Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#451 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Dez 20, 2005 8:18 am

Eins:

Você perguntou "Se a Espanha oferecesse".

Ora a Espanha poderia vender, ou Portugal poderia (e eventualmente deveria) aderir a uma associação com outros países para a aquisição de 2 ou 3 fragatas modernas para acrescentrar às VdG.

Fosem elas as caras F-100 ou as suas "primas" LCF, ou ainda adoptar um modelo das F-310 norueguesas que também são construidas pela espanhola Navantia.

Ou tentar associar-se ao projecto Horizon, ou finalmente tentar com França e Itália e associar-se ainda a tempo de integrar o projecto das fragatas FREMM.

O que acontece em Portrugal é que o dinheiro para a Defesa é sempre muito curto, nem sempre os orçamento para a Defesa são executados na totalidade e os governos só investem no que possa dar retorno.

Ora os equipamentos para a Defesa não o dão, e por isso é muito difícil que os vários governos de esquerda e de direita tenham investido grandemente em plataformas, sejam navais, aéreas ou terrestres.

Eu acharia bem que a seu tempo Portugal tivesse aderido a um projecto (e porque não a Espanha ?) para a aquisição de 3 fragatas do tipo das F-310 norueguesas.

Mas infelizmete o dinheiro encolvido tornariam esse projecto proibitivo, para além de muita falta de visão esratégica para o futuro e vontade política.

Cerca de 500 milhões de euros por cada F-310 :!:

E Portugal tem neste momento todos os seus recursos financeiros ao nível naval orientados para os 2 submarinos, e para o LPD, para além das 10 NPO's e 5 LFC.

E daí que não sobre nada para pensar em fragatas.

Por isso teremos que nos contentar para já com as 2 OHP, e manter as VdG em estado de boa operacionalidade.
_______

Mais concretamente respondendo à sua questão, pessoalmente creio que não haveria problema em ser "made in Spain" mas julgo que por parte de algumas chefias militares, procurariam comprar a outros países, para que Portugal não caisse numa dependência tecnológica estratégica relativamente a Espanha.

Apesar de tudo, entre os 2 países ainda há sentimentos seculares de alguma desconfiança.

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2915 vezes
Agradeceram: 2585 vezes

#452 Mensagem por P44 » Ter Dez 20, 2005 8:35 am

JLRC escreveu:Com um cumprimento ao companheiro Jorge Sottomayor do FD, fica aqui o esquema dos cinco patrulhas costeiros, designados por LFC (lancha de fiacalização costeira) encomendados recentemente pelo ministro da defesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e destinados a substituirem os Cacine. Quando os 5 entrarem ao serviço formarão juntamente com os 8 NPO 2000 uma boa força de fiscalização da nossa ZEE.

LFC 2004

Imagem

Obrigado JLRC :D

Já por várias vezes tinha ouvido falar das LFC , mas é a primeira imagem que vejo.

Existe já um "timing" pra construção e entrega???? :?

ps- Vcs por acaso notaram, que a única vez que os NPOs apareceram na TV (que eu saiba!!!) foi....durante a reportagem da visita do Jeronimo Sousa aos ENVC?????????????? (!!!!!!)

*Turn on the news and eat their lies*
Miguel
Avançado
Avançado
Agradeceram: 3 vezes

#453 Mensagem por Miguel » Ter Dez 20, 2005 10:01 am

P44 escreveu:
JLRC escreveu:Com um cumprimento ao companheiro Jorge Sottomayor do FD, fica aqui o esquema dos cinco patrulhas costeiros, designados por LFC (lancha de fiacalização costeira) encomendados recentemente pelo ministro da defesa aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e destinados a substituirem os Cacine. Quando os 5 entrarem ao serviço formarão juntamente com os 8 NPO 2000 uma boa força de fiscalização da nossa ZEE.

LFC 2004

Imagem

Obrigado JLRC :D

Já por várias vezes tinha ouvido falar das LFC , mas é a primeira imagem que vejo.

Existe já um "timing" pra construção e entrega???? :?

ps- Vcs por acaso notaram, que a única vez que os NPOs apareceram na TV (que eu saiba!!!) foi....durante a reportagem da visita do Jeronimo Sousa aos ENVC?????????????? (!!!!!!)

10 NPO/NCP+ 5 LFC= 15 Unidades para a ZEE :twisted:
ficamos bem :wink:

parece me que estas LFC é entre o NPO e as Lanchas classe Açor??

cumprimentos
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#454 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Dez 20, 2005 11:59 am

É pena que para já não se saiba nada a nível de dimensões, deslocamento e características, que tipo de armamento terão, etc.

Mas pelo aspecto, realmente me parecem um intermédio entre as Argos e os NPO's

P44:

Vi, mas mostraram muito pouco, já que o motivo da reportagem era a visita do candidato e não aos NPO's.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#455 Mensagem por P44 » Ter Dez 20, 2005 12:27 pm

Vi, mas mostraram muito pouco, já que o motivo da reportagem era a visita do candidato e não aos NPO's.

Tá bem, eu sei disso :lol:

Só que foi a PRIMEIRA VEZ que vi um NPO na tv :wink:

Quando eles foram lançados á água, viram alguma noticia???

Foi preciso um malbado...com...comun...comu...bermeilho :mrgreen: ir visitar os ENVC para mostrarem um NPO na TV!!!!

E de um angulo esquisito, pra parecer que era um arrastão :roll:
:twisted:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#456 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Dez 20, 2005 12:33 pm

Quando eles foram lançados á água, viram alguma noticia???

Nada! :evil:

Mas a imagem que eu vi agora mostrava o NPO bem, com a proa bem saliente e a super-estrutura.

Vi na RTP-N.

Imagem
pt
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

#457 Mensagem por pt » Ter Dez 20, 2005 3:10 pm

Quanto às novas lanchas, pelo desenho, parecem ser muito maiores que as lanchas da classe Argos.

Pelas minhas contas, a olho, são mesmo bastante maiores que os Cacine, que deslocam cerca de 310 toneladas.

Os navios que me vieram à memória são os patrulhas dinamarqueses da classe Flyvefisken:

Imagem

Claro que a Dinamarca armou-os com canhões de 76mm, misseis Harpoon, sonar e torpedos para luta ASW, mas a marinha dinamarquesa é uma marinha costeira.

Lembro que Portugal desistiu de dois NPO para os substituir por cinco destas "lanchas". Em contas de merceeiro, se a tonelagam fosse a mesma teriamos 2x1600=3200 dos NPO, o que a dividir por cinco, o que daria 640ton de deslocamento.

As Flyvefisken deslocam 450 toneladas.

Se se confirmarem as minhas suspeitas, parecem ser navios muito interessantes, que podem ser enviados para as ilhas, sem as desvantagens e o suplicio das tripulações dos Cacine, feitos para as costas e rios da Guiné, de Angola e de Moçanbique, e nunca para as condições do Atlântico.

A má notícia, naturalmente, é o congelamento do Navpol.

Infelizmente a conversão e alterações do areamilitar, estão a dar-me água pela barba :evil: e não tem sido possível pedir informações às minhas fontes :evil:

Escrevinharei qualquer coisa sobre esta classe, quando re-inaugurar o áreamilitar.net.

Cumprimentos

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#458 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Dez 21, 2005 9:20 am

PT:

:shock:

Mas há confirmação disso?

O que constava é que haveria atraso, e que o NavPol só seria lançado à água em 2012 e seria depois incorporado na Marinha nunca antes de 2014.

Um atraso grande relativamente ao que se tem falado.

Mas julgo que os contratos já foram assinados :?

Quanto às LFC julgo que serão boas aquisições, e se forem 5 unidades, é razoável.

Julgo que os NPO's deveriam ter uma peça de 76 mm, como a que o PT disse equiparem as lanchas dinamarquesas.

Um NPO daquele tamanho, e ainda assim considerando que se tratam de navios mais administrativos que militares, julgo que para as suas missões necessitariam de algo mais, que justificasse o tamanho da plataforma.

O que sabe sobre esta matéria?

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#459 Mensagem por P44 » Qui Dez 22, 2005 12:24 pm

Rui Elias Maltez escreveu:PT:

:shock:

Mas há confirmação disso?

:shock: :shock: ?????????????????????????????????????????

Julgo que os NPO's deveriam ter uma peça de 76 mm, como a que o PT disse equiparem as lanchas dinamarquesas.

Por acaso pensei o mesmo...

pt escreveu:Claro que a Dinamarca armou-os com canhões de 76mm, misseis Harpoon, sonar e torpedos para luta ASW, mas a marinha dinamarquesa é uma marinha costeira.

Quem me dera que tivessemos uma "marinha costeira" como a Dinamarquesa, especialmente no que toca aos ABSALON :mrgreen:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#460 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 22, 2005 12:39 pm

Não se poderia ter uma linha única de peças de 76 mm semelhantes às que equipam as 2 OHP (não na vante :oops: ), por uma questão de uniformidade?

Assim permaneceriam apenas as VdG com as de 100 mm

De outro modo teremos as VdG com peças de 100mm, as OHP com pçeças de 76mm, e os NPO com peças de 40mm.

É muita vareiedade para tão poucas unidades.

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#461 Mensagem por Einsamkeit » Qui Dez 22, 2005 2:21 pm

Vickers 114mm Para todas

:D

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#462 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 22, 2005 2:28 pm

Com uma peça dessa na proa dos nossos NPO's, estes "afundavam", como o que acontece com as vossa Inhaúma :lol:

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#463 Mensagem por Einsamkeit » Qui Dez 22, 2005 2:35 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Com uma peça dessa na proa dos nossos NPO's, estes "afundavam", como o que acontece com as vossa Inhaúma :lol:

Nao seria interessante o LPD Tuga ser equipado com uma Peça de 155m do PZH-2000? semelhante ao que foi feito com a F-124? daria um otimo apoio a desembarque

Imagem
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#464 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Dez 22, 2005 2:41 pm

Eins:

O nosso LPD terá provavelmente um ou dois CIWS (falou-se em tempos no Goalkeeper) mas provavelmente serão Phalanx, semelhantes aos que equipam as nossas fragatas.

Para apoio a desembarque em zonas de conflito, e uma vez que para essas missões o LPD será sempre escoltado, as peças das escoltas farão esse serviço, com o apoio aéreo dos helis embarcados.

Imagem
Einsamkeit
Sênior
Sênior

#465 Mensagem por Einsamkeit » Qui Dez 22, 2005 2:46 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Eins:

O nosso LPD terá provavelmente um ou dois CIWS (falou-se em tempos no Goalkeeper) mas provavelmente serão Phalanx, semelhantes aos que equipam as nossas fragatas.

Para apoio a desembarque em zonas de conflito, e uma vez que para essas missões o LPD será sempre escoltado, as peças das escoltas farão esse serviço, com o apoio aéreo dos helis embarcados.

Espero que tenha dois Goalkeepers

Imagem
Responder