FX: Mirage 2000! Planos de Rafale no final do leasing

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#55 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 02, 2005 9:15 pm

Minha opinião sobre os negócios que podem ser contemplados hoje na minha opinião:

1. Leasing de 12 Mirage 2000's e possível compra de Rafales no final:
Vou dividir em 2 hipóteses:

1.1. Versão Mirage 2000C:
Bom preço, desempenho razoável, tecnologia ultrapassada, armas um pouco obsoletas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e vantagens logísticas razoáveis. A FAB corre o risco de ter um belo penino nas mãos se a compra dos Rafales não se concentrizar.

1.2. Versão 2000-5F:
Ótimo preço, desempenho razoável, tecnologia moderna, armas avançadas e razoavelmente cambiáveis com as demais aeronaves e vantagens logísticas razoáveis. A FAB corre o risco de ter de enfrentar em 15 anos o mesmo problema que enfrenta hoje com sua frota de Mirage III's.

2. Leasing de JAS-39 Gripen
Preço desconhecido, bom desempenho, tecnologia moderna (principalmente no caso da versão "C"), armas avançadas e bastante cambiáveis com as demais aeronaves e boas vantagens logísticas. Como se trata de uma aeronave nova pode exercer bem suas funções por mais 25-30 anos.

3. Compra de Su-27SK
Ótimo preço, ótimo desempenho, tecnologia bastante obsoleta, armas razoáveis e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e péssimas qualidades logísticas. Serveria apenas como trampolim para uma aeronave mais moderna.

4. Negócio envolvendo aeronaves Su-27SMK
Recém revelado e cujos termos são desconhecidos até o momento e portanto dificil de se analisar até o momento. Ótimo desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e má qualidade logísticas. Poderia se manter como uma aeronave eficiente por mais 20-25 anos.

5. Compra de F-16MLU
Preço razoável, bom desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e relativamente cambiáveis com as demais aeronaves e excelentes qualidades logísticas. Poderia se manter como uma aeronave de primeira linha por mais 20-25 anos.

6. Compra de F-5 adicionais:
Ótimo preço, desempenho razoável, tecnologia razoável (necessita de upgrade) e excelentes qualidades logísticas. Chegariam por demais tarde e teriam assim uma curta vida em serviço (no máximo 15 anos).

Analisando todos esses pontos, eu ficaria com a seguinte lista de opções por ordem de preferência:

1. JAS-39C
2. F-16MLU
3. JAS-39A
3. Mirage 2000-5
4. Su-27SMK
5. Mirage 2000C
6. F-5 adicionais
7. Su-27SK

Obs.: essa lista pode ser alterada sem aviso prévio em função dos preços ofertados para um dos produtos.

Abraços




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#56 Mensagem por talharim » Seg Mai 02, 2005 9:47 pm

Ah nao Slip!

O Frankestein Gripen tem que ficar de fora da lista simplesmente porque nao tem alcance sequer para fazer um bate e volta entre Rio-Sao Paulo 8-]

Bastante lúcida a sua análise,concordo com quase tudo com exceçao do Gripen..........

Agora se formos analisar a situaçao de que independente de qual caça-tampao seja adquirido a FAB compre um caça novo até 2007 as ordens dessa lista podem mudar bastante........

Falows,




Avatar do usuário
Guilten
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 188
Registrado em: Qui Abr 29, 2004 3:51 pm
Localização: Rio de Janeiro

#57 Mensagem por Guilten » Seg Mai 02, 2005 11:17 pm

Slip Junior escreveu:4. Negócio envolvendo aeronaves Su-27SMK
Recém revelado e cujos termos são desconhecidos até o momento e portanto dificil de se analisar até o momento. Ótimo desempenho, tecnologia razoável, armas avançadas e pouco cambiáveis com as demais aeronaves e má qualidade logísticas. Poderia se manter como uma aeronave eficiente por mais 20-25 anos.


Ótimo conteúdo, Slip!!

Mas me diga, pois fiquei muito curioso: Não sou (já fui...) fã do Flanker, mas fiquei ressabiado quando você afirmou que há uma oferta de aeronaves Su-27SMK para o Brasil. Onde você obteve essa informação, até onde isso é verdade? Afinal de contas os russos não são muito confiáveis quanto a uma série de coisas.........




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#58 Mensagem por Slip Junior » Seg Mai 02, 2005 11:32 pm

Guilten, a única notícia referente à essa suposta oferta de Su-27SKM's foi postada pelo fredom no tópico FAB escolhe o Mirage 2000-5? Será? e a mesma sequer deixa clara se tal oferta é real ou apenas uma hipótese levantada pelo autor. De qualquer forma, resolvi inserir a mesma na relação de possibilidades de novas aeronaves para a FAB apenas para consideração da hipótese mas depois de reler a mensagem agora acho que realmente faltou alguma anotação do tipo "oferta até o momento puramente hipotética".

talharim escreveu:O Frankestein Gripen tem que ficar de fora da lista simplesmente porque nao tem alcance sequer para fazer um bate e volta entre Rio-Sao Paulo

Bom, se nem São Paulo nem o Rio de Janeiro mudaram de lugar, então os mais de 1000 km de alcance (em algumas configurações) do Gripen possibilitam à ele voar muito mais longe que isso. Ou melhor dizendo: mais, talharim, muito mais... :lol: :wink:

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#59 Mensagem por VICTOR » Seg Mai 02, 2005 11:42 pm

Slip Junior escreveu:Analisando todos esses pontos, eu ficaria com a seguinte lista de opções por ordem de preferência:

1. JAS-39C
2. F-16MLU
3. JAS-39A
3. Mirage 2000-5
4. Su-27SMK
5. Mirage 2000C
6. F-5 adicionais
7. Su-27SK

[082] Discretamente pró-Gripen o rapaz, não? [082]




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Carlos Mathias

#60 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 03, 2005 12:01 am

Nããããão, de jeito nenhum!




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Contato:

#61 Mensagem por nemesis » Ter Mai 03, 2005 12:04 am

Ou melhor dizendo: mais, talharim, muito mais...


:lol: :lol: :lol:




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#62 Mensagem por Lauro Melo » Ter Mai 03, 2005 10:09 am

Slip Junior escreveu:1. JAS-39C
2. F-16MLU
3. JAS-39A
3. Mirage 2000-5
4. Su-27SMK
5. Mirage 2000C
6. F-5 adicionais
7. Su-27SK
Obs.: essa lista pode ser alterada sem aviso prévio em função dos preços ofertados para um dos produtos.
Abraços


Blz Slip Jr,
Ótima suas considerações.
Em relação aos preços fica realmente difícil fazer uma relação. Vou colocar alguns exemplos, só para ver como estes preços podem variar :

1 ) F-16 AM - Holanda - Revista Tecnologia e Defesa Nº 103 -
A última proposta compreendia 28 caças e todo equipamento terrestre, a um valor aproximado de US$ 150 milhões.

2 ) F-5 Suíços - Segurança & Defesa
A Áustria tornou-se o segundo usuário a fechar contrato para a utilização dos F-5 da Força Aérea da Suíça. A Áustria arrendou 12 F-5E ex-suíços pelo prazo de quatro anos, à razão de US$14 milhões por ano. O pacote inclui apoio logístico para uma base principal e uma secundária, manutenção e treinamento.

3 ) F-5 - U. S. Navy - RFA - Última edição desta Revista
A U. S. Navy ofereceu uma proposta de 8 F-5, valor de US$ 28 milhões a venda para a FAB.

4 ) Su-27SK - Entrevista Representante Brasileiro da ROSOBORONEXPORT
http://www.defesanet.com.br/fx/tribunaru/fx.htm

" De fato oferecemos 12 aviões SU–27SK novos em cessão por um período de tempo a ser negociado, ou seja empréstimo puro e simples. A entrega seria muito rápida. Em 3 / 4 meses a FAB estaria com eles, muito bem equipada e operacionalmente atuante. "

5 ) Mirage 2000 C / 5-F -
€ 60 milhões de Euros por aluguel durante 5 anos.

6 ) 12 IAI Kfir modelo C-10 - leasing por 5 anos.
Dos estoques da Força Aérea de Israel - US$ 90 milhões - Cada avião custaria US$ 7,5 milhões. Leasing por 5 anos.
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/
Pedro Paulo Rezende
Correspondente da Jane's Defence Weekly e
repórter do Correio Braziliense


7 ) "A FAB recebeu propostas tentadoras para o arrendamento de 16 Lockheed-Martin F-16A Fighting Falcon dos Estados Unidos ­ ao custo de US$ 150 milhões;
e venda de 48 Sukhoy Su-27 SK ou 70 MiG-29A russos usados, no valor de US$ 364 milhões. Descartou todas e eram de aviões muito mais modernos e efetivos que os velhos Kfir israelenses."
http://www.defesanet.com.br/noticia/fabgappp/

Fazendo os Calculos com os Su-27 SK e Mig-29 A, por unidade :

SU-27 SK : US$ 7,5 Milhões

Mig-29 A : US$ 5,2 Milhões



Abraços,

P.S : Slip na Revista Tecnologia e Defesa nº 103 tem uma reportagem de 8 paginas sobre UAVs.
Revolução nos Céus e na Guerra.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
mauro sanches dias
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 01, 2005 12:12 pm
Localização: rio de janeiro

Re: fx

#63 Mensagem por mauro sanches dias » Dom Mai 08, 2005 5:42 pm

mauro sanches dias escreveu::arrow: ola pessoal sou novo é a primeira vez.
Estive na laad aqui no rio, pude tentar checar alguns assuntos.
O que chamou mais me chamou atenção foi uma maquete do f-5br com um missil MICA. Não entedi direito aquilo , pois na semana anterior houve a comemoração da semana da caça na BASC e apresentação do missil DERBY.
Se alguem tiver alguma coisa sobre este assunto me avise por favor.
Na LAAD o estande da MBDA estava bem concorrido :
Porém o pesoal da rússia estava lá em mesma condição com o sukhoi-27
abraços a todos.

Hoje 8/05/2005
Fiquei apreciando as passagens dos A1 e de dois F-5BR (os doi primeiros modernizados). As silhuetas mais bonitas eram sem dúvida dos A1. Os F5 reconheci-os pela pintura diferenciada aliás somente um era o BR.
Segundo uma fonte muito bem informada o caça que fara parte do FX terá que ter um alcance de radar muito mairo do que o GRIFO e do SCIPIO , mesmo os usados. Daí elimina-se muita gente .


Obrigado pelas boas vindas.
É estranho que a apresentãção tenha sido dentro da de uma base tendo uma feira na mesma semana.
Acho se eles tivessem que resolver o assunto fx teriam resolvido na semana de assinatura do contrato com a MBDA. Alguma outra coisa deve estar pegando. Na minha opinão estão querendo sentir a reação pública a estes contratos. Lamentavelmente por aqui as coisas são assim.




mauro sanches dias
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 01, 2005 12:12 pm
Localização: rio de janeiro

Re: fx

#64 Mensagem por mauro sanches dias » Dom Mai 08, 2005 6:05 pm

mauro sanches dias escreveu::arrow: ola pessoal sou novo é a primeira vez.
Estive na laad aqui no rio, pude tentar checar alguns assuntos.
O que chamou mais me chamou atenção foi uma maquete do f-5br com um missil MICA. Não entedi direito aquilo , pois na semana anterior houve a comemoração da semana da caça na BASC e apresentação do missil DERBY.
Se alguem tiver alguma coisa sobre este assunto me avise por favor.
Na LAAD o estande da MBDA estava bem concorrido :
Porém o pesoal da rússia estava lá em mesma condição com o sukhoi-27
abraços a todos.

Hoje 8/05/2005
Fiquei apreciando as passagens dos A1 e de dois F-5BR (os doi primeiros modernizados). As silhuetas mais bonitas eram sem dúvida dos A1. Os F5 reconheci-os pela pintura diferenciada aliás somente um era o BR.
Segundo uma fonte muito bem informada o caça que fara parte do FX terá que ter um alcance de radar muito mairo do que o GRIFO e do SCIPIO , mesmo os usados. Daí elimina-se muita gente .


:!: Nesta semana li uma pequena reportagem sobre os exercícios da FAB em rodovias , não em todas , há muito que tal exercício não se realizam.
Fazia parte da doutrina que as bases devem ser abadonadas rapidamente em caso de alguma emergência. O que vem a ser?




mauro sanches dias
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: Dom Mai 01, 2005 12:12 pm
Localização: rio de janeiro

Re: fx

#65 Mensagem por mauro sanches dias » Dom Mai 08, 2005 6:07 pm

mauro sanches dias escreveu:
mauro sanches dias escreveu::arrow: ola pessoal sou novo é a primeira vez.
Estive na laad aqui no rio, pude tentar checar alguns assuntos.
O que chamou mais me chamou atenção foi uma maquete do f-5br com um missil MICA. Não entedi direito aquilo , pois na semana anterior houve a comemoração da semana da caça na BASC e apresentação do missil DERBY.
Se alguem tiver alguma coisa sobre este assunto me avise por favor.
Na LAAD o estande da MBDA estava bem concorrido :
Porém o pesoal da rússia estava lá em mesma condição com o sukhoi-27
abraços a todos.

Hoje 8/05/2005
Fiquei apreciando as passagens dos A1 e de dois F-5BR (os doi primeiros modernizados). As silhuetas mais bonitas eram sem dúvida dos A1. Os F5 reconheci-os pela pintura diferenciada aliás somente um era o BR.
Segundo uma fonte muito bem informada o caça que fara parte do FX terá que ter um alcance de radar muito mairo do que o GRIFO e do SCIPIO , mesmo os usados. Daí elimina-se muita gente .


:!: Nesta semana li uma pequena reportagem sobre os exercícios da FAB em rodovias , não em todas , há muito que tal exercício não se realizam.
Fazia parte da doutrina que as bases devem ser abadonadas rapidamente em caso de alguma emergência. O que vem a ser?

:shock: Em tempo a equipagem utilizada eram C-95 Bandeirante




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#66 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mai 09, 2005 3:06 am

mauro sanches dias escreveu:Nesta semana li uma pequena reportagem sobre os exercícios da FAB em rodovias , não em todas , há muito que tal exercício não se realizam.
Fazia parte da doutrina que as bases devem ser abadonadas rapidamente em caso de alguma emergência. O que vem a ser


Seria a estratégia da dispersão de meios. Acredito que ainda faça parte das atividades da FAB. Há algum tempo li que estavam tentando uma lei (ou sei lá o quê) obrigando que cada nova estrada construída no Brasil deveria receber pontos reforçados para servir de pista de pouso, assim como deveriam fazer o mesmo em reformas de rodovias já existentes.

Em relação ao tópico: pelos últimos informes, serão Mirage 2000 C, que a FAB deve operar.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

#67 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 09, 2005 10:01 pm

Puta que pariu, tú tá de sacanagi né não? Sucatão-do-sucatão eu não aguento!!!!!!




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#68 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 09, 2005 10:17 pm

Se o Mirage-2000C, virou -5, nao vejo problemas, pq RDY + Mica é realmente uma boa combinaçao, quem sabe futuramente teremos Rafale + Meteor, mais se vier, o rafale vai demorar uns 5 a 10 anos, agora se for 2000C sem Mica, que tragam a força aerea russa toda pra ca.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Carlos Mathias

#69 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 09, 2005 10:39 pm

A próxima manchete vai ser assim: FAB compra modeníssimos sinca chambord e poderosos mísseis de última geração de 1960, foi gasta a enorme quantia de us$200mi que poderia ser usada para fazer tantas escolinhas e... Pô cara, a gente gasta o dedo aqui falando de avião e os caras me apresentam uma cagada destas...




Responder