Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

#1006 Mensagem por Centurião » Qua Fev 13, 2008 2:38 pm

JOSE CARNEIRO escreveu:
Centurião escreveu:
Túlio escreveu:Pois eu fico pensando é, no suposto caso da produção de caças Rafale na Embraer, na fatia acionária que a Francesada vai querer adquirir desta vez: já haviam fincado o pé dentro, foram contidos por uma brilhante manobra de pulverização de ações, agora a poeira baixou e há tecnologias sensíveis no horizonte, o quê eles quererão em troca, especificamente da EMBRAER? Olhem que a gringalhada anda comprando tudo o que presta em setores de Defesa e tecnologia avançada no Brasil...

Bobear e teremos a EMFRAER (Dassault Embraer do Brasil S/A) do véio Talha... 8-]


Túlio, isso é muito, mas muito difícil de acontecer. Está certo que não é impossível, mas isso obrigaria a Embraer a sair do Novo Mercado. Significaria uma considerável desvalorização das ações, além da perda de confiança de muitos clientes. Muito complicado, improvável.

No entanto, os franceses podem criar uma empresa em conjunto com a Embraer em que eles tenham o controle acionário.

Lembrando que os franceses estão nos devendo uma, desde o incidente da avião francês detido em Manaus. Não que esse fato explique a generosidade francesa, mas pode explicar a confiança deles conosco.


Mas Centurião, geralmente Target tem a ação valorizada, principalmente se situada no NM, onde existem uma série de normas de "plus" sobre o valor do título no caso de tomada do controle acionário.
Qual mudança levaria a saida do NM?

Orestes, se tiver o referência do artigo da FGV, poste por favor. Realmente não entendi a afirmação: "a Embraer vai deixar de ser brasileira". Qual a nacionalidade da GM? E da GE? Ela pode se tornornar uma transnacional, mas aí a briga de definiçào do termo é grande.

Isso realmente pode ser um bom tema nos Gerais.

abs



José Carneiro,

Realmente eu misturei as regras do NM com as regras específicas da reestruturação societária (a famosa pulverização do controle) da Embraer. Ela não sairia necessariamente do NM. Mas, no meu entender, a estrutura societária da Embraer teria que ser alterada, possivelmente proporcionando desconfiança entre os acionistas minoritários.

Abraços




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#1007 Mensagem por Adriano » Qua Fev 13, 2008 2:39 pm

Tigershark escreveu:Concordo em gênero,número e grau,e deixo minha modesta preocupação:Será que,como plano "B", veremos a ressuscitação da linha de montagem do M-2000 aqui no Brasil para alegria do Prick? :shock: :roll:

Abs,

Tigershark


Em minha humilde opinião, depois de analisados os custos do Rafale o governo partirá para a negociação. Eu não descartaria opções do tipo:

Compra de 12 Rafales (feitos na França) + Modernização de nossos 12 M-2000C (aqui). Opções de compra de mais Rafales no futuro também poderiam ser firmadas, tranquilizando a Dassault.

Nesse caso creio que agradariam-se gregos e troianos, inclusive o PRICK! :wink:

Abraços!

Adriano




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

#1008 Mensagem por Booz » Qua Fev 13, 2008 3:30 pm

O tabuleiro foi armado, as brancas jogam "a francesa", e nem é Capabianco, mas ainda não chegou à mesa a "moita" do Putin "Karpov".
Ele tá lá, só na moitinha, se fingindo de urso morto, esperando...
Agora que ele viu como foi a saída ele pode entrar no jogo (TOMARA).
Sonhar é preciso... :roll:




Imagem
Carlos Mathias

#1009 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 13, 2008 3:32 pm

Aguardemos a contra-proposta russa. Desconfio que vai ser uma surpresa, mesmo para os mais otimistas.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#1010 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 13, 2008 3:53 pm

Eu não espero surpresa nenhuma. Nem dos russos, nem dos norte-americanos.
Os únicos que demonstraram publicamente que se interessam em associação, parceria e/ou trabalho em conjunto com transferencia de tecnologia foram os franceses.


Abraços!!! 8-]




Editado pela última vez por Alcantara em Qua Fev 13, 2008 4:08 pm, em um total de 2 vezes.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#1011 Mensagem por alcmartin » Qua Fev 13, 2008 4:05 pm

[018]

KKKKK!! Eita... politico brasileiro...Depois o povo acha ruim quando o Talha e a Koslova soltam o verbo...

O paizão e o sobrinho canastrão foram ao restaurante frances, levando o povo todo, falou pode pedir, o povo pediu e quando o garçom Sarkosy mostrou o preço... :shock: :shock:
Ih!!! :shock: :shock:

Agora o paizão olha de cara feia p/o sobrinho, olha p/o genro chato PSDB e já pensa nas manchetes..."Mas eu prometi o jantar!!"
Ele olha p/ o botequim russo do lado, olha p/o Mac'Donnalds ...que enrascada! "Patroa, Dilma! E agora??"

"Aceita fiado?? :mrgreen: :mrgreen: "E pode levar a quentinha M2000 p/o cão do menino FAB?"

"Opa, paieê!!! Eu não tenho cachorro, não!!! :? "

"Cala a boca, moleque!!!" :evil: :evil: [107] [107]

Te cuida, sobrinho... :twisted:

PS- O meu medo é : "Garçom, acho que vou só bater papo e deixar a conta p/ meu genro, que tá querendo administrar a família..." :twisted:

sds!




Carlos Mathias

#1012 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 13, 2008 4:08 pm

Alcântara, veja bem as mensagens enigmáticas colocadas aqui. Pois é justamente esta publicidade que está "estranha". Isso chama-se emparedar alguém via meios de comunicação.
Quer dizer, espalho que minha proposta é a melhor e única aos quatro ventos. Depois, se o alvo não topar, fica mal prá ele, porque aceitou propostas "piores" no imaginário comum e acordo com o que foi divulgado, mas nem sempre assinado.
Acontece que há coisas ainda não claras, como a relutância da FAB relativa a o Rafale. Há alguma coisa aí, os caras não são bobos.
É realmente uma ótima proposta, mas creio que seja problemático que os cmtes das outras forças aceitem colocar todos os ovos sob a mesma galinha, mesmo que seja pintada de ouro. Ou ainda serem prejudicados nas suas aspirações.
Por isso toda aquela conversa do NJ sobre as forças submeterem-se as vontades do MinDef? Isso foi jogado lá atrás, lembra? Ou seja, nada de novidade, o cara já sabia e tinha combinado, ou é um senhor vidente.
Creio que essa onda também vai passar, banana na beira da estrada...

Tomara que não, né? Mas tem um algo esquisito nessa benevolência toda da França.




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#1013 Mensagem por Alcantara » Qua Fev 13, 2008 4:12 pm

Esse restaurante francês, além de servir o prato escolhido, também ensina a selecionar os ingredientes, a montar a cozinha e a fazer os pratos propriamente ditos.

Custo proporcional ao que se está obtendo, eu acho.




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#1014 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 13, 2008 4:22 pm

PRick escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
PRick escreveu:
born escreveu:
orestespf escreveu: (...) Os sindicatos franceses não vão se rebelar, quase tudo que é usado no Rafale é francês, logo continuará sendo fabricado lá. Aqui será uma espécie de montadora, como a própria Dassault (e Embraer) é de fato, mas com o diferencial que o projeto é realizado lá (a tecnologia em si). (...)

Orestes


Esse presidente francês não se importa em brigar com os sindicatos. isso não será problema. O que acho estranho é querer transferir a linha de montagem do Rafale para outro país, mesmo que próximo, significa uma vunerabilidade estratégica para a França, pois terá um produto de alta tecnologia e vital para a defesa nacional montado no exterior, mesmo sendo um projeto francês. Sinceramente, acho muito estranho.

E, se o problema é o custo e menor carga horária dos trabalhadores franceses, por que não se transfere a linha de montagem de aeronaves civis para o Brasil? Seria uma solução mais lógica e menos arriscada estrategicamente para a França.


Porque não existe como transferir para cá a produção de aeronaves civis da Dassault, a Embraer já tem uma gama completa agora na área civil. Talvez só Falcon 900 interessaria. Poderiam transferir parte da produção da Airbus, mas é uma empresa com vários sócios europeus, portanto, a França não decide sozinha.

Quanto ao barateamento, ele não vai vir somente da mão de obra barata, mas do aumento da unidade de caças vendidos, e da saída da zona do Euro. Além disso, a produção militar de aviões da Dassault está resumida aos Rafales, nada mais. Assim, a quantidade de demissões não serão muitas, considerando que só a linha de montagem será transferida, os outros departamentos vão continuar na França. Devem vir também uma grande leva de técnicos e engenheiros para a Embraer.

Quanto ao risco estratégico ele existe, por isso mesmo está sendo feito o Acordo SOFA e outros se seguiram, já assinamos acordos de salvaguardas tecnológico, se lembram, ainda para o M-2000, mas agora já estou achando que ele já era um prenuncio do atual acordo, existe pelo menos uma notícia por aí, dizendo de que tal acordo teria sido motivo de tratativas entre os 02 governos em 2005, quando da ida do Sr. Lula para a França no Dia da Queda da Bastilha. Já como convidado especial.

Sem dúvida ainda existe muito o que tratar e negociar, mas por enquanto o negócio está parecendo muito bom. Creio que os maiores entraves serão os gastos necessários para comprar uma boa quantidade de Rafales, ou vocês acham que os franceses vão querer vender só os 36 Rafales, devem estar pensando que vamos comprar além de uns 100 caças para a FAB, mais uns 24 para a MB.

O Governo deve saber quantos terão que comprar, ou seja, o quanto ficarão devedores e amarrados num contrato de longo prazo no valor de pelo menos uns 06 bilhões de dólares. Algo como 120 Rafales a um custo de 60 milhões de dólares. Incluindo todos os insumos do caça e algum armamento neste valor.

Alguns ainda perguntariam, porque nós? Ora olham pelo mundo, quantos países dispõe de uma industria aeronáutica avançada como a nossa, um mercado igual ao nosso, que ainda não estão comprometidos com parcerias estratégicas. India e Africa do Sul já tem parceiros, a China não seria confiável. Coréia e Cingapura fecharam com os EUA, Formosa nem pensar. Vejam como os espaços se fecharam. França e Brasil foram os dois únicos dos países mais ricos e com industrias mais avançadas, que adotaram sempre uma política mais independente, sem terem parcerias em grande escala com outras nações.

[ ]´s



Prick, você colocou um ponto que deve ter sido focado nestas reuniões: a quantidade de aviões, porque à meu ver não faz sentido essa proposta do Sarkozy de transferir toda a produção pra cá. Quantos aviões a França ainda tem encomendados? Cerca de 200, somemos a isso uma pseudo-encomenda de 150 aviões para o Brasil (FAB e MB), seriam 350 aviões fabricados (=montados) aqui e creio que assim os custos teriam uma significativa queda.


[ ]s


A França vai ecomendar 294 Rafales, uma parte é de aeronaves navais. Digamos que compremos 106, ficaríamos com um numero mágico de 400 aeronaves, a quantidade de Rafales entregues ainda é pequena, não deve ter uns 40 ou 50 entregues. Além disso, existe a possibilidade de exportação, com o custo mais barato e com a nossa encomenda, aumenta muito. Mas repito, vamos esperar mais detalhes do negócio que vai sofrer muitas pressões externas e internas.

[ ]´s



Claro, mas a princípio, pode realmente ser a salvação da lavoura para o Rafale.


[ ]s




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#1015 Mensagem por alcmartin » Qua Fev 13, 2008 4:22 pm

Alcantara escreveu:Esse restaurante francês, além de servir o prato escolhido, também ensina a selecionar os ingredientes, a montar a cozinha e a fazer os pratos propriamente ditos.

Custo proporcional ao que se está obtendo, eu acho.


Hehe...sem problemas, Alcantara. Qualquer coisa que venha p/a FAb, será um avanço e tanto.

O que eu acho engraçado é esse "processo" de aprendizagem nosso, dos nossos politicos, no jogo de gente, país, grande...

A posição francesa é irretocavel e convenhamos, previsível. *

Sds!

PS- no que tange a pressão do leva tudo ou nada...




Editado pela última vez por alcmartin em Qua Fev 13, 2008 4:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#1016 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 13, 2008 4:27 pm

orestespf escreveu:Bem... Após as últimas postagens de matérias de nossa imprensa, acho que todos agora acreditam no que eu disse: o "pacotão" franceses.

Frase que mais aparece nas matérias: "Sarkozy prometeu ontem transferir tecnologia para o Brasil CASO o governo brasileiro compre submarinos, caças e helicópteros de fabricação francesa."

Só não vê quem não quer, a coisa já está aí. Agora aguardem os próximos movimentos (pode demorar um pouquinho mais), onde será dito que a linha de montagem do Rafale virá integralmente para o Brasil.

O que me preocupa (já havia falado isso antes) é a forma condicional que os franceses colocam para nos vender submarinos para produção local e com algum grau de transferência de tecnologia.

Pra mim está claríssimo, só levamos os subs se comprarmos hélis e caças (Rafale). Quanto aos hélis, já dou a coisa como certa, apesar de não gostar do Cougar, não é um modelo de tudo ruim, digamos que seria "aceitável", talvez não existirão resistências das três Forças.

Quanto aos caças (Rafale)... Aí a porca torce o rabo.

Repito, nada contra o Rafale, nada contra termos este caça na FAB. O problema pode estar nos custos, ou seja, quanto teremos que pagar por ele para termos realizada a prioridade do Governo que é ter um sub nuclear no Brasil.

Vejo um lado bom, se tudo ocorrer como o imaginado: uma linha de montagem no Brasil, não existindo mais na França, implica que os Rafale-M serão produzidos aqui também. Isto significa que mais adiante haverá pressão para que compremos os mesmos, isto é, Rafale-M para a MB.

Se não me engano, a Embraer chegou a oferencer (ou pensou em projetar) uma versão naval do AMX, mas que não foi adiante por causa dos custos. Então não me surpreenderia se os Rafale-M forem oferecidos à MB, pois já estarão finalizados e sendo produzidos aqui no País. Mais uma vez a questão é: por quanto?


Abraços,

Orestes



Bom, Professor, não ficaria nem um pouquinho chateado com uns Rafale M no São Paulo :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Falando sério agora, acho que o Lula ficou em uma sinuca de bico.


[ ]s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#1017 Mensagem por Bolovo » Qua Fev 13, 2008 4:29 pm

alcmartin escreveu:[018]

KKKKK!! Eita... politico brasileiro...Depois o povo acha ruim quando o Talha e a Koslova soltam o verbo...

O paizão e o sobrinho canastrão foram ao restaurante frances, levando o povo todo, falou pode pedir, o povo pediu e quando o garçom Sarkosy mostrou o preço... :shock: :shock:
Ih!!! :shock: :shock:

Agora o paizão olha de cara feia p/o sobrinho, olha p/o genro chato PSDB e já pensa nas manchetes..."Mas eu prometi o jantar!!"
Ele olha p/ o botequim russo do lado, olha p/o Mac'Donnalds ...que enrascada! "Patroa, Dilma! E agora??"

"Aceita fiado?? :mrgreen: :mrgreen: "E pode levar a quentinha M2000 p/o cão do menino FAB?"

"Opa, paieê!!! Eu não tenho cachorro, não!!! :? "

"Cala a boca, moleque!!!" :evil: :evil: [107] [107]

Te cuida, sobrinho... :twisted:

PS- O meu medo é : "Garçom, acho que vou só bater papo e deixar a conta p/ meu genro, que tá querendo administrar a família..." :twisted:

sds!

No fim vai acabar todo mundo bêbado num puteiro sueco. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#1018 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 13, 2008 4:32 pm

Perceberam que temos novamente um caça "nacional" na disputa? Lembram no que deu o FX-1 por causa disto? Lembram que alguém naquela época atropelou os passos e saiu anunciando favorito e "caça nacional"?

Percebem a semelhança? Leram que o amigo Orestes teme pela solução?

Agora eu que digo, pensem, pensem... :?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

#1019 Mensagem por alcmartin » Qua Fev 13, 2008 4:32 pm

Bolovo escreveu:
alcmartin escreveu:[018]

KKKKK!! Eita... politico brasileiro...Depois o povo acha ruim quando o Talha e a Koslova soltam o verbo...

O paizão e o sobrinho canastrão foram ao restaurante frances, levando o povo todo, falou pode pedir, o povo pediu e quando o garçom Sarkosy mostrou o preço... :shock: :shock:
Ih!!! :shock: :shock:

Agora o paizão olha de cara feia p/o sobrinho, olha p/o genro chato PSDB e já pensa nas manchetes..."Mas eu prometi o jantar!!"
Ele olha p/ o botequim russo do lado, olha p/o Mac'Donnalds ...que enrascada! "Patroa, Dilma! E agora??"

"Aceita fiado?? :mrgreen: :mrgreen: "E pode levar a quentinha M2000 p/o cão do menino FAB?"

"Opa, paieê!!! Eu não tenho cachorro, não!!! :? "

"Cala a boca, moleque!!!" :evil: :evil: [107] [107]

Te cuida, sobrinho... :twisted:

PS- O meu medo é : "Garçom, acho que vou só bater papo e deixar a conta p/ meu genro, que tá querendo administrar a família..." :twisted:

sds!

No fim vai acabar todo mundo bêbado num puteiro sueco. :mrgreen:


[018]




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#1020 Mensagem por Immortal Horgh » Qua Fev 13, 2008 4:33 pm

Túlio escreveu:Sei lá, não sou economista, mas não entendo como a entrada de capital e tecnologia possa desvalorizar as ações de uma empresa... :?

Aliás, pelo que tenho lido por aí, o simples interesse de uma empresa em outra leva o preço das ações às alturas... :wink:


Cupincha véio, quando uma empresa mostra interesse em comprar outra, normalmente as corretoras passam ordem para comprar ações da empresa alvo, assim eles poderão ganhar e muito na negociação. Mesmo sendo um futuro físico, alguma coisa de ações eu teria que saber, já que meu velho trabalha com isso :lol: :lol: :lol: :lol:


[ ]s




Responder