Granadas

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

Granadas

#1 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 06, 2003 4:12 pm

Eu fui no site do Exercito e vi que as granadas do exercito sào apenas para distúrbios da população, tipo: granadas de gás lacrimejante.
Vocês não sabem se o exercito não usa granadas para usar na guerra mesmo?

como funciona uma granada?eu nunca soube , (voce puxa o pino, manda pra longe...bum!)




frajola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 1:38 pm

#2 Mensagem por frajola » Qui Fev 05, 2004 2:11 pm

realmente no site so existem granadas para disturbio civil,mas com certeza o exercito possui granadas de fragmentacao mas nao sei qual.




palmeiras campeao do seculo
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9367
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 526 vezes

#3 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 06, 2004 7:37 pm

tanto que costuma passar muito na TV os traficantes que acabam utilizando "granadas de uso exclusivo das forças armadas".
Tenho quase certeza que a IMBEL produz granadas.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Fev 06, 2004 9:25 pm

É claro que o EB usa granadas, ofensivas e defensivas. Não sei se a IMBEL produz granadas, no site da empresa não consta que ela fabrique. Mas deve fabricar sim, talvez sob licença.

Brasileiro,

Quando você escuta: "de uso exclusivo das Forças Armadas" não quer dizer necessariamente que tal objeto pertença a alguma Força ou que seja fabricado no país. Quer dizer apenas que as Forças Armadas consideram tal equipamento de uso exclusivamente militar, impedindo assim a sua venda para civis.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am

#5 Mensagem por SUNDAO » Sáb Fev 07, 2004 12:13 am

Ola !

Aúltima notícia que tenho é que elas eram fabricadas chamada Cia Valparaíba de Explosivos.

Esta fábrica era em Resende, ou perto de, mas como isto faz muito tempo se esta fábica (empresa) existe ainda pode ter mudado de nome .

Quem tem aquelas revistas velhuscas pode dar uma idéia melhor ou talvez alguem da área !

Sundao




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#6 Mensagem por Naval » Sáb Fev 07, 2004 8:07 pm

Explanação sobre granadas:

Granadas ou munições de arremesso, são engenhos explosivos e químicos arremessados a curta distância, tais como granadas de mão(fragmentação e fumígena) e de bocal(antipessoal e anticarro).

As granadas de mão são engenhos geralmente de forma cilíndrico-ogival ou oval munidos de espoletas e dotados de uma carga interna explosiva ou química.
Destinam-se, exclusivamente, ao lançamento a mão. São empregadas para reforçar o fogo das armas leves no combate aproximado, produção de cortinas de fumaça ou para efeitos especiais.

As granadas de mão de fragmentação podem ser empregadas como defensiva ou ofensiva, sem peso reduzido permite o lançamento com excelente precisão e alcances longos, tb podem ser usadas como carga de demolição, rutura e perfuração de chapas de aço.

As granadas de mão fumígenas são empregadas para sinalização diurna convencional, face ao volume de fumaça que produzem, permitindo visibilidade a distância superior a 1Km.

As granadas de bocal de alto explosivo antipessoal foram desenvolvidas para emprego antipessoal, podendo tb serem utilizadas contra concreto e couraça até 2 polegadas.

As granadas de bocal explosivo anticarro foram desenvolvidas para dar aos combatentes meios eficazes para tiros com efeitos de perfuração contra carros blindados leves, abrigos e fortificações.

como funciona uma granada?eu nunca soube , (voce puxa o pino, manda pra longe...bum!)


Mais ou menos isso Brasileiro.

Primeiro apoie a granada no seu joelho, depois com uma mão segure a alça da espoleta(aquele em forma de abridor de garrafas) com a outra mão puxe o pino girando-o ao mesmo tempo(em forma de argola).
Até aí tudo bem, vc pode ficar segurando a granada o dia todo que ela não vai detonar, ela só detonará quando vc lançá-la ou largá-la, nesse momento a alça da espoleta vai soltar fazendo um típico barulho de isqueiro, depois dito já era, não tem mais volta. Vc tem +- 4 segundos de retardamento antes que ela detone.
A distância segura de lançamento é 30m, nada difícil pra quem tem um bom braço e o raio de ação varia de granada pra granada mas em geral é de 9m.

Espero ter tirado as dúvidas.
Um ABRAÇO.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am

#7 Mensagem por SUNDAO » Sáb Fev 07, 2004 9:23 pm

Boa Naval !

Se algim dia tiver dúvida se vale a pena colocar este tipo de intervenção didática, não tenha mais.

Tenho certeza que todos a apreciam !

Um abraço

Sundao




Responder