Meu querido Carlos, claro que as intervencoes americanas tem que ter algun benificio aos EUA. Isso nao significa que nao era justo ou errado. Voce acha que Bombeiros e Doutroes fazem o que eles fazem de graca? Eles sao pagados pela trabalho que eles fazem. O trabalho deles e' um benificio para as comunidades deles e eles recebem algun retorno mesmo tempo.
Mas é você que está defendendo as guerras de seus país como sendo cruzadas democratizantes e salvadoras da humanidade. Como já disse anteriormente, as vezes são sim. Você já concorda comigo que não é tão santo assim o motivo das suas guerras.
Arabia Saudita realmente deve ser um alvo de uma ataque Americana. Mas mesmo se fizessemos pessoas como voce estaria la' falando as mesmas bobagems tipo "guerra injusto" "imperialistas" "guerra criminosa."
Pelo critério que seu país usa para justificar as guerras pelo mundo afora, deveria ser sim um dos alvos prioritários, mas nós dois sabemos que não é bem assim, portanto, se vocês estivessem ao menos forçando uma barra lá para uma democratização e combate as células terroristas, o retorno à democracia no Paquistão e etc, etc, etc, certamente nem eu, nem a maioria esmagadora das pessoas do mundo não americano precisaria falar as tais "bobagems".
Foi isso que eu fiz, eu voce sabe quantas links que tem falando que o genocidio era uma mentira? E realmente acredito porque nenhuma evidencia foi achado. Se o Slobodon era realmente um novo Adolf Hitler entao porque ele volintariamente saiu da lideranca depois ele perdeu a elicao democratica na Serbia? Porque o ICC nao consegue achar evidencia que ele e' um criminal de guerra? Kosovo era uma guerra tao "injusto" e tao "criminosa" quanto a de Iraq. So' que aquela vez Franca apoiou e o Clinton era presidente entao tudo bem nao vamos falar nada da guerra sendo feito sob o pretexto de uma mentiera[sarcasmo].
Imagino que deva existir tantos outros que falam o oposto
. Olha, nesta época eu já viajava pelo mundo todo, na Europa e Inglaterra. Nestes países todos, as notícias davam conta de que estava sendo feita uma limpeza étnica lá, incluindo aí a BBC. Ou todas estas emissoras e jornais estavam inventando uma enorme mentira para atacar injustamente o sr Milosevic a troco de nada, ou então ele tinha que sair de lá por estar repetindo os erros do passado europeu. Ele saiu da maneira mais correta possível(depois de umas porradas e da infraestrutura do seu país ser destruída), pelo voto de povo DELE. Ele até poderia ter sido retirado na marra pelos paladinos, mas ninguém se dispôs a entrar lá naquele vespeiro, muito diferente de um deserto. Aliás, eu lembro bem da demora em liberarem os poderosos Apaches para entrar lá devido ao medo da AAAer, lembra?
E voce acha que OBL e 11 de Setembro teve nada ver com a guerra no Afganestao?
É óbvio que teve, eu disse o contrário?
Se fosse apenas sobre petroleo seria mais barrato e facil apenas para comprar-o de Saddam. Bush deve ser bobo mesmo entao[sarcasmo]! Cesear e Vinicius sao bem contra a guerra no Iraq mas voce nunca me-viu chamado eles de terroristas e nem voce. Aqueles que matam Americanos e soldados Iraqianos sao.
Não meu querido colega, Saddam poderia simplesmente resolver não vender mais para vocês ou para ninguém. Imagina quanto estaria o preço do petróleo hoje e quanto as empresas de petróleo e armas americanas teriam deixado de faturar...
Então todos os soldados Alemães eram terroristas? Norte corenos e Vietnamitas também? Quer dizer que para você não existe diferenciação? Vocês quando lutaram pela sua independência então eram terroristas também, pois que não faziam parte de um exército regular pois não existia EUA ainda? Lutou contra os EUA é terrorista? Olha meu caro debatedor, se assim for fica difícil argumentar com você.
Entenda meu caro, que nem todos os que estão combatendo vocês no Iraque são terroristas não, podem também ser guerrilheiros e são, mas nem todos são terroristas. O Iraque nunca foi um país homogêneo, existem vários interesses étnicos e até tribais por lá, destes interesses seria de se esperar que algum movimento de resistência surgisse, e surgiu. Junto com eles, chegaram também os terroristas e daí até pode surgir uma união de interesses comuns, qual seja, forçar a saída de vocês de lá. Está certo? Enquanto agirem como resistência eles tem o direito de defender o país deles contra a invasão. Atos terroristas se justificam? nunca, terrorismo é terrorismo não importa a alegada razão para tal. Mas se a resistência coloca uma bomba numa estrada e mata soldados americanos de um comboio, isso é guerra. Foi o que os partizans, maquis, camponeses russos e outros fizeram na IIGM. Muito obviamente vocês não são os nazistas, mas para quem tem o seu país invadido e resolve lutar por ele, a diferença acaba na primaira bomba. Agora, se seus soldados matam uma porrada deles também em combate, está certo, é guerra.
os podemos ver voce em cada dicussao tentando qiemar os EUA sobre qual quer assunto(ate o GMII). Nao acho que voce e' um terrorista, talves nao e' um comunista, mas anti-Americano concerteza.
Veja bem meu caro, anti-americano por aqui é um termo bem mais radical que eu, entenda isso. Eu não queimo os EUA, vocês fazem isso por mim ao agir como agem pelo mundo afora. Pense um pouco, não é gente maluca demais não? Até seus aliados de longa data na Europa estão discordando de vocês... Eu entendo que vocês estão defendendo seus interesses e isto é legítimo, mas daí a querer que concordemos com tudo que vocês fazem e que acatemos tudo o que vocês querem, vai aí uma distância muito grande. Se, para sermos pró-americanos temos que abaixar a cabeça incondicionalmente, então meu caro, esquece.
Isso nao era nada diferente do que quando Rosavelt ou Truman foi la' para o URSS para complimentar o Stalin, mas de novo ningem quer qeimar eles sobre isso.
São coisas completamente diferentes. Havia uma guerra mundial e sabe-se que ali foi feita a partilha do mundo. Melhor que ficamos do seu lado, graças a Deus!
Patton, procure ver as coisas do mundo de uma ótica mais fria, tente ver as coisa como os outros veriam. Coloque-se no lugar de outros povos, imagine o mesmo acontecendo nos EUA. Vasaculhe o passado. Você vai ver que a antipatia à um país qualquer não nasce do nada, sempre tem alguma coisa lá prá tráz. Mais ainda, eu te peço que entenda que nós estamos do lado de fora, é mais fácil fazer uma análise fria da coisa, sei que é difícil ver seus compatriotas morrendo longe de casa, mas por isso mesmo pergunte-se se é isso mesmo o correto, se é correto mandar seus compatriotas para morrer numa guerra que pode perfeitamente ser motivada por razões meramentre comerciais. Não somos países inimigos, nunca fomos. Mas isso não significa alinhamento automático. Meu pai sempre me falou que nosso verdadeiro amigo as vezes nos dá umas broncas, não é aquele que sorri sempre.
Abraços!