aumentam.
Não entendo nada sobre caminhões fora-de-estrada, mas estamos pensando em adquirir um para a família, com o objetivo de fazer de Motor Home. Esse projeto seria de no máximo 10m de comprimento e pensávamos em colocar pneus 14.00 x 20, com objetivo andar em qualquer terreno.
Até lermos os textos aqui colocados, estávamos certos que seria um 6x6, mas depois a dúvida surgiu novamente, qual seria o mais indicado 6x6 ou 4x4. Sei que com 6x6 com pneus 1400x20r teríamos uma possibilidade de carga de até 30Ton (claro que ñ chegaríamos nem perto desse peso), e poderíamos transpor cursos d’água de até 1m de profundidade.
A transformação para motor home não seria imediata, rodaríamos uns 4 anos só com cabine dupla e seria utilizado para transportar barracas e material para nossos acampamentos e pescarias (família e Jovens/adolescentes da igreja), só com a aposentadoria ele seria transformado.
E sobre a suspensão bumerangue existem melhores hj em dia?
Qual o conselho dos senhores??
Caso possam ajudar desde já agradeço.
Perdoem-me por utilizar esse canal para tirar minhas dúvidas, mas temos ouvidos muito sobre o assunto e as dúvidas só aumentam.
Não entendo nada sobre caminhões fora-de-estrada, mas estamos pensando em adquirir um para a família, com o objetivo de fazer de Motor Home. Esse projeto seria de no máximo 10m de comprimento e pensávamos em colocar pneus 14.00 x 20, com objetivo andar em qualquer terreno.
Até lermos os textos aqui colocados, estávamos certos que seria um 6x6, mas depois a dúvida surgiu novamente, qual seria o mais indicado 6x6 ou 4x4. Sei que com 6x6 com pneus 1400x20r teríamos uma possibilidade de carga de até 30Ton (claro que ñ chegaríamos nem perto desse peso), e poderíamos transpor cursos d’água de até 1m de profundidade.
A transformação para motor home não seria imediata, rodaríamos uns 4 anos só com cabine dupla e seria utilizado para transportar barracas e material para nossos acampamentos e pescarias (família e Jovens/adolescentes da igreja), só com a aposentadoria ele seria transformado.
E sobre a suspensão bumerangue existem melhores hj em dia?
Qual o conselho dos senhores??
Caso possam ajudar desde já agradeço.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Sandro Soares, com a morte da ENGESA, morreu o bumerangue no Brasil!
Aliás, não faz nenhuma falta.
Bacchi
P.S.: Fora isto, eu não entendi nada do que você escreveu.
Espero que um valor mais alto se alevante!
Aliás, não faz nenhuma falta.
Bacchi
P.S.: Fora isto, eu não entendi nada do que você escreveu.
Espero que um valor mais alto se alevante!
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: caminhões em uso pelo EB
Ele quer utilizar um caminhão militar (comprado em leilão de desfazimento?) para fazer um Motor Home e está pedindo ajuda/opinião.
Tipo isso aqui:
Caminhão 4x4 Motor-Home EE15 com Muitos Assessórios !!!
Marca: Itu Trailer
Modelo: Engesa EE 15
Ano: 2003
Comprimento: 6,00 M
Marca/Modelo Chassi: Engesa / EE15
Ano Chassi: 1979 (Toda Mecânica 1995)
Motor (modelo, Traseiro/Dianteiro): MB 366A - 180HP
Acomodações: 2 Pessoas
Acessórios:Conversor de Voltagem 110/220V de 3.000 Watts, Inversor de 1.000 Watts, Gerador Honda de 3.000 Watts com Partida Elétrica e Acionamento Interno (Super Silencioso - Linha Super Quite), Fogão 2 Bocas, Geladeira, Microondas, Armários e Gaveteiros, TV, DVD, Antena Winegard, Ar Condicionado Quente e Frio, Sanitário Porta Potti, Aquecedor de Passagem Automático 8L, Caixa D´agua com 400 L, Caixa D'água Servida com 150L
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vende ... orios.html
Tipo isso aqui:
Caminhão 4x4 Motor-Home EE15 com Muitos Assessórios !!!
Marca: Itu Trailer
Modelo: Engesa EE 15
Ano: 2003
Comprimento: 6,00 M
Marca/Modelo Chassi: Engesa / EE15
Ano Chassi: 1979 (Toda Mecânica 1995)
Motor (modelo, Traseiro/Dianteiro): MB 366A - 180HP
Acomodações: 2 Pessoas
Acessórios:Conversor de Voltagem 110/220V de 3.000 Watts, Inversor de 1.000 Watts, Gerador Honda de 3.000 Watts com Partida Elétrica e Acionamento Interno (Super Silencioso - Linha Super Quite), Fogão 2 Bocas, Geladeira, Microondas, Armários e Gaveteiros, TV, DVD, Antena Winegard, Ar Condicionado Quente e Frio, Sanitário Porta Potti, Aquecedor de Passagem Automático 8L, Caixa D´agua com 400 L, Caixa D'água Servida com 150L
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vende ... orios.html
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
-
- Novato
- Mensagens: 3
- Registrado em: Ter Fev 18, 2014 4:02 pm
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Re: caminhões em uso pelo EB
Obrigado!
Esse Motor home é bonito, mas quero um pouco maior, entre 8 e 10 metros de comprimento!
E entre as trações 6x6 ou 4x4? qual é mais recomendada tendo em visto um peso até 10 toneladas.
att Sandro
Esse Motor home é bonito, mas quero um pouco maior, entre 8 e 10 metros de comprimento!
E entre as trações 6x6 ou 4x4? qual é mais recomendada tendo em visto um peso até 10 toneladas.
att Sandro
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
4X4 ou 6X6 depende da carga do caminhão.
Assim um caminhão 6X6 vai poder levar sobre o eixo traseiro uma carga maior do que poderia levar um caminhão 4X4.
Os pneus são dimensionados para suportar uma determinada carga. Quando a carga é o dobro do que pode suportar o pneu, passa-se para dois pneus lado a lado, e quando a carga é 4 vezes maior usa-se mais um eixo.
Ou seja um 4X6 pode levar sobre o eixo traseiro o dobro da carga que um 4X4 pode levar sobre o eixo traseiro.
Bacchi
Assim um caminhão 6X6 vai poder levar sobre o eixo traseiro uma carga maior do que poderia levar um caminhão 4X4.
Os pneus são dimensionados para suportar uma determinada carga. Quando a carga é o dobro do que pode suportar o pneu, passa-se para dois pneus lado a lado, e quando a carga é 4 vezes maior usa-se mais um eixo.
Ou seja um 4X6 pode levar sobre o eixo traseiro o dobro da carga que um 4X4 pode levar sobre o eixo traseiro.
Bacchi
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37921
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5730 vezes
- Agradeceram: 3266 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
Alguém sabe dizer do que se trata?
Home | Nacional | DOU | Exército adquire viatura de transporte especializado da MAN
Exército adquire viatura de transporte especializado da MAN
Por Fabricio Soares 17/02/2014 07:54:00
Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
COMANDO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 229/2013 - UASG 160069
No- Processo: 64447005728201394. PREGÃO SRP No- 18/2013. Contratante: COMANDO DO EXERCITO -CNPJ Contratado: 06020318000110. Contratado : MAN LATIN AMERICA INDUSTRIA E -COMERCIO DE VEICULOS LTDA. Objeto: Aquisição de viatura de transporte especializado. Fundamento Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93. Vigência: 12/02/2014 a 11/08/2014. Valor Total: R$7.656.000,00. Data de Assinatura: 12/02/2014.
(SICON - 13/02/2014) 160069-00001-2013NE800003
www.portaldefesa.com
Home | Nacional | DOU | Exército adquire viatura de transporte especializado da MAN
Exército adquire viatura de transporte especializado da MAN
Por Fabricio Soares 17/02/2014 07:54:00
Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
COMANDO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 229/2013 - UASG 160069
No- Processo: 64447005728201394. PREGÃO SRP No- 18/2013. Contratante: COMANDO DO EXERCITO -CNPJ Contratado: 06020318000110. Contratado : MAN LATIN AMERICA INDUSTRIA E -COMERCIO DE VEICULOS LTDA. Objeto: Aquisição de viatura de transporte especializado. Fundamento Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93. Vigência: 12/02/2014 a 11/08/2014. Valor Total: R$7.656.000,00. Data de Assinatura: 12/02/2014.
(SICON - 13/02/2014) 160069-00001-2013NE800003
www.portaldefesa.com
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 5309
- Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
- Localização: Barra Velha, SC.
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
Re: caminhões em uso pelo EB
É isso:
COMANDO LOGÍSTICO
EXTRATO DE CONTRATO No- 229/2013 - UASG 160069
No- Processo: 64447005728201394.
PREGÃO SRP No- 18/2013. Contratante: COMANDO DO EXERCITO
-CNPJ Contratado: 06020318000110. Contratado : MAN LATIN
AMERICA INDUSTRIA E -COMERCIO DE VEICULOS LTDA.
Objeto: Aquisição de viatura de transporte especializado. Fundamento
Legal: Parágrafo único do art 61 da lei 8666/93. Vigência:
12/02/2014 a 11/08/2014. Valor Total: R$7.656.000,00. Data de Assinatura:
12/02/2014.
(SICON - 13/02/2014) 160069-00001-2013NE800003
029 Vtr 6x4 Cis Agu / 12000l por R$ 264.000,00 a unidade.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.