Túlio x Finken: Primeiro Round

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#31 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Out 29, 2005 10:47 am

tulio escreveu:Tudo tri, indiada, mas que uma New Deal por aqui seria bem-vinda...Ah, lá isso seria...

E o que New Deal tem à ver com o que estamos falando?!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#32 Mensagem por Túlio » Dom Out 30, 2005 8:19 pm

FinkenHeinle escreveu:
tulio escreveu:Tudo tri, indiada, mas que uma New Deal por aqui seria bem-vinda...Ah, lá isso seria...

E o que New Deal tem à ver com o que estamos falando?!


Bom, Finken, que tal pegar a grana toda, tipo reservas internacionais, maracutaias e mensalões e...botar para circular? Lembras da New Deal -por que será que tinha certeza que serias tu a responder? Bom, obras e mais obras, estradas, ferrovias, HIDROVIAS, transposições ribeirinhas, barragens e quetales? Botar esse dinheiro pra circular, vai voltar tudo como imposto mesmo...O fato é que o maior gargalo - a meu ver - para o desenvolvimento deste País é o desemprego, o subemprego, a economia informal, em suma, a falta de ocupação da mão-de-obra disponível, e daí vem aquele papo do Fagner: "e sem o seu trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata, Não dá pra ser feliz...'
PS: antes de me chamarem de comuna, lembro que a idéia não é minha, mas de Franklin Delano Roosevelt, para mim o MAIOR ESTADISTA DE TODOS OS TEMPOS!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#33 Mensagem por VICTOR » Seg Out 31, 2005 11:08 am

O album eh Meddle, de 1971. Era um album de vinil simples, mas com capa dupla, que ao ser aberta tinha a foto dos quatro (Waters Wright Mason Gilmour) nesse estilo Doi-Codi.

Eh um album interessante para quem esta se iniciando na arte ouvir Pink Floyd. Outro bom para rookies eh o Dark Side of the Moon, talvez o The Wall. O Atom Heart mother (o "disco da vaca") tambem se presta bem.

Nao se deve comecar por Animals, nem Final Cut, que sao deveras compexos e depressivos.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#34 Mensagem por FinkenHeinle » Sáb Nov 05, 2005 11:33 pm

tulio escreveu:Bom, Finken, que tal pegar a grana toda, tipo reservas internacionais, maracutaias e mensalões e...botar para circular? Lembras da New Deal -por que será que tinha certeza que serias tu a responder? Bom, obras e mais obras, estradas, ferrovias, HIDROVIAS, transposições ribeirinhas, barragens e quetales? Botar esse dinheiro pra circular, vai voltar tudo como imposto mesmo...O fato é que o maior gargalo - a meu ver - para o desenvolvimento deste País é o desemprego, o subemprego, a economia informal, em suma, a falta de ocupação da mão-de-obra disponível, e daí vem aquele papo do Fagner: "e sem o seu trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata, Não dá pra ser feliz...'
PS: antes de me chamarem de comuna, lembro que a idéia não é minha, mas de Franklin Delano Roosevelt, para mim o MAIOR ESTADISTA DE TODOS OS TEMPOS!

Túlio,


O "New Deal" foi aplicado nos EUA, e também em outros países, numa situação bastante adversa da que temos hoje no Brasil.

Os EUA viviam uma crise terrível, que teimava em não ser debelada. E só o podecom a ação do Estado. O Desemprego era Generalisado. Era um Círculo Vicioso, quanto mais desemprego, maior era a Crise! Era literalmente um Processo de Retro-Alimentação!

No Brasil não vemos nenhuma Crise Econômica Sistêmica! Tanto o é, que a Massa Salarial vem tendo constantes crescimentos, o País cresce (aquém do possível, mas cresce).

Enfim, não caracteriza-se uma Crise que mereça do Estado a Intervenção agressiva que ocorreu depois do Crack da Bolsa de Nova York, em 1929!

Bom, voltando à resposta. Reservas Internacionais não servem para Investimentos! Não são, em absoluto, essas as suas atribuições. A Reserva Internacional tem foco na Política Monetária, que é outra questão!

Certamente que temos que colocar dinheiro à circular, e também que temos um enorme desafio no sentido de recuperar a Infra-Estrutura do País!

Mas aí voltamos para toda aquela ladainha das Reformas!

De qualquer forma, eu não vejo o Desemprego como um problema! Na verdade, são uma enorme fonte de Mão-de-Obra barata, disponível, e absolutamente inutilizada! Ela está alí, o País pode aproveitar-se disso para crescer bastante!

É, não um Problema, é uma Oportunidade! É uma questão de visão!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#35 Mensagem por Túlio » Dom Nov 06, 2005 9:47 am

FinkenHeinle escreveu:Túlio,


O "New Deal" foi aplicado nos EUA, e também em outros países, numa situação bastante diversa da que temos hoje no Brasil.

Os EUA viviam uma crise terrível, que teimava em não ser debelada. E só o pôde com a ação do Estado. O Desemprego era Generalizado. Era um Círculo Vicioso, quanto mais desemprego, maior era a Crise! Era literalmente um Processo de Retro-Alimentação!

Mas peraí, Finken: nada a haver MESMO conosco?

No Brasil não vemos nenhuma Crise Econômica Sistêmica! Tanto o é, que a Massa Salarial vem tendo constantes crescimentos, o País cresce (aquém do possível, mas cresce).

Digas isso para a maioria assalariada deste País...

Enfim, não caracteriza-se uma Crise que mereça do Estado a Intervenção agressiva que ocorreu depois do Crack da Bolsa de Nova York, em 1929!

Mantenho o meu ponto de vista integralmente.


Bom, voltando à resposta. Reservas Internacionais não servem para Investimentos! Não são, em absoluto, essas as suas atribuições. A Reserva Internacional tem foco na Política Monetária, que é outra questão!

Bom, aí num vou nem discutir, acredito que tenhas maior conhecimento que eu sobre o que realmente sejam as tais 'reservas', aproveito para pedir que me esclareças mais a respeito no MSN - aí, cumpanhêro, bâmo fofialivar effe conhefimento aí...


Certamente que temos que colocar dinheiro à circular, e também que temos um enorme desafio no sentido de recuperar a Infra-Estrutura do País!

Aí, em ALGO concordamos...


Mas aí voltamos para toda aquela ladainha das Reformas!

Ué, peraí, o que uma coisa tem NECESSARIAMENTE a haver com a outra?


De qualquer forma, eu não vejo o Desemprego como um problema! Na verdade, são uma enorme fonte de Mão-de-Obra barata, disponível, e absolutamente inutilizada! Ela está alí, o País pode aproveitar-se disso para crescer bastante!

É, não um Problema, é uma Oportunidade! É uma questão de visão!

Calmaí, né Finken, daqui a pouco vais estar postulando a revogação da Lei Áurea :twisted: ... De qualquer modo, é neste parágrafo que mais te aproximas da minha 'Brazilian New Deal'


Bom, Finken, pelo acima exposto, e dando um bom desconto pelas minhas deficiências cognitivas sobre macroeconomia, creio que começamos, ainda que de maneira incipiente, a esboçar um meio-termo aceitável para ambos...Continuemos tentando, índio... :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#36 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Nov 06, 2005 7:42 pm

Fala Meu Bruxo!


tulio escreveu:Mas peraí, Finken: nada a haver MESMO conosco?

Absolutamente nada! São situaçõs absolutamente incomparáveis!

Após o Crack da Bolsa, em 29, os EUA caíram num Cìrculo Vicioso, eles não estagnaram, passaram à andar para trás!

Uma crise pior que a Argentina, porque hoje existem subsídios teóricos para lidar com essas crises!

A Economai deles teve quedas absurdas de Produção.

Por isso digo: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e vice-versa!

tulio escreveu:Digas isso para a maioria assalariada deste País...

Já disse!

A Massa Salarial e o Salário Médio vêm tendo gradativa recuperação há algum tempo.

tulio escreveu:Mantenho o meu ponto de vista integralmente.

Fique à vontade! :wink:

tulio escreveu:Bom, aí num vou nem discutir, acredito que tenhas maior conhecimento que eu sobre o que realmente sejam as tais 'reservas', aproveito para pedir que me esclareças mais a respeito no MSN - aí, cumpanhêro, bâmo fofialivar effe conhefimento aí...

Tudo Bem!

tulio escreveu:Aí, em ALGO concordamos...

Creio que todos concordam!

tulio escreveu:Ué, peraí, o que uma coisa tem NECESSARIAMENTE a haver com a outra?

Absolutamente TUDO À VER!


tulio escreveu:Calmaí, né Finken, daqui a pouco vais estar postulando a revogação da Lei Áurea :twisted: ... De qualquer modo, é neste parágrafo que mais te aproximas da minha 'Brazilian New Deal'

Jamais! Óbvio que não é nada agradável àqueles que estão desempregados! Mas isso só mostra que existe espaço para uma ampla recuperação econômica, e para geração de Emprego e Renda!

De qualquer forma, isso não me aproxima do "Brazilian New Deal"! Se o Gov. parasse de atrapalhar já seria de grande ajuda! Daí à ajudar, são outros 500.

tulio escreveu:Bom, Finken, pelo acima exposto, e dando um bom desconto pelas minhas deficiências cognitivas sobre macroeconomia, creio que começamos, ainda que de maneira incipiente, a esboçar um meio-termo aceitável para ambos...Continuemos tentando, índio... :D

Não existe essa de alguém saber mais ou menos!


Estamos todos no mesmo nível! E tenho certeza que esse Meio Termo existe!




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#37 Mensagem por Túlio » Ter Nov 15, 2005 1:53 pm

Finken, não é tão simples, governo se encolhe e sociedade progride. Ao menos aqui, as principais iniciativas foram SEMPRE do governo, obras grandes SEMPRE do governo, não há - de nenhum lado, entendas - uma cultura do 'laissez-faire' por estas bandas, sempre se reclama do governo quando se mete e quando NÃO SE METE! Olhes o caso da aftosa, por exemplo, os produtores têm horror a qualquer ingerência governamental mas aparece a doença e o governo é que tem culpa, pois tinha que vacinar o gado dos caras, num é mole...
Sinceramente, empresários amadores como os daqui - salvo as costumeiras exceções - bolando e executando grandes obras...seria de rir, se não fosse de chorar...
New Deal Now!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#38 Mensagem por Malandro » Qui Nov 17, 2005 2:45 am

Depois de um longo período de ausência vou cair de para-quedas aqui para atazanar o tópico!!! :twisted:


Brincadeirinha , mas falando sério agora , eu acho que o estado brasileiro , ao longo de toda sua história , procurou complementar a iniciativa privada e até mesmo tomou o controle sozinho qdo julgou necessário algum investimento em determinados setores para o desenvolvimento do país onde a iniciativa privada não tinha condições/ interessese de fazê-lo . Mas ainda acredito que o melhor para nosso país é criar boas condicóes de mercado para a iniciativa privada , e deixar a coisa correr . Iniciativas estatais são sujeitas à corrupção ( coisa que todos nós sabemos que é ínfimo por aqui aqui :D) pressões de lobistas , sem falar que prejuízo estatal é sempre menosprezado já que todos nós pagamos a conta juntos , algo que a iniciativa privada teria mais zelo pois seria ela que pagaria a conta . Fui!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Túlio » Sáb Abr 01, 2006 11:48 pm

Imagem




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#40 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 14, 2006 1:15 am

UP!


Amanhã volto aqui pra ressucitar o tópico...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61274
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

#41 Mensagem por Túlio » Sex Jul 14, 2006 2:56 am

Custou, mas vai pegar fogo, POWS!

E é New Deal Now e pronto!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Vamos ver o que aconteceu, à época:

A DEPRESSÃO

A partir de 1925, apesar de toda euforia reinante, a economia norte-americana começou a enfrentar sérios problemas:

:arrow: Enquanto a produção industrial e agrícola cresceu num ritmo acelerado, o aumento dos salários foi muito lento. A conseqüência progressiva da mecanização da indústria e da agricultura, foi o desemprego que aumentou de modo preocupante;

:arrow: Os países europeus recuperaram-se dos prejuízos de guerra , o que os levou a comprar cada vez menos dos EUA e a concorrer com eles nos mercados internacionais.

Por falta de consumidores internos e externos, começaram a sobrar grandes quantidades de produtos no mercado norte-americano, configurando-se, assim, uma crise de superprodução. Diante disso, os agricultores viram-se obrigados a armazenar cereais. Para tanto, tiveram que pedir empréstimos ao banco, oferecendo suas terras como garantia de pagamento, o que muitas vezes os levou a perdê-las. Os industriais, por sua vez, foram forçados a diminuir o ritmo da produção e, conseqëntemente, a despedir milhares de trabalhadores, aprofundando a crise.

Apesar da crise galopante, os pequenos, médios e grandes investidores continuaram especulando com ações. Comercializavam esses papéis por preços que não condiziam com a real situação das empresas. Enfiam, agiam como se a economia do país estivesse saudável. Entretanto, como era de se esperar, chegou o momento em que a crise atingiu a Bolsa de Nova Iorque, um dos importantes centros do capitalismo mundial. Refletindo a real situação das empresas, os preços das ações começaram a baixar. Os acionistas correram para tentar vendê-las, mas não havia quem quisesse comprá-las. Em 29 de outubro de 1929, havia 13 milhões de ações à venda mas faltavam compradores. O resultado foi que os preços das ações despencaram, ocorrendo o crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Com isso, milhares de bancos, indústrias e empresas rurais foram à falência e pelo menos 12 milhões de norte-americanos perderam o emprego. Abalados pela crise, os EUA reduziram drasticamente a compra de produtos estrangeiros e suspenderam totalmente os empréstimos a outros países. Assim, a crise propagou-se rapidamente por todo o mundo capitalista.

A SOLUÇÃO

Com a promessa de combater os efeitos alarmantes da crise de 1929, Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1932. Cumprindo o que prometera, pôs em prática um conjunto de medidas que ficaram conhecidas como New Deal.
Adotando esse plano, o governo norte-americano deixava de se guiar pelas idéias liberais, como fizera até então, e passava a praticar o intervencionismo econômico.

Entre as principais medidas do New Deal, cabe destacar:

:arrow: Controle, pelo governo, da produção e dos preços de grande parte dos produtos industriais e agrícolas.

:arrow: Concessão de empréstimos e empresários rurais e urbanos que haviam falido;

:arrow: Construção de grandes obras públicas como usinas hidrelétricas, estradas e barragens, a fim de diminuir o desemprego e aumentar o consumo;

:arrow: Elevação dos salários, diminuição da jornada de trabalho , legalização de sindicatos e fixação de salários-mínimos;

:arrow: Criação do salário-desemprego e da assistência aos velhos e inválidos.

Lentamente e com grande dificuldade, devido à extensão da crise, o New Deal conseguiu fazer com que a economia norte-americana voltasse a crescer.

E o Finkenzito diz que num tem nada a haver conosco, POWS!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder