F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

#256 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 05, 2005 5:00 pm

Carlos Mathias escreveu:É Luiz, só você me ajuda nesta luta inglória contra os eurófilos, rafaleófilos, gripófilos, EFófilos e etc.


Esqueceste os F5ófilos como eu...hehehehhhehehe
Sério, se o que queres dizer é que só consideras boa uma alternativa NACIONAL, mesmo um F5 feito aqui até o último parafuso - e olhes que poderia ser BEM melhorado, trocando-se as velhas J85 por, p. ex., F120 com PC ( 2/3 a mais de empuxo, menor consumo, menores e mais leves ), radar multimodo, IIT, data link e...RAM - me desculpes, Marcelo...rssssssssssssssss - seria muito melhor que um supercaça que, na hora do aperto, mal poderia voar, dado o embargo que iríamos amargar, concordo totalmente... Pois se o F5, ou melhor, seu ancestral T38, com tecnologia dos anos 50 tem RCS igual ao do Typhoon, uma melhorada no perfil acrescida de RAM - de novo, heheheheh - quase o tornaria stealth... E BEM melhor que o Rafale...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#257 Mensagem por Alitson » Sáb Nov 05, 2005 6:06 pm

Fábio Nascimento escreveu:
O problema é que na França tem-se Rafales para isso, agora na Russia ta meio dificil de achar alguns!!!!!!!!!!!!!


negativo, existem 11 su-35 operacionais lá, é mais q suficiente para acabar com toda frota de rafales atualmente operacional na frança!!! hehehe :lol: [008]


Tá bom então!!!!!!!!! Pequena, mais minima, minima mesmo a diferença!!!!!!!! :!: :!: :!:
A França tem dinheiro pra colocar combustivel nos caças!!!!!!!!
Já os russos!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#258 Mensagem por soultrain » Sáb Nov 05, 2005 7:28 pm

Alitson escreveu:Tá bom então!!!!!!!!! Pequena, mais minima, minima mesmo a diferença!!!!!!!! :!: :!: :!:
A França tem dinheiro pra colocar combustivel nos caças!!!!!!!!
Já os russos!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Nada mais errado, meu caro. A Russia tem um superavit de vários bilioes.

Cump.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

#259 Mensagem por Túlio » Sáb Nov 05, 2005 10:55 pm

Peraí, tigrada, alguém por aqui é russo ou francês? Que diferença faz se eles têm grana para botar os aviões no ar ou não? Se o avião é bom de briga, o negócio é ter grana e fazer voar. Se tem guerra por perto, mais ainda... Agora, interessa se o País que desenvolveu o caça pode mantê-lo ou não? Isso desmerece o avião ou o País?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#260 Mensagem por The Baaz » Sáb Nov 05, 2005 11:08 pm

tulio escreveu:Peraí, tigrada, alguém por aqui é russo ou francês? Que diferença faz se eles têm grana para botar os aviões no ar ou não? Se o avião é bom de briga, o negócio é ter grana e fazer voar. Se tem guerra por perto, mais ainda... Agora, interessa se o País que desenvolveu o caça pode mantê-lo ou não? Isso desmerece o avião ou o País?


Não interessa se o país que desenvolveu pode manter o não, o que interessa é o país que desenvolveu adquirir, isso pesa muito quando se trata de aeronaves militares. Quantos Tucanos a Embraer iria vender se a FAB não tivesse comprado? E Bandeirantes? Algumas vezes nem quando o próprio país compra se consegue vender para fora, como é o caso do AMX.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#261 Mensagem por Einsamkeit » Dom Nov 06, 2005 12:53 am

Voces tem que ver que a russia tem muito mais equipamento para manter com menos dinheiro, e ate que vem fazendo isto bem, a maioria dos navios esta em reforma e voltara ao serviço ativo, e eles estao num nivel de defesa aerea bem maior que o da frança com muitas dezenas de s-300 e outros sistemas.

Ja a França mantem muito bem sua poderosa força, bem menor que a da russia, mais tambem funciona, agora se for comparar......




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#262 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 06, 2005 7:29 pm

É Luiz, só você me ajuda nesta luta inglória contra os eurófilos, rafaleófilos, gripófilos, EFófilos e etc.


É verdade. O preconceito com equipamentos russos é gigantesco. Talvez se a palavra comunismo não tivesse existido, ou se a Rússia fosse parceiro dos EUA desde o fim da 2ª GM o preconceito fosse menor.

Os russos tem as melhores tecnologias bélicas, ganham do mundo inteiro em algumas áreas e ficam em segundo, logo atrás dos EUA em outras.
Precisam de dinheiro e vendem qualquer coisa, até S-400 eles vendem. E transferem muitas tecnologias, a ponto de deixarem a Índia construir mais de 85% de um caça de quarta geração excelente como os Su-30.

meu deus do céu...
de um tempo pra cá tudo agora e o RAM...
falam tanto do RAM que parece ate a 8º magavilha do mundo..
por que não pega um Ejet-190 enche a cara dele de RAM...
coloca um radar Erieye no teto dele e um monte de misseis....
aposto que nem o raptor seria tão capaz...


Marcelo, não é só o RAM. A Rússia cresceu muito na área furtiva, com estudos estruturais, preocupados com a entrada de ar, cabine do piloto, design do avião, materiais utilizados, etc. O RAM é apenas um dos ítens para garantir a furtividade do vetor. Com tudo isto que eles chegaram em um RCS de 0,35 m² para o SU-47 que tem quase o triplo do tamanho de um Typhoon ou de um Rafale

A modernização BF não é só colocar RAM e pronto. Mudanças no avião também serão feitas.

Esqueceste os F5ófilos como eu...hehehehhhehehe


Tulio, a opção nacional, no meu ponto de vista é a melhor. Obviamente o avião não será tão bom quanto os disponíveis no mercado, e provavelmente custará caro, mas trás muitos benefícios, que ao meu ver tornam esta a melhor opção.

A única coisa é que como seria um projeto novo, eu acho que não precisamos nos basear no F-5. O avião brasileiro poderia ser médio, comprido com capacidade mediana de transporte de armamentos e boa capacidade de transporte de combustível. Eu, particularmente, visaria um avião com envergadura pequena, delta canard, com manobrabilidade mediana, mas com velocidade excelente devido ao perfil comprido e estreito, como um míssil. E obviamente não muito grande e pelo menos semi-furtivo.

A França tem dinheiro pra colocar combustivel nos caças!!!!!!!!
Já os russos!!!!!!!!!!!!


Já os russos tem mais de 500 caças enquanto a França tem uns 300. Já os russos tem dinheiro para desenvolver um S-400 que custa U$ 1 bi por bateria.

E, além disso, pra que os russos precisam de gasolina nos caças. Eles abateriam todos os caças franceses com seus poderosos SAM´s e acabariam com a França com alguns ICBM´s. :lol:

Nada mais errado, meu caro. A Russia tem um superavit de vários bilioes.


Ele sabe disso, mas ele não pode perder a mania de europófilo. :mrgreen:

Não interessa se o país que desenvolveu pode manter o não, o que interessa é o país que desenvolveu adquirir, isso pesa muito quando se trata de aeronaves militares. Quantos Tucanos a Embraer iria vender se a FAB não tivesse comprado? E Bandeirantes? Algumas vezes nem quando o próprio país compra se consegue vender para fora, como é o caso do AMX.


Baaz, para com isso. Você acha que este é um bom argumento para não comprar aviões russos????? :shock: :shock: :shock:

Po, esse negócio não tem mais cabimento. A França não adquiriu nenhum Mirage 2000-9, os EUA não adquiriram nenhum F-16E e nenhum F-15K. É a mesma porcaria. A Rússia tem mais de 500 aviões, uma frota gigantesca de Su-27, o Su-35 nada mais é que o Su-27E da vida e o Su-37 é o Su-27K.

Agora se a Rússia adquiriu centenas de Su-27 e o Su-35 é ainda melhor, então o avião é bom, pô.




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#263 Mensagem por The Baaz » Dom Nov 06, 2005 8:19 pm

Luís, no mundo bélico um dos principais fatores para a compra de um equipamento militar é que o país de origem também o utilize. Isso já aconteceu em inúmeros contratos mundo afora.

E como já foi cansado de falar aqui, um F-16E, F-15K ou Mirage 2000-9 tem muito mais a ver com o F-16 C/D block 50/52, F-15E e Mirage 2000-5 do que o Su-35 com o Su-27. A Sukhoi mesmo falou que o Su-35 é uma aeronave 50% nova em relação à família Su-27/Su-30.

Eu nunca duvidei da qualidade dos equipamentos russos, tenho nome de avião russo no meu nick (Baaz é o nome do Mig-29UB na Índia para quem não sabe :mrgreen:), mas acho que para o Brasil atualmente existem opções melhores no mercado, com custo inferior de manutenção e implementação.

Queiram ou não queiram, o Su-35, mesmo sendo um avião excepcional, é um avião morto, sem futuro. A Sukhoi não deve investir muito mais nele, todo o orçamento para investimentos da Rússia deve ser direcionado para o PAK-FA se eles quiserem um caça capaz de rivalizar com F-22, Rafale e EF-2000, e isso lá para 2020.

O Rafale e o EF-2000 ainda estão no fim de seu desenvolvimento. Ainda vem radares AESA e o Meteor por ai, sem contar que o futuro de modernização deles é maior que o do Su-35.

Se a FAB tivesse bala para comprar Su-35 em quantidades suficientes para substituir Mirage III, AMX, F-5, o que seriam no mínimo 90 aeronaves, ele se tornaria uma boa opção, mas ainda assim uma opção inferior ao Rafale ou ao Typhoon por motivos já explícitos aqui.

Se a FAB arrastar o FX até 2020 como alguns suspeitam, e o PAK-FA já estiver em operação até lá, se o desempenho dele for igual ou superior ao dos prováveis caças a serem oferecidos (F-35, Typhoon, Rafale) ele será um concorrente praticamente imbatível, pois quando estiver entrando sem serviço seus concorrentes já terão entre 10 a 15 anos de folha de pagamento :)




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#264 Mensagem por VICTOR » Seg Nov 07, 2005 12:08 am

Alitson escreveu:A França tem dinheiro pra colocar combustivel nos caças!!!!!!!!Já os russos!!!!!!!!!!!!

Os russos são exportadores de petróleo, inclusive...




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#265 Mensagem por Penguin » Seg Nov 07, 2005 5:26 am

E transferem muitas tecnologias, a ponto de deixarem a Índia construir mais de 85% de um caça de quarta geração excelente como os Su-30.


A coisa nao eh bem assim. Os indianos montam o aviao. com um grau de nacionalizacao que nao sei qual eh. Aposto que deve ser baixo. Os componentes sensiveis continuam a ser importados da Russia: turbinas, radares, sistemas de controle de voo, avionicos (uma parte eh francesa), etc.

Basta ver as enormes dificuldades enfrentadas pelos indianos para concretizar seu caca de fabricacao nacional. Pq nao compram tecnologia russa ou de outro pais? Pq certas tecnologias sensiveis nao estao a venda. Ou qd estao custam muito caro. A coisa ficou tao complicada que eles vao comprar um caca estrageiro (Mirage 2000, F-16, F-18E, Mig-29 e Gripen concorrem).




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#266 Mensagem por Luís Henrique » Seg Nov 07, 2005 9:33 am

A coisa nao eh bem assim. Os indianos montam o aviao. com um grau de nacionalizacao que nao sei qual eh. Aposto que deve ser baixo. Os componentes sensiveis continuam a ser importados da Russia: turbinas, radares, sistemas de controle de voo, avionicos (uma parte eh francesa), etc.


Se você não sabe qual é porque não acredita nos 85%. Isto já foi noticiado e comentado neste fórum várias vezes. É 85%, obviamente algumas partes mais sensíveis ficam a cargo da Rússia, mas 85% é feito na Índia.

Basta ver as enormes dificuldades enfrentadas pelos indianos para concretizar seu caca de fabricacao nacional. Pq nao compram tecnologia russa ou de outro pais? Pq certas tecnologias sensiveis nao estao a venda. Ou qd estao custam muito caro. A coisa ficou tao complicada que eles vao comprar um caca estrageiro (Mirage 2000, F-16, F-18E, Mig-29 e Gripen concorrem).


Não é isto. O caça está saindo, o problema é que é um caça leve e para manter a paridade de poder com outros rivais, eles vão adquirir 126 aviões (Mirage, F-16 ou MiG-35).

Os russos são exportadores de petróleo, inclusive...


É, só para se ter uma idéia eles produzem mais que o dobro que a Venezuela. Se eu não me engano são o 2º maior produtor de petróleo do mundo.

Luís, no mundo bélico um dos principais fatores para a compra de um equipamento militar é que o país de origem também o utilize. Isso já aconteceu em inúmeros contratos mundo afora.


Sim, mas a Rússia tem centenas de Su-27. Talvez o Su-35 tenha mais melhorias em relação a um Su-27 que um F-16E o tem com o F-16D, mas do mesmo jeito é um avião da mesma família.

Os russos não tem culpa que o Su-27 seja uma plataforma que consiga tantos avanços. :lol:




Avatar do usuário
lelobh
Sênior
Sênior
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Set 21, 2005 11:48 am
Localização: Belo Horizonte
Agradeceram: 14 vezes

#267 Mensagem por lelobh » Seg Nov 07, 2005 11:43 am

O que faltaria para o Brasil desenvolver um caça moderno? (excluir a questão do dinheiro) aliás, será que seria tão caro? A maioria da técnologia nós possuimos não? Quanto ao motor parece que está sendo densenvolvido um não é? Isso segundo um tópico do fórum. Teriamos também que desenvolver um missel melhor de maior alcance. Penso que somos capazes de desenvolver o caça que trará a superioridade áerea. Aliás teriamos um ótimo mercado em nossos vizinhos. Seria fácil o retorno. O que vocês que conhecem melhor o assunto podem dizer?




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#268 Mensagem por The Baaz » Seg Nov 07, 2005 1:26 pm

lelobh escreveu:O que faltaria para o Brasil desenvolver um caça moderno? (excluir a questão do dinheiro) aliás, será que seria tão caro? A maioria da técnologia nós possuimos não? Quanto ao motor parece que está sendo densenvolvido um não é? Isso segundo um tópico do fórum. Teriamos também que desenvolver um missel melhor de maior alcance. Penso que somos capazes de desenvolver o caça que trará a superioridade áerea. Aliás teriamos um ótimo mercado em nossos vizinhos. Seria fácil o retorno. O que vocês que conhecem melhor o assunto podem dizer?


Falta quase tudo.

Desde a tecnologia para a fabricação de aeronaves supersônicas, passando por radares, equipamentos eletrônicos, turbinas, armamentos e por ai vai.

Seriam necessário ao meu ver, uns 4 a 5 bilhões de dólares no mínimo para desenvolver um caça nacional.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#269 Mensagem por Alitson » Seg Nov 07, 2005 2:04 pm

The Baaz escreveu:
lelobh escreveu:O que faltaria para o Brasil desenvolver um caça moderno? (excluir a questão do dinheiro) aliás, será que seria tão caro? A maioria da técnologia nós possuimos não? Quanto ao motor parece que está sendo densenvolvido um não é? Isso segundo um tópico do fórum. Teriamos também que desenvolver um missel melhor de maior alcance. Penso que somos capazes de desenvolver o caça que trará a superioridade áerea. Aliás teriamos um ótimo mercado em nossos vizinhos. Seria fácil o retorno. O que vocês que conhecem melhor o assunto podem dizer?


Falta quase tudo.

Desde a tecnologia para a fabricação de aeronaves supersônicas, passando por radares, equipamentos eletrônicos, turbinas, armamentos e por ai vai.

Seriam necessário ao meu ver, uns 4 a 5 bilhões de dólares no mínimo para desenvolver um caça nacional.


Com estes 4 a 5 bilhões de dólares daria pra compar no minimo uns 60 Gripens com suporte, peças e armamento!!!!!!!!!!!!!! Ou até mais!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#270 Mensagem por Einsamkeit » Seg Nov 07, 2005 2:16 pm

Se For o Gripen pode colocar ai mais 4 KC's, So o Eurofighter ou rafale mesmo para o brasil.




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder