Mais dois navios da MB desativados

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Guilherme
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Mais dois navios da MB desativados

#1 Mensagem por Guilherme » Qui Mar 11, 2004 6:28 pm

http://www.defesanet.com.br/marinha/tdmarinha/

Um país com um litoral desse tamanho, um PIB de mais de R$ 1 trilhao, e querendo uma vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU, mas não libera verba para a sua marinha manter 18 escoltas.

Eram 18 escoltas, considerando 4 CTs, 10 fragatas e 4 corvetas.

Primeiro desativaram 2 CTs.

Agora desativaram mais um CT, e uma fragata comprada em 1996. Ela poderia ser utilizada por mais 10 anos, no mínimo (não lembro onde li isso, que essas fragatas da classe Greenhalgh poderiam ser usadas por mais uma década).

Que beleza, agora são 14 escoltas. Não duvido nada se desativarem mais algumas. Capaz da Marinha do Chile ou da Argentina passar a MB em número de escoltas...

Só mesmo acontecendo uma desgraça pra esses políticos vagabundos acordarem. Cadê os 37% do PIB em impostos ? Bando de filhos da puta.




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Delta Dagger
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#2 Mensagem por Delta Dagger » Qui Mar 11, 2004 8:02 pm

Merda pura !!!!!! :cry:




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VICTOR
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#3 Mensagem por VICTOR » Qui Mar 11, 2004 8:12 pm

Triste. :(




Carlos Eduardo

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Naval
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#4 Mensagem por Naval » Qui Mar 11, 2004 8:29 pm

A MB tá indo pro mesmo caminho da FAB, ficando toda sucateada.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
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alex
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#5 Mensagem por alex » Qui Mar 11, 2004 8:42 pm

Esta noticia foi informada no forum do Poder naval em dezembro de 2003 (eu acho que postei aqui alguma coisa referente a isto) e informava a passagem de DUAS Type 22 (portanto falta mais uma a dar baixa) e uma Pará para a “reserva”. Coloquei aspas na palavra reserva pois na verdade os navios deverão ter equipamentos retirados para manter em operação as duas Type 22 restantes portanto não é uma reserva como a US Navy em que o navio é retirado do serviço ativo por ter um melhor na ativa ou por questões de custo e se houver a necessidade ele é reativado para voltar a frota (exemplo clássico a classe Iowa).
Não, a nossa reserva é um eufemismo para desmonte mesmo....
É por isso que tem lógica manter uma ultima Pará em serviço, pois este ultimo navio terá as peças dos três desativados, o mesmo exemplo caberá as Type 22.

Quem são os culpados ?

São :

- O governo Lula
Que esta descumprindo tudo que foi prometido em sua campanha, inclusive na área militar.

- A sociedade brasileira
Que não consegue ter idéia que necessitamos de forças armadas decentes e nem cobra isto de nossos governantes.

- A Marinha brasileira
Que mesmo sendo a mais eficiente força armada brasileira e pregar por uma marinha de águas azuis faz o contrário do que prega. Decidiu desativar 02 fragatas relativamente modernas com boa (não excelente ) defesa anti-aérea e defesa anti- submarina em vez de desativar as 02 ultimas Paras para diminuir os gastos e , se fosse necessário, as Inhaumas (para a reserva, não desmonte, até a melhoria da situação) .
Em vez disso ficamos com 08 escoltas que tem defesa anti-aerea e 05 que não tem, o que vai limitar em muito a defesa da frota (até o upgrade do af-1 e aviões AEW).
Seria melhor manter as Type 22 (e se possível, moderniza-las ) e incorporar os Lynx/Esquilo das Inhaumas e Pará.


Vergonha.....

Até a próxima.




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Pobreza e Irresponsabilidade

#6 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 11, 2004 8:59 pm

Em se tratando deste nosso país tupiniquim, em matéria de defesa, como diaria o ditado "loucura pouca é bobagem".
Triste e vergonhoso.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
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#7 Mensagem por Malandro » Qui Mar 11, 2004 9:09 pm

Sinistro!!! Ainda tenho esperanças de que seja um boato ...Tdo bem que lutemos ara ter um superávit respeitável mas do jeito que as coisa vão é mlhor montarmos logo uma gaurda costeira e pararmos com essa pretensão idiota de termos uma vaga no conselho de segurança




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Brasileiro
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#8 Mensagem por Brasileiro » Qui Mar 11, 2004 9:15 pm

Sobre os navios que foram desativados, acho que a Marinha acertou, pois ela não quis desativar aquele que dá maiores custos, mas sim aqueles que realmente não tinham condições de permancecer na operacionalidade. Ao invés de ficar tentando manter vivo na UTI da marinha navios que dão custo, foi bom desativá-los.
Serão, lamentavelmente menos dois na marinha. A marinha perderá mais dois membros. A marinha perderia muito menos se perdesse o Lula ou o Ministro, pois esses dois navios são muito mais úteis do que esses dois sujeitos juntos.
É lastimável, precisa fazer algo imediato. E eu repito, se as FA's brasileiras não tomarem atitude reivindicativa ao presidente, vai piorar, to sentindo falta de atitude dos comandantes, eles ficam sentadinhos na cadeira e simplesmente engolem tudo que manda o político, se eles se reunirem e pressionarem o governo, certamente ele passara a olhar com olhos mais nitidos a realidade que assombra as forças armadas brasileiras


abraços




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Vinicius Pimenta
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#9 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Mar 11, 2004 11:56 pm

Que sacanagem! Tenho outras palavras para descrever a situação mas elas são impróprias para o fórum. :x :cry:

Se fossem todas as Parás até dava pra entender, mas a F-47? Confio que a MB sabe o que está fazendo, mas seria bom que ela emitisse uma nota explicando.




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#10 Mensagem por César » Sex Mar 12, 2004 12:02 am

Ridículo, patético, estúpido e muito triste! :cry: :x

Claro, não podemos por a culpa na Marinha. Ela está fazendo o possível e o impossível dentro de seu diminutíssimo orçamento. O problema, como muito bem falou o Alex, são 2: O governo e a sociedade, que é omissa em relação a esse tema.

Apesar da sociedade não ligar para isso, não é exatamente ela a culpada, pois se ela não acha esse assunto relevante, deve ser pela falta de informação e conhecimento geopolítico, aliado a um trauma pós-ditadura.

Serão, lamentavelmente menos dois na marinha. A marinha perderá mais dois membros. A marinha perderia muito menos se perdesse o Lula ou o Ministro, pois esses dois navios são muito mais úteis do que esses dois sujeitos juntos.

Com certeza. Alías, se perdesse todos os ministérios e aqueles deputados e senadores corruptos, a MB estaria em melhor situação que a atual :D

Ainda não entendi porquê a F-47. Não seriam melhor desativar as Parás? Já que eu não sou muito entendido no assunto, acho melhor ficar quieto pra não falar besteira.

Abraço a todos

César




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#11 Mensagem por Renato Grilo » Sex Mar 12, 2004 5:59 am

Eu também acho que as FA's tem uma parcela da culpa.
Posso estar errado, por não estar analisando o macro-ambiente, mas acho que as FA's ficam muito "acomodadas" com tudo que os nossos queridos governantes (hahah) decidem. Na minha opinião falta comando e coragem para os assuntos estratégicos.
Engraçado, para se decidir a compra dos novos caças, demora decadas, mas para o "jatinho" do presidente decide-se em 2 horas.
A família de um soldado morto pelo terrorismo que hoje comanda o país, recebe depois de 20 anos R$ 230,00 de indenização. Já os terroristas recebem milhões e os ex-militares expulsos promoções. Parece que a lei da anisitia só serve para um lado.
Deus me livre de um dia as drogas serem legalizadas, porque daí o governo vai querer pagar indenização para o Fernandinho e cia. pelo tempo que passaram presos.




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#12 Mensagem por César » Sex Mar 12, 2004 3:12 pm

Adeus, Dodsworth e Pernambuco.......

Fonte: DefesaNet
ESTADO-MAIOR DA ARMADA

BRASÍLIA, DF.
Em 11 de março de 2004.



ORDEM DO DIA Nº 3/2004


Assunto: Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva do Contratorpedeiro "PERNAMBUCO"


Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 72, de 5 de março de 2004, do Comandante da Marinha, e de acordo com o contido na Ordenança Geral para o Serviço da Armada, em seu Artigo 1.3.4, realiza-se hoje a Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva do Contratorpedeiro "PERNAMBUCO".

Construído em São Francisco, Califórnia, o Contratorpedeiro "PERNAMBUCO" teve sua quilha batida em 17 de janeiro de 1963, sendo batizado, na ocasião, com o nome de "USS BRADLEY". Após sua incorporação na Marinha dos Estados Unidos da América, ficou sediado em San Diego e foi empregado em diversas operações, entre 1965 e 1988, no Oceano Pacífico, no Oceano Índico, no Golfo Pérsico e no Mar da China. Nesse período, destacou-se pela participação na Guerra do Vietnã, empregado nas ações de Apoio de Fogo Naval, no apoio a Navios Varredores no Golfo de Tonkin (Vietnã do Norte) e na Escolta A/S de forças nucleadas em Navios-Aeródromos de Ataque. Participou, ainda, de vários exercícios com outras Marinhas.

Após ser descomissionado naquela Marinha, em 28 de setembro de 1988, permaneceu em situação de reserva até 14 de setembro de 1989, quando foi incorporado à Marinha do Brasil.

Terceiro navio a receber esse nome, esteve atuante em diversas comissões da Esquadra, aplicando as capacidades dos sensores e das armas com efetividade, inclusive com lançamento de ASROC. Participou de exercícios no desempenho das tarefas básicas do Poder Naval, sendo empregado em Operações Anti-Submarino, de Ataque, de Esclarecimento, Defesa de Porto ou de Área Marítima Restrita, Patrulha e Escolta, Apoio de Fogo Naval e operações com Marinhas amigas. Dentre os muitos êxitos alcançados, ressalta-se a brilhante participação nas Operações UNITAS e FRATERNO, ambas em 1998.

Nos cerca de 15 anos de serviço ativo, o Contratorpedeiro "PERNAMBUCO" alcançou a marca de 670 dias no mar, tendo navegado 135.691 milhas náuticas.
Nesta cerimônia, a tripulação deste valoroso Navio assiste ao arriar do Pavilhão Nacional recordando-se do legado glorioso deixado por todos aqueles que aqui serviram, orgulhando-se de terem pertencido ao seleto grupo no qual o espírito de navio estará eternizado nos seus corações e mentes, como exemplo para as futuras gerações de marinheiros.

PERNAMBUCO! Ao deixar o Serviço Ativo da Armada receba altivo o sinal "BRAVO ZULU", como uma justa homenagem aos dedicados tripulantes e o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa Esquadra e à Pátria.


MAURO MAGALHÃES DE SOUZA PINTO

Almirante-de-Esquadra

Chefe do Estado-Maior da Armada - Interino


Imagem


ORDEM DO DIA Nº 4/2004

Assunto: Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva da Fragata "DODSWORTH"


Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 71, de 5 de março de 2004, do Comandante da Marinha, e de acordo com o artigo 1.3.4 da Ordenança Geral para o Serviço da Armada, realiza-se hoje a Mostra de Desarmamento e Transferência para Reserva da Fragata "DODSWORTH".

Construída no Estaleiro Yarrow, em Glasgow, na Grã-Bretanha, a então "HMS BRILLIANT" teve a quilha batida em 15 de dezembro de 1978, sendo lançada ao mar em 15 de maio de 1981. Na Marinha inglesa, sua atuação mais expressiva ocorreu no conflito das Malvinas.

Incorporada ao Serviço Ativo da Armada do Brasil no dia 30 de agosto de 1996, em cerimônia realizada em Plymouth, recebeu o presente nome em justa homenagem ao Almirante Jorge Dodsworth Martins por seus destacados serviços prestados à Marinha.

Ao longo desses quase oito anos em atividade, nos quais distinguiu-se pelo desempenho, a Fragata "DODSWORTH" alcançou as marcas de 501,5 dias de mar e de 96.137 milhas navegadas.

Juntamente com os demais navios da Classe "GREENHALGH", agregou novos conceitos e conhecimentos operativos e tecnológicos, decorrentes das características dos sensores, da propulsão, do controle de avarias e dos sistemas de armas, destacando-se o emprego do míssil SEAWOLF. Ressalta-se, ainda, que neste navio ocorreu, pela primeira vez na história de nossa Marinha, o embarque simultâneo de três aeronaves a bordo de uma Fragata, sendo duas hangaradas e uma espotada.

Realizou diversos exercícios e adestramentos em proveito de nossa Esquadra, tais como: operações anti-submarino; de defesa do tráfego marítimo; ações de defesa aeroespacial; e operações de socorro e de salvamento da vida humana no mar, bem como desempenhou importante papel no estreitamento dos laços de amizade com as várias Marinhas estrangeiras com quem operou.

A baixa do serviço ativo de um navio é um momento que cala fundo nos sentimentos dos marinheiros e em especial daqueles que nele viveram marcantes experiências pessoais e profissionais.

Neste momento, ao arriar o Pavilhão Nacional, prestamos nossa reverência pelos importantes feitos em prol da Marinha e da Pátria, e a todos os que personificaram seu espírito e que tiveram o privilégio e a honra de fazer parte da tripulação.
"BRAVO ZULU", DODSWORTH.


MAURO MAGALHÃES DE SOUZA PINTO

Almirante-de-Esquadra

Chefe do Estado-Maior da Armada - Interino


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Sem Comentários..... :cry: :cry: :(

Abraço a todos

César




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#13 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mar 12, 2004 5:56 pm

Lamentável, lamentável!! Fico muito triste com isso... :cry: :(




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#14 Mensagem por LEO » Sáb Mar 13, 2004 6:47 pm

A Pernambuco já estava na sua hora.

Pô, mas a Dodsworth não, tinha pelo menos mais uns 10 anos de operação, já que foi concluída em 1981, e levando em consideração 30-35 anos aproximados de serviço daria 2011/2016. Com uma modernização até mais.

Agora não adianta ficar falando, a Dodsworth foi para lugar que não tem mais volta.......

Putz, e pensar que nós chegamos a discutir Type 42 para MB.......... :( :( :x


Lamentavel......




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http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

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#15 Mensagem por Fuznav » Dom Mar 14, 2004 12:52 am

Olá pessoal sou novato no forum. Bem a respeito da baixa dos 2 navios é com muita tristeza q recebo essa notícia. No meu ponto de vista o D30 é + do q esperado pois s trata s 1 navio velho e quase não há + peças sobressalentes p/a o tal, agora a F47 é um navio em perfeitas condições e uma excelente belonave por isso estou preocupado com a nossa defesa aérea q ficou enfraquecida. Tem + p/a aqueles q não sabem em breve devemos comprar 2 navios, provavelmente Type 22 2 ou 3 ainda não sei direito mas só sei q será p/a 2005 ou 2006. É lamentável e até irônico pois com esse dinheiro não a F47 poderia estar na ativa!

Um abraço a todos.

:cry:




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