FinkenHeinle escreveu:
Acho muito interessante essa idéia de unir, num sistema único, o Controle do Espaço Aéreo com fins civis e militares!
Finken, apesar de você ter perdido as estribeiras e ofendido o Suntsé num tópico por aí (o que queima um pouco filme), quero expressar que gosto da clareza das suas idéias e da sua excelente redação.
Um pouco mais sobre a história do SISDABRA:
Ele começou com os radares de rota LP23 e com os radares de defesa Volex III há pouco mais de 30 anos atrás. Ambos radares da antiga THOMSOM-CSF francesa trabalhavam separadamente, mas na mesma localidade. Ali em São Roque-SP nascia o SISDACTA. Mas o Volex não deu certo pois era 3D graças a um conjunto mecânico problemático. Daí foi desativado e o LP23 passou a fazer o serviço sozinho.
O então ministro Delfim Neto, pegou $5 bi emprestado com a França, com a promessa de gastar R$ 1 bi em produtos franceses. Logo, os franceses que já haviam ajudado os brasileiros a idealizar seu Sistema Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo sem o sucesso esperado, fizeram uma adapatação no radar TRS2215 para que ele pudesse trabalhar também como radar de rota. Daí conceberam o TRS2230 que fazia o serviço do LP23 + VOLEX III num só aparelho, com muitas vantagens tecnológicas e economia. Além disso, passamos de 4 sítios para 13. O sul, sudeste e centro-oeste passaram então a ter o espaço aéreo controlado. O CINDACTA II nasceu. O Paquistão e a Indonésia também acharam interessante o TRS2230 e compraram (poucos é claro).
Por coincidência, naquela ocasião a Argentina estava em guerra pelas Malvinas e o Brasil assistiu de camarote ao show da Guerra Eletrônica trazida pela Força Tarefa britânica. Viram virar mais uma página da história das guerras:
pág 1: O melhor exército vence.
pág 2: A melhor marinha vence.
pág 3: A melhor força aérea vence.
pág. 4: A melhor tecnologia eletrônica vence.
Os militares da FAB foram para a Inglaterra aprender o que era Guerra Eletrônica, voltaram e implantaram-na no Brasil.
Os equipamentos franceses ajudavam, pois já vinham com recursos.
Bem, hoje o sistema TRS2230 está sendo modernizado, se preparando para enfretar mais 10 anos de serviço. Até lá ainda estaremos nessa condição
luxuosa. Depois desse período, só se aparecer mais um bilhão para continuarmos assim.