Fotos de alguns blindados do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#91 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Nov 04, 2005 2:42 pm

Apesar de ser meio off topic, vale destacar que na mesma entrevista do comandante do EB ele frizou a iminente substituição dos helicópteros mais antigos do exército por outros projetados desde o início para o emprego militar. Será que vai vir uma substituição de esquilos e panteras por aí???


Não. Pelo menos nada sobre isso nos próximos anos.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#92 Mensagem por Lauro Melo » Sex Nov 04, 2005 3:13 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Apesar de ser meio off topic, vale destacar que na mesma entrevista do comandante do EB ele frizou a iminente substituição dos helicópteros mais antigos do exército por outros projetados desde o início para o emprego militar. Será que vai vir uma substituição de esquilos e panteras por aí???

Não. Pelo menos nada sobre isso nos próximos anos.

Mesmo porque muitos foram entregues em meados dos anos 90 ( 93, 94,95 ) ou seja podem atuar até no mínimo 2015.
sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
CFB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2326
Registrado em: Dom Mai 15, 2005 11:21 pm
Localização: Vila Velha - Es

#93 Mensagem por CFB » Sáb Nov 05, 2005 2:02 am

Brasileiro escreveu:O Gepard não é obsoleto, e mesmo assim ele pode sim contar com mísseis anti aéreos Stinger ao lado do canhão sem muita adaptação. Poderíamos muito bem colocar Iglas nele, e não ficaria muito atrás do tão falado Tunguska.
Além do mais, me parece que os futuros atiradores de Igla das Bia de Cavalaria pretenderão ficar dentro do blindado e sair par atirar, mais ou menos isso. Que diferença faz, é só o lugar onde fica o míssil que muda.




[abraços]


Mas pra isso teriamos q comprar mais Inglas e pra isso nos precisariamos d dinherio coisa q atualmente nos naum temos mttt,afinal foi td pro mensalao :twisted: :twisted: :twisted:




Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

#94 Mensagem por eu sou eu » Sáb Nov 05, 2005 2:33 am

vi no site da KBP, que existe uma variação do Pantsir, em que pode ser adquirida somente a torreta com os misseis, sem os canhões, ou se preferir com os canhões, e instala-la em qualquer outro blindado sobre lagartas ou rodas, respeitado-se o peso, aqui vai o atalho para o site para quem quiser ver
http://www.shipunov.com/eng/zencom/panz_o.htm

acho que pode ser instalado até em um M113, ou quem sabe no urutu, poderia ser fruto de uma analise por parte do EB, quem sabe?




Imagem

o amor é lindo
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#95 Mensagem por Einsamkeit » Sáb Nov 05, 2005 3:18 am

Considero o Urutu muito pequeno para usar este sistema, mais adequado seria um veiculo 8X8 ou um 6X6 mais avançado que o urutu.

Uma Plataforma com o Patria seria ideal, mais ai ja poderia em se pensar em trocar o pantsyr por crotale, Rbs-23..........




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#96 Mensagem por Guerra » Seg Nov 07, 2005 11:01 pm

Lauro Melo escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos,
Se adquirirmos os Leo 1A5, os Gepards e elevarmos os 1A1, já existentes, ao nível dos 1A5 e aproveitarmos a oportunidade para efetuar uma modernização mais profunda no M113-T (adicionar equipamentos de visão térmica e blindagem adicional), olha pessoal eu não sei não, mas acho que ficaríamos com a melhor força blindada da América Latina, sem falar, que melhoraríamos a nossa ridícula artilharia anti-aérea.
Abraços.

Bom Dia Ricardo,
Creio que dentro da AL ( que não é grande coisa ), mas é nosso possível Teatro de Operações nos já somos a melhor força blindada, devido a presença dos M-60 A-3 TTS. Lembrando que os nossos Leo 1 A1 foram modernizados na década de 80 na Bélgica. Na nova revista T&D, mostra que os Leo 1 A 5, virão para substituir os M-60 A3 TTS e estes entrarão no lugar dos M-41 C.
Ainda como complemento o novo sistema de tiro dos Leo 1 A1 já foi desenvolvido e testado e deve padronizar toda a frota ( T&D Nº 105 ).
Sds,



Lauro e Ricardo Rosa, se isso acontecer vamos dar um salto enorme. A cavalaria mecanizada vai voltar a “existir”, mas eu não vou me entusiasmar muito porque o caminho é longo. E olha que a cavalaria nem é nosso “tendão de aquiles”, na minha opinião a infantaria blindada vai ter que praticamente começar do zero. Ninguém se interessa em desenvolver a doutrina de usos de blindados pela infantaria no EB (culpa do material obsoleto, os infantes se preocupam mais com outras especialidades). O M113 Apesar de obsoleto é uma boa VBTP, mas só para se tornar operacional tem que passar por uma reforma geral e não uma meia sola. Eu separei as mais importantes a seguir, vamos ver estamos de acordo.

- um novo periscópio infravermelho: O existente é de primeira geração, verdadeiras peças de museu. A fonte parece um daqueles faroletes de camionete. Se o inimigo tiver capacidade de usar OVN (e vai ter sempre) a viatura perde a capacidade de combate noturno. Mais que isso na minha opinião, na situação atual seria ate luxo.
- reforço na blindagem: É preciso reforçar a blindagem principalmente a lateral. A lagarta do M-113 fica totalmente exposta. Aquela “saia” lateral é feita de borracha, um tiro ali e a VBTP vira um carrossel. É preciso reforçar também o tanque de combustível. Com o desenvolvimento das armas anticarro a possibilidade de incêndio é enorme e o tanque fica bem perto escotilha ( da rampa) principal. Um incêndio com a tampa de bagagem fechada e o GC vira churrasco.
- mais uma escotilha traseira: A rampa traseira do M-113 só pode ser usada com ele parado se não você corre o risco de perder todo o blindado por causa de um cabo de aço que arrebentou. O jeito é desembarcar pela escotinha homem a homem e esquadra por esquadra. Com duas escotilhas pelo menos as duas esquadras saem juntas. O Charrua solucionou esse problema, mas...
- uma nova bomba de porão (a peça que joga água para fora): A atual esta ultrapassada.
- suporte lateral para metralhadora: Bom, esse é um capricho meu. Lembra que eu disse aqui que os GCs precisam ter duas metralhadoras 5,56 cada um? Esta na hora de justificar o investimento. Um suporte de cada lado para colocar essas metralhadoras para dar segurança na lateral durante os deslocamentos. Atualmente essa segurança, além de ser ineficiente por causa do armamento dos GCs, expõe a tropa embarcada.
- estabilizador automático: Aquela tampa que tem na frente do M113 é armada manualmente, sem ela a VBTP perde a capacidade anfíbia. O motocarro até consegue armar, mas fica exposto demais (metade do corpo fica para fora).
- armamento: a .50 cumpre bem a finalidade no M113 (isso para nossa doutrina), só acho que seria preciso de uma luneta infravermelha na arma. Também acho que o reparo da .50 deveria suportar também uma metralhadora 7,62, e deveria ter espaço na cúpula para deixar pelo menos dois AT4 a disposição do atirador (mais isso é mais para parte doutrinaria e falo depois).
- isolamento do motor. O barulho dentro do M113 é insuportável. Parece ser uma besteira, mas um deslocamento longo ou uma operação continua trás um desgaste enorme na tropa.


Gostaria de saber a opinião de todos sobre o assunto. Amanha eu coloco umas fotos e depois falo mais sobre esse assunto.

Abraços...




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

#97 Mensagem por Ricardo Rosa » Ter Nov 08, 2005 9:56 am

SGT GUERRA escreveu:
Lauro Melo escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos,
Se adquirirmos os Leo 1A5, os Gepards e elevarmos os 1A1, já existentes, ao nível dos 1A5 e aproveitarmos a oportunidade para efetuar uma modernização mais profunda no M113-T (adicionar equipamentos de visão térmica e blindagem adicional), olha pessoal eu não sei não, mas acho que ficaríamos com a melhor força blindada da América Latina, sem falar, que melhoraríamos a nossa ridícula artilharia anti-aérea.
Abraços.

Bom Dia Ricardo,
Creio que dentro da AL ( que não é grande coisa ), mas é nosso possível Teatro de Operações nos já somos a melhor força blindada, devido a presença dos M-60 A-3 TTS. Lembrando que os nossos Leo 1 A1 foram modernizados na década de 80 na Bélgica. Na nova revista T&D, mostra que os Leo 1 A 5, virão para substituir os M-60 A3 TTS e estes entrarão no lugar dos M-41 C.
Ainda como complemento o novo sistema de tiro dos Leo 1 A1 já foi desenvolvido e testado e deve padronizar toda a frota ( T&D Nº 105 ).
Sds,



Lauro e Ricardo Rosa, se isso acontecer vamos dar um salto enorme. A cavalaria mecanizada vai voltar a “existir”, mas eu não vou me entusiasmar muito porque o caminho é longo. E olha que a cavalaria nem é nosso “tendão de aquiles”, na minha opinião a infantaria blindada vai ter que praticamente começar do zero. Ninguém se interessa em desenvolver a doutrina de usos de blindados pela infantaria no EB (culpa do material obsoleto, os infantes se preocupam mais com outras especialidades). O M113 Apesar de obsoleto é uma boa VBTP, mas só para se tornar operacional tem que passar por uma reforma geral e não uma meia sola. Eu separei as mais importantes a seguir, vamos ver estamos de acordo.

- um novo periscópio infravermelho: O existente é de primeira geração, verdadeiras peças de museu. A fonte parece um daqueles faroletes de camionete. Se o inimigo tiver capacidade de usar OVN (e vai ter sempre) a viatura perde a capacidade de combate noturno. Mais que isso na minha opinião, na situação atual seria ate luxo.
- reforço na blindagem: É preciso reforçar a blindagem principalmente a lateral. A lagarta do M-113 fica totalmente exposta. Aquela “saia” lateral é feita de borracha, um tiro ali e a VBTP vira um carrossel. É preciso reforçar também o tanque de combustível. Com o desenvolvimento das armas anticarro a possibilidade de incêndio é enorme e o tanque fica bem perto escotilha ( da rampa) principal. Um incêndio com a tampa de bagagem fechada e o GC vira churrasco.
- mais uma escotilha traseira: A rampa traseira do M-113 só pode ser usada com ele parado se não você corre o risco de perder todo o blindado por causa de um cabo de aço que arrebentou. O jeito é desembarcar pela escotinha homem a homem e esquadra por esquadra. Com duas escotilhas pelo menos as duas esquadras saem juntas. O Charrua solucionou esse problema, mas...
- uma nova bomba de porão (a peça que joga água para fora): A atual esta ultrapassada.
- suporte lateral para metralhadora: Bom, esse é um capricho meu. Lembra que eu disse aqui que os GCs precisam ter duas metralhadoras 5,56 cada um? Esta na hora de justificar o investimento. Um suporte de cada lado para colocar essas metralhadoras para dar segurança na lateral durante os deslocamentos. Atualmente essa segurança, além de ser ineficiente por causa do armamento dos GCs, expõe a tropa embarcada.
- estabilizador automático: Aquela tampa que tem na frente do M113 é armada manualmente, sem ela a VBTP perde a capacidade anfíbia. O motocarro até consegue armar, mas fica exposto demais (metade do corpo fica para fora).
- armamento: a .50 cumpre bem a finalidade no M113 (isso para nossa doutrina), só acho que seria preciso de uma luneta infravermelha na arma. Também acho que o reparo da .50 deveria suportar também uma metralhadora 7,62, e deveria ter espaço na cúpula para deixar pelo menos dois AT4 a disposição do atirador (mais isso é mais para parte doutrinaria e falo depois).
- isolamento do motor. O barulho dentro do M113 é insuportável. Parece ser uma besteira, mas um deslocamento longo ou uma operação continua trás um desgaste enorme na tropa.


Gostaria de saber a opinião de todos sobre o assunto. Amanha eu coloco umas fotos e depois falo mais sobre esse assunto.

Abraços...



Bom dia a todos,

Perfeito Guerra, não é a toa que vc (não sei o seu tempo de serviço) me parece ser um militar bastante experiente e competente e em razão disso, bastante condecorado. Espero que outros, dentro do EB, pensem como vc. Só para mencionar, existem empresas israelenses com kits de modernização bastante elaborados para os blindados da família M113.

Abraços.




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#98 Mensagem por Pablo Maica » Ter Nov 08, 2005 1:47 pm

Alguém sabe alguma coisa sobre os custos das tintas anti-termais/IR? Acho que seria uma boa desenvolver um material destes ja que os resultados são muito bons!!


Umm abraço e t+ :D




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#99 Mensagem por Guerra » Ter Nov 08, 2005 3:00 pm

Ricardo Rosa escreveu:
Bom dia a todos,

Perfeito Guerra, não é a toa que vc (não sei o seu tempo de serviço) me parece ser um militar bastante experiente e competente e em razão disso, bastante condecorado. Espero que outros, dentro do EB, pensem como vc. Só para mencionar, existem empresas israelenses com kits de modernização bastante elaborados para os blindados da família M113.

Abraços.


Obrigado Ricardo.

Aqui vai uma foto do M 113. Esse blindado é do CFN.

Imagem


Uma foto do Charrua. Notem a frente (comparem com a do M 113), a seteira do lado e os lançadores de fumigenos voltados para frente

Imagem

A traseira do Charrua. Detalhe das escotilhas traseiras.

Imagem




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
MILEO
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 211
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:28 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 6 vezes
Contato:

#100 Mensagem por MILEO » Qui Nov 10, 2005 7:52 pm

- suporte lateral para metralhadora: Bom, esse é um capricho meu. Lembra que eu disse aqui que os GCs precisam ter duas metralhadoras 5,56 cada um? Esta na hora de justificar o investimento. Um suporte de cada lado para colocar essas metralhadoras para dar segurança na lateral durante os deslocamentos. Atualmente essa segurança, além de ser ineficiente por causa do armamento dos GCs, expõe a tropa embarcada.


Sgt, se não estou enganado, os M113 do CFN tem esse anteparos laterais.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#101 Mensagem por Matheus » Qui Nov 10, 2005 8:51 pm

Legal esse Charrua, dizer que poderíamos ter hoje Osórios e Charruas ao in´ves de Leo/M60-M113...e uns SUCURI II no lugar dos Cascavel...




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#102 Mensagem por Guerra » Sex Nov 11, 2005 8:01 am

MILEO escreveu:
- suporte lateral para metralhadora: Bom, esse é um capricho meu. Lembra que eu disse aqui que os GCs precisam ter duas metralhadoras 5,56 cada um? Esta na hora de justificar o investimento. Um suporte de cada lado para colocar essas metralhadoras para dar segurança na lateral durante os deslocamentos. Atualmente essa segurança, além de ser ineficiente por causa do armamento dos GCs, expõe a tropa embarcada.


Sgt, se não estou enganado, os M113 do CFN tem esse anteparos laterais.


Tem sim Mileo

Imagem




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#103 Mensagem por Guerra » Sex Nov 11, 2005 10:02 am

MCD-SM escreveu:Legal esse Charrua, dizer que poderíamos ter hoje Osórios e Charruas ao in´ves de Leo/M60-M113...e uns SUCURI II no lugar dos Cascavel...


MCD-SM, na pior das hipoteses, se esses blindados não sofressem nenhuma modernização ao longo desses anos, ainda assim teriamos equipamento melhor que o de hoje.
Na minha opinião o Brasil seria disparado a melhor força blindada da America do Sul.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#104 Mensagem por Matheus » Sex Nov 11, 2005 12:12 pm

SGT GUERRA escreveu:
MCD-SM escreveu:Legal esse Charrua, dizer que poderíamos ter hoje Osórios e Charruas ao in´ves de Leo/M60-M113...e uns SUCURI II no lugar dos Cascavel...


MCD-SM, na pior das hipoteses, se esses blindados não sofressem nenhuma modernização ao longo desses anos, ainda assim teriamos equipamento melhor que o de hoje.
Na minha opinião o Brasil seria disparado a melhor força blindada da America do Sul.


Concordo plenamente, e ainda adaptados a nossas necessidades (peso, manutenção, etc)
Uns 250 Osório, uns 300 Charrua, uns 300 Sucuri II mais uns 300 transporte sobre rodas e estaria uma beleza, complementando uns 500 VBL AVIBRÁS...
Seria interessante um Charrua com blindagem reativa e uma torre automática de 30mm. Poderíamos também ter uma versão AA do Charrua, lança ponte do Osório,
Abraço




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8921
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

#105 Mensagem por Pablo Maica » Sex Nov 11, 2005 1:27 pm

MCD-SM escreveu:Concordo plenamente, e ainda adaptados a nossas necessidades (peso, manutenção, etc)
Uns 250 Osório, uns 300 Charrua, uns 300 Sucuri II mais uns 300 transporte sobre rodas e estaria uma beleza, complementando uns 500 VBL AVIBRÁS...
Seria interessante um Charrua com blindagem reativa e uma torre automática de 30mm. Poderíamos também ter uma versão AA do Charrua, lança ponte do Osório,
Abraço


Haviam versões do Charrua em desenvolvimento:

Porta morteiro 120mm, Carro-comando, Ambulância, Carro-oficina, Antiaérea com 4 canhões (2x2) OTO-Melara de 25mm, radar, e socorro.

Um abraço e t+ :D




Responder