Radares

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Radares

#1 Mensagem por César » Qua Fev 11, 2004 1:09 am

Fala Galera!

Estou criando esse tópico para discutirmos sobre um tema muito interessante(pelo menos eu acho): Radares. Todos os tipos e características. Pulso-Doppler, Ar-terra, Ar-ar, Phased Array, varreduras mecânica e eletrônica, enfim, tudo.

Também se tornar um tópico para a postagem de alguma dúvida que as pessoas tenham sobre esses sistemas. Digo isso pois muitas coisas a respeito deles são complexas, então dúvidas são comuns. Mesmo eu, que estudo esse troço a algum tempo(mais de ano) tenho várias dúvidas.

Primeiramente, pra iniciar a discussão, coloco a minha dúvida em pauta, para os especialistas me ajudarem: Qual são as capacidades do radar Elta EL/M-2022 que será instalado nos P-3Br? E o radar dos P-95, qual a capacidade?(já fiz essa pergunta em outro tópico, mas ninguém respondeu... :oops: )

Bem, é isso. Qualquer colocação, texto, dúvida ou explicação seriam muito bons para o tópico, e o fórum, acredito. Acho que esse tema é interessante para muita gente.
E, se quiserem, podemos até discutir sobre técnicas de interferência :wink:

Abraço a todos

César




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#2 Mensagem por Brasileiro » Qua Fev 11, 2004 2:06 pm

Eu, um dia, entrei no sitio de uma base aérea, cliquei em aeronaves e P-95, entre as características, constava que o radar é um SearchWatter (Me corrijam se estiver confundindo com um nome parecido) e dizia que o alcande dele era de 150Km para alvos grandes.
Isso é tudo o que sei.

Abraços




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#3 Mensagem por VICTOR » Qua Fev 11, 2004 7:51 pm

Boa idéia esse tópico, César! ;)

Salve, Brasileiro,
Eu achava que o Searchwater era o radar do SeaKing AEW.7 da Royal Navy. Será que o P-95 tem o mesmo dispositivo?
abraço




Carlos Eduardo

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#4 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 11, 2004 7:59 pm

Pelo que me consta o radar dos P-95's é Eaton AN/APS-128, mas infelizmente não tenho qualquer dado a respeito do desempenho do mesmo.

Abraços




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#5 Mensagem por VICTOR » Qua Fev 11, 2004 8:27 pm

Exatamente: Eaton-AIL NA/APS-128 Sea Patrol

É um radar de busca, então não há necessidade de tracking, NCTR etc. mas não sei informações sobre alcance etc. Mas parece ser um aparelho simples, usado para procurar alvos de superfície.

Vinte e uma unidades juntaram-se aos dois esquadrões do 7º Grupo, que estava inativo desde a retirada do último Lockheed P-2 Neptune, em 1976. Um radar Eaton-AIL NA/APS-128 Sea Patrol está instalado num radomo mais alongado.

http://www.jetsite.com.br/mostra_aeronave.asp?codi=243




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#6 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 11, 2004 9:21 pm

Bom, achei esses dados aqui em um site em chinês!!!

Bom, como o meu chinês não é muito bom e eu faço uma grande bagunça na hora de traduzir do chinês pro português, eu traduzi em inglês mesmo... hehehehe... brincadeira, o serviço de tradução do altavista serve para alguma coisa...

AN/APS-128

Name: Marine surveillance radar
System: frequency agility
Wave band: X
Development unit: Eaton
Equipment machine kind of: Beech 200T, EMB-111, C-130 and so on
Inpresent situation production and service

Technical characteristic:

This radar is in the world uses one of most widespread marine acquisition radars. Eaton Corporation declared that, it is at the same time concurrently has the frequency agility, the sensitivity-time control, the permanent false alarm rate only radar. Catches fish the area concept establishment along with 200 nautical miles, this kind of radar application is more and more broad. It by the antenna, receives/sending machine, the radar controller, the distance/position controller, the position/a-scope and so on five LRU is composed. The position/a-scope is PPI north, the CRT diameter is 178 millimeters, the direction detection for refers to or the aircraft heading. The antenna is rectangular dull seam.

This radar has equipped the Japanese marine peaceful overall situation Beech200T, the Uruguayan navy and Gabon's EMB-111, imperial Malaysia air force's airplane and so on C-130, and will enter the service as Sabreliner and the Congust medium-haul aircraft standard equipment.

Performance data

Operating frequency 9375MHz
Frequency agility
Band width 85MHz, peak - peak
Peak power 100kW
Pulse width 0.5, 2.4 mu s
PRF 267, 400, 1,200, 1600Hz
Scanning scope position 30° ~ 360°; Deals with manually controlled ±15°
Scanning speed 15, 16r/min
The antenna is stable
The scope barrel, deals with ±20°
Probing range:
Goal type probing range (km) RCS (m2) sea sentiment
Fishing boat 4,610 III
Trawler 93,150 V
Freighter 148,500 V
Oil tanker 1.851 million V
气象回避370
Demonstrates measuring range 46, 93, 231km
Weight 79kg
LRU 5


Abraços




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#7 Mensagem por VICTOR » Qua Fev 11, 2004 9:33 pm

Rá! Mandou bem Slip!




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#8 Mensagem por César » Qua Fev 11, 2004 11:41 pm

Olá pessoal!

Primeiro, valeu pelas informações! EU nunca que iria encontra-las sozinho. Obrigado mesmo. Por essas e outras que eu fico cada vez mais surpreso com o nível da galera do DB :wink:

Tá, se possível, vou abusar de vocês mais um pouco e perguntar mais algumas dúvidas. Ok? Lá vai!

Catches fish the area concept establishment along with 200 nautical miles

Pergunta idiota: Esse "fish" significa navios, certo?

It by the antenna, receives/sending machine, the radar controller, the distance/position controller, the position/a-scope and so on five LRU is composed.

O que seria mesmo um "A-scope"? Sabe, eu tenho um simulador de F-16C, e o radar funciona segundo em um padrão "B-scope". Nome bonito, mas ainda não entendi o porquê dele. Acho que lá fala do A-scope também, mas agora eu estou com muita preguiça de ir lá ler... :D
O "B-scope" era um princípio, uma organização da tela do MFS que mostra o radar, de modo que estabeleça os limites de varredura, altura máxima e mínima, elevação, azimute, etc.... "A-scope", sei lá o que é isso :lol:

The scope barrel, deals with ±20°

Falha de inglês, mas esse scope barrel quer dizer o que? Azimute? Elevação?

E, uma última pergunta. O que seria a chamada "largura de onda"? Que eu já vi em alguns lugares. Eu conheço o comprimento, mas a largura, eu não sei no que ela influênciaria na detecção. Bem que, uma onda eletromagnética é tri-dimensional, vai ver que essa largura existe devido a isso. Ahh, sei lá!

Novamente, obrigado galera 8)

E o EL/M-2022? Conseguiram alguma informação? Eu procurei e procurei, mas o máximo que eu encontro são informações bem por cima do radar, tipo "Ele consegue encontrar inúmeros alvos e tem um grande alcance". Tá, legal, mas informações mais precisas, como alcance máximo, azimute máximo, varredura mecânica ou eletrônica... Enfim. O máximo que eu soube é que ele tem uma capacidade ISAR(Inverse Sintetic Aperture radar), que possibilita mostrar imagens dos alvos que estão sendo rastreados.

Abraços!

César




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#9 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Fev 12, 2004 12:18 am

Olá Amigos,

Segundo o Lídio Nogueira, um companheiro do SSAA, aí vão alguns dados:

"Num PDF que tenho aqui, em condições ideais e 16000 pés ele tem um alcance de até 230 milhas. Funciona na banda X, e tem uma potência de pico de até 100 kwatts. Tem uma antena de 1,06x0,305m de ganho de 31db. Tem uma precisão de 1% no alcance máximo. Pode ter uma cobertura de 360º".

Se quiserem, posso conseguir esse PDF...




Atte.
André R. Finken Heinle

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#10 Mensagem por César » Qui Fev 12, 2004 12:31 am

Só mais uma coisa. Aí está constando que a frequência dele é de 9375Mhz! :shock: Ou seja, 9Ghz. Mas isso já faz dele um radar de ondas milimétricas, e acredito que somente radares mais modernos tenham essa capacidade. Será que não seria, sei lá, 937,5MHz?

De quanto a quanto que vai a banda X?

Abraços

César




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#11 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 12, 2004 12:53 am

Bom, César, eu vou tentar responder algumas das suas perguntas...

César escreveu:O que seria a chamada "largura de onda"? Que eu já vi em alguns lugares. Eu conheço o comprimento, mas a largura, eu não sei no que ela influênciaria na detecção. Bem que, uma onda eletromagnética é tri-dimensional, vai ver que essa largura existe devido a isso. Ahh, sei lá!

Bom, um radar (pelo menos a maioria) transmitem pulsos de energia eletromagnética. Não é uma onda senoidal como as pelo quais é transmitida a energia elétrica que chega pela sua tomada, mas sim uma onda quadrada. A largura do pulso (pulse width) é o tempo que a onda leva para passar de um estado para o outro.

De quanto a quanto que vai a banda X?

De 8 - 12.5 GHz (ou seja, o texto deve esta certo).

FinkenHeinle escreveu:Se quiserem, posso conseguir esse PDF...

Eu tenho interesse em dar uma olhadinha nele, Finken! Se vc conseguir, me avise, ok?

Abraços




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#12 Mensagem por Slip Junior » Qui Fev 12, 2004 1:07 am

Só complementando...

César escreveu:Só mais uma coisa. Aí está constando que a frequência dele é de 9375Mhz! :shock: Ou seja, 9Ghz. Mas isso já faz dele um radar de ondas milimétricas, e acredito que somente radares mais modernos tenham essa capacidade. Será que não seria, sei lá, 937,5MHz?


A faixa de frequencia de 300-1000 MHz (ou seja, onde está incluinda esta frequencia que vc assumiu) é designada como a nossa tão conhecida banda UHF. :wink:

Abraços




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#13 Mensagem por Guilherme » Qui Fev 12, 2004 11:39 am

Acho que largura de banda (bandwidth) define os limites para representacao de informacao pelo radar. Como a bandwidth eh 85 MHz, ele poderia representar informacoes entre 0 e 85 MHz, por exemplo (ou entre 20 e 105 MHz, etc). O telefone convencional, por exemplo, tem bandwidth de 3 MH.




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#14 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Fev 12, 2004 1:18 pm

bandwidth é a variação da frequência numa emissão de ondas FM, no caso do texto significa que o pico baixo é 85MHz menos na frequência que o pico alto, estranho ter isso em um radar que deveria ter frequência constante.




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#15 Mensagem por César » Sáb Fev 14, 2004 3:15 pm

Qual é a diferença básica entre radares SAR e ISAR?

O ISAR pelo que eu entendi, é capaz de gerar imagens dos alvos rastreados. Mas, o SAR não faz isso também? Pelo menos mostrava imagens de alta resolução, não é?

Se puderem me ajudar, agradeço.

abraço a todos

César




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