Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 68 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#10021 Mensagem por Juniorbombeiro » Dom Out 11, 2015 10:48 pm

EDSON escreveu:
Juniorbombeiro escreveu: Depende...o que seria considerado relevante na logística???? Para mim...peças de motorização e transmissão que precisam ser trocadas periodicamente ou tem um atrito de manutenção maior. Claro que vai ter outras coisas, mas "motor e caixa" é o principal. No mais tendo fabricação local, não tem pesadelo logístico e se não for assim, também não quero. Eletrônica???? Tudo do Tio Jacob, como já fazemos a muito tempo. Eu não colocaria o Cobra na mesma categoria do MI-35, mas sim na mesma categoria do Rooivalk. O MI-35, para mim, é claramente um helo de transporte adaptado para ataque, muito bem adaptado por sinal. Basta pegar uma foto do MI-24 e comparar com uma do MI-8, até a bunda caída é igual. Por que não teve equivalente ocidental???? Sei lá!!! Questão de doutrina talvez, tanto é que a Romênia que era um país que orbitava ali por cima do muro, com equipamentos ocidentais misturados com doutrina russa, acabou desenvolvendo o seu Hind gambiarra Vampirator Tabajara.
Mas isso é apenas a minha opinião de paisano, deixa a FAB com seus Hind, pelo menos são bem rápidos para caçar "teco-teco de traficante". Vamos ver até quando eles aguentam, quando começarem a abrir o bico, da para trocar peças por porco e frango.
Como? O Hind é derivado do Mi8? Helicóptero concebido para Assalto como os blindados transporte de tropas a ideia original é esta, Vai ver se na África Subsahariana tem problemas com logística nos Mi, e no Afeganistão que apesar do país e seu governo terem influência forte dos governos ocidentais compraram os Mi.
Eh sim... [063] [063]. Já comparou uma foto dos dois???? Uma coisa é ser derivado...outra coisa é ser um MI-8. Olha...problema de logística pode ser interpretado de várias formas...cada um define suas prioridades, quais são os padrões de segurança preconizados por essas forças???? Do que é composto o resto destas forças??? Se for tudo Russo, Chinês, Iraniano, Ucraniano...tudo certo...logística perfeita. O problema é misturar tudo, aí fica uma bagunça e a logística fica cara. Vai operar equipamento russo com padrões de segurança e manutenção ocidental??? Vai dar certo???? Vai custar quanto???? Vai fabricar o que aqui de peças?? Tudo são dúvidas, que eu também não sei responder, mas o pouco conhecimento de paisano palpiteiro que tenho, me induzem a desconfiar.

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#10022 Mensagem por EDSON » Seg Out 12, 2015 9:49 am

Um helicóptero bom de briga.

cassiosemasas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 87 vezes
Agradeceram: 86 vezes

#10023 Mensagem por cassiosemasas » Seg Out 12, 2015 10:21 am

EDSON escreveu:Um helicóptero bom de briga.

Porradeiro...os Ruskies barbarizaram nessa incursão.

Imagem

...
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#10024 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Seg Out 12, 2015 6:27 pm

Realmente... Um helicóptero muito bom de briga.
Neste vídeo um jihadista descarrega o seu AK no Hind, que voa baixo sobre ele e...
Nada. O Heli num sente nem cosquinha.

Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg

Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#10025 Mensagem por EDSON » Ter Out 13, 2015 5:32 pm

Mais de helicópteros russos.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5764 vezes
Agradeceram: 3283 vezes

#10026 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2015 6:03 pm

Eu sempre tento imaginar aqui com os meus botões se não seria possível fazer umas adaptações no Rooivalk e tornar ele um pouco mais Caracal da vida.

Tipo, trocar os rotores, as turbinas, os sistemas de bordo, os parafusos, a pintura e a suspensão, além de algumas coisas aqui e ali que a BID pudesse colocar nele só para deixar ele um pouquinho mais verde e amarelo... :mrgreen:

Acho até que sairia uma gambiarra bonitinha. :)

Só não sei quanto essa tunagem toda iria nos custar. :roll:
abs.

Carpe Diem
Mathias
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#10027 Mensagem por Mathias » Ter Out 13, 2015 6:10 pm

Muito mais que um Mi-35, e para poucas e exclusivas unidades.

“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
FCarvalho
Sênior
Sênior

#10028 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 13, 2015 6:54 pm

Dizem que o EB quer. A MB deseja, mas nem a FAB conseguiu. O que é o que é?

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnYGHsZwv01LVFOESyCzjJdb7vcld3TGBseFRd-Jk7OMAsiywB

abs. 8-]

Carpe Diem
Mathias
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#10029 Mensagem por Mathias » Qua Out 14, 2015 12:26 am

O que é o que é... É que somos mulambentos demais para termos isso aí, então só estamos autorizados a ter Black Hawk com metralhadora na janela.
Acertei?

“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2588 vezes
Agradeceram: 1051 vezes

#10030 Mensagem por J.Ricardo » Qua Out 14, 2015 10:22 am

Duvido que os EUA tenham alguma restrição em nos vender esse aí, se queriam nos fornecer F-18... o problema principal seria $$$ nos cofres...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#10031 Mensagem por Frederico Vitor » Qua Out 14, 2015 10:29 am

FCarvalho escreveu:Dizem que o EB quer. A MB deseja, mas nem a FAB conseguiu. O que é o que é?

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQnYGHsZwv01LVFOESyCzjJdb7vcld3TGBseFRd-Jk7OMAsiywB

abs. 8-]
Senhores, tenho a impressão que o E.B optaria por uma solução mais "barata", isto é, um "genérico" do Apache, como o Agusta A129 Mangusta:

Imagem

Há também, quem sabe, a possibilidade do TAI T-129 ATAK, se não me engano já foi assinado um protocolo de intenções com os turcos na área de Defesa:

Imagem

Se a MB também quiser um helicóptero de ataque, supostamente para equipar o CFN, também creio que esta seja uma solução viável.

Não acredito em Apache ou Super Cobra nas FFAAs brasileiras.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#10032 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 14, 2015 11:52 am

Mathias escreveu:O que é o que é... É que somos mulambentos demais para termos isso aí, então só estamos autorizados a ter Black Hawk com metralhadora na janela.
Acertei?
Bem... é mais ou menos por aí. :lol:
Mas eu aqui na minha mulambice tupiniquim, até que não ficava chateado de ver uns destes por aqui não. :twisted:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTd9GbCYk3TFBRiMVLK1zXb5MLDmMA6F6SEkMDMEWC6VQDngUeB

abs.

Carpe Diem
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#10033 Mensagem por Penguin » Qua Out 14, 2015 8:52 pm

FCarvalho escreveu:
Mathias escreveu:O que é o que é... É que somos mulambentos demais para termos isso aí, então só estamos autorizados a ter Black Hawk com metralhadora na janela.
Acertei?
Bem... é mais ou menos por aí. :lol:
Mas eu aqui na minha mulambice tupiniquim, até que não ficava chateado de ver uns destes por aqui não. :twisted:

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTd9GbCYk3TFBRiMVLK1zXb5MLDmMA6F6SEkMDMEWC6VQDngUeB

abs.
Logo a Índia estará recebendo os seus.
Creio que o nosso problema seja custo.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#10034 Mensagem por Tikuna » Qua Out 14, 2015 10:56 pm

FCarvalho escreveu:Dizem que o EB quer. A MB deseja, mas nem a FAB conseguiu. O que é o que é?

abs. 8-]
Também soube que o EB estava bem interessado.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
FCarvalho
Sênior
Sênior

#10035 Mensagem por FCarvalho » Qui Out 15, 2015 10:37 am

Olá Penguin, bom dia.

Não creio que os custos deste helo sejam hoje tão diferentes dos Mi-35 da FAB. Aliás, a própria FAB fez uma série de requisições para adaptar estes helos ao seu padrão de logística, o que penso, não seria diferente com uma eventual aquisição dos Mi-28.

Na verdade seria interessante saber até onde esta "nacionalização" dos Mi-35 alterou significativamente os seus custos primários, caso fosses recebidos apenas com equipamento russo. Da mesma forma os Mi-28 ou qualquer outro helo de ataque selecionado. A legislação atual praticamente impõem que qualquer sistema adquirido no exterior tenha uma base logística e tecnológica aqui. Como fazer isso, aí depende de caso a caso.

Notar que os custos de qualquer sistema moderno hoje são relativamente altos, tanto para operar como para manter. Tecnologia em geral custa caro. Ademais, com o nosso histórico de (falta de) verbas para custeio e investimento, até bala de fuzil anda saindo com um custo exorbitante.

Vide-se o que a FAB 'não fez' em relação ao armamento dos Gripen E/F.

abs.

Carpe Diem
Responder