tulio escreveu:Tudo tri, indiada, mas que uma New Deal por aqui seria bem-vinda...Ah, lá isso seria...
E o que New Deal tem à ver com o que estamos falando?!
Moderador: Conselho de Moderação
tulio escreveu:Tudo tri, indiada, mas que uma New Deal por aqui seria bem-vinda...Ah, lá isso seria...
FinkenHeinle escreveu:tulio escreveu:Tudo tri, indiada, mas que uma New Deal por aqui seria bem-vinda...Ah, lá isso seria...
E o que New Deal tem à ver com o que estamos falando?!
tulio escreveu:Bom, Finken, que tal pegar a grana toda, tipo reservas internacionais, maracutaias e mensalões e...botar para circular? Lembras da New Deal -por que será que tinha certeza que serias tu a responder? Bom, obras e mais obras, estradas, ferrovias, HIDROVIAS, transposições ribeirinhas, barragens e quetales? Botar esse dinheiro pra circular, vai voltar tudo como imposto mesmo...O fato é que o maior gargalo - a meu ver - para o desenvolvimento deste País é o desemprego, o subemprego, a economia informal, em suma, a falta de ocupação da mão-de-obra disponível, e daí vem aquele papo do Fagner: "e sem o seu trabalho, um homem não tem honra, e sem a sua honra, se morre, se mata, Não dá pra ser feliz...'
PS: antes de me chamarem de comuna, lembro que a idéia não é minha, mas de Franklin Delano Roosevelt, para mim o MAIOR ESTADISTA DE TODOS OS TEMPOS!
FinkenHeinle escreveu:Túlio,
O "New Deal" foi aplicado nos EUA, e também em outros países, numa situação bastante diversa da que temos hoje no Brasil.
Os EUA viviam uma crise terrível, que teimava em não ser debelada. E só o pôde com a ação do Estado. O Desemprego era Generalizado. Era um Círculo Vicioso, quanto mais desemprego, maior era a Crise! Era literalmente um Processo de Retro-Alimentação!
Mas peraí, Finken: nada a haver MESMO conosco?
No Brasil não vemos nenhuma Crise Econômica Sistêmica! Tanto o é, que a Massa Salarial vem tendo constantes crescimentos, o País cresce (aquém do possível, mas cresce).
Digas isso para a maioria assalariada deste País...
Enfim, não caracteriza-se uma Crise que mereça do Estado a Intervenção agressiva que ocorreu depois do Crack da Bolsa de Nova York, em 1929!
Mantenho o meu ponto de vista integralmente.
Bom, voltando à resposta. Reservas Internacionais não servem para Investimentos! Não são, em absoluto, essas as suas atribuições. A Reserva Internacional tem foco na Política Monetária, que é outra questão!
Bom, aí num vou nem discutir, acredito que tenhas maior conhecimento que eu sobre o que realmente sejam as tais 'reservas', aproveito para pedir que me esclareças mais a respeito no MSN - aí, cumpanhêro, bâmo fofialivar effe conhefimento aí...
Certamente que temos que colocar dinheiro à circular, e também que temos um enorme desafio no sentido de recuperar a Infra-Estrutura do País!
Aí, em ALGO concordamos...
Mas aí voltamos para toda aquela ladainha das Reformas!
Ué, peraí, o que uma coisa tem NECESSARIAMENTE a haver com a outra?
De qualquer forma, eu não vejo o Desemprego como um problema! Na verdade, são uma enorme fonte de Mão-de-Obra barata, disponível, e absolutamente inutilizada! Ela está alí, o País pode aproveitar-se disso para crescer bastante!
É, não um Problema, é uma Oportunidade! É uma questão de visão!
Calmaí, né Finken, daqui a pouco vais estar postulando a revogação da Lei Áurea ... De qualquer modo, é neste parágrafo que mais te aproximas da minha 'Brazilian New Deal'
tulio escreveu:Mas peraí, Finken: nada a haver MESMO conosco?
tulio escreveu:Digas isso para a maioria assalariada deste País...
tulio escreveu:Mantenho o meu ponto de vista integralmente.
tulio escreveu:Bom, aí num vou nem discutir, acredito que tenhas maior conhecimento que eu sobre o que realmente sejam as tais 'reservas', aproveito para pedir que me esclareças mais a respeito no MSN - aí, cumpanhêro, bâmo fofialivar effe conhefimento aí...
tulio escreveu:Aí, em ALGO concordamos...
tulio escreveu:Ué, peraí, o que uma coisa tem NECESSARIAMENTE a haver com a outra?
tulio escreveu:Calmaí, né Finken, daqui a pouco vais estar postulando a revogação da Lei Áurea ... De qualquer modo, é neste parágrafo que mais te aproximas da minha 'Brazilian New Deal'
tulio escreveu:Bom, Finken, pelo acima exposto, e dando um bom desconto pelas minhas deficiências cognitivas sobre macroeconomia, creio que começamos, ainda que de maneira incipiente, a esboçar um meio-termo aceitável para ambos...Continuemos tentando, índio...