Dassault-Dornier Alpha-jet Portugal

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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tagos
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Dassault-Dornier Alpha-jet Portugal

#1 Mensagem por tagos » Sáb Jan 14, 2006 7:37 pm

Boas.

Alguem me sabe dizer quantos Alpha-jet temos operacionais? Quantos tivemos quando eles chegaram? Que tipo de armas eles tem?

Algumas fotos do aparelho

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Cumprimentos




tagos
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#2 Mensagem por tagos » Dom Jan 15, 2006 5:54 pm

Ninguem sabe responder?




JLRC
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#3 Mensagem por JLRC » Dom Jan 15, 2006 9:33 pm

Foram cedidos 50 pela Alemanha como contrapartida pela utilização da base de Beja pela Luftwaffe. Presentemente julgo que estão 20 operacionais unicamente em funções de treinamento.




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soultrain
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#4 Mensagem por soultrain » Seg Jan 16, 2006 1:04 am

"O site (...) será sem dúvida o melhor que encontrámos sobre o Alpha Jet.
Exclusivamente dedicado aos Alpha Jet nacionais, dá-nos a conhecer a história do avião em si, as suas características técnicas, as cores e esquemas de pintura, o armamento que pode ser utilizado, uma foto-galeria com várias vistas e pormenores do avião, curiosidades, emblemas, etc. Muito bom!"

Mais Alto-Revista da Força Aérea Portuguesa, Mai/Jun 2004

http://walkarounds2.home.sapo.pt/alphajet.htm

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ARMAMENTO UTILIZADO
Fotos FAP, Rui Ferreira e Tiago Leitão

Interno: Bombas MK-20 "Rockeye"
Nenhum armamento interno. Opção de colocação
1 canhão Mauser BK-27 mm em posição ventral Bombas Cluster BL 755
Bombas retard. "Snakeye" de 500 Lbs (227 Kg)
Estações das asas: Foguetes LAU-51A de 2.75 in (70 mm)
Bombas GP MK-82 de 500 Lbs (227 Kg) Foguetes LAU-3 B/A de 2.75 in (70 mm)

Possibilidade de utilização do Sistema de Contramedidas (ECM) "Elettronica Spa EL-70-72" na posição posterior.
Possibilidade de utilização de 3 máquinas fotográficas Vinten de 90 mm colocadas em depósitos externos de combustível modificados.

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AlphaFalcon
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#5 Mensagem por AlphaFalcon » Seg Jan 16, 2006 12:04 pm

Boas



Neste momento Portugal tem apenas uma esquadra a utilizar o Alpha-Jet, é a 103 "Caracóis", a outra esquadra que os utilizou, a 301 "Jaguares" está agora em Monte Real a usar o F-16MLU.
A 103 tem atribuidos 25 aviões, mas brevemente alguns serão retirados de serviço.
Quanto a armamento usamos ainda o canhão de 27mm, foguetes de 70mm e bombas MK-82, mas como a esquadra 103 é unicamente dedicada ao treino não sei se vão continuar a usar este armamento.
3 destes Alpha-Jets irão receber uma pintura especial alusiva aos Asas de Portugal.




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ASAS DE PORTUGAL

#6 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 17, 2006 8:53 am

Vão aumentar para três? Boas noticias!




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TomKat
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#7 Mensagem por TomKat » Qua Jan 18, 2006 12:31 am

Alguém sabe o periodo de vida útil que ainda restam ás células dos Alpha-jet portugueses.

Todas as células já devem ter perto de 20 anos...ou mais. :(




nada se cria,... nada se perde,...
... tudo se transforma!
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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 25, 2006 1:13 pm

Julgo que os Alpha Jet são aviões de ataque, embora a FAP os utilize como aviões de treino avançado.

Seria um pena que em Poertugal não se aproveitasse essa valência de termos para além dos F-16, uma esquadra de aviões de ataque, mais especializados nessa função, já que sem ela a FAP ficará empobrecida.

E nem futuros helis de ataque que venhamos eventualmente a ter compensarão essa perca.

Já em tempos, noutro forum sugeri que se deveria equacionar a compra de AMX italianos, pelo padrão NATO, e que em tempos de paz poderiam ser na mesma utilizados como aviões de treinamento.

Os actuais Dassault são os que os alemães nos deixaram quando retiraram da Base de Beja.




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#9 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jan 25, 2006 1:16 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Julgo que os Alpha Jet são aviões de ataque, embora a FAP os utilize como aviões de treino avançado.
Seria um pena que em Poertugal não se aproveitasse essa valência de termos para além dos F-16, uma esquadra de aviões de ataque, mais especializados nessa função, já que sem ela a FAP ficará empobrecida.
E nem futuros helis de ataque que venhamos eventualmente a ter compensarão essa perca.
Já em tempos, noutro forum sugeri que se deveria equacionar a compra de AMX italianos, pelo padrão NATO, e que em tempos de paz poderiam ser na mesma utilizados como aviões de treinamento.
Os actuais Dassault são os que os alemães nos deixaram quando retiraram da Base de Beja.


Para treinamento vcs podem utilizar os F-16 B que são ótimos para isto.




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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#10 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 25, 2006 1:21 pm

Ou isso, mas como já temos os actuais, seria uma pena comprar aviões unicamente para treinamento.

Já que os recursos são poucos, penso que um Força Aérea completa se materializaria com as 2 esquadras de F-16 MLU, e com uma esquadra de aviões de ataque modernos, que serviriam também para esse efeito.




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#11 Mensagem por talharim » Qua Jan 25, 2006 1:33 pm

Comprem Mirages F-1,já que gostam tanto da França.




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#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Jan 25, 2006 1:47 pm

Talharim:

Da França, já temos os helis PUMA e os AluetteIII que substituiram os AluetteII.




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#13 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 28, 2006 8:17 am

Na verdade, o Alpha Jet foi concebido como avião de treinamento avançado, com função secundária de ataque leve a apoio aproximado. A versão francesa era um treinador puro, e a alemã (nariz pontudo) era um treinador que podia levar foguetes e canhões para apoiar as colunas blindadas em caso de carnificina com o Pacto de Varsóvia na Europa Central.




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#14 Mensagem por Bronco » Dom Jan 29, 2006 12:47 am

Tomkat escreveu:Alguém sabe o periodo de vida útil que ainda restam ás células dos Alpha-jet portugueses.
Todas as células já devem ter perto de 20 anos...ou mais.

Caro tomkat, os Alphajet deverão ter á volta de 22/23 anos em média Alguns até poderão ter já 25 anos, mas esses só devem já servir para banco de peças. Os Alphajet da Tailândia têm são mais velhos, porque têm um motor (Larzac 04-C6) mais antigo dos dois que equipam o AlphaJet.
O motor dos Alpha jet portugueses é o Larzac 04-C20 mais recente e ligeiramente mais potente que o Larzac 04-C6.

Rui Elias escreveu:Julgo que os Alpha Jet são aviões de ataque, embora a FAP os utilize como aviões de treino avançado.
Já em tempos, noutro forum sugeri que se deveria equacionar a compra de AMX italianos, pelo padrão NATO, e que em tempos de paz poderiam ser na mesma utilizados como aviões de treinamento.

Caro Rui Elias, a FAP não deve ter um único avião adquado, neste momento, para fazer face ao salto tecnológico que separa aviões de diferentes gerações, se compararmos as exigências necessárias para pilotar um F-16MLU!!

Sou levado a chegar a essa conclusão, porque há pilotos (poucos) da FAP a serem formados nos EUA e muito provavelmente por causa desse pormenor (e/ou outros), dado que para os MLU´s deverá ser necessário um treino ainda mais avançado que proporcione aos pilotos valências que nunca teriam se voassem somente no Alphajet na FAP, “penso eu de que”. (mas isto sou eu a “fazer contas”).

Os AMX podem ser uma boa ideia, mas poderão ser ainda mais caros que os Alphajet, mais caros em tudo e aí é que tá o problema. Se temos só metade dos AlphaJet a voar, quando em 1993 se pensou em ter duas esquadras operacionais, então o que dizer se tivéssemos os AMX. Para o ataque então temos nada melhor que o F-16 a/B e versão MLU M2. Com poucos recusos que Portugal disponibiliza para a sua sobrania, só podemos voar baixinho. Mesmo assim preferiria o HAWK ao AMX, se bem que o AMX já tenha dado provas reais nos Balcãs.


Lauro Melo escreveu:Para treinamento vcs podem utilizar os F-16 B que são ótimos para isto.
Sim também é para isso que eles servem. Mas todo o treino cair somente no F-16 não há orçamento de defesa que resista (no caso português). Tem toda a lógica e seria o ideal, agora desconfio que toda a formação seja dada em F-16. Para que servem os Alphajet? E sai muito mais barato. :wink:


Talharim escreveu:Comprem Mirages F-1,já que gostam tanto da França

Caro Talharim, foi a França que não pôs limites e entraves á compra de material bélico durante a ditadura de Salazar por causa da guerra colonial, coisa que os americanos fizeram. Pessoalmente não nutro simpatia por nenhum dos dois. Acho que Portugal deveria aventurar-se num programa a sério nem que fosse em parceria com mais um ou dois países, mas não para fazer como o programa MAKO, que nem ata nem desata.

Mirage F-1 NÂO. Está mais que obsoleto. Comprar por comprar então que se compre o Rafale M. É o único avião, neste momento, que nos colocaria numa posição invejável em toda a NATO. Veja só o nº de porta-aviões em que pode aterrar. Até mesmo no S. Paulo havia essa possibilidade (mais teórica que prática possivelmente). As novas versões já vêm com a possibilidade de transportarem armamento que dê a possibilidade de Portugal controlar a sua ZEE e o triângulo estratégico continente-Açores-Madeira-continente. Mas isto nem em filmes de ficção cientifica, pois o avião é muito caro e depois tínhamos ainda de comprar o armamento e outros aviões para o treino. Nem com 2500 milhões de Euros conseguíamos fazer a festa, para termos o mínimo. É muita mesmo demasiada areia para a minha camioneta.

Pelo que se sabe os Alphajet, ou melhor, pelo que se pode saber neste momento, os aviões só são utilizados para treino e muito pouco mais. Mas não acredito muito nisso, mas também não sou eu que trabalho com eles. Talvez alguém aqui saiba mais e se poder acrescentar algo, força.

Cumprimentos




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#15 Mensagem por p_shadow » Ter Jan 31, 2006 2:42 am

Desafio a todos os colegas que falam dos "nossos AlphaJet de ataque":

Apontem apenas uma missão de um qualquer provável cenário bélico dos nossos tempos, em que o sistema de armas AlphaJet da FAP seja uma mais-valia, ou seja, que cumpra essa missão com níveis aceitáveis de sobrevivência e disponibilidade.

:wink:

Cumptos




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