FAB Escolhe Mirage 2000-5 ? Será ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#106 Mensagem por Lauro Melo » Sex Abr 29, 2005 11:19 am

Carlos o Russo:
Mas por estes 5 mi dá prá comprar o Su-27SKM que é muito mais avião em todos os aspectos, talvez seja até mais barato que isso

Mathias,
Será que 5 milhões por 1 ( um ) SU-27 SKM - Modernizado ?
Não seria 5 milhões 1 SU-27 SK ?
O que acontece é que até agora não apareceu nenhuma oferta ( pelo menos pública ) por estes SU-27 SK ?
Creio que esta proposta do Governo Francês tenham um grande apoio da Embraer e da Dassault.

abraços,




Editado pela última vez por Lauro Melo em Sex Abr 29, 2005 12:16 pm, em um total de 2 vezes.
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#107 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 29, 2005 11:31 am

Bom, Mathias, acho desnecessário falar muito sobre os Su-27SM's pois um argumento único é o fato que os russos possuem poucos Su-27SM's e muito (muito mesmo!) dificilmente iriam abrar mão dos poucos que dispõem.

Sobram assim apenas Su-27S's que eu considero um negócio não muito bom pois são aeronaves com péssimas qualidade em termos de SA (Situacional Awareness) e que portanto teriam que passar por um belo de um upgrade o que torna o negócio pior ainda do que os dos próprios Mirage 2000C que, pelo menos tem como qualidades, uma grande compatibilidade com a cadeia logística já existente e ,mesmo no padrão que atualmente estão, possuem qualidades muito melhores que o Su-27S nos quesitos de eletrônica embarcada e SA.

Abraços




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#108 Mensagem por Alitson » Sex Abr 29, 2005 11:37 am

Carlos Mathias escreveu:Outra coisa muito interesante, o motor do Rafale é o GE-404, aquele do Gripen. Eu achava que era um desenvolvimento da SNECMA mas na verdade é uma, digamos assim, cópia. Quer dizer que a SNECMA não tá com essa bola toda? Deve ser por isso que eles estão se unindo a Saturn, para aprender alguma coisa de motores. :P


Ha tá bom então... E o M88-3 é uma cópia do GE404...
Pelo que sei e está escrito em varios locais o primeiro prototipo utilizava o GE404, pois o M88 ainda estava em desenvolvimento. Tanto que o Gripen é oferecido com esta motorização para não sofre restrições dos americanos... RFA ano 7, número 25...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#109 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Abr 29, 2005 11:55 am

Essa coisa do M-88 eu li na T&D e eles dizem que é uma cópia, dúvidas? Favor contatar a revista!
A proposta é de Su-27SKM, está no prospecto da Sukkoi que foi levado para a LAAD, os da FAER russa não tem nada a ver. Se alguém estiver disposto a pagar eles fazem, assim como os M-2000C, só que pelo preço destes sucatões deve dar para comprar os Su-27SKM sim, o problema aí é que querem dar um agrado para a EMBRAER e aí empurram estas coisas.
Olha, o M-2000c têm o que melhor que um Su-27SK? O radar é semelhante ou pior em alcançe e só dispara SARH, assim como o Su, tela MFD se tiver é uma só=Su, não tem nada a ver com o M-III portanto logística totalmente diferente e por aí vai, fora o fato de operarmos já hoje uma infinidade de tipos diferentes e essa coisa de logística me soa meio como forcação de barra, como aquele papo de hangar pequeno. A verdade é que estão procurando uma maneira de agradar a EMBRAER em detrimento das reais necessidades do GDA e isso apesar desta já ter uma porrada de programas da FAB($$$$$$$) em suas mãos, ou seja, querem colocar todos os ovos embaixo de uma galinha só, por dívida política ou sei lá o que e olha que esta empresa já foi convidada a participar do Su-35 no finado FX, lembram?
O avião oferecido é o Su-27SKM sim. A oferta está na LAAD e inclusive quando se tenta abrir a foto do avião no defesanet não dá, se, e porque não mostra são outros quinhentos, esperemos pela próxima ASAS, a única que fala de aviação russa de maneira imparcial.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#110 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Abr 29, 2005 12:11 pm

Mathias, mostre aonde você viu que o Su 27 custa 5 milhões, você fala, fala, mas sem provas do que você esta falado é verdade você acaba perdendo credibilidade.
ps: não quero te desmerecer nem te ofender, só quero que você se baseie em dados reais para não perder credibilidade no forum.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#111 Mensagem por Alcantara » Sex Abr 29, 2005 12:11 pm

Carlos Mathias escreveu:Essa coisa do M-88 eu li na T&D e eles dizem que é uma cópia, dúvidas? Favor contatar a revista!




é isso aí, Alitson. Também li. Tecnologia & Defesa nº103, página 66:

"A partir do "A" (Rafale versão A) surgiu a versão "C" para a Força Aérea, um monoplace que voou em maio de 1991, impulsionado pela versão francesa do motor GE F404, o Snecma M-88-2, compotência unitária de 75 kN (7.650 Kg) de empuxo.




Editado pela última vez por Alcantara em Sex Abr 29, 2005 11:35 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#112 Mensagem por Slip Junior » Sex Abr 29, 2005 12:17 pm

Carlos Mathias escreveu:Essa coisa do M-88 eu li na T&D e eles dizem que é uma cópia, dúvidas? Favor contatar a revista!

Mas está errado mesmo. São dois motores bastante diferentes. O que o Alitson escreveu está absolutamente certo.

A proposta é de Su-27SKM, está no prospecto da Sukkoi que foi levado para a LAAD, os da FAER russa não tem nada a ver. Se alguém estiver disposto a pagar eles fazem, assim como os M-2000C, só que pelo preço destes sucatões deve dar para comprar os Su-27SKM sim, o problema aí é que querem dar um agrado para a EMBRAER e aí empurram estas coisas.

Bom então eu queria saber onde é que eles tem esses Su-27SMK's para pronta-entrega como tem sido publicitado.

Olha, o M-2000c têm o que melhor que um Su-27SK?

Aviônica mais moderna e instrumentos mais amigáveis para "operação". Lembre-se que o Su-27S é um da época soviética quando os russos ainda não pensavam muito em exportação e projetavam suas aeronaves para operarem dentro de uma complexo rede de GCI. Eu tenho um livro da Jane's sobre o MiG-29 Fulcrum que mostra muito bem isso.

O avião oferecido é o Su-27SKM sim. A oferta está na LAAD e inclusive quando se tenta abrir a foto do avião no defesanet não dá, se, e porque não mostra são outros quinhentos,

Também já havia percebido isso. Tem um erro no link. Para abrir clique no endereço abaixo:
http://www.defesanet.com.br/laad2005/im ... 6_0004.jpg

esperemos pela próxima ASAS, a única que fala de aviação russa de maneira imparcial.

Tão imparcial quanto a RFA em relação aos franceses... :wink:

Abraços




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#113 Mensagem por Alitson » Sex Abr 29, 2005 12:34 pm

Tem furo nesta matéria... Não tem nada a ver o que eles colocaram...
Se fosse assim o Rafale dependeria de aprovação do americanos para venda e não estaria sendo oferecido por exemplo para a India, que também usou o 404 no LCA durante o inicio do projeto...
Tem furo nisto e dos grandes, os franceses desenvolveram o M53 que um excelente motor e são auto sulficientes em motores civis, militares e de helicopteros, pra que eles iriam precisar do GE404 e depender da compra de 40% dos componentes dos americanos, como eles sempre exigem...
E pra ele seria oferecido no Gripen... Para, isso é pura marmelada de um &**¨%¨& que não soube traduzir os textos em inglês...
Para né!!!!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

#114 Mensagem por helio » Sex Abr 29, 2005 12:38 pm

Carlos
voce escreveu
esperemos pela próxima ASAS, a única que fala de aviação russa de maneira imparcial.

meu comentário
Eu acho que a Asas fala até demais sobre a aviação russa, e a RFA somente sobre a aviação francesa.


Hélio




Avatar do usuário
fredom
Sênior
Sênior
Mensagens: 777
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 8:41 pm
Localização: Brasilia

#115 Mensagem por fredom » Sex Abr 29, 2005 2:50 pm

fonte: http://www.defesanet.com.br

Após o anúncio do cancelamento do Programa F-X pela FAB, em Fevereiro desse ano, e a intenção de comprar um avião usado para substituir os Mirage III, que deverão ser desativados, em 31 de Dezembro de 2005, surgiu o Programa F-XB.

Os requisitos desse programa são: um caça com um bom radar e a capacidade de disparar um míssil ar-ar com capacidade BVR.

Praticamente todos os fabricantes de aviões e mísseis que podem competir nesse fase estão presentes na LAAD2005. A Sukhoi trouxe o Su-27 SKM ( modernizado) e as outras empresas a linha de mísseis russos. O Su-27 SKM pode ser um avião novo novo um reformado da Força Aérea Russa.
A Lockheed Martin apresenta o F16 no seu stand e a Raytheon no stand ao lado, os mísseis AIM-9 Sidewinder e o AIM-120 AMRAAM. Os holandeses apresentam, em um grande painel, fotos dos F16 ,em vôo, que estão sendo oferecidos ao Brasil.

Para reforçar as ofertas o embaixador americano visitou a LAAD 2005, na tarde de 27 Abril, e manteve uma reunião com o Brigadeiro Bueno, na sala do Comando da Aeronáutica. Contatado por Defesanet afirmou que foi uma agradável conversa, pois são vizinhos em Brasília
Declinou de comentar detalhes da oferta dos F-16 e disse que só estava prestigiando as empresas americanas presentes. Visitou todos os stands de empresas americanas presentes a LAAD 2005..

A Dassault apresenta maquetes dos Mirage 2000BR e Rafale. Uma posição em low-profile. Um anúncio no dia da abertura indica que há uma proposta do governo francês de Mirage 2000-5, para a FAB.

A Gripen International montou o maior stand, que inclui um simulador de vôo. Na tarde de quarta-feira tornou pública a oferta de leasing de aviões novos, e que poderá também, ser de aviões usados. A proposta de leasing também inclui offsets ( contrapartidas comerciais).





Jose Matos
Avançado
Avançado
Mensagens: 439
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:17 am
Localização: Estarreja - Portugal
Contato:

#116 Mensagem por Jose Matos » Sex Abr 29, 2005 5:54 pm

Olá pessoal

Mais alguns comentários. O tema está interessante, mas continuo a achar que estamos a fazer uma grande discussão em torno de cenários especulativos, pois não sabemos ao certo os contornos da proposta francesa.

Mas já agora parece-me um pouco despropositado meter o Mirage 2000 em comparação com o SU-27. São aviões de campeonatos diferentes.

O SU-27 é superior ao Mirage 2000 em praticamente todos os aspectos, embora o Mirage 2000-5 tenha obviamente aviónicos muito melhores que o SU-27SK e consequente SA, o facto é que versões modernizadas (SU-27SM) compensam também essa diferença. Portanto, o SU-27SK em comparação com o Mirage 2000C vence praticamente em todos os cenários (o radar é melhor que o RDI), e o SU-27SM em relação ao Mirage 2000-5 também tem fortes vantagens. Mesmo em SA não fica atrás do Mirage.

Também não me parece viável que os russos ofereçam o SU-27SM, pois possuem poucos é o melhor que eles têm. Só se fizeram novas conversões em SU-27s mais antigos. Agora percebo que isso esteja na publicidade. É uma forma de aliciar o cliente.

O rival russo mais directo do Mirage 2000 é o Mig-29 e não o SU-27. E é com esse que deve ser comparado.

Em relação aos Mirage 2000 oferecidos se forem realmente os 2000-5F óptimo, se for o 2000C com o radar RDI, a modernização ao padrão BR seria importante. Mas essa modernização implicaria obviamente um custo acrescido (difícil de calcular, pois não tenho dados para isso) e transformações significativas no aparelho, pois o BR é no fundo um 2005-5 Mk2, que está a anos-luz do 2000C. Mas valeria a pena essa modernização numa célula já usada? É que no fundo seriam BRs em 2ª mão. Compensaria a modernização em função do tempo de uso?

Não tenho obviamente nenhum preconceito em relação aos aviões russos e considero que o SU-35 é dos caças mais avançados do mundo.

Mas sobre a revista ASAS a imparcialidade deles em relação aviões russos não é nenhuma.

Estimo muito o pessoal que lá trabalha, mas convém lembrar que em pleno concurso do F-X foi a única revista que produziu um livro sobre o SU-35. Ora se a revista fosse imparcial tinha feito o mesmo em relação aos outros aviões no F-X. Mas só fez para o SU-35. Ora foi uma tentativa clara de influenciar opiniões a favor do SU-35.

Mas acho que qualquer leitor atento percebe isso e não leva a mal. A revista mesmo assim é do melhor que se produz no Brasil.

Um abraço





Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#117 Mensagem por Alitson » Sex Abr 29, 2005 6:36 pm

Quando eu pensei que estariamos discutindo os motores do Rafale, avionicos franceses, voltamos a discutir o Su-27!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Acho que está na hora de abrirmos o fórum Su-27 Brasil, assim os viciados nele teriam onde postar suas mensagens com o mesmo conteudo de sempre...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#118 Mensagem por VICTOR » Sex Abr 29, 2005 11:38 pm

Alitson escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Outra coisa muito interesante, o motor do Rafale é o GE-404, aquele do Gripen. Eu achava que era um desenvolvimento da SNECMA mas na verdade é uma, digamos assim, cópia. Quer dizer que a SNECMA não tá com essa bola toda? Deve ser por isso que eles estão se unindo a Saturn, para aprender alguma coisa de motores. :P


Ha tá bom então... E o M88-3 é uma cópia do GE404...
Pelo que sei e está escrito em varios locais o primeiro prototipo utilizava o GE404, pois o M88 ainda estava em desenvolvimento. Tanto que o Gripen é oferecido com esta motorização para não sofre restrições dos americanos... RFA ano 7, número 25...

Para esclarecer: o engano do Carlos Mathias se deve ao fato de que o demonstrador Rafale-A, da década de 80, usou o F-404 porque o M-88 não estava pronto. O Rafale-A era só um protótipo, era inclusive menor que as versões de série Rafale B, C e M.

São motores muito diferentes.

* Dassault began work on a "Rafale A" technology demonstrator effort in March 1984, with the machine rolled out on 14 December 1985. It was a sleek, single-seat, canard delta machine, fitted with two General Electric F404-GE-400 afterburning turbofans as used by the US F-18 Hornet, since the SNECMA M88 was not ready at that time.

In May 1990, the Rafale A was refitted with one SNECMA M88 afterburning turbofan, intended for production Rafales, replacing the left-side GE F404. The Rafale A was finally retired in 1994, with prototypes for operational Rafales taking its place in the flight test program.


http://www.faqs.org/docs/air/avrafa.html




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#119 Mensagem por Alitson » Sáb Abr 30, 2005 12:47 am

VICTOR escreveu:
Alitson escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Outra coisa muito interesante, o motor do Rafale é o GE-404, aquele do Gripen. Eu achava que era um desenvolvimento da SNECMA mas na verdade é uma, digamos assim, cópia. Quer dizer que a SNECMA não tá com essa bola toda? Deve ser por isso que eles estão se unindo a Saturn, para aprender alguma coisa de motores. :P


Ha tá bom então... E o M88-3 é uma cópia do GE404...
Pelo que sei e está escrito em varios locais o primeiro prototipo utilizava o GE404, pois o M88 ainda estava em desenvolvimento. Tanto que o Gripen é oferecido com esta motorização para não sofre restrições dos americanos... RFA ano 7, número 25...

Para esclarecer: o engano do Carlos Mathias se deve ao fato de que o demonstrador Rafale-A, da década de 80, usou o F-404 porque o M-88 não estava pronto. O Rafale-A era só um protótipo, era inclusive menor que as versões de série Rafale B, C e M.

São motores muito diferentes.

* Dassault began work on a "Rafale A" technology demonstrator effort in March 1984, with the machine rolled out on 14 December 1985. It was a sleek, single-seat, canard delta machine, fitted with two General Electric F404-GE-400 afterburning turbofans as used by the US F-18 Hornet, since the SNECMA M88 was not ready at that time.

In May 1990, the Rafale A was refitted with one SNECMA M88 afterburning turbofan, intended for production Rafales, replacing the left-side GE F404. The Rafale A was finally retired in 1994, with prototypes for operational Rafales taking its place in the flight test program.


http://www.faqs.org/docs/air/avrafa.html


Simplesmente perfeito!!!!!!!!!!!!!!!!

Alguém manda um e-mail pro editor da matéria para ver se ele corrige o "pequeno" erro!!!!!!!!!!!!!!!HEHEHHEHEHEH




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Carlos Mathias

#120 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 30, 2005 11:34 am

Alitson, você tem alguma coisa pessoal contra mim? Se você está incomodado com o rumo da conversa faça o que voçê sugeriu e abra outro tópico você, isto aqui é um lugar democrático pelo que me consta, agora, ficar como sempre criticando a discussão dos outros fica parecendo coisa de criancinha cara, só se pode conversar o que te apetece?Acredito que não.

O preço deste Su eu li há muito tempo atráz e como sempre digo, não vou procurar e podem me chamar de mentiroso por isso. De onde a Rússia ou a Knaapo tiraria estes aviões, que convenhamos 12 não é nenhuma frota, eu não sei, mas eles tem uma porrada estocados e com poucas horas voadas. Durante o FX esta proposta foi feita para o caça tampão.

Se for o M-2000 também terão que ser retrofitados para um padrão mais moderno, já que o "C" é um retrocesso unânime, então também levaria tempo e gastaria-se dinheiro, já o Su-27SKM seria entregue pronto e operacional, armado com as mais modernas armas.

Sobre o M-88 falei o que li, críticas por favor, dirijam-se a revista.

Imparcialidade é muito difícil e aliás eu nunca disse que a ASAS era imparcial, apenas que ela escreve sobre caças russos e outros também, agora as RFA da vida só falam de Gripen(falava) e Mirage e só.




Responder