Bases de supersônicos na Amazônia

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#16 Mensagem por Malandro » Qui Mar 04, 2004 10:37 pm

mAs vcs falam como se alguém com caças fossem nos invadir pela Amazônia . Acredito que nosso tanques e çacas principais devam continar no Sul Sudeste e em brasília




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#17 Mensagem por VICTOR » Sex Mar 05, 2004 7:55 am

Não quer dizer abandonar o Sul-Sudeste Malandro, e sim equilibrar um pouco as coisas. O Brasil tem que tomar posse da Amazônia, deixando claro que é uma região com a qual nos preocupamos, e que queremos defendê-la.

Porque, se analisarmos a questão sob a visão de alguém de outro país, tem-se a impressão de que não ligamos muito para a Amazônia, e isso não pode acontecer.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#18 Mensagem por VICTOR » Sex Mar 05, 2004 8:12 am

César escreveu: Por outro lado, a Região Nordeste também carece de defesa aérea. Por isso, fico um tanto em dúvida sobre qual seria a melhor localização desse suposto 2 GDA. Ou Palmas-TO, ou Manaus-AM.
No quadro de prioridades que eu acredito que o Brasil precisa levar em conta, cito:


Nobre César,

Será que em Palmas não ficaria meio "encavalada" com Anápolis? TO já foi parte de GO, mesmo... Achei a idéia de Manaus muito boa: local com infra-estrutura, OMs, acesso a hidrovias, e localização estratégica muito boa... :wink:

Imagem




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9349
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 510 vezes

#19 Mensagem por Brasileiro » Sex Mar 05, 2004 3:21 pm

Também acho que Manaus é uma bela idéia, poque Boa Vista fica perto demais da Venezuela e Porto Velho fica perto demais da Bolívia, então conclui-se que visto a grande dimensão do estado do Amazonas, Manaus fica entre essas duas bases, conclusão: Manaus não fica muito longe de nanda, pois ela fica mais ou menos no meio do Amazonas, já que manaus possui uma boa infraestrutura (eu acho, pois lá se situa uma base)

Abraços




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#20 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Mar 05, 2004 5:56 pm

Olá Camarada Brasileiro,


Creio que é necessidade urgente uma redistribuição da FAB, e suas bases, pelo Brasil.

Pode averiguar, pelo mapa que o VICTOR enviou, que em Rio e São Paulo se encontram 9 bases, fora Lagoa Santa, que é pertinho dali. Porque então não concentrar as operações dessas unidades em no máximo 2 ou 3 bases???

Teríamos então condições de criar, gradativamente, outras bases, onde seja necessário, como ao largo da fronteira com a Bolívia.

Além disso, espero que, gradativamente possamos ter mais esquadrões de combate aérea espalhados pelo país, e não concentrados em 2 ou 3 bases.

Acho que é isso!!!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mar 05, 2004 6:04 pm

Mas cada base tem um papel diferente. A única base com esquadrão de caça é a de Santa Cruz. As outras são de transporte, patrulha ou asas rotativas.

Lagoa Santa, Pirassununga, Guaratinguetá, Santos Dumont e São José(? nunca ouvi falar!) não são bases aéreas com esquadrões. A primeira é um parque de material aeronáutico, as duas seguintes são escolas de formação (AFA e EEAR, respectivamente), Santos Dumont é um aeroporto civil com pequena área militar (COMAR III) e São José eu nunca ouvi falar, mas base com esquadrões não é.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#22 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Mar 05, 2004 6:21 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Mas cada base tem um papel diferente. A única base com esquadrão de caça é a de Santa Cruz. As outras são de transporte, patrulha ou asas rotativas.

Lagoa Santa, Pirassununga, Guaratinguetá, Santos Dumont e São José(? nunca ouvi falar!) não são bases aéreas com esquadrões. A primeira é um parque de material aeronáutico, as duas seguintes são escolas de formação (AFA e EEAR, respectivamente), Santos Dumont é um aeroporto civil com pequena área militar (COMAR III) e São José eu nunca ouvi falar, mas base com esquadrões não é.


Sim, eu sei, mas porque ter 9 bases se poderíamos facilitar substituindo essas por outras 2 ou 3??? Afinal, os esquadrões não são tão grandes que não se possa agragá-los em uma base, acho eu!!!

Até mais!!!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#23 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mar 05, 2004 7:47 pm

Mas onde você contou 9 bases? As bases aéreas são: Afonsos, Santa Cruz, Galeão e Santos. Ou seja, 4!




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#24 Mensagem por César » Sex Mar 05, 2004 8:46 pm

VICTOR escreveu:
César escreveu: Por outro lado, a Região Nordeste também carece de defesa aérea. Por isso, fico um tanto em dúvida sobre qual seria a melhor localização desse suposto 2 GDA. Ou Palmas-TO, ou Manaus-AM.
No quadro de prioridades que eu acredito que o Brasil precisa levar em conta, cito:


Nobre César,

Será que em Palmas não ficaria meio "encavalada" com Anápolis? TO já foi parte de GO, mesmo... Achei a idéia de Manaus muito boa: local com infra-estrutura, OMs, acesso a hidrovias, e localização estratégica muito boa... :wink:

Imagem

Grande Victor(ou Carlos Eduardo, ainda estou me acostumando com essa mudança :D :wink: ).

Realmente, acho que você está certo. Bem, quando li essa sua mensagem eu pensei "Mas será que uma base em Palmas realmente conseguiria defender cidades importantes?".

Então, peguei um mapa e tratei de traçar um raio de ação de uns 500km. De fato, baseado em Palmas, praticamente nenhuma cidade importante pode ser defendida! Eu nunca tinha checado as distâncias.
PORÉM, se admitíssimos um raio de 1000km, ou seja, uma interceptação com apoio de REVO(o avião decola, voa até 1000km da sua base, intercepta o alvo, e no caminha de volta faz um REVO) esse esquadrão poderia defender Brasília(ajudando o Primeiro GDA), Belém e São Luis.... Fora algumas outras cidades. Em Manaus, com 500km não dá pra defender Porto velho nem Boa Vista, mas consegue-se defender boa parte dos radares do SIVAM. Com 1000km, se não me engano dava para defender essas cidades mais Belém, ou seja, todos os CRV´s do SIPAM/SIVAM seriam protegidos.

A proposta de uma base em Belém também é interessante. Acredito que poderia, dependendo do Raio de Ação, proteger Belém(óbvio né?), São Luis, Macapá, Manaus e Palmas.

Em Palmas, acredito que também não existe sequer uma base aérea.... Teríamos que criar uma. Então, é interessante aproveitar a infra-estrutura existente. Porém, com isso, o Nordeste continuaria desprotegido. Então, seria interessante a criação de um outro esquadrão baseado em natal. Mas, alguns podem argumentar: "Pô César, mais um esquadrão em Natal!!?Por que não bota a FAB inteira lá de uma vez!?" :lol: ENtão, uma alternativa seria a Base aérea de Fortaleza.

Resumindo, poderia ser assim: Criação de 2 novos esquadrões, ou a tranferência de um deles do Rio, criando assim necessidade de apenas 1 esquadrão novo.

Esquadrão 1: Baseado em Manaus ou Belém, para defender a Amazônia e o Sivam.
Esquadrão 2: Baseado em Natal, Fortaleza ou Salvador, para defender o Nordeste e o CINDACTA 3.

Pelo menos é a minha opinião...

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#25 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Mar 05, 2004 11:57 pm

Bem, eu defendi uma base no Tocantins, assim como poderia ter dito Pará. Só acho que uma base naquela região central poderia ajudar no caso de um ataque, seja pelo mar ou por fronteira seca, pois ficaria muito mais difícil para um inimigo chegar até ela.

Olhando para essa figura, de repente uma base aí onde se lê "Brazil" fosse uma boa. Se bem que provavelmente aí deve ser no meio do nada.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#26 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Mar 06, 2004 8:20 am

Ai 500 ou 1000km para interceptação vocês tão viajando né? 500 km acho que nenhuma aeronave pode chegar num tempo satisfatório, ja que teria que ir a mach 2 e com PC ligado acho que nem o Su 35 possui esse raio de combate, se você basear a sua defesa esclusivamente em aviões uma base deveria estar a 400km oma da outra, isso da um raio de 200km de interceptação ai o tempo para alguem chegar sera suficiente, é claro que nessa caso não se colocaria um esquadrão em cada base, mas uns 4 aviões apenas, acho que defender todos os cindactas e Sivam é meio impossivel, o jeito é defender apenas os da fronteira.




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#27 Mensagem por César » Dom Mar 07, 2004 12:45 am

Olá Marechal,

Ai 500 ou 1000km para interceptação vocês tão viajando né?

Ué.... O raio de ação de um caça convencional não gira em torno de 500 a 1000km? O Su-35, por exemplo, tem 1500km de raio de ação em perfil Hi-Hi-Hi.

É óbvio que em uma interceptação, a velocidade necessária seria muito maior que em uma missão normal, e o consumo de combustível seria muito mais alto. Nada que 2 tanques subalares não resolvam ou amenizem.
Supondo digamos, um Gripen decolando com 4 mísseis ar-ar(2 BVR e 2 WVR), e 2 tanques sub-alares, você acha que ele não conseguiria interceptar um alvo a reles 500km de sua base??

Um caça pequeno geralmente tem um alcance entre 2000 e 2500km, o que dá um raio de ação entre 500 e 700km. O que eu propus é que, caso o alvo estivesse muito longe(uns 1000km), além do raio de ação do avião(raio de ação esse sem tanques sub-alares), esse caça poderia decolar e interceptar o alvo, e no caminho de volta fazia um REVO para receber combustível suficiente para conseguir alcançar a sua base novamente.

E, por fim, é impossível por hora defender todo o SIVAm e os CINDACTA`s(teríamos que proteger o Brasil inteiro para isso), mas os principais CRV´s localizados em Porto Velho, Boa Vista e Manaus.... Com um avião de grande raio de ação baseado em Manaus, acho que é possível sim.

Abraço a todos

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#28 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Mar 07, 2004 7:18 am

César escreveu: Ué.... O raio de ação de um caça convencional não gira em torno de 500 a 1000km? O Su-35, por exemplo, tem 1500km de raio de ação em perfil Hi-Hi-Hi.

O problema não é o alance do caça, e sim o tempo que ele demora pra chegar, 500km voando a Mach 2 ele levaria 15 min, tempo suficiente para o invasor destruir um dos radares do Cindacta ou Sivam, lembrando que aeronaves de ataque (AMX, F-18, F-117, etc) tem um RCS reduzido e por isso não seriam detectadas a 400km do radar como os demais caças.




Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#29 Mensagem por Delta Dagger » Dom Mar 07, 2004 11:01 am

César escreveu: 3) Compra de SAM´s de médio/longo alcance para a defesa de alvos estratégicos no Brasil inteiro, principalmente a região Centro-Oeste, Sul e Sudeste.


Acho um absurdo que o Brasil nunca tenha tido uma defesa antiaérea apropriada. Somente mísseis de curto alcance e nada de médio-longo alcance como os SAM's sovieticos que fizeram o maior estrago no Vietnam. Isso nunca houve aqui. Tudo bem que o cenário geopolítico aqui não requer muito este tipo de arma devido a falta de ameaças de outros visinhos. Mas de qualquer forma fica suscetível a qualquer tipo de ataque feito a partir de médias altitudes.




Avatar do usuário
LEO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3469
Registrado em: Sáb Fev 22, 2003 6:07 pm
Localização: Campinas/SP
Contato:

#30 Mensagem por LEO » Dom Mar 07, 2004 4:44 pm

Mas de qualquer forma fica suscetível a qualquer tipo de ataque feito a partir de médias altitudes.



Não, ficaria sucetivel a ataques a baixas altitudes, porque o radar fixo (Cindacta e Sivam) tem dificuldades em localizar aeronaves voando a baixas altitudes e sem um SAM de pelo menos médio-alcance, esta aeronaves pode se aproximar e lançar suas armas sem problemas.

Ataques a médias/altas altiudes seriam detectadas pelo radar. A disso haveria tempo para a reação.




"Veni, vidi, vinci" - Júlio Cesar

http://www.jornalopcao.com.br/index.asp ... djornal=43

Every time you feed a troll, God kills a kitten. Please, think of the kittens
Responder