Qual caça vocês preferiam?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual avião deveria ser a opção provisória?

Mirage 2000B/C
12
15%
F-5E/F Tiger II
4
5%
F-16A/B
16
21%
Kfir
2
3%
Mig-29 'Alemão'
2
3%
Su-27SMK
41
53%
cheetah
1
1%
 
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Plinio Jr
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#121 Mensagem por Plinio Jr » Sex Jan 06, 2006 8:57 pm

Seguindo seu raciocínio que caça que não ganha concorrência externa é caça morto

Um caça que em 10 anos não tem encomendas e não é utilizado pelo seu país de origem e não consegue vendas externas o que se espera dele quanto a futuro ?? Dificil entender isto Carlos ??

Mas afinal, qual o critéio aí ? Um coisa vale para o F-16 e versões, mas para o SU-35, que é parte da família Flanker e que vende muito sim(pelo menos bem mais que o RAfale), não.

Estamos discutindo sobre Su-35 e não o restante da familia flanker, vc que gosta de incluir os demais para o assunto virar salada s/ nexo ,

O foco é Su-35, é usado pelas unidades de combate da Rússia ?? Tem usuários estrangeiros ?? O dizer de uma aeronave que está pronta e disponivel para o mercado há 10 anos não conseguiu vender uma única unidade, o mesmo pode-se dizer da força aérea russa.

Pois é, a China e a Índia cairam no conto da sereia e hoja são infinitamente

Eles são usuários de Su-35 ?? Que eu saiba não são e como o restante do mundo não tem o menor interesse nele.

Eu nunca ouvi falar de frigobar nos Flanker. Tá vendo? Você tem que compartilhar estas informações privilegiadas conosco.

Uhhh...tá desinformado cara....

Faça-me o favor. A europa está fazendo os seus próprios aviões, obviamente não se interessam pelo Su-35, afinal, se aqui o preconceito é forte, imaginem lá.

Não é só na Europa, é no mundo inteiro e se todo mundo tem o mesmo pensamento, não vejo isto como preconceito e sim porque não é uma aeronave interessante para todos.

Os russos não produzem Su-35 porque eles acham que não tem necessidade. O Su-27 com as devidas modernizações da conta do recado. Ou seja, o Su-27 modernizado está apto a lidar com qualquer avião atual e não há necessidade de se gastar mais em Su-35 ja que a frota de Su-27 é imensa na Rússia.

Os russos não produzem o Su-35 PORQUE NÃO TEM DINHEIRO, a frota de Su-27S de 450 aeronaves está com a maioria parada no solo por falta de verbas e desde 2004, são entregues 01 dúzia de Su-27SM modernizados por ano, mostra que a situação por lá não é das melhores.

então a Rússia vai esperar um pouco e após 2010 - 2015 lançará o Pak Fa que será equivalente ou superior ao F-22 ja que terá novas tecnologias que surgirão até lá.

A Rússia não vai esperar até 2010-2015 para lançar o PAK-FA propositalmente e sim PORQUE NÃO TEM DINHEIRO (dificil o povo entender isto). O PAK superior ao F/A-22 ?? Se conseguirem levar o projeto adiante será um milagre, agora superar os EUA numa área que estão presentes há mais de 20 anos e com os recursos que tem, a probabilidade do PAK ser superior ao F/A-22 é remota.

Afinal, tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? :?: :?: :?:




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Brasileiro
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#122 Mensagem por Brasileiro » Sex Jan 06, 2006 10:24 pm

Tenho uma dúvida...

O Rafale tem capacidade de supercruise?


[abraços]




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Bolovo
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#123 Mensagem por Bolovo » Sex Jan 06, 2006 10:28 pm

Brasileiro escreveu:Tenho uma dúvida...

O Rafale tem capacidade de supercruise?


[abraços]

As versões atuais com o motor M88 ainda não, na proxima versão do M88, acho que será a M88-4, irá ter sim.




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#124 Mensagem por The Baaz » Sex Jan 06, 2006 10:31 pm

Bolovo escreveu:
Brasileiro escreveu:Tenho uma dúvida...

O Rafale tem capacidade de supercruise?


[abraços]

As versões atuais com o motor M88 ainda não, na proxima versão do M88, acho que será a M88-4, irá ter sim.


O Rafale naval com M88-2 quando vazio tem supercruise. A partir do M88-3 todas as versões terão supercruise. Se não for isso, é o Rafale M (naval) que usa o M88-3 já e as outras vão usar o M88-4, to meio por fora.

Lembrando que supercruise é somente a capacidade de ultrapassar a barreira do som sem pós-combustor, ou seja, não é lá grandes coisas para o Rafale e Eurofighter que atingem mach 1,12 com supercruise, mas para o F-22 já é grande a diferença, mach 1,45 se não me engano :mrgreen:




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#125 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Jan 06, 2006 11:31 pm

Super-cruise limpo não vale, afinal avião nenhum vai para o combate limpo.

Estamos discutindo sobre Su-35 e não o restante da familia flanker, vc que gosta de incluir os demais para o assunto virar salada s/ nexo ,

Mais uma vez malcriação, tsc, tsc, tsc. :? Quem falou de outro avião foi outra pessoa, afinal o negócio aqui era SU-27SKM e outros supostos FX/B. Por sinal o SU-27SKM ganhou no primeiro turno. :wink: . De qualquer maneira, então vamos separar os outros caças também por versões, sendo assim, o F-16C/60 é um fracasso, o Gripen EC idem e outras versões de outros caças atmbém, certo? Mas, como sei que não é assim, sei também que o SU-35 faz sim parte de uma família de caças e é uma evolução desta, sei também que vários desta família foram vendidos e continuam participando de concorrências por aí , bem ao contrário do ninguém se interessa."o restante do mundo não tem o menor interesse nele." Você acha mesmo isso? Mas se a Venezuela acabou de dizer que pensa nele... se vai comprar ou não é outra coisa, estamos agora nos interesses, certo? Ao falar do futuro FX sem concorrência, falou-se também em SU-35/outros, então veja que pensam sim e tem interesse sim. Se você não tem interesse é diferente e deve ser verdade, mas daí a dizer que ninguém no mundo tem... no mundo??? Mundo todo ou só uma parte???

não conseguiu vender uma única unidade, o mesmo pode-se dizer da força aérea russa.

Mais uma vez, oito é maior que zero, então se venderam oito não pode ser zero ou única, que quer dizer um(1).

Digamos o seguinte. O min da defesa resolve comprar 200 Rafales M por questão de comunalidade entre FAb e MB, certo? Devo dizer então que o Rafale não vende já que a versão não "M" não entrou na venda? Se não vejamos, a Índia compra os SU-30MKI com tudo do SU-35 e outras coisas mais, devo dizer então que Flanker não vende já que não foi especificamente o SU-35 o caça da tal venda, certo? E se colocarmos dois assentos num SU-35 e ele tornar-se SU-35UB, qual seria a grande diferença em relação ao SU-30MKI? Realmente se formos pensar assim o SU-35 ainda não teve vendas externas, mas se vierem os SU-30Mk já é muito melhor que M-2000C e muito mais barato que eurocanards, mas tão bom quanto.:wink:

Sobre o PAK ser superior ao F-22, o mesmo era dito do F-15 em relação ao SU-27 e quando este apareceu foi aquilo. É tão bom quanto e melhor em alguns aspectos, e os EUA estavam no negócio de fabricar aviões à mais de vinte anos, bem mais.




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VICTOR
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#126 Mensagem por VICTOR » Sáb Jan 07, 2006 11:18 am

Vou deixar minha opinião: não concordo com argumento de que o Su-35 é uma roubada porque não foi vendido. É simplesmente uma versão do Flanker, que é um sucesso de vendas, com as avançadas versões MKI e MKK, no mesmo nível que o Su-35.

E ainda há outras versões de Su-30 e Su-27 para muitos países, como Malásia, Vietnã, Indonésia...

Sinceramente, acho que o Brasil poderia ter uma FAB barata, eficiente e com grande ganho de tecnologia para o Brasil se houvesse uma colaboração maior com os russos. E isso vale também para o EB e para a "russófoba" MB.




Carlos Eduardo

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Carlos Mathias

#127 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 07, 2006 11:22 am

A MB então, essa tem urticária de material russo. O EB e a FAB até que fazem uma forcinha comprando os IGLA, mas a MB nem pensar! :wink:




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cabeça de martelo
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Kfir

#128 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 07, 2006 12:37 pm

Mas o Kfir usa o motor do Phantom e depois do Mirage só tem mesmo o desenho tudo o resto é uma mistura de tecnologias americanas/israelitas. Sendo assim aceitar o Kfir era a mesma coisa que aceitar outro avião qualquer, já que é um avião totalmente estranho à FAB.




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faterra
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#129 Mensagem por faterra » Sáb Jan 07, 2006 2:59 pm

PROJETO SUKOI T-50 = PAK-FA

Tipo: Caça de 5ª Geração em desenvolvimento
Propulsão: 2 motores Saturn-Lyulka AL-41F-1 de 14300Kg de empuxo cada
Velocidade: acima de 1800 km/h, alta capacidade de supercruzeiro
Projetado para operar em pistas de 300-400 m
Alcance em combate: superior a 1200 km
Dimensões: aproximadamente 20 m x 14 m x 5 m
Peso de decolagem normal: aproximadamente 21 toneladas
Armamento: pelo menos 6 AAMs internos (possivelmente 4 R-77M e 2 R-73/74, R-30 ou derivados mais avançados), armas ar-superfície, guiados por TV, Laser, Radar, GPS e etc., toda a atual e nova geração de mísseis Kh-29/31/35/37/38/59 e novas bombas guiadas por Laser, TV e GPS

Se na feira aérea de Moscou (Maks-2003) o projeto caça de 5° geração da Rússia não teve sequer uma única imagem revelada, ao menos algumas informações já foram suficientes para surgir uma série de estimativas quanto o seu desenho e desempenho. O caça sob a sigla PAK-FA será desenvolvido sobre o projeto do Sukhoi T-50. Segundo as informações oficiais o desenho final do projeto será finalizado no final de 2003, com o primeiro protótipo levantando vôo em 2006/7 sua entrada em serviço ficaria entre 2010-12. O conceito geral difere do caça F-22 Raptor americano na agilidade e desempenho geral que no caça russo foi levado ao extremo, enquanto os americanos apostaram na furtividade do F-22. Os russos parecem antever os futuros combates entre caças de tecnologia "Stealth" (baixa visibilidade aos radares e outros sensores) onde os combates BVR (fora do alcance visual) podem perder a importância de hoje, já que ambos os caças "Stealth" só se detectariam a curta distância, onde o desempenho é muito importante. O papel principal do T-50 é a superioridade aérea, outras funções, como ataque e reconhecimento também são desejáveis. As dimensões estão entre o Mig-29 e o Su-27. Outras características importantes no projeto russo é a velocidade (a Rússia é o mais extenso país do mundo, grandes distâncias a ser percorridas preferivelmente a velocidades supersônicas) a velocidade de supercruzeiro (capacidade supersônica sem a necessidade de se usar os pós-combustores) pode até ser maior que a do caça americano. A redução da assinatura aos radares conseguida nos protótipos Su-47"Bekut"(em vôo desde 1997) e Mig-1.42(que realizou testes de vôo em 1994 e 2000) devem ser melhoradas com a adição da tecnologia do gerador de plasma e com os estudos realizados com o F/A-117,(o primeiro avião "Stealth" americano), abatido na antiga Iugoslávia em 1999 e levado para a Rússia. Os motores serão os AL-41F1 menores, mais leves e menos potentes que o AL-41F original que equipa o Mig-1.42. O radar poderia ser um desenvolvimento do N0014, desenvolvido pelo NIIP, para o Mig-1.42 que tem capacidade de detecção de pelo menos 20 alvos. Na Maks-2003 a Technokomplex Corporation exibiu novas telas coloridas de cristal-líquido e um grande HUD (visor de mira na altura dos olhos do piloto) essa mesma empresa será a responsável pelo desenvolvimento da cabina, a UOMZ (sistema eletroótico), e a KNIRTI (pelos sistemas de guerra eletrônica), os aviônicos serão integrados pela Sukhoi, Raduga e pela Zvezda-Strela. A Vympel está encarregada de desenvolver os mísseis.
Fonte:
http://veiculosmilitares.vilabol.uol.com.br/pak-fa.htm
Aumentam as discussões em torno do projeto do futuro caça russo, o PAK-FA cujo cronograma já deveria ter sido decidido em janeiro último, teve sua decisão postergada para março, a expectativa era que o primeiro protótipo iniciasse seus vôos em 2006, com a entrada em serviço entre 2010-2012, agora os russos acreditam que não precisariam de um novo caça antes de 2015-2020, sendo mais urgente agora gastar parte dos 1,5 bilhão de dólares assegurados para o projeto PAK-FA, na modernização dos Mig-29 e Su-27 além de produzir alguns Su-35/37 também modernizados, acredita-se também que o mercado só deve absorver esses novos caças a partir de 2010(de fato tanto a Holanda e o Canadá pretendem adquirir novos caças a partir desta data, certamente o F-35), a força aérea russa também gostaria de dividir os custos do projeto arcando com 60% dos custos e o restante ficando com a empresa produtora e um possível parceiro estrangeiro. As características também são alvos de discusão, ora o caça é dito como monomotor para baratear o custo do aparelho, outrora seria bimotor, na realidade parece que os russos esperam os progressos com os novos motores em desenvovilmento, os turbofans AL-31FM derivados do AL-31F que equipa o Su-27, devem iniciar seus teste ainda este ano assim como o AL-41F1 uma nova versão do AL-41F desenvolvido para o Mig-1.42, além várias outras opções que incluem os R-79M e o VK-10M. As características divulgadas continuam as mesmas, o peso de decolagem será em torno de 20 toneladas, as dimensões estimadas em 20 metros de comprimento e 13 de envegadura, seu armamento primário iria consistir de 4 a 6 mísseis carregados internamente que poderiam ser os R-37M com mais de 300km de alcance, o R-77M com (165km), o R-74 (40km) e o seu substituto R-30(??), as armas ar-superfície seriam os mísseis táticos Kh-29 com versões guiados a TV e Laser, Kh-59/M(TV), Kh-31(anti-radar e anti-navio), Kh-35(anti-navio), Kh-37(TV), além dos estratégicos Kh-65, Kh-101 e Kh-SD estes útilmos já possuem em testes um modelo com GPS, bombas guiadas e outras armas também estarão disponíveis. Outras características básicas seriam tecnologia "Stealth", capacidade disparo de mísseis para trás, super-cruzeiro(atingir velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustão) e agora existe a possibilidade de uma versão de pouso vertical, assim como o F-35. Na Rússia tem se dito que na realidade a força aérea tem divulgado tais notícias contraditórias apenas no sentido de desinformação, pois o projeto do caça já estaria definido, que ninguém discute mesmo é a capacidade russa em desenvolver uma aeronave melhor até mesmo que os F-22 e F-35, já que estes já estão em vôo e pouco de seu desempenho pode mudar.
Fonte:
http://veiculosmilitares.vilabol.uol.co ... /caca5.htm




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#130 Mensagem por faterra » Sáb Jan 07, 2006 3:14 pm

Me desculpem!
Postei estes artigos no assunto indevido. Mas quando "acordei" já havia postado. Acho que deveria ter postado no Assunto dos Flankers.
Gostaria de saber dos foristas se a postagem destas especificações é interessante. Sempre coloco-as para servir de banco para consultas rápidas ao assunto em discussão.
Sei que é uma redundância pois todos já conhecem o assunto de cor, salteado e de olhos fechados.
Um abraço




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#131 Mensagem por Plinio Jr » Sáb Jan 07, 2006 4:14 pm

Mais uma vez malcriação, tsc, tsc, tsc. Quem falou de outro avião foi outra pessoa, afinal o negócio aqui era SU-27SKM e outros supostos FX/B. Por sinal o SU-27SKM ganhou no primeiro turno.

A questão não é malcriação Carlos, acho interessante o quanto vc foge de um debate quando fica s/ argumentos, ora usa a familia Flanker como desculpa, depois foge para a votação do forum do FX-B, pelo que pensei anteriormente estavamos discutindo sobre Su-35 contra os caças europeus, como já havia dito anteriormente, é dificil discutir com fanatismo s/ lógica.

Mais uma vez, oito é maior que zero, então se venderam oito não pode ser zero ou única, que quer dizer um(1).

Estas oito aeronaves foram projetadas para avaliação, não são aeronaves direcionadas para o serviço em unidades de frente, tanto que não estão nelas.

Sobre o PAK ser superior ao F-22, o mesmo era dito do F-15 em relação ao SU-27 e quando este apareceu foi aquilo. É tão bom quanto e melhor em alguns aspectos, e os EUA estavam no negócio de fabricar aviões à mais de vinte anos, bem mais.

Isto ocorreu em um momento em que a Rússia pertencia à antiga URSS, em outros tempos, outra realidade e outra situação financeira, igualar-se ou superar os EUA que há mais de 20 anos produz caças com capacidade stealth com o o poderio financeiros deles, é puro devaneio, tem-se que melhorar muito para chegar lá.




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#132 Mensagem por Mapinguari » Dom Jan 08, 2006 11:50 pm

A-29 escreveu:tampão que é tampão tem que manter uma capacidade que não pode ser perdida, não pode aumentar custos nem trazer complicações de manutenção. Deve ser utilizado por um curto período de anos. E depois que o definitivo toma seu lugar, o tampão deve ser reaproveitado sem traumas dentro da força ou simplesmente vendido para outro interessado. Por esses motivos eu acredito que o melhor tampão seria o próprio F-5BR, por não trazer gastos desnecessários, manter a cadeia logística enxuta e cumprir bem a missão. Comprar uma dúzia de caças sem histórico na força e sem continuidade operacional futura é dar um tiro no pé. F-5BR adicionais poderiam atuar em Anápolis até a chegada do FX definitivo, e depois rumarem para Natal para substituir os Xavantes.


Concordo plenamente! O melhor tampão seriam uns 20 F-5E/F adicionais, elevados ao padrão F-5M. Com praticamente o mesmo valor pago pelos M2000C/B, poderíamos ter conseguido isso...
Poderíamos ter comprado os suíços, se o oficial que foi encarregado de negociar com os suíços não tivesse feito merda...




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Carlos Mathias

#133 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jan 09, 2006 12:58 am

Mais malcriação "fanatismo s/ lógica." Veja bem que em momento algum chamei quem quer que fosse de fanático sem lógica, mesmo quando dos mais acirrados debates, então acho que não sou eu que perdi os argumentos, já que é você que está partindo para o ataque pessoal , seria uma pena se a moderação tivesse que intervir e encerrar tão produtivo debate.

Mas vamos lá. Isso de ficar sem argumento mais uma vez é ponto de vista, prá mim é justamente o contrário que acontece. Eu não ví o SU-35 lá na votação, e assim mesmo acho que um SU-27SKM pode sim cumprir todas as missões dos EF e Rafales por uma fração do dinheiro. Um SU-35 por analogia idem, SU-30 etc, etc também. Se você quiser, escolhe um deles prá gente comparar, valeu?

Tô com preguiça de procurar por aí, mas tenho quase certeza que estes SU-35 estão sim operacionais na FAer russa... na verdade, levantei e peguei a minha ASAS especial sobre o SU-35 e lá tem fotos de uns deles operacionais na FAer russa. Poderia até procurar na net e achar mais, mas tô com preguiça. De qualquer maneira, pelo menos dois tem nesta revista, então este número que você falou aí, zero, não parece ser correto, pois que 2 é maior que zero, donde zero não se aplica ao caso.

Sobre a última parte do que você disse, recomendo a leitura do artigo aí acima, valeu?

:wink:




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#134 Mensagem por Slip Junior » Seg Jan 09, 2006 7:05 am

Tanto o Plinio quanto o Carlos Mathias estão de alguma forma certos. O Su-27M está 'operacional' em 2 esquadrões da Força Aérea Russa:

- 5 aeronaves no Russian Knights (equivalente russo do EDA);
- algumas outras aeronaves estão em um centro de display de aeronaves (Marshal of Aviation Kozhedub Center for Display of Air Force Aviation Equipment) que é também base de alguns protótipos e aeronaves de pré-série destinados à exportação.

Ambos os esquadrões ficam baseados na famosa Base Aérea de Kubinka.

Só lembrando que foram fabricados até hoje 15 Su-27M: 12 protótipos (T-10M) mais 3 aeronaves de pré-série.

Abraços




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#135 Mensagem por chm0d » Seg Jan 09, 2006 8:43 am

Sim, existem Su-35 em operacao na Forca Aerea Russa...

Abraco a todos.




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