Artilharia Auto-Propulsada Atual

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#16 Mensagem por Brigadeiro » Ter Jan 24, 2006 5:04 pm

Lauro Melo escreveu:
CFB escreveu:Em falar em artilharia autopropulsada, quantos M-108 o EB possui

Fala CFB,

40 - M-109

72 - M-108

20 - Lançadores de Astros II

Abraços,

Minha pergunta vai além... Quantas peças de artilharia a EB tem?

Obrigado!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#17 Mensagem por Lauro Melo » Ter Jan 24, 2006 5:08 pm

Brigadeiro escreveu:
Lauro Melo escreveu:
CFB escreveu:Em falar em artilharia autopropulsada, quantos M-108 o EB possui

Fala CFB,

40 - M-109

72 - M-108

20 - Lançadores de Astros II

Abraços,

Minha pergunta vai além... Quantas peças de artilharia a EB tem?

Obrigado!

Boa Tarde Brigadeiro,

Dados são de 2000 / 2001.

Artilharia rebocada: 333 de calibre 105 mm (modelos M-101, M-102, M-56 e L-118), 92 de calibre 155 mm (M-114)

- Artilharia autopropulsada: 72 M-7 e 40 M-109

- Lançadores de foguete: 20 Astros II

- Morteiros: de calibres 60 mm (1.050) e 81 mm (1.019)

- Canhões de defesa antiaérea: de calibres 35 mm (39) e 40 mm (103)

sds,

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#18 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 24, 2006 5:19 pm

Mambo escreveu:Um sistema montado em caminhão não seria mais viável para o Brasil, por ser mais barato?

A Índia abriu concorrência para compra destes:
http://www.basemilitar.com.br/noticias/ ... /index.htm

Sistema Francês Caesar:
http://www.army-technology.com/projects/caesar/

Esse caminhão me lembrou o Tectran, a viatura que transporta o Astros.

Acho que dá pra enfiar esse canhão 155mm em um Tectran, não parece ser muito dificil.

Toda a artilharia do EB utilizaria o mesmo veiculo, o Tectran, no ASTROS e em um possivel canhao autopropulsado.

Seria um equipe home-made bem eficiente, não acham?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#19 Mensagem por Brigadeiro » Ter Jan 24, 2006 5:37 pm

Lauro Melo escreveu:

Dados são de 2000 / 2001.

Artilharia rebocada: 333 de calibre 105 mm (modelos M-101, M-102, M-56 e L-118), 92 de calibre 155 mm (M-114)

- Artilharia autopropulsada: 72 M-7 e 40 M-109

- Lançadores de foguete: 20 Astros II

- Morteiros: de calibres 60 mm (1.050) e 81 mm (1.019)

- Canhões de defesa antiaérea: de calibres 35 mm (39) e 40 mm (103)

sds,

Puxa, parece uma quantidade razoável...

Muito obrigado Lauro!

Até mais!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#20 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 7:38 pm

Razoavel?

Se fossem 70 M-109 sim, mais os M-108 sao muito antigos, tem muito menos alcance, o Bom seria mais uns 40 M-109 e 10 baterias de astros III

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#21 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 24, 2006 7:53 pm

Einsamkeit escreveu:Razoavel?

Se fossem 70 M-109 sim, mais os M-108 sao muito antigos, tem muito menos alcance, o Bom seria mais uns 40 M-109 e 10 baterias de astros III

Nem ASTROS III, ASTROS II já tá otimo.

Quantas unidades teria que ter pra ser considerada uma bateria?! :?

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#22 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 7:55 pm

Bolovo escreveu:

o Astros III tem o dobro do volume de fogo, e lança foguetes de mais longo alcançe, nao é aerotransportavel, mais e dai? Tem bastante Astros II pra isso

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#23 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 24, 2006 8:01 pm

Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:

o Astros III tem o dobro do volume de fogo, e lança foguetes de mais longo alcançe, nao é aerotransportavel, mais e dai? Tem bastante Astros II pra isso

ASTROS III até hoje eu só vi um na Avibras, alias, eu entrei dentro dele, que porra gigante. :P

De ASTROS II eu já dei um passeio, é bem legal. :mrgreen:

Mas a pergunta continua... quantos unidades de ASTROS compoe 10 baterias?

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#24 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 8:21 pm

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:

ASTROS III até hoje eu só vi um na Avibras, alias, eu entrei dentro dele, que porra gigante. :P

Bolovo, é muito maior que um Astros-II?

Imagem
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#25 Mensagem por Slip Junior » Ter Jan 24, 2006 8:24 pm

Bolovo escreveu:Mas a pergunta continua... quantos unidades de ASTROS compoe 10 baterias?

Se eu não me engano são 4 viaturas lançadoras, 1 remuniciadora, 1 estação de controle de tiro e mais 1 metereológica. Acho que o pessoal pode confirmar melhor isso.

Abraços

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#26 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 8:26 pm

The Astros II rocket system includes a fleet of vehicles:

Universal Multiple Launcher (AV-LMU) capable of firing 5 kinds of rockets with different calibers.

Ammunition Supply Vehicle (AV-RMD) for resupply of the AV-LMU, carrying 2 complete loads for each launcher.

Command and Control Vehicle / Fire Control Unit (AV-VCC) to provide the battalion level command with coordination and direction of firing missions for up to 3 Astros batteries.

Mobile Workshops for electronic and mechanic field maintenance of the system.

Optional Electronic Fire Control Unit (AV-UCF) which main task is to facilitate the procedures of fire direction using radar and computer

Imagem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6260 vezes
Agradeceram: 6610 vezes
Contato:

#27 Mensagem por Túlio » Ter Jan 24, 2006 8:30 pm

Bom, minha opinião:
:arrow: Artilharia de tubo autopropulsada, pelo andar dos bois, parece que vai mesmo ficar nos morteiros de 120mm, inclusive com munição guiada.
Vantagem: tiro curvo, substituindo obuseiros a distâncias curtas e médias, lembrando que howitzers num têm alcance muito maior que o de um morteiro e nem precisam ter.
Vantagem: podem ser conduzidos em veículos de rodas e lagartas muito mais leves que os obuseiros. Aerotransportabilidade - fator chave - garantida!
Vantagem: tanto a arma quanto a munição e peças de reposição são muito mais baratas.
Desvantagem: impossibilidade de tiro direto e menor precisão com munição não guiada - suecos, ianques e ingleses estão trabalhando nisso... :twisted:

Nas ações em que se exige longo alcance e alta precisão, lança-foguetes como o Astros - usando um mix de munições guiadas e não guiadas - parece ser a tendência do 1.º mundo, a longo prazo.

Ah, e, até onde eu saiba, no EB uma bateria de artilharia tem de 4 a 6 peças...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#28 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 8:36 pm

JANE'S DEFENCE WEEKLY - APRIL 24, 2002 <p>Avibras develops latest artillery rocket system <p>Brazil's Avibras has revealed that it is developing a new model of its Artillery Saturation Rocket System (ASTROS) called ASTROS III.

The current production version of the ASTROS II is based on a Brazilian-developed 6 x 6 cross-country chassis that uses Mercedes-Benz automotive components. The ASTROS III is based on a new 8 x 8 chassis that also uses <p>Mercedes-Benz components but with increased cross-country mobility and a higher payload. The ASTROS II can carry 32 SS-30 rockets while the ASTROS III can carry 84 rockets giving each launcher a significant increase in firepower. <p>So far two prototypes of the Avibras ASTROS III system have been built although no decision has been taken as to when this will enter quantity production. <p>As with the earlier systems, the ASTROS III has a fully enclosed and armoured cab at the front with a power-operated launcher at the rear. The common launcher can take a number of rocket pods that contain varying numbers of surface-to-surface rockets. <p>These include the SS-30 (84 rockets with maximum range of 30km), SS-40 (40 rockets with a maximum range of 35km), SS-60 (12 rockets with a maximum range of 60km), SS-80 (12 rockets with a maximum range of 90km), SS-150 (four rockets), FOG-MPM and the Tactical Missile - four rockets (TM). <p>The FOG-MPM uses fibre-optic guidance and is still under development, as is the TM. The latter has greater range and accuracy than current rockets because it has wings that fold out in flight and a guidance system. Development of the SS-150 is said to be complete but quantity production has yet to commence.

ASTROS III has a combat weight of about 35 tonnes and is powered by a 476kW diesel engine. To provide a more stable firing platform four hydraulic stabilisers are lowered to the ground by remote control. A reload vehicle based on the same 8 x 8 chassis is being developed.

To support the ASTROS II and III Avibras has also developed the Light Armoured Vehicle (LAV) which uses Mercedes-Benz UNIMOG 4 x 4 truck chassis fitted with an armoured body that protects the occupants from small arms fire and shell splinters.

A typical ASTROS II/III battery would include one LAV as a meteorology station with another as the battery command post while at the battalion level there would be a battalion command post. The last two roles are currently carried out by heavier 6 x 6 vehicles.

In addition to being in Brazilian service, large quantities of the ASTROS IIs have been built for the export market, especially the Middle East where Iraq and Saudi Arabia have been major customers. The Royal Malaysian Army is the latest customer for the current production ASTROS II and has already received its first systems and SS-60 and SS-80 unguided surface-to-surface-rockets.

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#29 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 24, 2006 8:38 pm

Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:
Bolovo escreveu:

Bolovo, é muito maior que um Astros-II?

MUITO, MUITO também não é, mas é maior sim.

O que eu vi é esse mesmo da foto:

Imagem

Aquele lugar que fica os foquetes, aquilo lá bem maior do que o do ASTROS II, já que tem o dobro da capacidade de foquetes.
Slip Junior escreveu:
Bolovo escreveu:Mas a pergunta continua... quantos unidades de ASTROS compoe 10 baterias?

Se eu não me engano são 4 viaturas lançadoras, 1 remuniciadora, 1 estação de controle de tiro e mais 1 metereológica. Acho que o pessoal pode confirmar melhor isso.

Abraços

Valeu cara, obrigado.

Responder