Mães da Praça de Maio fazem sua última marcha da resistência

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Arthur
Sênior
Sênior

#46 Mensagem por Arthur » Seg Jan 30, 2006 3:35 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O que eu vou ganhar sabendo que o General Fulano mandou matar o Camarada Ciclano ou que o Camarada Beltrano fez um atentado para matar o Cabo Astolfo?

A bolsa vai subir? O dólar vai cair? O risco Brasil vai cair? O Brasil vai ficar rico? Seremos primeiro mundo? Os 30 milhões de miseráveis deixarão de ser? As Forças Armadas serão equipadas com F-22, T-90 e Type 45? A gente vai ganhar a Copa do Mundo?

A resposta disso tudo é NÃO. Não vai mudar em nada! Nós temos muitos problemas maiores do que nos preocuparmos com o que aconteceu e o que deixou de acontecer num período que já acabou tem mais de 20 anos! Vamos olhar pro futuro. O mais importante é saber que não volta mais. Ficar remexendo nisso eternamente só vai nos fazer continuar na mesma. Temos problemas mais sérios do que caçar as bruxas.

Caro Vinicius,

Todos nós aqui somos (de forma diferentes) entusistas de assuntos militares. Todos nós também gostaríamos de ver as forças armadas de nossos países (no nosso caso, brasileiras) bem equipadas, preparadas, prestigiadas, etc.

No entanto, nós somos minoria. Grande parte da sociedade brasileira está pouco se lixando para as Forças Armadas. Em especial, nossa elite política e intelectual têm grande aversão as FAs como um todo. Isso se deve, em especial, ao fato de as nossas FAs ainda carregarem a imagem da instituição que governou o país ditatorialmente por duas décadas. As forças armadas são vistas como uma corporação que ainda cultiva ideais anti-comunistas e ditatoriais.

Uma comissão como a proposta pelo Rui seria a melhor maneira de mudar essa situação. Seria uma maneira de as FAs se mostrarem para a sociedade de cara nova, como uma instituição mais democrática e menos taciturna. Uma maneira da FAs ganharem legitimidade política para pleitearem (e receberem) as verbas necessárias para o cumprimento de suas missões constitucionais.

Além da justiça em si que seria feita através da comissão, ela também seria a promotora de uma reinserção das FAs na vida nacional.

Arthur

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#47 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 30, 2006 3:41 pm

Arthur escreveu:Caro Vinicius,

Todos nós aqui somos (de forma diferentes) entusistas de assuntos militares. Todos nós também gostaríamos de ver as forças armadas de nossos países (no nosso caso, brasileiras) bem equipadas, preparadas, prestigiadas, etc.

No entanto, nós somos minoria. Grande parte da sociedade brasileira está pouco se lixando para as Forças Armadas. Em especial, nossa elite política e intelectual têm grande aversão as FAs como um todo. Isso se deve, em especial, ao fato de as nossas FAs ainda carregarem a imagem da instituição que governou o país ditatorialmente por duas décadas. As forças armadas são vistas como uma corporação que ainda cultiva ideais anti-comunistas e ditatoriais.

Uma comissão como a proposta pelo Rui seria a melhor maneira de mudar essa situação. Seria uma maneira de as FAs se mostrarem para a sociedade de cara nova, como uma instituição mais democrática e menos taciturna. Uma maneira da FAs ganharem legitimidade política para pleitearem (e receberem) as verbas necessárias para o cumprimento de suas missões constitucionais.

Além da justiça em si que seria feita através da comissão, ela também seria a promotora de uma reinserção das FAs na vida nacional.

Arthur

Eu discordo. Já disse meus motivos. Acho que basta estudar para saber qual é a importância de se ter Forças Armadas.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#48 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 30, 2006 3:46 pm

Em todas as pesquisas de opinião que vi nos últimos tempos, as Forças Armadas sempre estão entre as instituições em que o povo mais confia. Ao contrário da classe política, que sempre se situa entre as com menor credibilidade perante a população. Se existe algum preconceito em relação aos militares, ele vem principalmente de pessoas que ainda vivem com a mentalidade do mundo bipolar, e que acham que os militares são os mesmos, ideologicamente e fisicamente, os de 64-85. O meio militar sempre será diferente do civil, não vai ser nenhuma campanha a la Duda Mendonça que transformará os militares em mestres de relações públicas. Eles fracassaram redondamente na guerra de informação, pois todos os lados usaram a violência, mas só a dos militares é condenada. O que interessa hoje, aos militares, é que estejam adestrados, equipados e preparados para o cumprimento das missões que a legislação brasileira impõe. Falar no passado, morte, prisão, exílio, nunca trouxe nada ao Brasil, só aos que estão se locupletando, de forma unilateral, com indenizações milionárias, e que nunca fizeram nada pelo Brasil, só pela idelologia deles.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
lelobh
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 14 vezes

#49 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 4:37 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O que eu vou ganhar sabendo que o General Fulano mandou matar o Camarada Ciclano ou que o Camarada Beltrano fez um atentado para matar o Cabo Astolfo?

A bolsa vai subir? O dólar vai cair? O risco Brasil vai cair? O Brasil vai ficar rico? Seremos primeiro mundo? Os 30 milhões de miseráveis deixarão de ser? As Forças Armadas serão equipadas com F-22, T-90 e Type 45? A gente vai ganhar a Copa do Mundo?

A resposta disso tudo é NÃO. Não vai mudar em nada! Nós temos muitos problemas maiores do que nos preocuparmos com o que aconteceu e o que deixou de acontecer num período que já acabou tem mais de 20 anos! Vamos olhar pro futuro. O mais importante é saber que não volta mais. Ficar remexendo nisso eternamente só vai nos fazer continuar na mesma. Temos problemas mais sérios do que caçar as bruxas.

Irá diminuir em muito uma sensação de impunidade que paira no ar. Irá diminuir o revanchismo. Irá por diminuir a sensação que aqui no Brasil é terra de ninguém.

Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
mpina41
Avançado
Avançado
Agradeceram: 1 vez

#50 Mensagem por mpina41 » Seg Jan 30, 2006 4:44 pm

Caro Vinicius, esteja ou não de acordo, o passado serve para corrigirmos os erros cometidos.

Fiquei surpreendido, ao ler a sua opinião em que o passado já não importa...
Considero-o uma pessoa muito calma e culta e isso surpreendeu-me, independente do que defende sobre este tópico.

Imagem_______________________________________
Quem olha para o seu passado e não descobre nada que se arrependa de ter feito...
Pode estar certo...
Que, em nada evoluiu!
lelobh
Sênior
Sênior

#51 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 4:45 pm

Einsamkeit escreveu:ou seria os fantasmas dos comunistas vide dirceu, genoino e camarilha que nos encomodam e fazem merda ate hoje?

Num pais serio, um terrorista reconhecido nao teria lugar no governo como essa camarilha instalada pelo Pt, parece que de trabalhadores nao tem nada, ta mais para partido de massa de manobra pra meia duzia de terroristas, espero que os verdadeiros militantes do pt vejam que sao seus lideres e dirigentes e deem conta deles

Todos os partidos usam seus filiados, menos importantes, como massa de manobra. Se vc é filiado a algum partido vc saberá que todos são assim.

Em um país sério os lideres do golpe militar e demais estariam em uma prisão.

Editado pela última vez por lelobh em Seg Jan 30, 2006 4:53 pm, em um total de 1 vez.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
lelobh
Sênior
Sênior

#52 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 4:50 pm

rodrigo escreveu:
Mas a avaliar por este Fórum, parece que esse assunto ainda está bem vivo por aí.

Não param, de falar nisso, e mais no Fidel e no Chavez, etc.
Rui, os assuntos dos governos militares na AL são passado há muito tempo. Só podem ser discutidos como história. Já Fidel e Chavez são atualidades.

Para muitos não é só história.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#53 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 30, 2006 5:08 pm

lelobh escreveu:Irá diminuir em muito uma sensação de impunidade que paira no ar. Irá diminuir o revanchismo. Irá por diminuir a sensação que aqui no Brasil é terra de ninguém.

Sensação de impunidade? Para mim sensação de impunidade é saber que aquela "mãe" que jogou o bebe na Lagoa pode de alguma forma escapar. Sensação de impunidade é saber que os mandantes do assassinato dos fiscais do trabalho em Minas(?) que completou 2 anos nesse final de semana respondem em liberdade e um deles foi eleito prefeito de uma cidade! Sensação de impunidade é ver essa pizza toda no Congresso que estamos vendo. Isso é sensação de impunidade. Isso é o que faz o Brasil terra de ninguém. Além do mais, já se vão mais de 20 anos, pelas leis brasileiras os crimes já prescreveram. Sendo assim, tudo não iria passar de uma caça às bruxas.

----------

mpina41 escreveu:Caro Vinicius, esteja ou não de acordo, o passado serve para corrigirmos os erros cometidos.

Fiquei surpreendido, ao ler a sua opinião em que o passado já não importa...
Considero-o uma pessoa muito calma e culta e isso surpreendeu-me, independente do que defende sobre este tópico.

Saber do passado serve para nós não cometermos os mesmos erros. O passado importa mas caçar as bruxas agora é simplesmente sacodir a poeira de uma parte turbulenta da história brasileira que não vai ajudar em nada a melhorar o presente e o futuro.

--------------

lelobh escreveu:Em um país sério os lideres do golpe militar e demais estariam em uma prisão.

Espero que "os demais" se refira aos guerrilheiros, terroristas, assassinos, seqüestradores e assaltantes de bancos que hoje estão no poder.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#54 Mensagem por rodrigo » Seg Jan 30, 2006 5:12 pm

Só se for em uma prisão espírita...

Espero que "os demais" se refira aos guerrilheiros, terroristas, assassinos, seqüestradores e assaltantes de bancos que hoje estão no poder.
Esses, em um país sério, teriam sido mortos.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
lelobh
Sênior
Sênior

#55 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 5:13 pm

não sei se esse tipo de crime prescreve.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#56 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 30, 2006 5:39 pm

rodrigo escreveu:

Concordo. Mas como ele se referia a prisões...

Vinicius Pimenta

lelobh
Sênior
Sênior

#57 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 5:58 pm

rodrigo escreveu:
Só se for em uma prisão espírita...

Teriam morrido na prisão.

Claro iriam matar as pessoas... Fuzilamento?
:roll:

lelobh
Sênior
Sênior

#58 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 6:01 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
rodrigo escreveu:

Concordo. Mas como ele se referia a prisões...

Isso mesmo... Fuzilamento! :roll:

Putz!

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#59 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Jan 30, 2006 6:02 pm

A la Che e Fidel...

Vinicius Pimenta

lelobh
Sênior
Sênior

#60 Mensagem por lelobh » Seg Jan 30, 2006 6:05 pm

Sou contra, mas como dizem "cada cabeça uma sentença". Sou contra se matar por qualquer que seja o motivo.

Responder