Substituição dos Bandeirantes

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Mapinguari
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#106 Mensagem por Mapinguari » Seg Jan 09, 2006 12:08 am

Jet Crash® escreveu:Eu considero o Sukhoi S-80 A PLATAFORMA IDEAL para substituir o Bandeirante. Se a FAB o conhecer certamente concordará com minha opinião. É uma aeronave modernissíma, construída com tecnologia criada para o Su-27, possuí rampa de carga, bom alcance, pontos duros sob as asas que apesar de inicialmente serem destinados ao uso de armamento anti-navio na versão de patrulha, podem ser também usados para a adição de tanques subalares que dariam maior alcance.

Certamente haverão críticas contra o S-80, mas garanto que com uma aeronave como esta haverá um enorme ganho qualitativo na capacidade de transporte da FAB.

Novamente afirmo que está aeronave poderia ser fabricada sob licença pela própria EmFraer, inclusive como substituto do próprio Brasília.


JetCrash,
Você QUASE acertou! O S-80 usa motores e outros componentes russos em demasia, além de não ser exatamente "off-the-shelf", e a FAB está fugindo disso.
Tudo indica que ESTE avião do link abaixo será o substituto do C-95 na FAB, equipado com turbinas PT-6 e montado sob licença no próprio PAMA-SP:

http://www.skytruck.us/homepage_files/skytruck01.htm




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#107 Mensagem por Jet Crash® » Ter Jan 10, 2006 8:13 pm

Mapinguari escreveu:JetCrash,
Você QUASE acertou! O S-80 usa motores e outros componentes russos em demasia, além de não ser exatamente "off-the-shelf", e a FAB está fugindo disso.


Você está completamente equivocado. O S-80 usa o motor GE CT-7B, hélices Hamilton-Standart e aviônicos americanos, do mesmo fabricante do 145. O modelo russo é que usa componentes locais.

Ele é certamente a mais ocidentalizada das aeronaves russas.




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#108 Mensagem por A-29 » Sáb Jan 14, 2006 10:25 pm

A última Tecnologia e Defesa tem um reportagenzinha sobre o Skytruck. Aliás, ultimamente todas as reportagens da T&D merecem o sufixo "zinha". Do jeito que a revista anda fina...

Seja como for, falam muito bem da aeronave. Só não gosto do fato de ela ter trem de pouso fixo, o que certamente prejudica a velocidade de cruzeiro e alcance devido ao maior arrasto.

Será que numa eventual produção sob licença o Pama seria capaz de integrar um trem de pouso retrátil ao projeto???




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#109 Mensagem por Marcius » Dom Jan 15, 2006 9:50 am

Já existe um cronograma de desativaçao dos Bandeirante ?




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#110 Mensagem por faterra » Dom Jan 15, 2006 11:13 am

Temos que manter o que já conquistamos na construção de aviões. Não só manter, mas desenvolver novos produtos, criar projetos para atualização dos que estão sendo montados e para os que estão em operação. Igualar ou até ultrapassar a qualidade de nossos produtos diante aos melhores produtos existentes no mercado. Podemos e temos que procurar parceiros para diminuir e distribuir os custos.
E, agora, conforme os últimos acontecimentos, é nosso dever e obrigação procurar novas opções para o fornecimento dos produtos que importamos, principalmente dos Estados Unidos, abrindo nosso leque de opções. Não dá para ficar refém da política americana, ditando para quem podemos ou não vender nossos produtos. Se eles têem ou não razão não nos importa. O que importa é que não podemos nos dar ao luxo de ficar no prejuízo.
Por isso, acho que o substituto natural do Bandeirantes é o Brasília, atualizado, reforçado, preparado p/pouso em pistas curtas e rústicas. E que mal lhes pergunte: não dá para colocar uma rampazinha traseira no dito cujo não? Seria um projeto impossível? Ou os custos seriam tão elevados que inviabilizariam o mesmo?




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#111 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jan 15, 2006 11:23 am

faterra escreveu:
Por isso, acho que o substituto natural do Bandeirantes é o Brasília, atualizado, reforçado, preparado p/pouso em pistas curtas e rústicas. E que mal lhes pergunte: não dá para colocar uma rampazinha traseira no dito cujo não? Seria um projeto impossível? Ou os custos seriam tão elevados que inviabilizariam o mesmo?


Uma total reengenharia do projeto resultando na prática em outra aeronave. Ficaria mais barato projetar de fato outra aeronave.




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#112 Mensagem por Carlos » Dom Jan 15, 2006 1:31 pm

Por isso, acho que o substituto natural do Bandeirantes é o Brasília, atualizado, reforçado, preparado p/pouso em pistas curtas e rústicas. E que mal lhes pergunte: não dá para colocar uma rampazinha traseira no dito cujo não? Seria um projeto impossível? Ou os custos seriam tão elevados que inviabilizariam o mesmo?


Também acho que o substituto natural é o Brasília, mas é um avião "muito caro" para a função do Bandeirantes. O Skytruck é barato (US$ 4,7 milhões de dólares) e pode ficar ainda mais barato caso seja fabricado sob licença aqui no Brasil.

Falou,

Carlos.




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#113 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jan 15, 2006 1:35 pm

Carlos escreveu:Também acho que o substituto natural é o Brasília, mas é um avião "muito caro" para a função do Bandeirantes. O Skytruck é barato (US$ 4,7 milhões de dólares)

Falou,

Carlos.


:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Isto tudo por um avião que é quase um home-built????

O S-80 na versão básica de transporte custa US$ 4,5 milhões.




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#114 Mensagem por Marcius » Dom Jan 15, 2006 3:24 pm

Qual o preço deum Brasilia hoje na versao EMB-120K ?, quantas aeronaves precisariamos 80 ? será que com um volume destes nao seria possivel reduzir o preço sensilvemente ?




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#115 Mensagem por Jet Crash® » Dom Jan 15, 2006 3:33 pm

Marcius escreveu:Qual o preço deum Brasilia hoje na versao EMB-120K ?, quantas aeronaves precisariamos 80 ? será que com um volume destes nao seria possivel reduzir o preço sensilvemente ?


O Brasília K é na realidade uma conversão de unidades usadas adquiridas no mercado internacional. O custo de aquisição de uma célula bem surrada é de aproximadamente US$ 2,5 milhões. Células mais novas e menos voadas custam mais caro. As últimas unidades novas do Brasília estavam custando quase US$ 8 milhões.

Uma busca em site de vendas de aeronaves usadas é bem informativo.




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#116 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 15, 2006 4:56 pm

O Brasília já teve a linha de produção encerrada. A FAB quer uma aeronave barata de operar, não necessariamente de comprar. Às vezes se confunde muito isso. O preço de compra importa menos do que o de operação, já que ele sairá de um montante fixo, muitas vezes por meio de crédito extra-orçamentário, enquanto o de operação sairá do orçamento anual.




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#117 Mensagem por Marcius » Dom Jan 15, 2006 5:03 pm

Vinicius

No site da Embraer ainda consta o EMB 120 como produto da linha, será que a opçao por esta aeronave para a FAB nao seria uma opçao interessante tendo em vista a existencia de 16 destas já no acervo da força, sabendo ainda que a produçao total atingiu 350 unidades, acredito que um pedido de 50 / 80 aeronaves seria algo extremamente interessante. Quanto a custos operacionais nao tenho informaçoes. alguém tem para poder colaborar com a discussao ?




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#118 Mensagem por Bolovo » Dom Jan 15, 2006 5:30 pm

Vinicius Pimenta escreveu:O Brasília já teve a linha de produção encerrada. A FAB quer uma aeronave barata de operar, não necessariamente de comprar. Às vezes se confunde muito isso. O preço de compra importa menos do que o de operação, já que ele sairá de um montante fixo, muitas vezes por meio de crédito extra-orçamentário, enquanto o de operação sairá do orçamento anual.

A linha de montagem do Brasília não foi encerrada. O Brasília é um avião de "segunda linha" (não achei o termo correto, acho que entenderá o que quero dizer) da Embraer, assim mudaram a linha de produção dele daqui de São José dos Campos para Botucatu. O Brasília agora é produzido pela Neiva.




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#119 Mensagem por helio » Dom Jan 15, 2006 6:55 pm

O Bandeirante por ser um vetor pequeno e barato possui amplas utilizações, algumas delas contraproducentes, como a utilização para tropas(a palavra mais adequada seria pelotões) paraquedistas e para carga.Outras missões, desta vez superdimensionadas quando é utilizado para ligação (avião organico de bases aéreas)
O mais correto é utilizar os cessna caravan para missões de transporte e ligação,pois o custo é muito menor.
Para missões para transporte de carga de maior porte basta adquirir um maior numero de CASA C-295. Para missões de paraquedistas temos os Blackhawk que podem transportar igual quantidade de soldados.
enfim,o Bandeirante ainda é e foi um vetor muito útil mas o seu conceito como avião militar está obsoleto.

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#120 Mensagem por VICTOR » Dom Jan 15, 2006 7:08 pm

Essa proposta Cessna + C-295 é interessante, inclusive o Pedro Rezende é um dos defensores dela.

Mas seria interessante achar um lugar para indústria nacional aí. É duro pagar avião importado com produtos de "alta tecnologia" como álcool, soja e frango...




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