NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10021 Mensagem por Penguin » Qui Out 04, 2012 5:32 pm

bcorreia escreveu:
Penguin escreveu: Do ponto de vista sueco, o NG faz todo o sentido, mesmo que ele venha a ser um fracasso de vendas:
eles mantêm a proficiência de sua indústria de caças cuja experiência acumulada remota de antes da 2GM.
Se tivessem que fechar a linha do Gripen e aguardar o programa do "futuro caça tripulado europeu", teriam que desmobilizar boa parte dessa estrutura especializadíssima, que poucos países conseguem montar.

Desenvolver um novo caça de ponta hoje em dia, para um país pequeno como a Suécia, é praticamente suicídio econômico.

Infelizmente não há projeto europeu para um novo caça tripulado que entre em operação antes de 2030. E isso era o que se falava antes da crise. Agora...

[]s
O que faz todo o sentido pra Suécia é o E/F MLU dos C/D, e não um avião novo, se não fosse uma compra externa eles não comprariam o NG, tanto é que ao que parece existe uma cláusula no contrato de compra dos NG pela Suécia que caso não hajam compradores externos a compra sueca também é cancelada
As capacidades que os suecos precisam e/ou podem pagar, creio que apenas eles podem avaliar. Eles sabem as reais limitações do Gripen C/D e as potencialidades do C/D MLU e do E/F novo e os custos envolvidos em cada alternativa.

Tem sido divulgado que parte das tecnologias derivadas do programa Gripen NG poderão ser empregadas na modernização dos atuais C/D.

Creio que haverá um mix de C/D modernizados e E/F novos. Como será esse mix, o tempo dirá.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10022 Mensagem por Brasileiro » Sáb Out 06, 2012 9:00 pm

O Rafale já ganhou nome de guerra: Rafaele


http://odia.ig.com.br/portal/economia/f ... u-1.498858


abraços




----------------
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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10023 Mensagem por BrasilPotência » Sáb Out 06, 2012 9:25 pm

Se a FAB tivesse todos os caças que os artigos nos empurram seriam a Força Aérea mais equipada do mundo, hahaha Rafaele é complicado. :lol: :lol: :lol:




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10024 Mensagem por NovaTO » Sáb Out 06, 2012 9:57 pm

Brasileiro escreveu:O Rafale já ganhou nome de guerra: Rafaele


http://odia.ig.com.br/portal/economia/f ... u-1.498858


abraços

Essa matéria tem tantos erros, que fica difícil não rir :mrgreen:

Rafaele :roll: ;
Chamar o código de identifição do caça C137 (primeiro da série F3-O4T, que além do radar possui verões novas do OSF, DDM e o motor M-88) de lote;
Os F-5E ex-jordania ainda estão no PAMA e não serão adaptados, e sim modernizados;
O F-X original contemplava apenas 12 caças e não 36(F-X2)

Isso em uma nota incrivelmente curta. :shock:

[]'s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10025 Mensagem por bcorreia » Sáb Out 06, 2012 11:04 pm

Penguin escreveu:
bcorreia escreveu: O que faz todo o sentido pra Suécia é o E/F MLU dos C/D, e não um avião novo, se não fosse uma compra externa eles não comprariam o NG, tanto é que ao que parece existe uma cláusula no contrato de compra dos NG pela Suécia que caso não hajam compradores externos a compra sueca também é cancelada
As capacidades que os suecos precisam e/ou podem pagar, creio que apenas eles podem avaliar. Eles sabem as reais limitações do Gripen C/D e as potencialidades do C/D MLU e do E/F novo e os custos envolvidos em cada alternativa.

Tem sido divulgado que parte das tecnologias derivadas do programa Gripen NG poderão ser empregadas na modernização dos atuais C/D.

Creio que haverá um mix de C/D modernizados e E/F novos. Como será esse mix, o tempo dirá.

[]s
Então Suécia reluta tanto em comprar o NG por? O ganho do NG frente a um MLU do C/D(E/F) é muito pequeno para justificar os custos, tanto é que a compra por parte da suécia é cancelada caso os outros países compradores retirem os pedidos, e mesmo assim essas unidades vão usar componentes dos C/D estocados e em operação, o NG não faz o menor sentido, faria muito mais sentido a Saab/Suécia buscar parceiros para desenvolver um projeto de 5g. Se eles não tem capacidade de bancar, nada impede de buscar parceiros para possibilitar a empreitada.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10026 Mensagem por Penguin » Dom Out 07, 2012 7:24 am

Desenvolver o Gripen E/F faz tanto sentido quanto desenvolver o Typhoon Tranche 4 ou o Rafale F3+ ou o F4.

A lógica é a mesma. As capacidades financeiras não.

Com alta possibilidade, as futuras aeronaves de combate européias tripuladas e não tripuladas (5G, 6G, UAVs, UCAVs) serão desenvolvidas em conjunto entre eles e a Suécia fará parte. Nessa altura dos acontecimentos os europeus muito dificilmente suportariam desenvolvimentos individuais e concorrentes. A menos que se esqueçam da história dos Eurocanards.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10027 Mensagem por bcorreia » Dom Out 07, 2012 2:07 pm

Não é a mesma lógica, o Tranche 4 ou o F3+/F4 não usam uma estrutura nova como o NG usa, são atualizações eletrônicas e mecânicas, é diferente do que a Saab está fazendo com o NG, que é algo mais complexo e caro.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10028 Mensagem por NovaTO » Dom Out 07, 2012 3:51 pm

bcorreia escreveu:Não é a mesma lógica, o Tranche 4 ou o F3+/F4 não usam uma estrutura nova como o NG usa, são atualizações eletrônicas e mecânicas, é diferente do que a Saab está fazendo com o NG, que é algo mais complexo e caro.

Concordo com o bcorreia,

O Gripen E/F será superior(pelo menos assim está planejado) ao Gripen C/D não na relação 1:1 visto que na re-engenharia do projeto, buscou ampliar as capacidades e diminuir a distância aos caças mais pesados. Em paralelo, nova aviônica, novos sistemas, etc. Possui sim alguma comunulidade com os Gripen legacy, tanto que a Suécia planeja usar componentes das versões anteriores para fabricar o Gripen E/F deles.

[]'s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10029 Mensagem por Penguin » Dom Out 07, 2012 5:34 pm

bcorreia escreveu:Não é a mesma lógica, o Tranche 4 ou o F3+/F4 não usam uma estrutura nova como o NG usa, são atualizações eletrônicas e mecânicas, é diferente do que a Saab está fazendo com o NG, que é algo mais complexo e caro.
Na minha visão, a lógica similar adotada por Saab, Dassault e Eurofighter tem sido aperfeiçoar (em graus diferentes) projetos de 4a geração ao invés de partir para o desenvolvimento de projetos de nova geração. Desenvolver algo novo hoje teria um custo muito mais elevado do que Saab, Dassault e Eurofighter têm feito ou planejado para seus Eurocanards.

[]s




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10030 Mensagem por bcorreia » Dom Out 07, 2012 6:13 pm

O problema é que o NG é quase um avião novo, mais da metade da estrutura dele foi refeita, é um avião que só deve ficar operacional na década de 20, quando já existirão outros aviões operacionais e outros projetos em andamento, se é para desenvolver algo que só vai ficar pronto na próxima década, seria muito melhor procurar parcerias que viabilizassem o projeto, países interessados existem, vide Turquia, Coreia(essa pouco provável) e mesmo nós querendo partir para um projeto de quinta geração.

Ainda tenho na minha opinião que a tática adotada pela Saab é diferente da adotada pelas outras fabricantes dos Eurocanards, pois essas duas não fizeram modificações estruturais como Saab fez dos A/B para os C/D a fim de receber as sondas revo e que está fazendo dos C/D para os NG, essas tem atualizado constantemente aviônicas, sensores e motores, mas não estruturas.

Na minha visão teria sido muito melhor a Saab ter investido e oferecido algo na linha do FS2020, com tanques grandes e baias internas de mísseis do que oferecer um caça que quando estiver operacional vai estar extremamente defasado, nem era preciso ser algo extremamente avançado e caro como o que os americanos tem feito em seus projetos, mas um caça mais simples com os aviônicos e sensores que já estão sendo desenvolvidos para o NG, baixa visibilidade e que pudesse ao menos voar umas 1000 milhas com combustível interno carregando dois mísseis BVR, dois de curto/médio alcance (evitando "penduricalhos externos") e ao menos duas bombas, não creio que um projeto desses ficaria extremamente caro a ponto de ser inviável e seria bem mais interessante a alguns dos países o qual o ng foi oferecido, ainda mais se usar motores já existentes no mercado, creio que a próxima geração das F414 já teria empuxo suficiente para um projeto desse tipo.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10031 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Out 15, 2012 4:13 pm

alguém que entenda bem francês (Justin Case) poderia ouvir e traduzir pra gente os principais tópicos dessa entrevista.

http://www.rfi.fr/emission/20121007-fra ... tes-rafale

Segundo o blog Rafale News, alguns pontos interessantes:

http://rafalenews.blogspot.com.br/2012/ ... -news.html

- Alcance duplicou (para cerca de 200 km)
- Compatível com o Meteor;
- Imagens SAR submétrica;
- Manutenção facilitada;
- Módulos independentes permitem atribuir-lhes tarefas diferentes;
- Softwares reconhecem automaticamente a matriz AESA que é totalmente plug-and-play;
- Apenas 5 a 6 horas para desligar e voltar a ligar a matriz AESA do Rafale em outro (mesmo um PESA);

Abraços




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10032 Mensagem por Justin Case » Seg Out 15, 2012 5:10 pm

Juliano, boa tarde.

Pelo que entendi da entrevista, os pontos principais já foram extraídos pelo blog rafalenews.
Algumas outras informações:
- mais de mil elementos sensores - TR, disse o repórter;
- capacidades ar-ar e ar-superfície simultâneas, pela atribuição de funções diferentes a setores da antena;
- capacidade de continuar a detecção radar, mesmo que vários elementos sensores apresentem pane;
- o "submétrica" diz respeito à definição de imagem no mapeamento SAR, que possibilita detectar detalhes inferiores a um metro, mesmo sob nuvem ou fumaça.
- o "compatível" com o Meteor é porque se necessita de radar de maior alcance para aproveitar totalmente as capacidades do Meteor, principalmente contra alvos furtivos ou pequenos (como os VANT);
- as 60 aeronaves do lote contratado mais recente já sairão de fábrica com AESA;
- a capacidade plug and play com o sistema de armas é decorrente da própria estrutura de software do avião - não importa de onde vem a informação ou imagem de alvo (radar, rwr, data-link, etc.)
- o piloto comentou a vantagem de pelo menos um avião da esquadrilha ter radar AESA, pois é provável que ele possa repassar a informação para os outros.
- pelo que foi descrito, a prioridade será para colocar inicialmente nos bipostos, e o motivo seria que é muito difícil para um só piloto manter foco em tarefas tão distintas como ar-ar e ar-solo ao mesmo tempo.

O que não foi dito, mas eu imagino, é que a utilização nos bipostos é muito mais útil para o desenvolvimento de novas táticas operacionais. Provavelmente a aeronave líder será um biposto, com dois ocupantes, atuando como "gerente de batalha", e os outros aviões poderão apenas complementar a capacidade bélica. O Rafale, diferentemente de outras aeronaves bipostas, tem capacidade de processamento completamente independente no posto traseiro, podendo efetuar missão diferente. Acho que a maioria dos bipostos concorrentes têm no posto traseiro apenas a capacidade de repetir o que está sendo feito à frente, alguns com capacidade de mostrar telas diferentes, mas não de conduzir processos e tarefas diferenciadas.
Também não foi comentado, mas a transferência do AESA para um biposto facilita muito a apresentação dessas capacidades para um cliente estrangeiro.
Abraço,

Justin




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10033 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Out 15, 2012 5:33 pm

Valeu demais Justin, tanto pela rapidez quanto pelo empenho em ajudar.

Obrigado.




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10034 Mensagem por Lirolfuti » Ter Out 16, 2012 3:36 pm

RAFALE - Omnirole Incorpora novas Capacidades Ar-Ar
O Consórcio Rafale Internacional apresenta mais um fato relevante e cutuca o americano JSF



Nota DefesaNet - O Consórcio Rafale no mês de Outubro apresenta dois fatos relevantes que muito ajudarão nas discussões finais com a Índia, dentro do Programa MMRCA, e também outros potenciais clientes, incluindo o Brasil e Emirados Árabes Unidos. Observar a menção ao JSF.

Nota da empresa Dassault Aviation

O caça omnirole RAFALE, alcançou dois eventos marcantes em outubro 2012, a entrega do primeiro caça de produção equipado com o radar RBE2 AESA (Active Electronically-Scanned Array), e o teste inicial completado com sucesso da nova geração de mísseis de longo alcance ar-ar MBDA METEOR.

Avançando nas novas capacidades ar-ar o caça Rafale B301, operando desde o Centro de Testes da DGA Cazaux , localizado ao sudoeste da França, completou com sucesso no dia 04 de Outubro e posteriormente também no dia 10, dois testes exitosos do “BeyondVvisual-Range air-to-air Missile (BVRAAM) MBDA Meteor (Míssil Além do Alcance Visual Ar-Ar)

Em 22 de Dezembro de 2010, a Agência Francesa de Armamentos (DGA: Direction Générale de l’Armement), encomendou 200 mísseis Meteor. Uma semana após o contrato de integração do Míssil Meteor ao caça Rafale foi assinado com a indústria.

O míssil avançado propelido por um sistema ramjet desenvolvido pela MBDA, é projetado para missões de defesa aérea.O míssil interceptará o salvos a uma longa distância, e é um perfeito complemento para o míssil MICA, o qual é empregado para curta e média distâncias em missões de interceptação , dogfight e auto-defesa.

Em 02 de Outubro 2012, o primeiro caça Rafale F3 de produção (o monoplace C137), equipado com o primeiro radar de produção do Thales RBE2 AESA 1, foi entregue à DGA, pavimentando o caminho para a introdução no serviço operacional do primeiro caça de combate europeu a explorar plenamente as avançadas tecnologias propiciadas pelo radar AESA.

A grande distância de detecção oferecida ao caça Rafale pelo radar RBE2 AESA (entre outras capacidades operacionais relevantes)permitirá oo pleno emprego do míssil de última geração de grande capacidade e alcance como o ar-ar Meteor.

O caça Rafale já é uma eficiente geração provada em combate (Afeganistão e Líbia),caça tático omnirole (todas as funções),com o desenvolvimento ocorrendo para explorar a cada vez mais as suas tremendas capacidades, e incorporar novas. Assim como reultado Rafale tende a se tornar cada vez mais capaz e melhor no futuro.

O Caça Omnirole RAFALE

1. Os requisitos operacionais franceses foram estabelecidos para 286 Rafales. A Força Aérea receberá 228 aeronaves (em duas versões , monoplace Rafale C e a biplace Rafale B),enquanto a Marine Nationale receberá 58 Rafales M (monoplace).

2. Até o momento, 180 aeronaves de produção foram encomendadas para ambas as Forças. Conforme os atuais planos a produção deverá se estender até 2025.

3. Até 15 Outobro, 2012, 111 aeroaves d eprodução foram entregues às unidades (36 Rafale M para a Marine Nationale; 37 Rafale C e 38 Rafale B para a Força Aérea).

4. Uma década antes do ainda a ser introduzido (A decade before the still-to-come) o Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter, o Rafale é a primeira aeronave a ser projetada desde o início para operar em bases em terra e em porta-aviões. O Rafale substituirá todas as aeronaves de caça atualmente em uso pela Força Aérea francesa e Marine Nationale.

5. Missões do caça omnirole Rafale:

- Defesa aérea e superioridade aéare (air defence and air superiority);
- Apoio aproximado (close air support- CAS);
- Ataque a alvos de supefície (engagement of surface targets - with laser-guided bombs, all-weather stand-off precision weapons, or cruise missiles); SEAD/DEAD capabilities;
- Anti Navio (anti-ship attack);
- Ataque Nuclear (nuclear strike);
- Reconhecimento em tempo real e reconhecimento estratégico (real time tactical and strategic reconnaissance (ground and naval targets));
- Reabastecimento em Voo (REVO ) (-flight refueling -“buddy-buddy” tanker capability para o Rafale M da Marine Nationale).

METEOR MISSILE

1.O míssil Meteor está em desenvolvimento pela empresa MBDA atendendo os requisites operacionais de seis nações europeias (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido).

2. O aumento da proliferação de ameaças ar-ar "state-of-the-art' é um desafio crítico para as forças aéreas modernas respondido pelo Meteor.

3. O BVRAAM Meteor e seus benefícios • Um rápido e ágil altamente manobrável,além do alcance visual ( beyond visual-range) ,armamento ar-ar.

• A maior (No-Escape Zone -NEZ) de qualquer armamento ar-ar, resultado de seu grande alcance, (high kill probability) para garantir superioridade aérea e sobrevivência da tripulação.
• um sistema de guia que é propiciado por um radar ativo (active radar seeker) beneficiando-se das tecnologias desenvolvidas pela MBDA para os Programas de Mísseis ASTER e MICA.
• A capacidade de engajar alvos aéreo autonomamente, de dia e à noite, com todo o tempo e em ambiente com alta interferência eletromagnética.
• Míssil equipado com espoleta de proximidade e impacto para destruir o alvo em todas as circunstâncias
http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia ... des--Ar-Ar




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Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#10035 Mensagem por Helton2042 » Qua Out 24, 2012 12:13 pm

Alguém aí quer comprar o seu próprio Rafale?!

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Rafale vem para voar no Brasil

Imagem

A Bugatti continua criando edições especiais do Veyron para encerrar o lote de produção do modelo. Assim, aproveitando o Salão do Automóvel 2012, ela divulgou imagens e detalhes do Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Rafale, que será oferecido à clientes brasileiros.
O super bólido francês é uma homenagem ao caça francês Dassault Rafale, que concorre ao programa FX2 do governo brasileiro. Coincidência ou não, hoje o evento conta com a presença da presidente Dilma, que é quem decidirá qual caça de combate o Brasil terá.
O modelo tem pintura “Cinza Rafale” de dois tons, mesclando cinza e azul. Com o poderoso W16 com 4 turbinas (o dobro do Rafale…), o Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Rafale entrega 1.200 cv e pode decolar de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos.
A velocidade máxima desse Rafale de quatro rodas é bem superior aos 410 km/h. Já o preço é bem mais em conta que o caça francês, custando em torno de € 1,9 milhão sem impostos. Então, seu preço será bem mais salgado no Brasil.

fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/b ... no-brasil/




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