Comandante MB propõe plano de US$ 2,57 bi

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

Comandante MB propõe plano de US$ 2,57 bi

#1 Mensagem por soultrain » Seg Jan 23, 2006 9:59 pm

Marinha cobra recursos para se reaparelhar
Comandante propõe plano de US$ 2,57 bi, que visa a retomar também projetos como o da pesquisa nuclear

Tânia Monteiro

O comandante da Marinha, almirante Roberto de Carvalho, queixa-se de que seu orçamento "está muito achatado". Ele diz que isso tem impedido a Força de investir em reaparelhamento e tirar da estagnação projetos estratégicos para o País como o da pesquisa nuclear - que deu ao Brasil o controle do ciclo do urânio - ou o da construção de submarinos convencionais de ataque.

O almirante apresentou à Casa Civil da Presidência da República um programa de reequipamento da Marinha que exigiria, ao longo de 20 anos, gastos estimados em US$ 2,57 bilhões (R$ 6,12 bilhões). Para dar a largada no processo, seria necessária a liberação de R$ 600 milhões ainda este ano.

Cuidadoso, Carvalho diz que "os equipamentos da Marinha se apresentam de forma não desejável". E explica: "Os meios da Marinha têm de ser mantidos, atualizados e substituídos - para tudo isso, precisamos de recursos. À medida que não há dinheiro para fazer isso, aumenta a nossa vulnerabilidade."

SUBMARINO

A prioridade da Força, caso o programa de reequipamento seja aprovado, é trabalhar justamente na construção de novos submarinos. "Não podemos parar, senão todo o conhecimento acumulado - uma tecnologia rara, que pouquíssimos países controlam - será perdido", afirma o almirante.

A falta de investimentos tem acelerado a aposentadoria de embarcações da Marinha. Nos últimos dois anos, foram antecipadas as baixas de nove navios e seis aviões, por causa da degradação e da obsolescência. De 1999 para cá, 21 navios e 6 aeronaves deixaram de ser usados pela Força. Até 2025, devem ser desativados 87% dos navios hoje em uso. "É como se a Marinha estivesse desaparecendo", lamenta Carvalho.

Uma das principais preocupações envolve o futuro do programa nuclear que, segundo ele, "está, hoje, em estado vegetativo". Os recursos repassados para o projeto são suficientes apenas para manutenção e pagamento de pessoal: R$ 40 milhões por ano. "É o corte máximo possível. Para crescer são necessários R$ 130 milhões por ano durante oito anos."

É preciso concluir duas usinas de enriquecimento de urânio e um laboratório de geração nucleoelétrica. Com eles, a Marinha poderia gerar energia, dessalinizar água do mar, criar propulsores navais e suprir a demanda de radioisótopos para uso em procedimentos médicos.

REAJUSTE

Carvalho acredita que o governo federal vai cumprir a promessa de pagar a última etapa do aumento dos militares, de 10%. Há dúvidas, porque o remanescente da correção não está assegurado na medida provisória que conferiu a primeira parcela, de 13%. Mas o comandante está confiante: "Penso que sairão os 10% que faltam para completar os 33% esperados desde 2004. O governo cumprirá a palavra. Não tenho por que achar que não vai sair a segunda parcela."

defesanet

Será que é desta e os políticos no Brasil e por arrasto em Portugal, vão INVESTIR, no país??

É que isto não é gastar dinheiro, mas INVESTIR, em tecnologia, fiscalização dos recursos económicos e segurança. Espero que a MB consiga os seus intentos.

Cump.

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#2 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 23, 2006 10:10 pm

Vao dar só essa esmola? a força aerea ja gastou muito mais que isso

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Seg Jan 23, 2006 10:24 pm

A MB deveria recusar essa esmola.

A MB precisa de U$$ 250 Bi para reequipamento.Menos do que isso é inaceitável.

Precisamos de 50 Seawolfs para defender nossa costa e o governo oferece isto ?!!!!!!!!

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 23, 2006 10:30 pm

250bi? nem fala que eu ja estou pensando na encomenda dos 5 Nae e nas 15 F-100

Mais um valor como 5 ou 6 Bilhoes de dolares ja estaria melhor que bom

Imagem
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#5 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jan 23, 2006 10:33 pm

talharim escreveu:A MB deveria recusar essa esmola.

Precisamos de 50 Seawolfs para defender nossa costa e o governo oferece isto ?!!!!!!!!

Menos Talharim, Bem Menos... :roll:

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
CFB
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por CFB » Seg Jan 23, 2006 10:40 pm

O Brasil precisaria mais ou menos disso mesmo, mas vc sabe como e os politicos do Brasil, depois ainda querem um assento no conselho d segurança da ONU

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#7 Mensagem por FinkenHeinle » Seg Jan 23, 2006 10:47 pm

CFB escreveu:

O Brasil precisaria mais ou menos disso mesmo, mas vc sabe como e os politicos do Brasil, depois ainda querem um assento no conselho d segurança da ONU

Tá brincando, né?!

Isso representaria o 2º Mior Orçamento militar do Planeta... Além de muito além das capacidades econômicas do Brasil!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 23, 2006 10:49 pm

6 bilhoes de dolares é o ideal

2Bi A-13
2Bi 3 F-100

e ainda sobrariam 2bi para Navios usados, NPO's, e para o programa nuclear

Mais se tao oferecendo a micharia atual......

Imagem
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#9 Mensagem por Guilherme » Seg Jan 23, 2006 11:08 pm

"O almirante apresentou à Casa Civil da Presidência da República um programa de reequipamento da Marinha que exigiria, ao longo de 20 anos, gastos estimados em US$ 2,57 bilhões (R$ 6,12 bilhões)."

6,12 bilhões de reais em 20 anos = 306 milhões de reais por ano.

Não é muito para o Brasil.

Einsamkeit
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Einsamkeit » Seg Jan 23, 2006 11:09 pm

Nao, é muito pouco para o brasil, Tem que ser no minimo o dobro disso

Imagem
faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#11 Mensagem por faterra » Ter Jan 24, 2006 12:17 am

Se eles de fato aprovarem o repasse desta grana para a Marinha terão a cara de pau de descontar a parcela dos royalties pagos pela Petrobrás e que estão retidos na Sec do Tesouro Nacional há alguns anos? Esta parcela está acumulada em R$ 1,35 bilhão.
A Marinha sonha com esta parcela para a implementação do Programa Emergencial de Recuperação do Poder Naval nos próximos anos e é imprescindível para a reversão da situação de sucateamento em que se encontra. E o que sobrar dar início ao PRM.

rcolistete
Sênior
Sênior

#12 Mensagem por rcolistete » Ter Jan 24, 2006 12:22 am

Olá pessoal,

Na revista Tecnologia&Defesa n. 106, pág. 11, o comandante da MB diz :

"US$2,57 bilhões, a serem inicialmente despendidos no horizonte temporal de 2006-15, sendo US$162,2 milhões com previsão de execução já em 2006."

Ou seja, o PRM foi remodelado para 2006-2025, e a 1a metade exigirá os tais US$2,57 bi. Ao todo deve dar uns US$ 5 bi. Próximo dos US$ 6 bi que alguns aqui querem.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 24, 2006 1:36 am

Senhores, especialmente talharim e cia, que tal pararmos de viajar na maionese e tratar do fato real? Ok, é uma merreca mas é o que vai - se é que realmente vai - sair. Ao invés de gastarmos nosso tempo escrevendo o óbvio, que tal discutirmos quais deveriam ser as prioridades com esse dinheiro? Muito mais proveitoso não acham?

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 24, 2006 1:41 am

Estamos em 2006 entao ate 2026 o A-12 deve durar

A-13 fica para a proxima

2.5bilhoes de dolares

Finalizar a Barroso

Acabar o Projeto do SNB (construir no proximo)

3 Fragatas AA novas, pode ser um Misto de Meko-200 + Aster15/30

Modernizaçao/substituiçao dos A-4 (preferencia minha por F-18 C/D)

Imagem
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#15 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Jan 24, 2006 5:52 am

Vinicius Pimenta escreveu:Senhores, especialmente talharim e cia, que tal pararmos de viajar na maionese e tratar do fato real? Ok, é uma merreca mas é o que vai - se é que realmente vai - sair. Ao invés de gastarmos nosso tempo escrevendo o óbvio, que tal discutirmos quais deveriam ser as prioridades com esse dinheiro? Muito mais proveitoso não acham?

Bom dia a todos,

Acho que se essa grana sair, devemos dar graças a Deus. E pensar que já tivemos a segunda marinha do mundo. Brincadeira........

Abraços.

Responder