Mensagem
por FCarvalho » Sex Out 16, 2015 6:55 pm
Na minhão visão o AW149 está em um patamar inferior ao Caracal. Seriam na verdade complementares, e não substitutos.
Eu penso que na FAB existe espaço para três modelos de helos de transporte: um médio-pesado (ocupado pelo Caracal), um médio - que pode ser um da classe AW139/149 ou EC-175/665 ou Ka-60 - e um leve para emprego geral, tipo EC-245 ou AW119/109. Por este aspecto, a mim me parece que poderia-se inclusive avançar na questão da comunalidade logística entre as força, a depender, claro, das escolhas a serem feitas.
Helos pesados é uma necessidade que vejo apenas no EB, a princípio, e no médio/longo prazo para a MB.
No que compete ao Mi-35, ele para a FAB é perfeito. No caso do EB, já que temos um helo de ataque russo, prefiro manter a linha e optar pelo Mi-28, que ainda assim tem muito em comum com o helo do Poti. No caso da MB, aí já é uma outra situação, pois nenhum e nem outro tem, por agora, versões navais.
Mas isso tudo é para um futuro que ainda não se pode ver. Insisto no ponto que levantei. Agora temos de nos preocupar em manter e organizar uma força de transporte robusta, capaz e efetiva, em atenção as nossas reais necessidades. Atirar mísseis e outras coisas por aí, vai ficar para um outro dia.
abs.
Carpe Diem