Era o Comandante do COMGAR. Foi uma explicação simplista para a imprensa leiga durante a tentativa de justificar o Mirage 2000C (que na minha opinião não tem um bom radar, muito menos um bom míssil). Não se apegue nisso.
Entendo. Mas veja bem, se não temos dinheiro e queremos independência esta é a solução. Comprar equipamento estrangeiro em um possível conflito temos que torcer para ser contra o inimigo dos nossos fornecedores, senão perdemos a guerra.
O SCP é um radar otimizado para ataque desenvolvido especialmente para o AMX. Seu modo ar-ar é simples para autodefesa. É mais fácil projetar um radar novo do que tentar transformá-lo num excelente radar ar-ar. Outra limitação é em relação ao tamanho da antena. Há uma relação estreita entre tamanho da antena e alcance do radar. Além do alcance, deve ser capaz de detectar e atacar vários alvos ao mesmo tempo, definir prioridades, etc. Não se trata de "uns avanços" no SCP, se trata de transformá-lo completamente.
Foi dito aonde e por quem? O Grifo-F é mais multi-modo enquanto o SCP é mais dedicado a ataque.
Bom, ao que me consta o radar opea no modo ar, terra e mar.
"O projeto do radar do AMX, do tipo Multímodo SCP-01 (que detecta alvos terrestre, marítimos e aéreos).... transferiu o desenvolvimento final do radar para a Mectron em 2000.
A versão final que será homologada pela Aeronáutica brasileira inclui algumas modificações em relação ao projeto original, feitas para atender os requisitos ambientais exigidos para um radar de aeronave militar. As exigências estão relacionadas a níveis de vibração, temperatura, pressão e choque mecânico.
O novo radar, segundo o gerente do Projeto na Mectron, Pnelson de Souza Pinto, representa um marco tecnológico para o Brasil, pois além de ser o primeiro radar tático embarcado produzido no País,
tem condições de competir com vários modelos internacionais em sua categoria, como o italiano Griffo e os radares produzidos pela empresa israelense IAI Elta.A participação brasileira no projeto do radar envolve a produção das unidades antena e servo da antena, receptor, painel de controle, estrutura de fixação na aeronave, bem como o fornecimento dos radares completos e da logística de apoio ao sensor.
A Galileo ficou encarregada do processador e do transmissor do radar, além de ser a responsável pelo projeto como um todo. O primeiro protótipo do radar foi feito pela Tecnasa, mas a integração do modelo aconteceu na Itália e os testes em vôo no Brasil, com o apoio da Embraer. "
É importante ressaltar que a FAB adquiriu 60 radares e que ao final do projeto toda a tecnologia será repassada à empresa brasileira, ou seja, aprenderemos a fazer o processador e transmissor também.
E que em um possível LF o radar poderia sim ser melhorado. O alcance como a parte ar-ar, etc. Basta investimento e tempo.
Acredite que um de 4ª também.
Quão mais furtivo? Como? Baseado em quê seria mais furtivo?
Baseado no próprio AM-X e nas evoluções de décadas em estrutura e design. Veja bem, sei que a Embraer não tem o know how americano nesta área, nem mesmo o europeu, mas alguns avanços nós temos.
Projetos de navios furtivos estão sendo feitos pela Emgepron, tinta antiradar desenvolvida, etc, etc, etc. Além disto a área furtiva está muito mais evidente hoje em dia. Então alguns cuidados com o material, o design, as entradas de ar, a cabine do piloto. Tudo isto pode ser melhorado sem um investimento gigantesco, ja que tem muita coisa que é de conhecimento geral.
Não estou dizendo em RCS de 0,0001 m² mas estou falando de RCS próximos de 1 m² o que é muito melhor que os 3 à 15 m² dos caças de 4ª geração.
Eu até acredito que o AM-X tem um RCS inferior a estes caças citados.
Ai vão alguns textos que mostram um pouco da realidade:
"Once you arrive everybody make jokes about you, but they realise that something strange happens when you score really high in your bomb passes and you do not even have a radar...! Also, your friends try to find you on the radar screen during interceptions, but your RCS is kind of small, even visually... hmmm...of course,
you keep praying for your adversaries do not have the latest on "Smoke Detection Device" -
"
"IN fact ,
american Awacs pilots claimed the AMX was a difficult airplane to track ( and its engine produce low IR signature and provides a super range for it ) and when I get a free time Ill look for the news about AMX participation on the Kosovo campaing siince I think it was more than 2 but Im not sure by now . And about AMX good bomb score withou radar your correct . I forgot that when Brazil participate on the Red Flag along with F16s from US and Netherlands it did one of the best scores on bombing facing threads like SA-6 , Shilkas and other if IM not wrong . But I think AMX´s problem was the end of COld War as Nuke said , which providewd many second hand aircraft and when this time has pased the AMX prise rose from 8 to 20 million , its better to buy an F16 nowadays"
"The AMX is capable of operating at high subsonic speed and low altitude, by day or night, and if necessary, from bases with poorly equipped or damaged runways. It features low IR signature,
reduced radar equivalent cross section and low vulnerability of structure and systems guarantee a high probability of mission sucess. The integrated ECM, air-to-air missiles and nose-mounted guns provide self-defense capabilities."
Não sei exatamento o RCS do AMX mas acredito que deva ser bem próximo a de um Gripen do que a de um F-16 ou Mirage.
Desta forma, o LF poderia ter um RCS ainda melhor. E com um bom radar poderia detectar aviões como F-16 e M2000 antes de ser detectado.
É óbvio que está tudo muito vago, mas eu acredito que isto seria possível sem um grande despêndio de recursos. Lembre-se que o LF é pequeno, e isto ja o torna mais furtivo.
Investir bilhões para ter um caça ao nível de um F-5M?
Não será do mesmo nível do F-5M, será mais rápido, terá maior alcance, será mais furtivo.
Se é pensado desde o início para ser furtivo, não é o MFT-LF. Utilizando R-99 contra quem não tem um AEW podemos vencer até com F-5E. Vetor nacional? Então você fala em PROJETAR E PRODUZIR computadores de missão, radar, sistemas de navegação, MOTOR e tudo mais? Olha o preço explodindo...
Sim, mas o que digo é que não precisa ter os armamentos internos e tudo que o F-22 tem para ser discreto. Assim como o AM-X é mais furtivo que os aviões de 4ª geração o futuro LF seria ainda mais.
A que preço? Vale a pena? Tenho minhas dúvidas.
A família Embraer 170/190 CIVIL com 50% de componentes importados custou metade disso. Você acha que um caça MILITAR nacional custaria só isso?
Para você ter uma idéia, o Brasil (sem contar a Itália) gastou $ 2,5 bi no AMX.
Eu acho que vale a pena. O Brasil investiu U$ 2,5 bi no desenvolvimento, ou isto inclui a compra das aeronaves???
Mesmo assim, antes o Brasil tinha uma tecnologia bem menor. Não estou dizendo para projetarmos um avião revolucionário, a idéia seria a de um AM-X mas com todos os ganhos possíveis em manobrabilidade, furtividade e nova eletrônica e obviamente uma turbina para que torne um avião supersônico.
Ou seja, nada de muito diferente de um AMX modernizado, mas com uma capacidade ar-ar melhorada e velocidade, alcance e furtividade melhorada.
Mesmo que o valor seja maior, eu acabei superestimando o valor unitário de cada AMX. Mesmo com um investimento maior no desenvolvimento, acho que o avião ficaria na faixa dos 25 - 35 mi no máximo.
Nossa senhora!
Você acha que 384 mi para a FAB por ano é muito?
E 48 mi para a MB?
Acho que eles não investem, mas não é um absurdo.
Nem nos maiores sonhos da FAB! Se a FAB conseguir 78 aeronaves quaisquer, agradeça a Deus.
Mas a FAB não esta para ficar com uma frota de 132 caças???
55 F-5BR + 53 A-1M + 12 m2kc + 12 "Rafale".
A MB não tem 24???
Total = 156
Estou apenas aumentando um pouco para que o Brasil tenha 15 esquadrões operacionais. Ou seja, 180 aviões + 12 para treinamento avançado + 24 para a MB.
78 aeronaves se o Brasil decidir comprar aviões europeus. Pelo preço de 78 Rafale acho que da para conseguir o que eu propus.
Será que eles tão com essa bola toda?
5 esquadrões para a força aérea, 1 para treinamento e 1 para a marinha.
Acho que com as negociações sobre a OTAS e com as compras dos demais países eles se sentiriam obrigados a manter uma certa capacidade.
Só se o Chavez estiver no poder.
E ele estará. A não ser que os EUA enviem um assassino.
Está muito além do orçamento.
Mais ainda.
Acho que toda a AL comprando mais forçaria um aumento nas compras. Além do mais poderemos exercer forte pressão sobre estes dois, e prolongando o pagamento em 15 anos, acho que não fica tão pesado assim. 24 milhões por ano para cada um deles não é tanto assim.
E o que tem de errado com o Equador.
Haja gás nacionalizado.
Este cara não gosta de americanos e parece ser amigão do Chaves e do Fidel. É bem capaz que ele compre até mais.
Certamente os que não poderiam pagar teriam opções mais baratas (usados modernizados) e os que poderiam, teriam opções mais caras (delta canards).
O Brasil dominando a tecnologia de mísseis ar-ar, antiradar e antinavio poderia conseguir boas encomendas atreladas aos armamentos. Existem países que são pobres mas são limpinhos
E além disto poderiamos demonstrar as vantagens de velocidade, alcance, furtividade e econômia das nossas novas aeronaves com relação as aeronaves usadas de 3ª geração. Incluindo mísseis de curto e médio alcance sem restrições para Síria, Irã, Coréia do Norte e companhia limitada.
Os delta canards seriam uma opção muito mais cara. Poderiamos demonstrar o custo/benefício.
Luis, sei que você tem a melhor das intenções mas, na boa, não dá não. Infelizmente a gente tem que compreender que não somos os EUA, não somos países europeus, não somos Rússia, nem China.
Não somos, mas podemos ser. O próximo governo Lula poderá investir mais nas forças armadas. Um governo Enéas acredito que faria isto acontecer.....O jeito é aguardar e ter esperanças.