Helicópteros de Ataque e Transporte
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Mathias
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 2 vezes
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Pois é, inventaram o Mi-35J de jabuticaba, o único do mundo que não presta entre mais de duas dezenas de operadores.
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mujica.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Bolovo escreveu:Por isso estão para comprar o Mi-35 (que não presta apenas aqui).Ilya Ehrenburg escreveu:Um exemplo de que helis leves pouco servem:
http://www.cavok.com.br/blog/helicopter ... s-afegaos/
http://www.upi.com/Business_News/Securi ... 444415338/
Meus amigos...Mathias escreveu:Pois é, inventaram o Mi-35J de jabuticaba, o único do mundo que não presta entre mais de duas dezenas de operadores.
Vocês sabem: o esquadrão POTI ama os seus vetores de paixão.
O resto é inveja de corno.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- Mathias
- Sênior
Eu imagino os caras do POTI vendo isso, devem vibrar!
“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
Mujica.
Mujica.
- Juniorbombeiro
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 68 vezes
Não é que não prestam, são máquinas fantásticas. Mas sabe como é...são...Russos aí já viu né!!!???Mathias escreveu:Pois é, inventaram o Mi-35J de jabuticaba, o único do mundo que não presta entre mais de duas dezenas de operadores.
Mas falando sério...eu sou radicalmente contra a compra e manutenção destes vetores, não que sejam ruins, longe disto, mas muito longe mesmo. O problema é que são uma coisa totalmente diferente de nossa doutrina operacional e cadeia logística. Eu aceitaria de bom grado se o resto de nossos equipamentos e nossa indústria de defesa fosse também pelo mesmo caminho, ao menos em parte. Agora, ter helicópteros europeus, americanos e russos na mesma cadeia logística é demais para minha cabecinha limitada de paisano.
Para mim...a solução mais lógica teria sido uma coisinha parecida com esse aqui, um francesinho usado na terra dos vampiros, com os recheios dos nossos amigos da casa de Davi .
Ou seja...nada que não possamos fazer aqui. De quebra...aproveita e compra o projeto daquela tranqueira sul africana que usa a mesma plataforma, atualiza e voila: temos o nosso helo de ataque puro.
Ainda da tempo...quanto as "tranqueiras russas"...vende pro Maduro, pro Evo, pro Correa, sei lá...aproveita e manda uns Iglas junto.
P.S. Como faz para diminuir o tamanho desta josta?????
- Mathias
- Sênior
Meu Deus... Trocar Mi-35 pro essa gambiarra?
Mujica.
Mujica.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Pera aí.Juniorbombeiro escreveu:Não é que não prestam, são máquinas fantásticas. Mas sabe como é...são...Russos aí já viu né!!!???Mathias escreveu:Pois é, inventaram o Mi-35J de jabuticaba, o único do mundo que não presta entre mais de duas dezenas de operadores.
Mas falando sério...eu sou radicalmente contra a compra e manutenção destes vetores, não que sejam ruins, longe disto, mas muito longe mesmo. O problema é que são uma coisa totalmente diferente de nossa doutrina operacional e cadeia logística. Eu aceitaria de bom grado se o resto de nossos equipamentos e nossa indústria de defesa fosse também pelo mesmo caminho, ao menos em parte. Agora, ter helicópteros europeus, americanos e russos na mesma cadeia logística é demais para minha cabecinha limitada de paisano.
Para mim...a solução mais lógica teria sido uma coisinha parecida com esse aqui, um francesinho usado na terra dos vampiros, com os recheios dos nossos amigos da casa de Davi .
Ou seja...nada que não possamos fazer aqui. De quebra...aproveita e compra o projeto daquela tranqueira sul africana que usa a mesma plataforma, atualiza e voila: temos o nosso helo de ataque puro.
Ainda da tempo...quanto as "tranqueiras russas"...vende pro Maduro, pro Evo, pro Correa, sei lá...aproveita e manda uns Iglas junto.
Vc me posta essas duas gambiarras de merda, praticamente protótipos, e a tranqueira é o Hind, um helicóptero provado mais de uma vez em combate, uma lenda no Afeganistão, que está fazendo a frase "allahu akbhar" ser dita num RPM nunca antes visto na Síria?
Pelo visto, a lógica foi pro espaço.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Mathias
- Sênior
está fazendo a frase "allahu akbhar" ser dita num RPM nunca antes visto na Síria?
Velocidade cinco na dança do crééééééu!
Mujica.
Mujica.
- Juniorbombeiro
- Sênior
Minha lógica é a da cadeia logística. Somos fabricantes de Super Puma/Cougar...existem três países que trabalharam em versões customizadas deste helicóptero para ataque, dois deles são nossos parceiros na área de defesa. Temos a plataforma, gastamos uma grana violenta para tê-la, e não vamos investir em melhorá-la e adaptá-la as nossas necessidades???? Tranqueira por tranqueira...gambiarra por gambiarra...o Hind também é, derivado do MI-8. Pode ter estrada já, provado em combate e tal. Continua sendo um pesadelo logístico para nós, pior ainda, trocado por porco e frango não trás nenhum ganho industrial. Você pode não concordar, mas não diga que não tem lógica. Se um dia precisarmos enfrentar os maluquinhos do turbante, a gente adapta um kit Rambo...Bolovo escreveu:Pera aí.Juniorbombeiro escreveu: Não é que não prestam, são máquinas fantásticas. Mas sabe como é...são...Russos aí já viu né!!!???
Vc me posta essas duas gambiarras de merda, praticamente protótipos, e a tranqueira é o Hind, um helicóptero provado mais de uma vez em combate, uma lenda no Afeganistão, que está fazendo a frase "allahu akbhar" ser dita num RPM nunca antes visto na Síria?
Pelo visto, a lógica foi pro espaço.
Eles nem vão perceber a diferença.
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Rambo 3 é um filme muito engraçado.Juniorbombeiro escreveu:Minha lógica é a da cadeia logística. Somos fabricantes de Super Puma/Cougar...existem três países que trabalharam em versões customizadas deste helicóptero para ataque, dois deles são nossos parceiros na área de defesa. Temos a plataforma, gastamos uma grana violenta para tê-la, e não vamos investir em melhorá-la e adaptá-la as nossas necessidades???? Tranqueira por tranqueira...gambiarra por gambiarra...o Hind também é, derivado do MI-8. Pode ter estrada já, provado em combate e tal. Continua sendo um pesadelo logístico para nós, pior ainda, trocado por porco e frango não trás nenhum ganho industrial. Você pode não concordar, mas não diga que não tem lógica. Se um dia precisarmos enfrentar os maluquinhos do turbante, a gente adapta um kit Rambo...
Olha, por sua lógica, o Cobra também é uma gambiarra porque é derivado do Huey... e obviamente isso não é verdade, certo? E os exemplos que você usou são péssimos! O IAR 330 SOCAT não passa de uma adaptação de helicóptero de transporte para um de combate. É quem nem colocar armas num Blackhawk. E vc cita o Mi-35 como pesadelo logístico! Existe pesadelo logístico maior do que o Rooivalk, um programa que se arrasta a mais de duas décadas que conseguiu a muito custo deixar apenas meia dúzia de aeronaves com capacidade operacional inicial? E aqui seria diferente? Não, muito obrigado, prefiro o Hind mesmo, junto a outros 50 países que pensam igual...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
- Juniorbombeiro
- Sênior
Depende...o que seria considerado relevante na logística???? Para mim...peças de motorização e transmissão que precisam ser trocadas periodicamente ou tem um atrito de manutenção maior. Claro que vai ter outras coisas, mas "motor e caixa" é o principal. No mais tendo fabricação local, não tem pesadelo logístico e se não for assim, também não quero. Eletrônica???? Tudo do Tio Jacob, como já fazemos a muito tempo. Eu não colocaria o Cobra na mesma categoria do MI-35, mas sim na mesma categoria do Rooivalk. O MI-35, para mim, é claramente um helo de transporte adaptado para ataque, muito bem adaptado por sinal. Basta pegar uma foto do MI-24 e comparar com uma do MI-8, até a bunda caída é igual. Por que não teve equivalente ocidental???? Sei lá!!! Questão de doutrina talvez, tanto é que a Romênia que era um país que orbitava ali por cima do muro, com equipamentos ocidentais misturados com doutrina russa, acabou desenvolvendo o seu Hind gambiarra Vampirator Tabajara.Bolovo escreveu:Rambo 3 é um filme muito engraçado.Juniorbombeiro escreveu:Minha lógica é a da cadeia logística. Somos fabricantes de Super Puma/Cougar...existem três países que trabalharam em versões customizadas deste helicóptero para ataque, dois deles são nossos parceiros na área de defesa. Temos a plataforma, gastamos uma grana violenta para tê-la, e não vamos investir em melhorá-la e adaptá-la as nossas necessidades???? Tranqueira por tranqueira...gambiarra por gambiarra...o Hind também é, derivado do MI-8. Pode ter estrada já, provado em combate e tal. Continua sendo um pesadelo logístico para nós, pior ainda, trocado por porco e frango não trás nenhum ganho industrial. Você pode não concordar, mas não diga que não tem lógica. Se um dia precisarmos enfrentar os maluquinhos do turbante, a gente adapta um kit Rambo...
Olha, por sua lógica, o Cobra também é uma gambiarra porque é derivado do Huey... e obviamente isso não é verdade, certo? E os exemplos que você usou são péssimos! O IAR 330 SOCAT não passa de uma adaptação de helicóptero de transporte para um de combate. É quem nem colocar armas num Blackhawk. E vc cita o Mi-35 como pesadelo logístico! Existe pesadelo logístico maior do que o Rooivalk, um programa que se arrasta a mais de duas décadas que conseguiu a muito custo deixar apenas meia dúzia de aeronaves com capacidade operacional inicial? E aqui seria diferente? Não, muito obrigado, prefiro o Hind mesmo, junto a outros 50 países que pensam igual...
Mas isso é apenas a minha opinião de paisano, deixa a FAB com seus Hind, pelo menos são bem rápidos para caçar "teco-teco de traficante". Vamos ver até quando eles aguentam, quando começarem a abrir o bico, da para trocar peças por porco e frango.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
Dentre os helis de ataque que o EB está analisando, eu acho que o único que não deveria vir seria o Mangusta. Ao mesmo tempo que ele apresenta baixa autonomia com combustível interno, ele possui baixa capacidade de cargas externas.Ilya Ehrenburg escreveu:Um exemplo de que helis leves pouco servem:
http://www.cavok.com.br/blog/helicopter ... s-afegaos/
O Tiger apresenta baixa capacidade de cargas externas, mas elevada autonomia com combustível interno (a maior). Idem o Cobra.
O Mil-Mi28N é o que apresenta a menor autonomia com combustível interno (a mesma do Mil Mi35). Entetanto a capacidade de cargas externas é altíssima, o que faz com que leve tanques externos junto com bastante armamento.
Mas eu duvido que venha o Tiger, pois parece-me que o EB não quer. Muitos criticaram o Roberto Lopes, mas tanto a revista Segurança e Defesa quanto a revista Força Força Aérea deram informação no mesmo sentido. Mas é claro que a Helibrás tem uma gigantesca força política.
Editado pela última vez por knigh7 em Dom Out 11, 2015 2:24 am, em um total de 1 vez.
- Mathias
- Sênior
Com o preço de um Tiger deve dar pra comprar uns três Mi-35, e o heli europeu não entrega nada a mais que o nosso conhecido jacaré.
Mujica.
Mujica.
- knigh7
- Sênior
- Agradeceu: 1974 vezes
- Agradeceram: 2502 vezes
- EDSON
- Sênior
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 335 vezes
Como? O Hind é derivado do Mi8? Helicóptero concebido para Assalto como os blindados transporte de tropas a ideia original é esta, Vai ver se na África Subsahariana tem problemas com logística nos Mi, e no Afeganistão que apesar do país e seu governo terem influência forte dos governos ocidentais compraram os Mi.Juniorbombeiro escreveu:Depende...o que seria considerado relevante na logística???? Para mim...peças de motorização e transmissão que precisam ser trocadas periodicamente ou tem um atrito de manutenção maior. Claro que vai ter outras coisas, mas "motor e caixa" é o principal. No mais tendo fabricação local, não tem pesadelo logístico e se não for assim, também não quero. Eletrônica???? Tudo do Tio Jacob, como já fazemos a muito tempo. Eu não colocaria o Cobra na mesma categoria do MI-35, mas sim na mesma categoria do Rooivalk. O MI-35, para mim, é claramente um helo de transporte adaptado para ataque, muito bem adaptado por sinal. Basta pegar uma foto do MI-24 e comparar com uma do MI-8, até a bunda caída é igual. Por que não teve equivalente ocidental???? Sei lá!!! Questão de doutrina talvez, tanto é que a Romênia que era um país que orbitava ali por cima do muro, com equipamentos ocidentais misturados com doutrina russa, acabou desenvolvendo o seu Hind gambiarra Vampirator Tabajara.Bolovo escreveu: Rambo 3 é um filme muito engraçado.
Mas isso é apenas a minha opinião de paisano, deixa a FAB com seus Hind, pelo menos são bem rápidos para caçar "teco-teco de traficante". Vamos ver até quando eles aguentam, quando começarem a abrir o bico, da para trocar peças por porco e frango.