Não sei não. Haja bilhões. Tempo? Sinceramente não creio ser correto sacrificar a Força Aérea por décadas em busca de um projeto como esse.
"Os meios justificam os fins"
Maquiavel
(não sou fã da frase, mas neste caso seria, ao seu ver, por aí)
Na minha opinião não estaríamos sacrificando a FAB, mas transformando a FAB em uma realidade.
Meu caro, não dá nem pra saída. Sabe quanto foi gasto com o Super Tucano? E olha que ele mantém a tendência de muitas peças (as principais) importadas. Nosso maior aporte seria no que ainda não dominados, ou seja, mais de 60% do avião. E logo as partes mais caras
Quando você disse que não dava nem para o começo eu quis informar apenas que era um exagero. Sei que isso não é suficiente e sei que é um projeto caro. Se fosse barato talvez já estivesse em andamento. Aliás todos sabem que esse seria o caminho mais correto. Não falei em momento algum que seria barato.
Não, meu caro. Para defender a América Portuguesa nós precisamos de caças, submarinos, carros de combate, fuzis, mísseis e uma infinidade de coisas que podem muito bem estar sendo solucionadas com esse dinheiro que você imagina gastar num projeto faraônico desses.
Olha, eu em momento algum falei que não precisamos de outros equipamentos. Aliás o projeto de um caça é caro sim, mas como eu disse seria custeado ao longo de alguns anos. Já dizia o chico buarque "não se afobe, não que nada é pra já"
Não possuímos inimigos hoje. Mas nunca se sabe o dia de amanhã. Isso é uma das premissas do planejamento militar. Esteja preparado sempre. Você não pode sacrificar a Força Aérea em busca de um projeto que racionalmente não é possível hoje.
Pois é não estamos preparados hoje e com os projetos atuais nunca estaremos preparados.
Legal. Aí estamos sobre bloqueio naval mas podendo o usar o super caça tuoiniquim. Mas continuamos com o bloqueio. Caças voando... E a Marinha? Não poderia ter seus submarinos para furar o bloqueio? Poderia, mas gastamos tudo no nosso caça.
Meu caro novamente lhe digo: Não disse que não devemos investir em outros equipamentos! Estou a tratar apenas da FAB e desse projeto. Pelo andar das coisas parece não teríamos nem uma marinha forte e a nossa força aérea operando um avião cujos componentes são fabricados em outro continente. Isso é perfeito!
Não é. É factível. E são 700 milhões de dólares. Infinitamente menos do que seu caça.
É mais viável financeiramente, mas nem por isso é um pequeno passo tecnologicamente.
Por mais limpo que seja, não espere um projeto desses barato. Isso sim é o que eu quis dizer com Utopia.
Olha, em momento algum eu disse que seria barato! disse que é possível.
Então procure ver que temos MUITO mais coisas para fazer do que só caças. Você está falando como se tivéssemos nos EUA. Cara, nós não somos os EUA. Nós somos um país em desenvolvimento, por mais que seja duro de crer. Temos potencial mas aínda não ricos.
Isso que parece discurso político. Sei que temos mais coisas a fazer e não entrei neste assunto porque aqui discutimos sobre o projeto F-X, ou pelo menos de questões ligadas a defesa. Quanto a sermos um país em desenvolvimento é verdade, mas não estou pedindo nenhum milagre. Dois, vai um exemplo, você já viu como funciona as emendas parlamentares? pois, eu já vi! Cara aqui tem grana sim, só que é pessimamente empregada.
E se fizerem o bloqueio naval antes do nosso super caça? Adios. A gente gastou tudo no projeto. Não temos Força Aérea (não tínhamos inimigos e tempo de sobra), não temos Marinha, nem Exército (gastamos até as calças nesse projeto). E aí, como é que fica?
Assim fica difícil! Quem nos atacaria atualmente? Olha a própria FAB deve trabalhar com essa premissa pois do contrário não esperaria um F-X para daqui a anos. Se estivéssemos na iminência de um ataque a situação seria outra inclusive o F-X já estaria em andamento. E se fizerem um bloqueio antes do F-X, ou com ele se vier em 2008? Acha que seriamos bem sucedidos?
Isso soa como megalomania e ufanismo, me desculpe. Também quero um Brasil maior, um Brasil forte. Mas não é gastando tudo em um caça que vamos conseguir isso
Devemos construir um Brasil maior em cada ponto. Seja na educação ou seja na defesa. Gastando tudo? Olha querer que a pátria avance não é megalomania. Tem certeza que gastaríamos tudo? Se queres pensar assim.....
Para enfrentar uma nação forte como você diz (F/A-22, Rafale, EF-2000) tem que fazer pipoca e servir cafezinho!
Não sou conhecedor de estratégia, mas sinceramente quem defende tem a vantagem e você sabe disso. Até em WAR é assim!
Menos, menos. Parece discurso de político
Está certo nessa eu fui longe!
Cara, na boa, você está fora da realidade. Um caça não vence uma guerra!
Se eu estou fora da realidade você está fora do texto!
Na boa não falei que um caça vence uma guerra.
Exato. Mas não podemos dar um passo maior do que as pernas.
Olha, sei que temos capacidade de desenvolver esse caça. Se nunca tivessemos desenvolvido nada em nosso país até concordaria contigo, mas não somos tão limitados quanto queres fazer parecer. A questão do dinheiro é importante sim e é a mais complicada ao meu ver, mas como eu falei, devemos trabalhar em um projeto de longo prazo, com aporte de recursos ao longo dos anos. A maioria dos recursos para os projetos são financiados a perder de vista através de financiamentos externos. Uma parte viria do orçamento para investimento no programa do caça outra de financiamentos externos.
E dou muito valor. Tanto que quero ela forte em tudo, não em apenas um caça.
Todos nós queremos ela mais forte em tudo.
Não atualmente.
Não falei que ficaria pronto ontem, ficaria pronto daqui alguns anos.
E falando como se fosse fácil! Se fosse fácil, todo mundo fazia. Você não está falando de um 14 bis. Está falando de um caça moderno!
Eu não disse que é fácil, falei que é possível.
Somos limitados quanto a isso. Somos capazes de muita coisa. Somos capazes de projetar um avião. Mas não somos capazes de fazê-lo 100% aqui. Mal os EUA conseguem, que dirá nós!
Somos hoje por isso temos que começar o projeto na atualidade. Daqui a alguns anos estará pronto e não seremos mais limitados! Não falei que temos que produzir um caça amanha! Nada é para ontem, tudo tem seu tempo. É começar a desenvolver depois colher os frutos, ou podemos não fazer nada e deixar por isso mesmo.
Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.
Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."