Para uma guerra contra vizinhos estamos. Contra um potência, não estamos nem estaremos, mesmo com esse caça.
O caça é um fator, além dele existem outros.....Estou falando do caça apenas, falando dos investimentos no programa F-X e na modernização da aviação de caça. Lógico que existem outros equipamentos que devem ser adquiridos pela FAB, mas isso foge ao assunto.
É viável em todos os sentidos. O caça não é.
Discordo de ti. Certamente não estou aqui para lhe convencer, não sou político tentando ganhar votos. Eu acredito que é possível, você acredita que não.
Temos muitas coisas a fazer em DEFESA. Nem precisamos falar de outras áreas. Olhando para defesa, você vê que não dá pra investir em um caça nacional da forma como você quer.
Entenda, o cenário atual não está montado para o projeto que proponho, logo olhando o atual orçamento NÃO vemos recursos. Como já falei antes, não sou conhecedor do assunto, mas pelo que penso o projeto do caça envolveria não só a FAB. O próprio F-X não envolveria só os recursos destinados a FAB. Esse projeto teria de vir na próxima lei orçamentária.
Um caça 100% nacional e moderno? Sim, está.
Novamente digo que não é. Podemos fazer sim.
Certamente não seria bem empregada em um projeto extramemente inviável como esse.
Olha, eu quis dizer que há muito dinheiro no país e que é pessimamente empregado. Já vi cidade precisar de posto médico e um deputado usar os recursos destinados a ele, as infames emendas, para destinar o dinheiro a uma outra cidade onde não era necessária nenhuma obra. Não pense que não teríamos dinheiro para defesa se a administração pública tivesse mais probidade.
Não sei! Quem vai nos atacar no futuro? Não sei! Ninguém pode responder esse tipo de coisa. Por isso, em defesa se trabalha sempre. Se você quer paz, prepare-se para a guerra. Sempre. Não adianta só pensar no futuro e deixar a FAB à mingua hoje.
Assim fica difícil responder!!! Já respondi isso antes. Se é tão importante assim essa modernização, sei que é, que então seja feita, mas que a escolha do F-X seja por um caça nacional. Eu acredito que podemos nos dar o privilégio de investir em um programa de longo prazo. Quanto ao não saber se entraremos em guerra, tu sabes muito bem que nenhuma guerra acontece do dia para a noite. Existe muitos "jogos" por trás de uma guerra, inclusive muitas poderiam ter sido evitadas.....Normalmente as guerras são anunciadas, ainda mais hoje em dia com os meios de comunicação já tão disseminados. Você sabe bem que temos tempo para desenvolver.
Isso não é jogo. É vida real. E na vida real as coisas não funcionam tão bem assim.
É apenas uma analogia só isso! Agora quer dizer que a priori quem defende não em seu território onde já existe todo um sistema de defesa pronto e posicionado, toda uma rede de apoio além de fatores como a população, não possui vantagem?
Mas do jeito que fala, aposta todas suas fichas em um projeto, desconsiderando outros fatores mais importantes que o próprio caça em si.
Nunca falei isso. Existem outros inúmeros fatores........Inclusive o armamento usado no caça que é estremamente importante.
E tome dívida externa
Olha, o próprio F-X utilizaria um financiamento externo. Isso é normal. Para BH continuar seu metrô terá que buscar mais financiamentos em órgãos internacionais. Do metrô ao caça, tudo é financiado.
Eu sugiro que você faça uma coisa. Me apresente o que você espera desse projeto. Custo, número de aeronaves a serem compradas, etc. De onde virá o dinheiro... Me mostre que é possível.
Quanto a apresentar maneiras de como fazer eu novamente lhe digo que nada sei sobre o assunto. Quanto ao dinheiro já lhe disse, buscariamos linhas de crédito no exterior, no BNDES, e também destinariamos verbas para o projeto no orçamento, isso sem falar que haveria investimentos também de empresas privadas.
(Já sei, ninguém ira investir nisso! Você é que acha!)
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."