Exercício simula utilização do IGLA

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am

#16 Mensagem por SUNDAO » Ter Dez 16, 2003 5:36 pm

Ola

Talvez aí seja a promeira oportunidade de uma futura venda da
AVIBRAS a partir de uma associação para o FX.

Acredito que isto seja até possível sem o contrato do FX

Sundao




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#17 Mensagem por Naval » Ter Fev 17, 2004 6:36 pm

Desenvolvido alvo aéreo para o Míssil Igla

Caxias do Sul (RS) - O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea desenvolveu um protótipo de aeromodelo para ser utilizado como alvo de mísseis para exercícios de tiro das unidades de Artilharia Antiaérea. O modelo foi projetado e fabricado pelo 1º Sgt Art VILSON FORTUNA com apoio do Cap R/1 HILDO PISSETTI.

Nos testes realizados, conseguiu-se sensibilizar a cabeça de guiamento do Simulador do míssil IGLA a uma distância superior a 1.500 metros.

O projeto do alvo, proposto pelo Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e apoiado pelo Comando de Operações Terrestres, poderá preencher uma importante lacuna no sistema de alvos aéreos, por permitir o emprego do míssil IGLA em exercícios de lançamento real, enquanto o Exército não dispõe de um equipamento mais sofisticado.

O sucesso do projeto permitirá dotar-se a Artilharia Antiaérea com um alvo eficaz para mísseis portáteis, possibilitando o adestramento das guarnições com a realização do tiro real.


Imagem

Imagem




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#18 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 19, 2004 5:33 pm

Valeu, Naval. Realmente muito interessante. Vc (ou qualquer outra pessoa) saberia me dizer esse drone tem algum tipo de motor ou se é meramente um planador com um flare instalado na cauda?

Abraços




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#19 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 19, 2004 7:05 pm

Flare? Isso me parece mais um motor de foguete...




Avatar do usuário
Delta Dagger
Sênior
Sênior
Mensagens: 844
Registrado em: Qui Fev 19, 2004 11:51 pm
Localização: Petrópolis - RJ

#20 Mensagem por Delta Dagger » Sex Fev 20, 2004 12:12 am

Oi pessoal, sou novo por aqui :D
Vejam um artigo que li sobre o Igla no site "http://www.sistemasdearmas.cjb.net/"

"O míssil Igla tem sido uma decepção para o EB. O índice de acertos tem sido inferior a 18%, sem especificar o modo de engajamento (como alvos cruzados). Os testes foram feitos contra drones a jato rebocando flares como alvo. Os resultados bons foram contra alvos simulando helicópteros, não acertando qualquer coisa que voe a mais de 400km/hora. Não deverão ser feitas novas compras.
A versão usada nos testes foi um dos 150 primeiros mísseis adquiridos pelo EB. Estes mísseis só foram adquiridos devido a uma sobra da balança comercial a favor do Brasil, a qual a Rússia informou que não teria como pagar.
O EB agora está estudando uma versão lançada do solo do Mectron MAA-1 Piranha. O míssil teria o dobro do alcance do Igla, e iria equipar todas as unidades do EB. O Piranha seria montado sobre viaturas leves no estilo do Chaparral americano. O sensor usado pelo Piranha é sul-africano, de ultima geração, com capacidade "all aspect". Esta sendo estudada uma encomenda inicial de 300 unidades e 30 lançadores, se os testes derem certo. O míssil terá uma versão com booster e outra naval. O MinDef pretende usar o míssil nas três forças. Foi estudado uma versão lançado do lançador Albatroz das fragatas Niterói que não interessou a Marinha."

Alguém sabe se isso é fato? Que o míssil está aquém do esperado?
Abs




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#21 Mensagem por César » Sex Fev 20, 2004 12:49 am

Olá Delta! Seja bem-vindo! :wink:

Olha, parece que essa informação aí não era muito correta. Parece(obviamente, não há como confirmar com certeza) o EB está satisfeito com os iglas. E o Piranha anti-aéreo, conhecido como MSA-1, é uma bela porcaria..... E só melhoraria se tivesse uma mudança total no Projeto.

ABraço!

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#22 Mensagem por Naval » Sex Fev 20, 2004 7:25 am

Blz Slip,
Infelizmente não sei te informar se é flare ou motor. No site que retirei essa informação não falava nada a respeito, a propósito o site era do EB o oficial. Eu achei muito interessante porque demonstra como uma força praticamente falida como o EB consegue ainda fazer milagres e projetar e construir esses alvos. Eu acho que não deve ser tão caro, mas pra situação que tá o EB né. Isso mostra como nossos militares são excepcionais mesmo com tanta falta de grana, imagina se tivessem oportunidades...

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#23 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 21, 2004 9:58 am

:-k Olha Naval, eu gostaria de saber porque o Exército Brasileiro está praticamente falido. :-k
Que eu saiba ele é um dos mais bem treinados do mundo. E em termos de equipamento uma potencia hemisférica! (sul).




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Fev 21, 2004 10:25 am

:?: O quê? Você foi irônico, né, Brasileiro?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#25 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 21, 2004 10:40 am

Eu posso até estar errado nesse negocio de potencia, mas eu não concordo dejeitonenhum que o exercito esta falindo. [-(




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#26 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 21, 2004 10:55 am

Voces que me desculpem desta vez. Mas agora eu sou o aluno e voces os professores.

Primeira aula: Quero aprender como é que se faz para saber quando uma força de um país está falindo, ao mesmo tempo em que tenta aumentar o efetivo na Amazonia. (qual e a formula, euquação? tem que multiplicar exército brasileiro multiplicado com que e dividido com que para chegar a esse resultado= falência)

Não, agora eu encuquei: Quero saber por que, me expliquem.
PORQUE O EXERCITO ESTÁ FALINDOOO?

Eu posso estar completamente enganado, mas quero boas provas disso, e enquanto não me convencerem não concordarei.
Se estivesse falindo nem teria motivos para fazer esse alvo aereo, pois nem misseis teriamos para treinar.

É, parece grosseria né? Mas eu DUVIDO muito desse fato.




Rodrigo Cadoni
Júnior
Júnior
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jul 29, 2003 7:16 pm
Localização: Sao Paulo
Contato:

#27 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Sáb Fev 21, 2004 11:26 am

Quero aprender como é que se faz para saber quando uma força de um país está falindo, ao mesmo tempo em que tenta aumentar o efetivo na Amazonia
O EB estao tranferindo Batalhoes e Brigadas de outras regioes para aumentar o efetivo na Amazonia e nao esta repondo nas regioes em que esta sendo tirado essas brigadas !!!!,As Fa's nao estao falidas ao pe da letra ,elas estao pobres oque elas ganham do governo da para sobreviver !!!!!!!
Não, agora eu encuquei: Quero saber por que, me expliquem.
PORQUE O EXERCITO ESTÁ FALINDOOO?

Eu posso estar completamente enganado, mas quero boas provas disso, e enquanto não me convencerem não concordarei.
Se estivesse falindo nem teria motivos para fazer esse alvo aereo, pois nem misseis teriamos para treinar.
Uma boa prova que as Fa's estao praticamente falidas e vc comparar o estado em que estao as Fa's ,
a cada ano que passa o governo libera menos dinheiro para comprar equipamentos modernos oque o governos nos passa so dar para pagar o salario dos soldados pencoes etc , o combustivel dos avioes e manter a marinha funcionando , o governo nao libera dinheiro por exemplo para grandes comprar de Mbt's e desenvovimento de produtos militares nacionais !!!!




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#28 Mensagem por Brasileiro » Sáb Fev 21, 2004 2:20 pm

pobre sim, falido não. Nem compara.
falido quer dizer inexistente, mas o exercito brasileiro não está nem perto de estar inexistente.
Mas eu acho que a verba2004 será um pouquinho melhor, não pra comprar, mas manter o inventario já existente.
Manter em 2004 já é bem melhor, pois nos ultimos anos, nem manter o material em condições de uso o exercito não conseguia.

Vinicius: quando eu falei potencia, não quis dizer que o Brasil poderia dominar o hemisferio sul, que era o melhor etc. Mas quis dizer que o exercito esta entre os melhores do hemisferio sul, junto com a Africa do Sul.(opiniao), pode ser que ultimos anos nao foram os melhores, mas dinheiro é uma questão de se por exemplo tivermos bastante dinheiro este ano, já eleva o nivel de combate do exercito. Não acho que exista outra "potencia" terrestre no hemisferio sul alem do Brasil, África do Sul ou Chile (Equador talvez) e se realmente esses são os melhores, significa que o Brasil esta entre os melhores (do sul) :wink:

E quanto a opiniao de ser bem treinado: isso é com certeza, não digo os pracinhas, mas sim os combatentes da primeira linha brasileira, esses realmente são bem treinados, não quis dizer que "são os melhores do mundo", apenas quis frisar que não estamos tão perto da falencia.
Toda vez na TV aparece de vez em quando um cara do exercito dizendo que eles são bem treinados e que porém falta dinheito.

se por exemplo voce colocar dinheiro em janeiro, em dezembro já teremos os materiais com manutenção feita, etc. Isso aumentaria em muito o desempenho.

Como disseram: "Em tempos de paz temos pouco dinheiro e muito tempo. Em tempos de guerra teremos muito dinheiro e pouco tempo".



Naval: O senhor me desculpe se te ofendi, do fundo do coração, desculpas se escrevi demais :wink:


Falou pra todos




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#29 Mensagem por Naval » Seg Fev 23, 2004 9:22 am

Tá tranquilo Brasileiro, me paga uma skol e blz.
Infelizmente as pessoas são levadas a acreditar em coisas maravilhosas que a propaganda faz e não é a verdadeira realidade. Existe atualmente meio expediente de segunda á quinta e nem tem expediente ás sextas. Falta grana pra alimentação, transporte(vale), cortaram efetivo de recrutas(era de 100.000 agora menos de 50.000), treinamento pífio(antes era 30 dias de internato), 50% dos blindados parados por por falta de manutenção e helicópteros parados sem gasolina. Acho que é isso que considero praticamente falido. Preste bem atenção não disse totalmente falido, mas praticamente, ainda consegue respirar por aparelhos mas consegue rsrs.
Como o Rodrigo disse não estão criando nada, apenas transferindo, essas outras regiões ficaram enfraquecidas por acharem que a prioridade é a amazônia(com certeza).




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Responder