Xandov,
Realmente o Erieye do R-99A é uma antena AESA. Realmente existe a limitação dos cones cego que torna o seu uso quase que proibitivo em determinadas aplicações como os radares de vigilância que você mencionou mas o ganho vai além da facilidade mecânica pois garante que uma faixa do céu seja monitorada permanente o que gera um controle mais estrito sobre os alvos.
Entretanto, a sua antena possui uma relação de 13dB entre lóbulos principal/secundário (200 vezes), ou seja, um eco 200 vezes mais forte que o normal será recebido pelo lóbulo secundário gerando um erro de azimute. A questão pior não é quantidade de pistas e sim o fato de serem falsas.
Não entendi direito essa parte aqui. Primeiro porque 13dB representaria que a razão entre o lóbulo principal e os secundários seria de apenas 1,57 vezes (2^(13/20)), ou seja, bastante pouco diretivo, não? E segundo não seria o caso do eco no lóbulo secundário ser atenuado por essa razão em vez de ampliado? Sobre a questão dos alvos falsos, eu te entendo. Já alguns exemplos estátiscos sobre essa questão de alvos falsos vs capacidade do radar que demonstravam que muito pior que um radar não conseguir detectar um alvo, é ele adquirir alvos falsos.
Tulio, radar de varredura eletrônica já existe sim inclusive aqui já citamos dois exemplos presentes aqui no Brasil: o Erieye e o TRS 2230. Sobre a interferência posso te garantir que o negócio é mais complicado apesar de não saber te explicar melhor isso, mas posso te adiantar que tem pelo menos 2 fatores bastante importantes que você e o Marechal esqueceram de levar em conta: a fase (que pode gerar interferência construtiva, destrutiva ou algo entre ambas) e a taxa de repetição de pulsos (não confundir com a frequência do radar).
Spectral, fizesses juz ao seu nick, hein?
Transformada de Fourier que eu até entendo para que serve mas assim não descubri uma maneira fácil de calcular que olha que já fiz pelo menos 4 disciplinas relacionadas à essa maldição matemática! É justamente nessas horas que eu fico mais feliz com a melhor aquisição da minha vida: uma HP!
Abraços