F-X 2008
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Pablo Maica
- Sênior
- Mensagens: 8921
- Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
- Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
- Agradeceram: 500 vezes
Agora é tarde, o trem do FX já passou e o leasing de gripens também.
Enquanto isso a África do Sul comprou 28 gripen e 24 hawk por pouco mais de US$ 2 bi. Vai ter uma aviação de caça de respeito, e mais de US$ 8 bi de offsets. Já imaginaram o impacto desse investimento na economia??? Eles estão de parabéns pelo trabalho bem feito...
Enquanto isso a África do Sul comprou 28 gripen e 24 hawk por pouco mais de US$ 2 bi. Vai ter uma aviação de caça de respeito, e mais de US$ 8 bi de offsets. Já imaginaram o impacto desse investimento na economia??? Eles estão de parabéns pelo trabalho bem feito...
-
- Sênior
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
- Localização: Vitória - ES - Brasil
Gripen e Hawk para a Africa do Sul
Caros colegas,
US$ 2 bi nada, mas sim US$1,8 bi por 28 Gripen (US$64,3 mi por avião) e US$825 por 24 Hawk (US$34,4 mi por cada Hawk !). Eu achei e acho ambos caríssimos, o Hawk então nem se fala. O AMX-T é cotado em aprox. US$20 mi, bem como outros treinadores mais novos custam entre US$15 a 20 mi (com fly-by-wire, que o Hawk não tem, etc).
Vide texto que eu compilei em 09/2000 :
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
--------------------------------------------------------------------------------
Confirmo os dados acima, em três edicoes da Air Forces Monthly :
- em 01/99, diz que por US$ 1,7 a 1,9 bilhões, serão 28 Gripens (seriam
38 Mirages 2000-5 pelo mesmo valor) p/ a Africa do Sul. Obviamente não
sabemos detalhes do contrato, quantos anos de peças de reposição estão
incluidas, etc. Mas os Hawks LIFT estão também citados, 24 deles por
US$ 827 milhoes, o que da' uns US$ 34 milhoes por cada exemplar.
- em 11/99, devido a cortes da proposta de gastos militares da Africa do
Sul, serão 9 Gripens mais 19 opções, e 12 Hawks mais 12 opções, o que
mantém o total, mais portega as opções p/ 2004, aliviando as finanças a
curto prazo do governo da Africa do Sul;
- 02/2000, a Africa do Sul confirma as encomendas do Gripen e Hawk
assinando um contrato em 03/12/99. Os 24 Hawks LIF serão entregues entre 2005 e 2006, custando US$ 825 milhões. Os 28 Gripen, por US$ 1,8
bilhões, entre 2007 e 2012. A industria de defesa da Africa do Sul, em
troca, tera' assegurada uma produção equivalente a US$ 1,5 bilhões
direcionada aos dois aviões e outros projetos conjuntos. E compensações
industriais mais genéricas seriam da ordem de US$ 7,2 bilhões.
Ou seja, o gasto total da Africa do Sul (não so' com aviões, tem 3
submarinos U-209, 4 corvetes A200 da Alemanha, 40 helicopteros A109
italianos), é de US$ 3,5 bilhões, mas eles terão compensações
industriais (ligadas ou nao 'a industria local de defesa) de um valor
maior do que o dobro disso.
Os franceses nao ficaram nada felizes com esse contrato. Um editorial
bastante critico da Air&Cosmos deu os seguintes detalhes mais
pormenorizados :
- os gastos da Africa do Sul, aprox. US$ 3,5 bilhões, receberão em troca
o fato que os alemães, italianos, ingleses e suecos terão que gastar 3
vezes isso na Africa do Sul (detalhes a seguir);
- serão gerados 65.000 empregos na Africa do Sul;
- a industria local participara' na construção local de equivalente a
US$ 800 milhões, recebera' transferência de tecnologia avaliada em US$
500 milhoes, e vendera' p/ o exterior uns US$ 1,1 bilhões;
- compras diversas de origem da Africa do Sul, de moveis, vagoes de trem, etc, por US$ 5 bilhões;
- investimentos diversos e criação de empresas na Africa do Sul, uns US$
3,8 bilhões.
Um abraço,
Roberto
US$ 2 bi nada, mas sim US$1,8 bi por 28 Gripen (US$64,3 mi por avião) e US$825 por 24 Hawk (US$34,4 mi por cada Hawk !). Eu achei e acho ambos caríssimos, o Hawk então nem se fala. O AMX-T é cotado em aprox. US$20 mi, bem como outros treinadores mais novos custam entre US$15 a 20 mi (com fly-by-wire, que o Hawk não tem, etc).
Vide texto que eu compilei em 09/2000 :
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
--------------------------------------------------------------------------------
Confirmo os dados acima, em três edicoes da Air Forces Monthly :
- em 01/99, diz que por US$ 1,7 a 1,9 bilhões, serão 28 Gripens (seriam
38 Mirages 2000-5 pelo mesmo valor) p/ a Africa do Sul. Obviamente não
sabemos detalhes do contrato, quantos anos de peças de reposição estão
incluidas, etc. Mas os Hawks LIFT estão também citados, 24 deles por
US$ 827 milhoes, o que da' uns US$ 34 milhoes por cada exemplar.
- em 11/99, devido a cortes da proposta de gastos militares da Africa do
Sul, serão 9 Gripens mais 19 opções, e 12 Hawks mais 12 opções, o que
mantém o total, mais portega as opções p/ 2004, aliviando as finanças a
curto prazo do governo da Africa do Sul;
- 02/2000, a Africa do Sul confirma as encomendas do Gripen e Hawk
assinando um contrato em 03/12/99. Os 24 Hawks LIF serão entregues entre 2005 e 2006, custando US$ 825 milhões. Os 28 Gripen, por US$ 1,8
bilhões, entre 2007 e 2012. A industria de defesa da Africa do Sul, em
troca, tera' assegurada uma produção equivalente a US$ 1,5 bilhões
direcionada aos dois aviões e outros projetos conjuntos. E compensações
industriais mais genéricas seriam da ordem de US$ 7,2 bilhões.
Ou seja, o gasto total da Africa do Sul (não so' com aviões, tem 3
submarinos U-209, 4 corvetes A200 da Alemanha, 40 helicopteros A109
italianos), é de US$ 3,5 bilhões, mas eles terão compensações
industriais (ligadas ou nao 'a industria local de defesa) de um valor
maior do que o dobro disso.
Os franceses nao ficaram nada felizes com esse contrato. Um editorial
bastante critico da Air&Cosmos deu os seguintes detalhes mais
pormenorizados :
- os gastos da Africa do Sul, aprox. US$ 3,5 bilhões, receberão em troca
o fato que os alemães, italianos, ingleses e suecos terão que gastar 3
vezes isso na Africa do Sul (detalhes a seguir);
- serão gerados 65.000 empregos na Africa do Sul;
- a industria local participara' na construção local de equivalente a
US$ 800 milhões, recebera' transferência de tecnologia avaliada em US$
500 milhoes, e vendera' p/ o exterior uns US$ 1,1 bilhões;
- compras diversas de origem da Africa do Sul, de moveis, vagoes de trem, etc, por US$ 5 bilhões;
- investimentos diversos e criação de empresas na Africa do Sul, uns US$
3,8 bilhões.
Um abraço,
Roberto
Aos que defendem a possibilidade de a FAB vir a operar F-35 no futuro, quando da substituição de F-5 e AMX, achei esse interessante artigo analisando os reveses do programa, e os perigos de grandes cortes que ele está sofrendo nos EUA:
http://www.ausairpower.net/APA-2005-04.html
Ao mesmo tempo tem-se essa notícia de que a Holanda pretende diminuir suas encomendas devido aos atrasos e aumento de custos do programa:
Flight International F-35 Holanda
http://www.ausairpower.net/APA-2005-04.html
Ao mesmo tempo tem-se essa notícia de que a Holanda pretende diminuir suas encomendas devido aos atrasos e aumento de custos do programa:
Flight International F-35 Holanda
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61302
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6585 vezes
- Contato:
A-29 escreveu:Aos que defendem a possibilidade de a FAB vir a operar F-35 no futuro, quando da substituição de F-5 e AMX, achei esse interessante artigo analisando os reveses do programa, e os perigos de grandes cortes que ele está sofrendo nos EUA:
http://www.ausairpower.net/APA-2005-04.html
Ao mesmo tempo tem-se essa notícia de que a Holanda pretende diminuir suas encomendas devido aos atrasos e aumento de custos do programa:
Flight International F-35 Holanda
F35 = protótipo....hehehehehheeheh
Vou me divertir agoras...HAUHAUHAUHAUHAUHAU
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61302
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6585 vezes
- Contato:
Calma, Baaz, é que é só falar em Flanker e/ou Berkut - este o 'meu' caça - e já vem a cantilena 'Ih, protótipo, num serve!'
Só falei que vou me divertir porque agora és TU que vais ter que rebater essa montanha de falatório, porque EU já cansei...HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAU
Só falei que vou me divertir porque agora és TU que vais ter que rebater essa montanha de falatório, porque EU já cansei...HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAU
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- FinkenHeinle
- Sênior
- Mensagens: 11930
- Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
- Localização: Criciúma/SC
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
The Baaz escreveu:tulio escreveu:
F35 = protótipo....hehehehehheeheh
Vou me divertir agoras...HAUHAUHAUHAUHAUHAU
E não é um protótipo ainda?
Sem Dúvida, é um Protótipo!
Mas com maiores chances de vir à ser comprado e colocado em fabricação seriada do que o Su-35...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61302
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceram: 6585 vezes
- Contato:
É, e MUUUUIIIIITO mais vendido que o 'teu' Rafale, né, Finkenzito? Ou a regra aplicada aos ditos 'russófilos' não se aplica da mesma forma aos 'francófilos'? Ah, só para te torrar:
Na falta de um Berkut, só mesmo um F35....heheheheheheheheheh
Na falta de um Berkut, só mesmo um F35....heheheheheheheheheh
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)