Missão de Paz no Haiti

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#256 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 08, 2006 1:26 am

Quando recebi essa notícia por e-mail hoje de manhã confesso que fiquei muito tempo sem acreditar, até agora estou chocado com isso. É inacreditável.

Eu acho que devemos ter muita cautela antes de sair por aí tentando encontrar explicações e culpados. Vamos esperar as investigações. Vamos, pelo amor de Deus, parar de querer arrumar um culpado, de crucificar o EB antes de termos maiores informações.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#257 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Jan 08, 2006 1:39 am

07/01/2006 - 22h21
Brasil pede "ampla investigação" sobre morte de general
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera que a ONU (Organização das Nações Unidas) conduza uma investigação "imediata e ampla" sobre a morte do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, comandante da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti. A informação foi divulgada na noite deste sábado, em uma nota do Itamaraty.

Bacellar foi encontrado morto na manhã deste sábado no quarto do hotel onde estava hospedado, em Porto Príncipe --a agência de notícias Efe afirma que ele foi atingido por um tiro na cabeça.

Membros da ONU cogitam a hipótese de suicídio, mas a informação ainda não foi confirmada pelo Exército brasileiro. Segundo declaração do tenente coronel Fernando da Cunha Matos à agência Brasil, o general morreu em um "acidente com arma de fogo".

O traslado do corpo ao Brasil será feito pela FAB (Força Aérea Brasileira) ainda neste domingo. O mesmo avião que transportará uma delegação brasileira até o país, para participar das investigações, deve trazer o corpo de volta.

Lula orientou o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a expor ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, as expectativas do governo brasileiro em relação a esta investigação "imediata e ampla". Também pediu que a equipe dos órgãos brasileiros envolvidos se desloque imediatamente ao Haiti --a missão parte neste domingo.

A nota do Itamaraty diz também que Bacellar era conhecido por seu "preparo e competência", e "vinha conduzindo com excelência e grande responsabilidade a difícil tarefa de comandar" a missão brasileira no Haiti.

Suicídio

Um militar da Força da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, a Minustah, que pediu anonimato, disse à agência de notícia France Presse que "o general disparou uma bala na boca". O porta-voz da Minustah, Damian Onses-Cardona, rejeitou dar explicações sobre as circunstâncias da morte do oficial.

Em entrevista por telefone à BBC, o embaixador do Brasil no Haiti, Paulo Cordeiro de Andrade Pinto, disse que o general estava tenso, embora não desse sinais de "grande depressão" antes da sua morte.

Como prováveis motivos para esta tensão, o embaixador mencionou a falta de segurança e a indefinição eleitoral no país. A realização do que seriam as primeiras eleições desde a queda do então presidente Jean Bertrand Aristide já foi adiada quatro vezes.

Apesar da morte do general e deste cenário tenso, o Brasil não tem a intenção de deixar a missão. "O presidente reitera sua plena confiança no trabalho desenvolvido pelas tropas brasileiras no Haiti e reafirma a determinação do governo brasileiro de continuar apoiando o povo haitiano na construção da paz e normalização política daquele país", diz o comunicado do Itamaraty.

(...)

Link da notícia

Olhem a foto:

Imagem

Isso está muito estranho.

O General:

Imagem

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#258 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jan 08, 2006 2:29 am

César escreveu:Não existe a possibilidade do general ter sido morto enquanto dormia por algum "guerrilheiro" ou algo assim?

Pode parecer uma opção meio estapafúrdia, mas vocês devem concordar comigo que essa história está muito mal contada.

De qualquer forma, meus pêsames à família do general brasileiro. :(

Abraços

César

Concordo!

Para mim, ele foi executado!

Essa história está mal contada, e tem cheiro estranho no ar!

Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Bruno Falcão
Avançado
Avançado
Agradeceram: 3 vezes

#259 Mensagem por Bruno Falcão » Dom Jan 08, 2006 3:33 am

e sera que todos do hotel sao surdos e nao escutaram nada ?! ...
tem algo estranho nisso ....

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#260 Mensagem por talharim » Dom Jan 08, 2006 10:51 am

Um General não tem o direito de entrar em depressão.

SE ele se matou realmente,é motivo de grande vergonha para o EB que um desqualificado desses chegou ao posto de General no EB.

---------------------------------------------------------------------------------

Agora se foi assassinato,isso deve ter participação francesa com certeza.

César
Sênior
Sênior
Contato:

#261 Mensagem por César » Dom Jan 08, 2006 11:14 am

Essa história da depressão é estranha. Ontem o oficial de Comunicação social do Eb na Missão declarou ao JN que o General estava bem e alegre na noite anterior, e que não dava qualquer sinal de depressão.

Por outro lado, sabemos que ele era o comandante da Missão, o oficial máximo dela no Haiti, e, portanto, um alvo prioritário para os rebeldes que não aceitam a presença da força de paz e querem a volta de Aristide. Pela lógica, ele deve ter sido assassinado.

"Acidente com a arma de fogo" é uma piada sem tamanho! Pra um General com 40 anos de exército? Comandante da maior missão de paz que o Brasil já entrou? Sem essa!!!

Ainda não consegui entender direito como isso foi acontecer.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Guilherme
Sênior
Sênior
Agradeceu: 66 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#262 Mensagem por Guilherme » Dom Jan 08, 2006 11:18 am

Torço pelo cancelamento da missão e retorno dos militares brasileiros ao Brasil. A missão única e exclusiva dos militares brasileiros deve ser defender o Brasil.

Se os haitianos querem se matar, problema deles. Deixem que os EUA e os países europeus tomarem conta daquele pedaço de inferno, já que gostam tanto de missões de paz.

E algum político em Brasília ainda acha que vai conseguir voto permanente no CS da ONU? Comprando e usando lixo nas FAs? Vai sonhando. O Brasil, no CS, seria motivo de piada.

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#263 Mensagem por Pablo Maica » Dom Jan 08, 2006 12:35 pm

Amorim considera pouco provável que
general tenha se suicidado

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, diz que não descarta nenhuma hipótese para a morte do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, que desde setembro de 2005 era o chefe militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). Mas Amorim considera pouco provável que o militar tenha se matado. "Nada do que tenhamos ouvido poderia prever o que ocorreu, considerando a hipótese de suicídio", disse o ministro, em entrevista coletiva à imprensa.

Mesmo assim, o ministro diz que "não podemos descartar nenhuma hipótese". Segundo ele, a investigação será "total e completa". Um avião da Força Aérea Brasileira saíra do Brasil rumo ao Haiti amanhã (8), por volta das 10 horas. De acordo com Amorim, a comitiva será formada por representantes do gabinete de Segurança Intitucional, da Polícia Federal e das Forças Armadas.

O ministro destacou que os ministros de Relações Exteriores da França e do Canadá, além da secretária norte-americano de Estado, Condoleezza Rice, e do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Anan, manifestaram apoio para que o Brasil continue a frente da missão das Nações Unidas. "Todos demonstraram solidariedade ao Brasil e confiança de retorno à democracia. O país irá reiterar a vontade de permanecer no comando da operação", sintetizou Amorim.

Amorim conversou com jornalistas após reunião com o presidente em exercício e ministro da Defesa, José Alencar, esta tarde, Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Também participaram do encontro o general Francisco Albuquerque, comandante do Exército, e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Armando Félix.

Delegação brasileira vai ao Haiti
investigar morte de general

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Amanhã (8) um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levará representantes do governo federal para acompanhar as investigações da morte do general brasileiro Urano Teixeira da Matta Bacellar, chefe militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah). O avião deve voltar no mesmo dia, com o corpo do general.

O chefe do Departamento de América do Norte e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gonçalo Mello Mourão embarcou hoje (7) para o Haiti. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, conversou hoje sobre o tema com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, e com o secretário-geral das Nações Unidas no Haiti, o diplomata chileno Juan Gabriel Valdés.

Um abraço e t+ :D

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 296 vezes
Agradeceram: 541 vezes

#264 Mensagem por Pablo Maica » Dom Jan 08, 2006 12:40 pm

Eu tambem acho muito estranha essa historia de suicidio, ja que em uma das noticias dizia-se que o general foi encontrado morto sentado em uma cadeira com a cabeça caida sobre o peito, mas a foto mostra ele caido ao chão, eu não descarto a hipotese de uma ação rebelde, com um rebelde infiltrado entre os funcionários do hotel, e quem sabe contando com a cobertura de alguns deles, ja que todos sabem que ultimamente as açoes rebeldes vinham aumentando, mas isso é só uma hipotese, agora é esperar e ver no que vai dar.

um abraço e t+ :D

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#265 Mensagem por Guerra » Dom Jan 08, 2006 1:06 pm

Estranho ele estar sem seguranças.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#266 Mensagem por The Baaz » Dom Jan 08, 2006 1:15 pm

talharim escreveu:Um General não tem o direito de entrar em depressão.

SE ele se matou realmente,é motivo de grande vergonha para o EB que um desqualificado desses chegou ao posto de General no EB.

---------------------------------------------------------------------------------

Agora se foi assassinato,isso deve ter participação francesa com certeza.

:roll: :roll:

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
thicogo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 17 vezes

#267 Mensagem por thicogo » Dom Jan 08, 2006 1:42 pm

SGT GUERRA escreveu:Estranho ele estar sem seguranças.

Guerra,eu vii ontem no jornal nacional,que a responsabilidade da segurança do general era do filipinos.VALEU

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#268 Mensagem por VICTOR » Dom Jan 08, 2006 7:00 pm

O fato dele estar alegre e comunicativo na noite anterior não exclui a possibilidade de suicídio. Ainda acho a hipótese mais provável.

Quanto à mensagem do Talharim, merece a (já tristemente usual) fila de smileys "sob medida" para as afirmações do Talharim:

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#269 Mensagem por Clermont » Dom Jan 08, 2006 8:03 pm

Quanto à "participação francesa" nada a comentar :roll: :roll:

Também discordo que generais não tem direito à depressão. Mas, tendo dito isso, eu concordo com o resto da mensagem de Talharim.

Se ficar comprovado, por A+B que o general cometeu suicídio, será uma das maiores vergonhas para o Exército brasileiro que alguém assim possa ter ascendido ao posto de general três estrelas.

Agora mesmo, por questão de autopromoção do prefeito local, ouvi falar que foi decretado luto oficial na cidade natal do general, lá no Sul. Pois muito bem, confirmado o suicídio, esse homem não merecerá nada, na minha opinião. Honras nem respeito algum. Ele era o comandante de sete mil homens. Independente de ter sido acertada ou não, a participação brasileira nesse Caso Haiti, a missão era a mais importante que as Forças Armadas brasileiras tem, em décadas.

Independente de haver sensatez nessa busca desesperada pelo assento no CS da ONU, é esse o objetivo do atual governo. E, portanto, o Exército brasileiro tinha de dar - e eu sei que está dando - tudo de si para a consecução do objetivo político-estratégico da atual administração.

Então diante de tudo isso, eu tenho que ser "compreensivo" com o lado humano do homem que - hipoteticamente - tirou a própria vida? Não! Eu não sou!

Ele não era um cidadão privado. Ele era um general-de-divisão do Exército do Brasil. Ele era o comandante de tropas brasileiras e - mais vital ainda - de tropas estrangeiras. Ele era, no Haiti e diante de soldados estrangeiros, a representação máxima da Pátria brasileira e de suas instituições militares. Tudo o que ele fizesse ou deixasse de fazer repercutiria na honra da Nação e na honra das Forças Armadas, em especial do Exército.

Se ele se matou, eu não quero saber de seus motivos - doença na família; doença dele mesmo ou coisas que levem um homem a se matar - ele não tinha o direito de fazer isso. Se quisesse acabar com a própria vida, que pedisse substituição e voltasse para o Brasil para se autoeliminar. Mas fazer em plena missão? Em território estrangeiro? Debaixo do olhar dos militares das outras nações? Como ele se atreveu??

Um general que faz uma coisa dessas devia ser fuzilado depois de morto.

Tendo dito isso, ainda devo manter minha posição: não acredito em suicídio. Ele passou o reveillon aqui, no Grajaú (Rio de Janeiro). Ninguém na família notou comportamento estranho. Ninguém - até agora - mencionou crise familiar (saúde, problemas sentimentais). Como pode um homem que tem tendências suicidas, só descobrí-las uma semana depois de voltar de casa? Que absurdo!

Quanto a crucificar o Exército, quem deve ser crucificado caso se comprove que o homem era um instável emocional? A sociedade civil?

Os generais indicam coronéis e generais para receberem as estrelas do Presidente. E são os generais que indicam os comandantes das missões estrangeiras.

Então serão os generais que terão de responder pelo fracasso desses mesmos generais promovidos e indicados ao comando.

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#270 Mensagem por The Baaz » Dom Jan 08, 2006 9:36 pm

Clermont escreveu:
Se ficar comprovado, por A+B que o general cometeu suicídio, será uma das maiores vergonhas para o Exército brasileiro que alguém assim possa ter ascendido ao posto de general três estrelas.

Nada a ver.
A depressão não tem data nem hora e nem avisa que vai chegar, pode vir de repente. Esse General era reconhecido pela sua competência dentro do Exército, não é vergonha alguma para o EB...

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Responder