Boas notícias para a FAP
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- zawevo
- Intermediário
- Mensagens: 138
- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 3:49 pm
- Localização: Queijas - Portugal
Boas notícias para a FAP
DN 21JAN2006
Portugal assina no próximo dia 17 de Fevereiro o contrato de compra de doze CASA C-295 para a Força Aérea, disse ao DN fonte ligada ao processo.
O ministro da Defesa, Luís Amado, anunciara para finais de Dezembro a assinatura desse programa de modernização das Forças Armadas. Contudo, explicou posteriormente o governante, dificuldades ligadas ao contrato de financiamento (regime de locação operacional) obrigaram a adiar a cerimónia.
A aquisição dos aviões novos implica assinar três contratos o do fornecimento dos aviões (sendo o primeiro entregue ano e meio depois), o do financiamento (279 milhões de euros, inscritos na Lei de Programação Militar) e o relativo às contrapartidas do fabricante a Portugal (que atingem os 460 milhões de euros).
Os C-295, do construtor europeu EADS-CASA (consórcio em que participam vários países), destinam-se a substituir as duas dezenas de Aviocar que já estão no fim da vida útil (à excepção dos dois aparelhos, modelo 300, afectos à fiscalização das pescas).
Segundo fonte oficial da Força Aérea, dez dos novos aviões - entregues à cadência de um em cada 45 dias - vão para a Esquadra 502, cumprindo missões de transporte táctico e missões de interesse público. Os restantes dois serão equipados especificamente para a fiscalização das pescas e ficarão na Esquadra 401.
No âmbito da reestruturação orgânica da FAP, a Esquadra 502 deverá criar um destacamento nos Açores (onde se extingue a Esquadra 711) de C-295, mantendo os mesmos três aviões. Em Porto Santo, Madeira, ficará outro dos aparelhos. Em aberto está a presença de um avião em São Tomé e Príncipe, no quadro da Cooperação Técnico-Militar, que se faz com um Aviocar.
Europa
A opção de Portugal pelos C-295 (em detrimento do modelo C-27J, da ítalo-americana Alenia) representou, desde logo, a inversão da política seguida pelo anterior ministro Paulo Portas e que favorecia a indústria de defesa dos EUA.
Na prática, a decisão de Luís Amado dá seguimento ao que era a política do último ministro da Defesa socialista, Rui Pena, que nas vésperas de deixar o cargo assinara em Bruxelas a adesão de Portugal ao programa do futuro avião militar de transporte estratégico A400M (também da EADS).
Acresce que a escolha do C-295 faz com que Portugal tenha de comprar os A400M quando substituir os Hercules C-130, dado que os dois aviões da EADS são complementares no plano técnico, operacional e de apoio logístico. A EADS, que tem 1% do capital do consórcio que formou com a brasileira Embraer para adquirir 65% da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, aumentará agora esse montante até aos 30%, assinalou uma das fontes.
Acresce que a EADS deu às OGMA a responsabilidade de construir a parte central - também conhecida como "troço nobre" - da fuselagem do C-295. Com as indústrias de defesa inseridas no Plano Tecnológico do Governo, Luís Amado irá sublinhar a importância do programa como pólo dinamizador de transferência de tecnologia e exemplo para a gestão de contrapartidas.
Cumprimentos
Portugal assina no próximo dia 17 de Fevereiro o contrato de compra de doze CASA C-295 para a Força Aérea, disse ao DN fonte ligada ao processo.
O ministro da Defesa, Luís Amado, anunciara para finais de Dezembro a assinatura desse programa de modernização das Forças Armadas. Contudo, explicou posteriormente o governante, dificuldades ligadas ao contrato de financiamento (regime de locação operacional) obrigaram a adiar a cerimónia.
A aquisição dos aviões novos implica assinar três contratos o do fornecimento dos aviões (sendo o primeiro entregue ano e meio depois), o do financiamento (279 milhões de euros, inscritos na Lei de Programação Militar) e o relativo às contrapartidas do fabricante a Portugal (que atingem os 460 milhões de euros).
Os C-295, do construtor europeu EADS-CASA (consórcio em que participam vários países), destinam-se a substituir as duas dezenas de Aviocar que já estão no fim da vida útil (à excepção dos dois aparelhos, modelo 300, afectos à fiscalização das pescas).
Segundo fonte oficial da Força Aérea, dez dos novos aviões - entregues à cadência de um em cada 45 dias - vão para a Esquadra 502, cumprindo missões de transporte táctico e missões de interesse público. Os restantes dois serão equipados especificamente para a fiscalização das pescas e ficarão na Esquadra 401.
No âmbito da reestruturação orgânica da FAP, a Esquadra 502 deverá criar um destacamento nos Açores (onde se extingue a Esquadra 711) de C-295, mantendo os mesmos três aviões. Em Porto Santo, Madeira, ficará outro dos aparelhos. Em aberto está a presença de um avião em São Tomé e Príncipe, no quadro da Cooperação Técnico-Militar, que se faz com um Aviocar.
Europa
A opção de Portugal pelos C-295 (em detrimento do modelo C-27J, da ítalo-americana Alenia) representou, desde logo, a inversão da política seguida pelo anterior ministro Paulo Portas e que favorecia a indústria de defesa dos EUA.
Na prática, a decisão de Luís Amado dá seguimento ao que era a política do último ministro da Defesa socialista, Rui Pena, que nas vésperas de deixar o cargo assinara em Bruxelas a adesão de Portugal ao programa do futuro avião militar de transporte estratégico A400M (também da EADS).
Acresce que a escolha do C-295 faz com que Portugal tenha de comprar os A400M quando substituir os Hercules C-130, dado que os dois aviões da EADS são complementares no plano técnico, operacional e de apoio logístico. A EADS, que tem 1% do capital do consórcio que formou com a brasileira Embraer para adquirir 65% da OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal, aumentará agora esse montante até aos 30%, assinalou uma das fontes.
Acresce que a EADS deu às OGMA a responsabilidade de construir a parte central - também conhecida como "troço nobre" - da fuselagem do C-295. Com as indústrias de defesa inseridas no Plano Tecnológico do Governo, Luís Amado irá sublinhar a importância do programa como pólo dinamizador de transferência de tecnologia e exemplo para a gestão de contrapartidas.
Cumprimentos
- P44
- Sênior
- Mensagens: 55165
- Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
- Localização: O raio que vos parta
- Agradeceram: 2404 vezes
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39144
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2775 vezes
EADS C-295
Sim, boas noticias. O Brasil tb tem este avião certo?! O que é a opinião da FAB até agora acerca dos bichanos?
A versão de patrulha as pescas é este?
Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf
Cumprimentos
Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf
Cumprimentos
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Degan:
Ao nível de transporte, a FAP ficará para já com os 6 C-130 e com os 12 C-295 .
Quanto à futura subtituição dos C-130 que se espera que permaneçam ao serviço até 2020, nada se sabe para já, mas o actual ministro entre-abriu as portas para o regresso de Portugal ao A-400M.
Vamos ver em quantas unidades.
Na vez do C-295, eu por mim teria preferido os C-27J, mas razões politicas falaram mais alto.
Olha aí o bicho:
Trata-se de um "mini-C-130".
Ele esteve em provas na BA 1 em Sintra, e na opinião dos tripulantes dos Aviocar que ouvi no dia 3 de Julho, eles ficaram muito interessados nos C-27J que consideravam "mais avião".
A vantagem é que nos permitiria futuramente substituir os actuais C-130H por C-130J e eventualmente subir dos 6 actuais para mais (eu consideraria que Portugal necessita de pelo menos 8 unidades).
Mas com o A-400M, já no passado se falou em apenas 3 unidades.
O que me parece muito pouco, já que é redução a seguir à redução.
Ou seja:
Portugal perderá capacidade de transporte táctico e estratégico.
Ao nível de transporte, a FAP ficará para já com os 6 C-130 e com os 12 C-295 .
Quanto à futura subtituição dos C-130 que se espera que permaneçam ao serviço até 2020, nada se sabe para já, mas o actual ministro entre-abriu as portas para o regresso de Portugal ao A-400M.
Vamos ver em quantas unidades.
Na vez do C-295, eu por mim teria preferido os C-27J, mas razões politicas falaram mais alto.
Olha aí o bicho:
Trata-se de um "mini-C-130".
Ele esteve em provas na BA 1 em Sintra, e na opinião dos tripulantes dos Aviocar que ouvi no dia 3 de Julho, eles ficaram muito interessados nos C-27J que consideravam "mais avião".
A vantagem é que nos permitiria futuramente substituir os actuais C-130H por C-130J e eventualmente subir dos 6 actuais para mais (eu consideraria que Portugal necessita de pelo menos 8 unidades).
Mas com o A-400M, já no passado se falou em apenas 3 unidades.
O que me parece muito pouco, já que é redução a seguir à redução.
Ou seja:
Portugal perderá capacidade de transporte táctico e estratégico.
Gracias Rui,
No se de que te quejas.....nosotros estaríamos felices con lo que tienen.
Además, el C-295 es mucho mas costo eficiente que el Spartan...
Saludos cordiales,
No se de que te quejas.....nosotros estaríamos felices con lo que tienen.
Además, el C-295 es mucho mas costo eficiente que el Spartan...
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Spectral escreveu::roll:
Mas o Chile tem actualmente quantos C-130
E são versão"H"??
Rui, la FACH posee 6 C-130, de los cuales 5 están operacionales (uno dado de baja por malas condiciones).
Dos son C-130H comprados nuevos a USA en 1972 y cuatro C-130B regalados por la USAF en 1991 (de los cuales uno no duró mucho en servicio..... )
Respecto a C-212 y C-235, la FACH posee:
• 2 C-212-200
• 2 C-212-300
Ejercito:
• 6 C-212A (comprados en 1978), a comprado otros serie 200 y 300, no se el total actual ya que también a dado de baja algunos antiguos.
• 3 Cn-235
Marina:
• 4 C-212A-11, no sé cuantos seguirán en servicio.
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Spectral escreveu:Olá Degan, os
não tinham nada a haver com o teu post
As minhas desculpas se houve algum malentendido.
Abraços
Todo bien amigo....yo solo sonreía....
Saludos cordiales,
Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceram: 201 vezes
tagos escreveu:A versão de patrulha as pescas é este?
Alguma informação dele: http://www.eads.net/xml/content/OF00000 ... 294047.pdf
Cumprimentos
Se beleza vencesse guerra...
Sds. aos amigos de Portugal.
Bela escolha.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Rui Elias Maltez
- Sênior
- Mensagens: 13951
- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
- Localização: Sintra, Portugal
- Agradeceram: 1 vez
- Contato:
Degan:
Obrigado pelas infos.
Parece que o Chile precisará de inverstir nesses meios de transporte para a FACH.
Acho estranho que os C-212 estejam tão distribuidos pela Marinha, Exército e FACH
________
Spectral:
Acho igualmente estranho que estranhe a minha opinião mais favorável aos Spartan.
Afinal , estes foruns servem para que cada um dê a sua opinião.
A compra está feita e nada mais há a fazer.
Mas a minha opinião, e a de outro é de sentido diferente ao que foi decidido superiormente.
Obrigado pelas infos.
Parece que o Chile precisará de inverstir nesses meios de transporte para a FACH.
Acho estranho que os C-212 estejam tão distribuidos pela Marinha, Exército e FACH
________
Spectral:
Acho igualmente estranho que estranhe a minha opinião mais favorável aos Spartan.
Afinal , estes foruns servem para que cada um dê a sua opinião.
A compra está feita e nada mais há a fazer.
Mas a minha opinião, e a de outro é de sentido diferente ao que foi decidido superiormente.