Guerras e massacres esquecidos

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#106 Mensagem por César » Qua Jan 18, 2006 6:22 pm

Einsamkeit escreveu:Cesar, a questao nao é essa, a questao é que querem passar uma imagem que sao os humanitarios, que nunca cometem massacres, sao perfeitos, o Pessoal do japao e dresden que o diga nao?

Ninguém disse que eles eram santos ou que não cometiam crimes. Mas pra, a partir disso, comparar os crimes dos aliados com os da Alemanha Nazista(quase colocando-os num mesmo patamar) é uma história muuuuiito diferente.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#107 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jan 18, 2006 9:01 pm

César escreveu:
Einsamkeit escreveu:Cesar, a questao nao é essa, a questao é que querem passar uma imagem que sao os humanitarios, que nunca cometem massacres, sao perfeitos, o Pessoal do japao e dresden que o diga nao?

Ninguém disse que eles eram santos ou que não cometiam crimes. Mas pra, a partir disso, comparar os crimes dos aliados com os da Alemanha Nazista(quase colocando-os num mesmo patamar) é uma história muuuuiito diferente.

Abraços

César


Acho que era o contrario que estava acontecendo Cesar




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#108 Mensagem por Plinio Jr » Qua Jan 18, 2006 10:10 pm

Ninguém disse que eles eram santos ou que não cometiam crimes. Mas pra, a partir disso, comparar os crimes dos aliados com os da Alemanha Nazista(quase colocando-os num mesmo patamar) é uma história muuuuiito diferente.

Abraços

César


Se analisarmos friamente Cesar, estes bombardeiros visam unica e exclusivamente a maior quantidade de baixas civis possiveis, ou seja , assassinato em massa.

O caso de Dresden beira o absurdo, a cidade começou sendo atacada pelos ingleses de madrugada, foi atacada pelos americanos durante o dia e novamente pelos ingleses durante a noite/madrugada, tudo isto em menos de 24 horas, exemplo clássico que queriam varrer a cidade e cidadãos do mapa, belo exemplo de genocídio.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#109 Mensagem por César » Qua Jan 18, 2006 11:00 pm

Se analisarmos friamente Cesar, estes bombardeiros visam unica e exclusivamente a maior quantidade de baixas civis possiveis, ou seja , assassinato em massa.

O caso de Dresden beira o absurdo, a cidade começou sendo atacada pelos ingleses de madrugada, foi atacada pelos americanos durante o dia e novamente pelos ingleses durante a noite/madrugada, tudo isto em menos de 24 horas, exemplo clássico que queriam varrer a cidade e cidadãos do mapa, belo exemplo de genocídio.

Salve Plinio,

Olhando por essa ótica, sim, estes ataque só tinham o objetivo de "abalar a moral" dos cidadões, ou seja, simplesmente assassiná-los e esperar que se rendam. É basedo na teoria do italiano Douhet.

De qualquer forma, essas missões, embora deploráveis, ao menos tinham o objetivo de forçar o fim da Guerra. Isso é muito diferente dos crimes Nazistas, que matavam somente pelo prazer de matar uma "raça inferior", sem meta militar alguma, só por crueldade e inumanidade mesmo.

Dresden foi um dos episódios mais tristes da WWII. Ela era uma cidade de belas artes e sem importância militar alguma. Uma cidade bonita, e que, por não ter alvos militares de vulto, foi praticamente intocada até 1945. Em virtude dessa "invulnerabilidade", Dresden virou uma cidade de refugiados, lotadas deles, que sabiam que lá haveria um lugar seguro.

Até hoje acho que os aliados tentam entender o que os levaram a cometer essa atrocidade sem sentido, e atacar uma cidade sem alvo militar cheia de civis. Terrível, nojento, devemos aprender com isso para nunca mais ocorrer. Mas isso não chega nem perto dos crimes cometidos em Auchewitz, em minha humilde opinião.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#110 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jan 18, 2006 11:06 pm

Essa de chegar ao objetivo nao cola, exatamente porque os nazis estavam fazendo o seu, que era sumir com os judeus do mapa, bombardear foi totalmente inutil................




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Jet Crash®
Sênior
Sênior
Mensagens: 1996
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 8:05 pm
Localização: Belo Horizonte
Contato:

#111 Mensagem por Jet Crash® » Qua Jan 18, 2006 11:07 pm

Plinio Jr escreveu:Ninguém disse que eles eram santos ou que não cometiam crimes. Mas pra, a partir disso, comparar os crimes dos aliados com os da Alemanha Nazista(quase colocando-os num mesmo patamar) é uma história muuuuiito diferente.

Abraços

César


Se analisarmos friamente Cesar, estes bombardeiros visam unica e exclusivamente a maior quantidade de baixas civis possiveis, ou seja , assassinato em massa.


Discordo.

Fica claro que os bombardeios tinham o claro objetivo de aumentar o fluxo de refugiados dificultando a locomoção das tropas alemãs. E foi o que ocorreu.




Jet Crash®

Imagem
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#112 Mensagem por VICTOR » Qua Jan 18, 2006 11:08 pm

Concordo totalmente com o César...




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#113 Mensagem por Einsamkeit » Qua Jan 18, 2006 11:10 pm

Jet Crash® escreveu:
Plinio Jr escreveu:Ninguém disse que eles eram santos ou que não cometiam crimes. Mas pra, a partir disso, comparar os crimes dos aliados com os da Alemanha Nazista(quase colocando-os num mesmo patamar) é uma história muuuuiito diferente.

Abraços

César


Se analisarmos friamente Cesar, estes bombardeiros visam unica e exclusivamente a maior quantidade de baixas civis possiveis, ou seja , assassinato em massa.


Discordo.

Fica claro que os bombardeios tinham o claro objetivo de aumentar o fluxo de refugiados dificultando a locomoção das tropas alemãs. E foi o que ocorreu.


Cara, tu ta falando que vale matar mais de 100.000 pessoas só para aumentar o fluxo de refugiados?

e depois falam de mim ainda......




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#114 Mensagem por César » Qua Jan 18, 2006 11:25 pm

Einsamkeit escreveu:Essa de chegar ao objetivo nao cola, exatamente porque os nazis estavam fazendo o seu, que era sumir com os judeus do mapa, bombardear foi totalmente inutil................

Ótimo, um lado tinha o objetivo de vencer e acabar com a Guerra, o outro de exterminar as "raças inferiores". Qual você prefere?




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#115 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 12:16 am

César escreveu:
Einsamkeit escreveu:Essa de chegar ao objetivo nao cola, exatamente porque os nazis estavam fazendo o seu, que era sumir com os judeus do mapa, bombardear foi totalmente inutil................

Ótimo, um lado tinha o objetivo de vencer e acabar com a Guerra, o outro de exterminar as "raças inferiores". Qual você prefere?


Nao da pra se defender atacando César, Coisas como Dresden, Hiroshima, Nagasaki, bombardeios incendiarios ao japao nao tem explicaçao, foi assasinato mesmo, e foram inuteis por sinal, porque sera que nao jogaram a bomba na alemanha? porque eram brancos e afinal, é de onde os americanos vem, ja o japao....




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61282
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

#116 Mensagem por Túlio » Qui Jan 19, 2006 1:08 am

Senhores, permitam-me meter de novo a colher torta no assunto. Primeiro, creio que todos sabem que sou revisionista, e não apenas de assuntos da 2GM, mas de tudo o que possa ser rediscutido, revisado. Se sou neonazi ou Democrata, creio que existem mil e poucos posts meus que podem demonstrar. Vou dar uma das minhas melhores razões para ser assim, é um trecho de um livro que muito prezo, volta e meia o releio inteiro e, por incrível que possa parecer, sempre encontro coisas que não me haviam chamado à atenção ( 'Atenção! Atenção!' - A Ilha, Huxley ):
Desde mais ou menos aquela época, a guerra fora literalmente contínua, embora, a rigor, não fosse sempre a mesma guerra. Durante vários meses, durante sua meninice, houvera confusas lutas de rua na própria Londres, e de algumas ele se recordava vivamente. Mas seguir a história de todo o período, dizer quem lutava, contra quem, em determinado momento, seria absolutamente impossível, já que nenhum registro escrito, nem palavra oral, jamais faziam menção de outro alinhamento de forças, diferente do atual. Naquele momento, por exemplo, em 1984 (se é que era 1984), a Oceania estava em guerra com a Eurásia e era aliada da Lestásia. Em nenhuma manifestação pública ou particular se admitia jamais que as três potências se tivessem agrupado diferentemente. Na verdade, como Winston se recordava muito bem, fazia apenas quatro anos a Oceania estivera em guerra com a Lestásia e em aliança com a Eurásia. Isso, porém, não passava de um naco de conhecimento furtivo, que ele possuía porque a sua memória não era satisfatoriamente controlada. Oficialmente, a mudança de aliados jamais tivera lugar. A Oceania estava em guerra com a Eurásia: portanto, a Oceania sempre estivera em guerra com a Eurásia. O inimigo do momento representava sempre o mal absoluto, daí decorrendo a impossibilidade de qualquer acordo passado ou futuro com ele.
O espantoso, refletiu pela décima milésima vez, ao forçar os ombros dolorosamente para trás (mãos nas cadeiras, fazia girar o corpo pela cintura, exercício que se acreditava fazer bem aos músculos dorsais) - o espantoso é que pode mesmo ser verdade. Se o Partido tem o poder de agarrar o passado e dizer que este ou aquele acontecimento nunca se verificou - não é mais aterrorizante do que a simples tortura e a morte?
O Partido dizia que a Oceania jamais fora aliada da Eurásia. ele, Winston Smith, sabia que a Oceania fora aliada da Eurásia não havia senão quatro anos. Onde, porém, existia esse conhecimento? Apenas em sua consciência, o que em todo caso devia ser logo aniquilada. E se todos os outros aceitassem a mentira imposta pelo Partido - se todos os anais dissessem a mesma coisa - então a mentira se transformava em história, em verdade. "Quem controla o passado," dizia o lema do Partido, "controla o futuro: quem controla o presente controla o passado." E no entanto o passado, conquanto de natureza alterável, nunca fora alterado. O que agora era verdade era verdade do sempre ao sempre. Era bem simples. Bastava apenas uma série infinda de vitórias sobre a memória. "Controle da realidade," chamava-se. Ou, em Novilíngua, "duplipensar."

1984 - George Orwell
Entendam, pessoal, a História de hoje pode não ser tão História assim daqui a uns anos... Se ninguém tem nada a temer, por quê não revisar?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#117 Mensagem por Einsamkeit » Qui Jan 19, 2006 3:37 am

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Onde estariam os tanques? soldados? canhoes? so vejo pessoas...




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#118 Mensagem por VICTOR » Qui Jan 19, 2006 9:04 am

Einsamkeit escreveu:porque sera que nao jogaram a bomba na alemanha? porque eram brancos e afinal, é de onde os americanos vem, ja o japao....

Discordo frontalmente. Se você ler os preparativos e os números envolvidos com uma invasão do território japonês, verá que a situação era muito pior do que a da Alemanha. Qual foi o maior desembarque da Guerra? Tem gente que acha que foi o Dia D, mas foi Okinawa. A invasão de Kiushu ou Honshu faria Okinawa parecer fichinha.

Do outro lado, a Alemanha entregue. Não há comparação.

Além do quê, a bomba só ficou pronta em julho:

After much preparation, the first nuclear test took place on July 16, 1945, near Alamagordo, New Mexico, and was dubbed by Oppenheimer as "Trinity". http://en.wikipedia.org/wiki/Manhattan_project


O argumento do racismo, portanto é de difícil sustentação, fora das esferas anti-americanas ou pró-Eixo.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#119 Mensagem por rodrigo » Qui Jan 19, 2006 12:19 pm

Deviam ter jogado a bomba em Berlim, e salvado milhares de vidas no Exército Vermelho. Hiroshima e Nagasaki também foi maldade, deviam ter destruído logo Tóquio com o imperador lá, e serviria de exemplo para futuros planos nazistas e cia. Os soldados e a população que os acompanhavam fanaticamente não mereciam nenhum tipo de compaixão, direitos humanos para os humanos!




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
magoo32
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 176
Registrado em: Qui Dez 29, 2005 4:24 pm
Localização: São Leopoldo/RS

Massacre

#120 Mensagem por magoo32 » Qui Jan 19, 2006 1:27 pm

Pessoal, venho acompanhando diariamente este interessantissimo tema que está sendo abordado.
Percebe-se claramente que existem duas correntes de pensamento.
Talvez o termo que utilizarei não seja o mais adequado mas percebo que existe um grupo que tem uma certa condescendencia com o que os aliados fizeram pois os nazistas fizeram um mal maior. Outro grupo não defende o que os nazistas fizeram mas tenta mostrar que os aliados tb. fizeram seus massacres.
Procurando no dicionário Aurélio a definição da palavra massacre encontrei o seguinte:
Massacre = morticínio cruel; matança; carnificina.
A partir deste significado por analogia posso chegar ao seguinte entendimento, que massacre não passa de ato cometido contra alguém que NÃO TEM COMO SE DEFENDER naquele momento.
Partindo desta premissa além de todos os massacres já mencionados aqui:
- Campos de concentração
- Dresden e outras cidade alemãs
- Navios de transporte de civis e feridos (Wilhem Gustfloft)
- Hirishima e Nagasaki
- Londres e Coventry
- Ucranianos pelos russos
- Gregos pelos turcos, entre outros

Existem uma série enorme que não caberia neste forum.
- Massacre nos jogos olímpicos de Berlim 1972.
- Massacre de São Bartolomeu na França em 1572.
- Massacre das tribos indígenas norte-americanas.
- Massacre de Tessalonica em 388.
- Massacre de população civil feito tanto por nazistas e aliados.
- Massacre de palestinos por israelenses.
- Massacre populaçao civil no Vietnan.

Nâo pensem que isso fica longe do Brasil
- Massacre do Carandiru
- Massacre de Eldorado dos Carajás
- Massacre de Vigário Geral.

Por estas e outras é que, para mim, não importa que cometeu o ato, se cometeu por pura maldade ou intolerancia, se cometeu para se vingar, se cometeu porque achava que aquelas pessoas são inferiores, se cometeu para forçar o final de um conflito, se cometeu para ter motivos para iniciar um conflito, se cometeu para evitar baixas, ou por qualquer outro motivo que possa ser apresentado.
Para mim, massacre não nacionalidade, religião, cor etc.
Quem ordena, quem comete um massacre não passa de um animal irracional. Neste caso até seria uma ofensa com os animais que não se utilizam destes meios.
Hitler, Stalin, Truman, Pol Pot, Churchill, Arthur Harris, Goebbels, Genghis Kahn, Àtila, entre outros menos votados, não passam de "gente" que fomentou a morte de milhões de pessoas, para mim, estão EXATAMENTE NO MESMO NÍVEL
Nenhum é melhor ou pior do que o outro, nenhum tem mais ou menos culpa, não importa a quantidade de pessoas massacradas, se foram 10 pessoas ou 10 milhões de pessoas. Isto não é o que importa.
Importa é que nós enquanto temos a possibilidade de estar em forum livre e podendo discutir sobre este tema espinhoso tenhamos em mente que estes "seres" não merecem muito mais do que nosso desprezo, repugnancia e outros vários adjetivos que não ficariam bem se fossem escritos neste forum.




Responder