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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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César
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#166 Mensagem por César » Sáb Mar 27, 2004 12:29 am

ALELUIA!!!!



Relatório final do F-X vai à Presidência

Virginia Silveira



26 de Março de 2004 - A comissão especial que auxiliará o Conselho de Defesa Nacional (CDN) na decisão sobre os novos caças supersônicos da Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu o relatório final de avaliação das propostas dos cinco consórcios que participam do processo F-X. O relatório foi entregue ontem ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), que se encarregará, junto com integrantes do CDN, de definir uma data de consenso entre seus membros para a reunião onde será anunciado o vencedor.

A comissão especial foi criada pelo Ministério da Defesa com o objetivo de familiarizar o conteúdo do relatório técnico da FAB para os membros do CDN, principalmente em relação às características dos aviões e os offsets (contrapartidas comerciais, industriais e tecnológicas) oferecidos pelas empresas concorrentes. O F-X prevê a compra de 12 a 24 caças, a um custo de US$ 700 milhões.

O contrato é disputado pelo Consórcio Mirage 2000 BR, liderado pela Embraer, que oferece o caça Mirage; a anglo-sueca Gripen International, com o modelo Gripen; a Lockheed Martin com o caça americano F-16 e as russas Rosoboronexport, associada à brasileira Avibrás com o modelo Sukhoi-35 e a Rac Mig, com o modelo Mig 29. A Gripen, Lockheed e a Rac Mig firmaram uma parceria com a Varig Engenharia e Manutenção (VEM).

Na próxima terça-feira, o movimento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira no projeto F-X entregará ao presidente Lula e aos membros do CDN, uma carta pedindo que a compra dos aviões privilegie as empresas que estejam consorciadas com indústrias brasileiras, neste caso a Embraer e a Avibrás. O presidente da Frente, deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP), disse que o movimento defende uma solução que possa unir as duas empresas no processo.

"A Embraer ficaria responsável pela tecnologia dos aviões e a Avibrás com os armamentos". O esquema de envolvimento das empresas, segundo Ortiz, será decidido de forma política, mas a escolha do avião deverá se basear na avaliação técnica da FAB. O objetivo da Frente, composta por 350 parlamentares, segundo Ortiz, é preservar a indústria aeroespacial brasileira e garantir a soberania nacional no projeto. "A transferência de tecnologia é um fator de relevância, por isso devemos envolver diretamente no processo empresas do Brasil para co-produção sob licença". A previsão do Ministério da Defesa é que o resultado do processo F-X seja anunciado no começo de abril, mas isso vai depender dos acertos entre as agendas dos integrantes do CDN. Ontem o presidente da Embraer, Maurício Botelho, se reuniu com o presidente Lula em Brasília.


Abraço a todos

César[/b]




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#167 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Sáb Mar 27, 2004 3:42 pm

E tem data para acabarem de ves com o final da novela passaros feridos ou F-X ??????




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#168 Mensagem por César » Sáb Mar 27, 2004 7:25 pm

Rodrigo Cadoni escreveu:E tem data para acabarem de ves com o final da novela passaros feridos ou F-X ??????


Acho que ainda não..... Mas não deve passar do começo de Abril(assim espero!).

Abraço a todos

César




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#169 Mensagem por VICTOR » Dom Mar 28, 2004 9:46 am

MINHA SANTA MÃE! :shock: Eu não acredito!

Folha de S. Paulo
DEFESA
Suecos e franceses têm chance menor na disputa para vender caças ao Brasil; Embraer perdeu pontos na etapa final

Russos devem vencer licitação F-X da FAB
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A concorrência para a venda de caças à FAB (Força Aérea Brasileira) chegou ao seu ponto final com a Embraer, franca favorita no princípio da disputa, perdendo pontos preciosos. O próximo avião da FAB será mais provavelmente o russo Sukhoi Su-35. O sueco Gripen também tem boas chances, embora ainda não esteja 100% descartado o francês Mirage-2000BR, oferecido pela Dassault e pela Embraer.

Chegou ao Planalto, na quinta passada, o relatório da comissão que estudou o caso da venda dos caças, um negócio de US$ 700 milhões que prevê o fornecimento de 12 aparelhos para substituir os atuais Mirage IIIEBR, que estão caducando no fim deste ano. A comissão, formada por 13 membros de ministérios e do Legislativo, analisou um dos itens do relatório confeccionado pela FAB sobre os aviões concorrentes: as compensações diretas e indiretas oferecidas pelos consórcios, o chamado offset. Foi aí que a Dassault/Embraer perdeu fôlego por oferecer as compensações quase integralmente do próprio consórcio, abrindo pouca margem para a integração de outras tecnologias ou para abertura de mercado.

As propostas russa e sueca são mais tentadoras. Por exemplo: a Rosoboronexport, agência de promoção de materiais de defesa que se associou à brasileira Avibrás para oferecer o Sukhoi, se compromete com a compra de até US$ 3 bilhões em produtos brasileiros -além de transferir tecnologia sensível em várias áreas.

O relatório não é terminativo, apenas indicativo, assim como o da FAB -que analisou, além dos offsets, a capacidade operacional do aparelho, a logística, o suporte pós-venda e aspectos estratégicos.

O que torna o Sukhoi favorito, segundo a Folha apurou, é uma conjunção de fatores. O Ministério da Defesa é favorável aos russos, em especial porque a transferência tecnológica em outras áreas inclui a espacial -o governo tornou prioridade a retomada da construção de lançadores de satélite após a tragédia de Alcântara, quando 21 técnicos morreram na explosão do foguete VLS no ano passado. A Defesa já tem um acordo assinado com a Rússia para o intercâmbio nesse setor. A compra do Sukhoi é uma seqüência lógica ao quadro, embora o ministro José Viegas negue que haja tal relação. Além disso, ao tornar-se parceiro da Rússia, o Brasil abriria mais possibilidades de negócios com o país -o que é uma das prioridades da política externa de Lula.

Mas há diversos poréns. Apesar de o Su-35 ser considerado pela própria FAB um aparelho superior aos concorrentes, há uma preferência velada na Força pelo Gripen e pelo Mirage. Há desconfiança em relação ao material russo, usado em uma escala pequena no Brasil, e dúvidas sobre os custos de manutenção e operação. O Gripen desponta com uma boa proposta comercial e um avião moderno, embora com possibilidades de desenvolvimento futuro duvidosas e características pouco adequadas ao tamanho do Brasil. Nos bastidores, sua proposta de offset, envolvendo empresas suecas, é vista com simpatia por setores ligados ao comércio exterior do governo. Há também o fator Embraer. Ninguém duvida que a empresa, maior fabricante de aviões do país, vá participar de alguma forma do processo de integração da nova aeronave -ou seja, da adaptação dela a padrões e características de missões da FAB.

A licitação, chamada F-X, sempre foi vista nos meios militares como uma forma de trazer a melhor parceria para a Embraer. Algo semelhante ocorreu na modernização dos caças F-5 da FAB, agora em curso. Só que a Embraer se associou para oferecer um produto, o Mirage-2000BR, com os mesmos sócios que haviam comprado 20% de seu controle. Isso fechou as portas para outras parcerias, que eram desejadas pela FAB. Por outro lado, a associação garantiu uma proposta comercialmente sólida com um parceiro tradicional. Além disso, a Embraer é considerada pelos militares uma cria sua -a empresa foi fundada pela Aeronáutica e privatizada em 1994.

Recentes declarações de Viegas, ainda que negadas depois, indicaram que a Embraer irá acabar participando do projeto. O ""como" é uma incógnita nesse momento, o que leva alguns dos concorrentes a acreditar que a regra do jogo ajuda a Embraer. A comissão que analisou o relatório da FAB descartou o aspecto de criação de empregos por completo. Diferentemente do que a Embraer e a Avibrás propagandeiam, pouquíssimos postos de trabalho serão ganhos.
Ficaram fora da disputa, pelo relatório da comissão, o norte-americano F-16 (Lockheed-Martin) e o russo MiG-29 (RAC). A decisão agora está na mesa de Lula. Deverá ser tomada até abril, e anunciada em reunião do Conselho de Defesa Nacional, formado por vários ministros.

(IGOR GIELOW E RAYMUNDO COSTA)




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#170 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 28, 2004 12:26 pm

Gente essa comissão é séria! :shock: Em se tratando de Brasil eu estou surpreso! Mas contente. Se essa matéria for verdade... =D> \:D/




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#171 Mensagem por Slip Junior » Dom Mar 28, 2004 12:27 pm

A "descrença" é devido ao fato de alguma coisa escrita no texto ou pelo fato do mesmo ter sido publicado na Folha de São Paulo?

Abraços




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#172 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 28, 2004 12:31 pm

É comigo? A minha descrença é devido ao fato que eu sempre pensei que essa comissão iria beneficiar a Embraer. Nunca imaginei que os caras fossem ser corretos e analisar os dois caças que realmente são boas opções para a FAB.




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#173 Mensagem por Spetsnaz » Dom Mar 28, 2004 12:55 pm

Caraca eim to surpreso! SHOW




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#174 Mensagem por Slip Junior » Dom Mar 28, 2004 1:08 pm

Vinicius Pimenta escreveu:É comigo? A minha descrença é devido ao fato que eu sempre pensei que essa comissão iria beneficiar a Embraer. Nunca imaginei que os caras fossem ser corretos e analisar os dois caças que realmente são boas opções para a FAB.

Não, cara... Era com o Victor.

Abraços




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#175 Mensagem por César » Dom Mar 28, 2004 1:14 pm

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

CARAMBA!!!!! Não dá pra acreditar!

Bem, me deixa feliz que, caso essa notícia seja realmente verdadeira, essa tal comissão não se deixou levar pelas propagandas das empresas.

Agoras, como é que conseguiram acesso ao ultra-super-mega secreto relatório do FX? Sei não....

E, espero ainda que o relatório da FAB seja levado mais em conta que o dessa comissão(que, se chegou a essa conclusão, deve ter feito um bom trabalho em não cair nas histórias da carochinha criadas pela Embraer).

Pasmo...

César




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#176 Mensagem por LEO » Dom Mar 28, 2004 2:57 pm

É uma boa notícia, mas resta saber se não é mais uma, das tantas outras noticias do tipo já publicadas na imprensa.


Agoras, como é que conseguiram acesso ao ultra-super-mega secreto relatório do FX? Sei não...


Bem, pode ser que o jornal não tenha tido acesso ao relatório em si, mas talvez a comentários de um dos membros da comissão ou qualquer coisa parecida.


Dá-lhe Flanker!!!



Abraços




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#177 Mensagem por Slip Junior » Dom Mar 28, 2004 3:39 pm

Em momento algum, li no texto algo que afirmasse que o reporter tenha tido qualquer tipo de acesso ao documento. Acho que o texto vai redigido com base em declarações anteriores do ministro Viegas e também de artigos divulgados na mídia.

Como pode ser lido no artigo: "O que torna o Sukhoi favorito, segundo a Folha apurou, é uma conjunção de fatores."

Abraços




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#178 Mensagem por Cabral » Dom Mar 28, 2004 4:08 pm

Post deletado :oops:




Editado pela última vez por Cabral em Dom Mar 28, 2004 5:00 pm, em um total de 1 vez.
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#179 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 28, 2004 4:17 pm

Fala Cabral,

Não entendi porque você repetiu uma notícia colocada exatas 9 mensagens acima.




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....

#180 Mensagem por Super Flanker » Dom Mar 28, 2004 4:51 pm

Putz, caraca...
Não acredito, até que enfim o Brasil poderá ter um caça qualificado.

Flanker!!!!!!!
Flanker!!!!!!!!
:D :D :D :D :o :o :o




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