Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Paisano
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#181 Mensagem por Paisano » Qui Nov 17, 2005 3:03 pm

Seja re-bem vindo ao DB, p_shadow. [009]




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Charlie Golf
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#182 Mensagem por Charlie Golf » Qui Nov 17, 2005 5:14 pm

Código: Selecionar todos

SIFICAP 
   
O SIFICAP - Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades da Pesca, foi concebido e desenvolvido, desde 1987, no nosso país e engloba, actualmente, a Inspecção-Geral das Pescas, a Marinha, a Força Aérea e a Guarda Nacional Republicana-Brigada Fiscal (GNR-BF).


Tem como objectivos: 

*Assegurar a articulação funcional das várias entidades envolvidas, visando estabelecer, em tempo útil, a conjugação dos vários instrumentos operacionais, com vista a uma mais racional e eficaz capacidade de intervenção;
 
*Dotar as entidades integradas com um Sistema eficaz para a vigilância, fiscalização e controlo da actividade da pesca;
 
*Assegurar o tratamento de dados recolhidos e disponibilizar a informação obtida às entidades do Sistema;
 
*Permitir o fluxo, em tempo útil, de informação que interessa à actividade de cada uma das entidades envolvidas; 
Fornecer elementos estatísticos e de apoio à decisão.   
 

:arrow: http://www.igp.pt/sificap.html

Podem também ver este tópico no FD onde se fala sobre o actual estado dos meios SIFICAP. :wink:

:arrow: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=15




Um abraço,
Carlos Jorge Gomes

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#183 Mensagem por alfsapt » Sex Nov 18, 2005 8:30 am

P44 escreveu::oops: Desculpem -me esta pergunta de "besta quadrada"

O que significa SIFICAP???? :oops: :oops:

:roll: vou ser pouco gozado vou


:shock: ...dhaaaaaaaaaa....

(só para não ficar desiludido por ninguém o ter feito :twisted: )




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#184 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Nov 18, 2005 8:54 am

Algum dos colegas tem fotos desse dois EH-101 configurados para SIFICAP que pudesse postar aqui?

Seria bom revermos esse belos aparelhos.




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#185 Mensagem por P44 » Seg Nov 21, 2005 1:47 pm

alfsapt escreveu:
P44 escreveu::oops: Desculpem -me esta pergunta de "besta quadrada"

O que significa SIFICAP???? :oops: :oops:

:roll: vou ser pouco gozado vou


:shock: ...dhaaaaaaaaaa....

(só para não ficar desiludido por ninguém o ter feito :twisted: )


[091] Que querem...? :twisted: Eu só sou Expert em Navios de guerra ... :mrgreen:

E modesto tb :wink:

..............

http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291

Governo encerra base de Figo Maduro
2005/11/18 | 20:58 || Patrícia Pires e Judite França
1ª MÃO: Com o fim da Portela, base militar será relocalizada para a Ota.
Força Aérea considera «natural» que terminal fique próximo do novo aeroporto internacional, uma vez que a estrutura está à disposição dos militares e do Estado. Maioria dos edifícios serão demolidos.

A base militar de Figo Maduro será encerrada ao mesmo tempo que o aeroporto da Portela, em Lisboa. Este era o desejo do governo liderado por António Guterres quando escolheu a Ota como localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) e mantém-se no governo de José Sócrates.

A decisão está clara na «Análise do Encerramento do Aeroporto da Portela e Plano de Relocalização e Gestão Preliminar do Aeroporto», um dos estudos divulgados pela NAER SA na passada semana, e realizado pela empresa americana Parsons FCG a pedido da mesma em Abril de 2002.

Dos actuais 14 edifícios da base militar, 12 serão demolidos e dois serão reutilizados como hangar. Todos os passos estão descritos no documento e agora são do conhecimento público, após o primeiro-ministro na votação na generalidade do Orçamento de Estado ter exibido quatro cd-roms com parte dos estudos.

Fica determinado, ainda, que «caberá à Força Aérea a responsabilidade pela remoção, transporte e relocalização de todas as respectivas infra-estruturas para a base que ficará localizada no NAL».

Questionado sobre esta decisão, a Força Aérea disse ao PortugalDiário que considera «normal» que Figo Maduro seja desmantelado. Afinal, «junto a uma aeroporto internacional existe, por norma, um terminal militar que serve a actividade da Força Aérea do país e os serviços do Estado», afirma o Coronel Barbosa, relações públicas do CEMFA (Chefe de Estado Maior da Força Aérea).

Para o Coronel Barbosa, estas são «as contingências da própria evolução de uma estrutura aeronáutica». Mesmo que a Portela continue a existir, «não faz sentido que a base militar permaneça junto a um aeroporto secundário, mas que passe para o novo aeroporto internacional». Ou seja, mudando a Portela, muda também Figo Maduro.

A base de Figo Maduro, «é uma estrutura de Estado, apesar de ser gerida pela Força Aérea» e a mudança de localização acontece para que os serviços continuem à disposição da Força Aérea e do Estado». E exemplifica com o caso do Serviço de Estrangeiros e Fronteiros (SEF) e alfândegas que também serão relocalizados para a Ota.



Terrenos da Portela=€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€€ :twisted: :twisted:




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#186 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Nov 21, 2005 2:01 pm

Aliás:

Eu nem percebo que utilidade terá o Figo Maduro na Portela, já que bem perto de Lisboa temos o Montijo e Sintra para voos militares.

Acho que toda a área do Figo Maduro poderia ser reconvertida para operações de voos comerciais.




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#187 Mensagem por Charlie Golf » Ter Nov 22, 2005 10:03 am

Rui Elias Maltez escreveu:Aliás:

Eu nem percebo que utilidade terá o Figo Maduro na Portela, já que bem perto de Lisboa temos o Montijo e Sintra para voos militares.


Questionado sobre esta decisão, a Força Aérea disse ao PortugalDiário que considera «normal» que Figo Maduro seja desmantelado. Afinal, «junto a uma aeroporto internacional existe, por norma, um terminal militar que serve a actividade da Força Aérea do país e os serviços do Estado», afirma o Coronel Barbosa, relações públicas do CEMFA (Chefe de Estado Maior da Força Aérea).

Para o Coronel Barbosa, estas são «as contingências da própria evolução de uma estrutura aeronáutica». Mesmo que a Portela continue a existir, «não faz sentido que a base militar permaneça junto a um aeroporto secundário, mas que passe para o novo aeroporto internacional». Ou seja, mudando a Portela, muda também Figo Maduro.

A base de Figo Maduro, «é uma estrutura de Estado, apesar de ser gerida pela Força Aérea» e a mudança de localização acontece para que os serviços continuem à disposição da Força Aérea e do Estado». E exemplifica com o caso do Serviço de Estrangeiros e Fronteiros (SEF) e alfândegas que também serão relocalizados para a Ota
.


Montijo (BA6) e Sintra (BA1) são Bases Aéreas ou Aérodromos Militares. Não lhes está reservada a função acima descrita. Daí a razão de ser do Aeródromo de Trânsito nº 1. E passará mais tarde para a Ota, com toda a naturalidade.

Estado Maior da Força Aérea
Utilização das pistas de aterragem militares:

Só para aviões militares. Aeronaves civis só em extrema urgência (iminência de acidente e/ou tráfego aéreo de emergência - prioridade 1) ou com autorização prévia do EMFA.




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#188 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 22, 2005 11:07 am

Afinal, «junto a uma aeroporto internacional existe, por norma, um terminal militar que serve a actividade da Força Aérea do país e os serviços do Estado», afirma o Coronel Barbosa, relações públicas do CEMFA (Chefe de Estado Maior da Força Aérea).


Eu compreendo que pode ser norma, Charlie, mas também é norma que os estados possuam FA's mais evoluidas que o nosso.

A funcionalidade que tem o Figo Maduro pode ser perfeitamente transferida para o Montijo ou para Sintra, sem que mal viesse ao país e às FA's.

Afinal, para que serve?

Para que os ministro ali embarquem ou desembarquem de aviões militares, ou para que os C-130 e outros levem ou tragam militares de missões internacionais.

Tudo funções que poderiam ser asseguradas no Montijo.

Sinceramente, e normas ou hábitos à parte, não vejo qualquer relevância num terminal militar na Portela ou noutro aeroporto civil.

Faz menos sentido para mim, que estando os C-130 estacionados no Montijo, tenham que fazer um ciclo de voo para a Portela para que dali partam ou regressem para o Afeganistão ou para a Guiné, por exemplo, em vez desse voo ser directo a partir da BA nº 11.




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#189 Mensagem por joaolx » Ter Nov 22, 2005 6:23 pm

Talvez se trate de manter sempre uma estrutura minima ai presente para em caso de necessidade converter tod o oaeroporto em base militar...De outra forma não percebo tb qual a utilidade de Figo Maduro




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#190 Mensagem por Nautilus » Ter Nov 22, 2005 6:39 pm

A funcionalidade que tem o Figo Maduro pode ser perfeitamente transferida para o Montijo ou para Sintra.....


O Rui e vc estava a ver o chefe do governo ir a Sintra ou ao Montijo apanhar o Falcon para ir ver um jogo de futebol a Aveiro ou ao Porto ou a outro lado?
E que eu não o vejo fazer isso, mas pode ser que seja eu que sou so ma lingua :wink:




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#191 Mensagem por Charlie Golf » Ter Nov 22, 2005 7:04 pm

Afinal, «junto a um aeroporto internacional existe, por norma, um terminal militar que serve a actividade da Força Aérea do país e os serviços do Estado»

Vocês desculpem mas há aqui alguma coisa que não compreendam? :?

Figo Maduro é muito falado pelo facto da Portela ser o principal aeroporto português. Em todos os países existem estruturas similares para o mesmo efeito. Sinceramente não vejo qual é a confusão até porque o AT1 irá renascer mais tarde na Ota, quando o novo Aeroporto Internacional de Lisboa estiver concluído.




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#192 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Nov 23, 2005 7:45 am

Nautilus:

O Rui e vc estava a ver o chefe do governo ir a Sintra ou ao Montijo apanhar o Falcon para ir ver um jogo de futebol a Aveiro ou ao Porto ou a outro lado?
E que eu não o vejo fazer isso, mas pode ser que seja eu que sou so ma lingua :wink:


:lol: :lol: :lol:

________

Tudo bem, Charlie.

Eu compreendo que seja norma, mas acho-a uma norma meio idiota e inútil, havendo bases militares tão perto.




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#193 Mensagem por P44 » Dom Nov 27, 2005 1:54 pm

Tudo bem, Charlie.

Eu compreendo que seja norma, mas acho-a uma norma meio idiota e inútil, havendo bases militares tão perto.


naaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhh :roll:




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#194 Mensagem por tagos » Sex Dez 16, 2005 7:58 pm

Vou postar aqui umas fotos que acho que estão muito boas de alguns aparelhos da Força Aérea Portuguesa. Espero que gostem.

F-16 :twisted:


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EH-101 :D


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São ambos lindos não são? :D



Cumprimentos




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#195 Mensagem por tagos » Sáb Dez 17, 2005 5:21 pm

Boas. Alguem me sabe dizer qual é o armamento que Portugal tem para os f-16 e quais esta a pensar comprar?

E já agora, os novos EH-101 podem levar torpedos?




Cumprimentos




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