VICTOR escreveu:T-34
Eu não diria que o T-34 é o melhor tanque. Acho que ele foi o tanque mais importante da 2ª Guerra, mas do ponto de vista tecnológico, os tanques alemães superavam seus oponentes.
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
Jet Crash® escreveu:VICTOR escreveu:T-34
Eu não diria que o T-34 é o melhor tanque. Acho que ele foi o tanque mais importante da 2ª Guerra, mas do ponto de vista tecnológico, os tanques alemães superavam seus oponentes.
Sherman 4% 4% [ 2 ]
T-34 47% 47% [ 23 ]
Panther 14% 14% [ 7 ]
Tiger 12% 12% [ 6 ]
King Tiger 20% 20% [ 10 ]
Alcantara escreveu:Jet Crash® escreveu:VICTOR escreveu:T-34
Sim, concordo. O T-34 pode (e deve) ser considerado o mais importante tanque da II Guerra porque foi importantíssimo para derrotar as forças alemãs, mas não não o considero o melhor tanque. Eles só conguiam vencer devido a esmagadora vantagem numérica soviética. Como o T-34 pode ser considerado "melhor" do que outros se eram necessários vários deles para poder sobrepujar UM único panzer?
César escreveu:Mas analisar um tanque apenas individualmente torna a nossa análise falha. O importante é ver como esse blindado se integra junto com o resto da força, a sua flexibilidade de operação e de terreno, etc..
É o mesmo que comparar o T-34 e o Tiger. Ninguém duvida, olhando apenas para as características do tanque em si, que o Tiger tem características técnicas que o tornam mais letal que o T-34. Mas ele sofria uma série de limitações, e, olhando em perspectiva, o T-34 foi muito mais importante para a capacidade ofensiva soviética que o Tiger para a defensiva da Alemanha.
Abraços
César
Plinio Jr escreveu:Salvo erro já em 44 apareceu um novo tanque americano muito superior que era frequentemente chamado quando encontravam um Panzer ou Tiger a dizimar shermans nas ruas alemãs.
Que tanque era esse?
Na verdade alfsapt, o único tanque americano que poderia fazer frente a Panthers e Tigers alemães em igualdade de condições era o M-26 Pershing e ele apareceu em pequenos números somente em 03/1945, quando a invasão á Alemanha pelos americanos já estava em curso e tiveram uma estreia regular, M-26s do 9o. Exercito Americano destruíram 01 Tiger I, 01 Panther e 02 Pzkfw-IV, perdendo 03 dos seus para Tigers e 01 para um Nashorn (caça-tanques).
César escreveu:
Mas analisar um tanque apenas individualmente torna a nossa análise falha. O importante é ver como esse blindado se integra junto com o resto da força, a sua flexibilidade de operação e de terreno, etc..
É o mesmo que comparar o T-34 e o Tiger. Ninguém duvida, olhando apenas para as características do tanque em si, que o Tiger tem características técnicas que o tornam mais letal que o T-34. Mas ele sofria uma série de limitações, e, olhando em perspectiva, o T-34 foi muito mais importante para a capacidade ofensiva soviética que o Tiger para a defensiva da Alemanha.
Abraços
César
alfsapt escreveu:O Pershing foi descrito como caçador de tanques, e ainda que tinha sido distribuído por várias unidades de shermans para essa função.