Radares

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#16 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 19, 2004 5:28 pm

César escreveu:Qual é a diferença básica entre radares SAR e ISAR?
César, radares modernos como o APG-77 possuem também capacidade SAR quanto ISAR, mas para o ISAR é necessário contar com um radar mais "aprimorado".

O ISAR pelo que eu entendi, é capaz de gerar imagens dos alvos rastreados. Mas, o SAR não faz isso também? Pelo menos mostrava imagens de alta resolução, não é?

Explicando:

SAR
SAR usam um processo técnico que usa a locomoção horizontal do avião para "enganar" o sistema do radar de que modo que este "acredite" que a antena é muito maior do que na verdade é. Através do "overlapping" de multiplos ecos de retornode vários scans, e comparando eles com o Doppler shift de vários objetos em cada scan individual, uma imagem de alta resolução pode ser criada . Objetos tão pequenos quanto 2.6 metros podem ser claramente vistos no modo SAR a uma distância de aproximadamente 27.4 km. A abilidade para claramente identific prédios e até mesmo veiculos a partir de imagens do radar a longas distâncias e sob praticamente qualquer condição climática simplifica enormemente o problema de identificação de alvos para os pilotos.

ISAR
Uma vez que um radar é capaz de gerar feixes incrivelmente boms, o processador de sinais pode gerar uma imagem radar de alta resolução de uma aeronave através do modo ISAR. Um radar com capacidade ISAR usa os Doppler shifts causados por mudanças rotacionais na posição do alvo em relação a antena para criar uma imagem 3D do alvo. Assim, quande o ISAR é usado, é o alvo que cria os Doppler shifts, e não a aeronave aonde o radar está montado, o que é o caso do modo SAR. Com uma boa imagem 3D, um sistema integrado na aeronave de combate pode facilmente identificar o alvo comparando com os dados disponiveis em um banco de dados interno. O computador iria então passar o seu melhor paupite para o piloto, que poderia, se for o caso, checar por ele mesmo solicitando que a imagem seja apresentada em um dos MFD's.

Traduzido a partir de: CLANCY, Tom. Fighter Wing - A Guided Tour of an Air Force Combat Wing. pgs. 29, 32-33.

Abraços




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#17 Mensagem por César » Sex Fev 20, 2004 12:52 am

Valeu Slip!

Cara, ainda dúvidas.... O que seria esse "Doppler Shift"?

Eu não sei no que o efeito doppler ajudaria a mapear o solo, já que ele só tem utilidade para alvos em movimento, como você sabe. Tanto que o radar Pulsso-Doppler foi criado para achar aviões voando baixo, conseguindo distinguir entre solo e avião.

Mas, de qualquer forma, valeu! Já dá pra ter uma noção.

Abraço a todos

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#18 Mensagem por Bacteria » Qua Fev 25, 2004 2:49 pm

Qual vai ser o radar que vai equipar o F-5BR e suas caracteristicas ?




Um general sábio deve levar em consideração as vantagens e desvantagens. Conhecendo as vantagens ele terá sucesso nos seus planos. Conhecendo as desvantagens, ele poderá solucionar as dificuldades.
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#19 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 25, 2004 3:51 pm

César escreveu:Cara, ainda dúvidas.... O que seria esse "Doppler Shift"?

Ai vai um pequeno trecho retirado de um texto sobre navegação Doppler que pode ser achado no seguinte link http://www.airandinas.com/files/sistema_doppler.pdf

Na medida em que a fonte se afasta, a frequência observada no ponto fixo, diminui. Este acréscimo e diminuição de frequência é conhecido como "Doppler Shift", e aplica-se a qualquer fonte em movimento de transmissão de energia.

Eu não sei no que o efeito doppler ajudaria a mapear o solo, já que ele só tem utilidade para alvos em movimento, como você sabe. Tanto que o radar Pulsso-Doppler foi criado para achar aviões voando baixo, conseguindo distinguir entre solo e avião.

Se voce ler o texto, acho que conseguirá entender um pouco melhor como o SAR é possível.

Abraços




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#20 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 26, 2004 12:17 am

Bacteria escreveu:Qual vai ser o radar que vai equipar o F-5BR e suas caracteristicas ?


Olá Bacteria,


O radar que irá equipar os F-5Br serão os italianos Grifo-X. Estes, por sua vez, possuem boas capacidades Ar-Ar, melhores que os antigos APG-66, que é semelhante ao Grifo.

Se não me engano, o Grifo-X possue capacidade de detecção de um caça, de RCS norma, à 100Km, e para controle de fogo, devem ser uns 50Km.

Acho que é isso...




Atte.
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#21 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 26, 2004 11:08 am

Finken, o radar atual dos F-5E's é o APG-53.

O APG-66 é usado, principalmente, pelas primeiras versões do F-16 e pelos A-4AR Nighthawks argentinos.

Abraços




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#22 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 26, 2004 3:16 pm

FinkenHeinle escreveu:melhores que os antigos APG-66, que é semelhante ao Grifo.


Veja, Slip, que apenas usei o APG-66 como fator de comparação, já que é um radar da mesma categoria. E, em comparação com os ARG-1 (APG-66 downgrounded), os Grifo-X são ainda melhores, e mais capazes, por possuírem capacidade BVR, coisa que os Halcones não possuem...

Aliás, falando no tal do APG-53, que é novidade para mim, você teria os dados dele???

Acho que é isso...




Editado pela última vez por FinkenHeinle em Sex Fev 27, 2004 12:29 am, em um total de 1 vez.
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#23 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 26, 2004 3:55 pm

Finken, eu fui te corrigir e acabei errando. :oops: Foi mal. O radar atual dos F-5 é o AN/APQ-159. O APG-53 é o radar básico dos A-4's.

Ai vão alguns dados sobre o AN/APQ-159:

Imagem

Abraços




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#24 Mensagem por César » Sex Fev 27, 2004 1:08 am

Se não me engano, o Grifo-X possue capacidade de detecção de um caça, de RCS norma, à 100Km, e para controle de fogo, devem ser uns 50Km.

Olá Finken,

Agora eu fiquei meio confuso. O radar dos F-5Br não seria o FIAR Griffo-F?

Na verdade, existe uma grande confusão no que diz respeito aos radares que equiparão os F-5Br. Uns dizem que é o Griffo-X, outros o Griffo-F. Aparentemente, o Grifo-X é mais avançado que o F, mas em um artigo, que li a um tempo atrás, seria exatamente o contrário!
Pra mim, esse assunto continua nebuloso.....

Abraço a todos

César




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#25 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 27, 2004 2:05 am

Vocês têm a memória muito curta. Já postei uma mensagem sobre a série Grifo:

http://members.lycos.co.uk/forumdefesab ... .php?t=493

"FIAR claims that all Grifo radars have good Electronic Counter Countermeasure (ECCM) qualities because of their wide-band frequency agility and low sidelobes. The radars are built in three Line Replaceable Units (LRUs): antenna, transmitter, and receiver/processor."

The P2803 Grifo-X is a larger system designed for light attack aircraft that shares the same system connectors with the Grifo ASV. The Grifo-X is a fully coherent, pulse-Doppler radar with the same multi-modal flexibility as the Grifo ASV , but possessing better look-up range and offering a limited look- down capability as well.

The P2800 Grifo-M is larger than the Grifo-X and uses a more elaborate multi- processor fire control system. It is designed to fit in the radar bay of a Mirage III or Mirage V interceptor-strike aircraft as an upgrade option. It is still more powerful than the Grifo-X with greater look-down range and discrimination through the use of Fast-Fourier-Transform (FFT ) Doppler- filtering techniques. Two versions are being developed: the Grifo-M for Mirage-series aircraft, using a circular flat-plate array, and the P2804 Grifo-F, a reconfigured system with an ellipitical scanner that fits in the antenna bay of a Northrop F-5E aircraft. Pakistan has ordered the Grifo-M for its Mirage III fleet, with an option for 50 more systems. Singapore has also selected the P2804 for retrofit into its F-5 fleet.

BUILDER(S)
FIAR SpA, Milan, Italy

USERS/PLATFORMS

Italy
AMX (Grifo ASV)
Pakistan
Mirage III (Grifo-M)
F-7 Airguard (Grifo 7)
Singapore
F-5E Tiger (Grifo-F)
CHARACTERISTICS

Weight
P2800 198 lb (90 kg)
P2801 121 lb (55 kg)
P2803 154 lb (70 kg)
Band
I/J band
Peak Power
P2801 100kW
Range
ship with 10,764 sq ft (1,000 sq m) radar cross-section in
adverse weather conditions
P2800 60 nm (69 mi; 111 km)
P2801 55 nm (63 mi; 102 km)
look-up
P2800 198 lb (90 kg)
P2801 20 nm (23 mi; 37 km)
P2803 25 nm (29 mi; 46 km)
look-down
P2800 17-20 nm (20-23 mi; 32-37 km)
P2803 15 nm (17 mi; 28 km

Fonte: http://babriet.tripod.com/airforce/stat/statgrifo.htm




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#26 Mensagem por César » Sex Fev 27, 2004 7:22 pm

Valeu Vinicius! :wink:

acho que era exatamente esse o texto que eu li. Então quer dizer que os Griffo-F são uma versão levemente modernizada dos Grifo-X, mas feitos especificamente para os F-5E, certo?

Abraço a todos

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#27 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 28, 2004 1:08 am

Certo! :wink:




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#28 Mensagem por Naval » Sáb Fev 28, 2004 8:19 am

Pessoal esses radares que vão equipar os F5brs são multi modo certo?
ar-ar/ar-solo/ar-mar??

Só mais uma pergunta, já que estamos falando de radares que vão equipar nossos caças, alguém saberia dizer das capacidades do Scipio da mectron que vai equipar os AMX modernizados??




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#29 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 28, 2004 12:42 pm

Fala Naval,

Pessoal esses radares que vão equipar os F5brs são multi modo certo?
ar-ar/ar-solo/ar-mar??


Sim, exatamente.

Só mais uma pergunta, já que estamos falando de radares que vão equipar nossos caças, alguém saberia dizer das capacidades do Scipio da mectron que vai equipar os AMX modernizados??


Ih, aí só Deus sabe! :lol: O radar que equipará os AMX é o SCP-01 Scipio, desenvolvido pela Mectron em parceria com a italiana Galileo. Sabe-se que é um radar de bom desempenho para ataques (ar-solo/mar) e com um modo ar-ar simples para auto-defesa. Não tem capacidade BVR. Em compensação os modos de ataque (afinal, a especialidade do AMX) parecem ser bastante eficientes. Tanto que está em estudos para ser instalados nos AMX da AMI (Itália). Já procurei maiores informações sobre ele mas não encontrei muita coisa. Vou até procurar novamente porque também estou curioso pra saber o seu desempenho.




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#30 Mensagem por Naval » Sáb Fev 28, 2004 1:43 pm

Valeu Vinícius.




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