FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por Slip Junior » Ter Jan 27, 2004 8:01 pm

alex escreveu:estes paises tem contrato assinado com a Dessault?

Os contratos foram assinados em 1999 (Emirados Arabes Unidos) e 2000 (Grécia).

pelo que eu sei a India adquiriu o Mig-29 e o Mirage-2000 , e aos comparar os prós e contras ia posteriormente adquirir um grande lote de um dois ( o melhor caça entre os dois) porém resolveu escolher o SU-30.....bem, no caso é melhor caça....

A India possui planos de adquirir cerca de 120 Mirage 2000's para substituir grande parte da sua frota de MiG-21's.

Havia uma informação que um país do Oriente Médio, iria retirar os M2000 por questões de custo (Abu Dhabi??), procede esta informação?
Dificil acreditar que um pais arabe tenha este problema.

Bem, eu desconheço essa informação.

pelo que eu sei (de novo!!!!) o ultimo M2000 a ser retirado será o M2000N, o Rafale também, está em passo de tartaruga....

Exato, mas mesmo os esquadrões de Mirage 2000's "normais" ainda levaram um grande tempo para serem equipados com os Rafales.

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#17 Mensagem por Slip Junior » Ter Jan 27, 2004 8:05 pm

alex,

achei um artigo da Jane's datado de 22 de agosto de 2003 que confirma a sua informação de que um país do Oriente Médio estava interessada em se "livrar" dos M2K's assim como a minha de que a India tem interesse em adquirir novos lotes dessa aeronave.

India to acquire Qatari fighters

RAHUL BEDI JDW Correspondent
New Delhi

The Indian Air Force (IAF) has approved the acquisition of 12 Mirage 2000-5 fighters from Qatar that nuclear rival Pakistan has also been trying to buy.

Official sources said an IAF team visited Qatar earlier this year to evaluate the nine single-seat Mirage 2000-5EDA fighters and three two-seat Mirage 2000-5DDAs, and declared them "suitable" for induction into Indian service.

Manufactured by France's Dassault Aviation, Qatar's Mirage 2000 fleet was delivered from 1997.

The officials' visit followed that of Indian Deputy Prime Minister L K Advani to Qatar in January, during which he reportedly told the Qatari authorities that India would be forced to "reconsider" a major gas contract with the country if it chose to sell its fighters to Pakistan.

Diplomatic sources in New Delhi said Qatar has come under US pressure to "dispose of" its Mirage 2000-5s, since the US military has recently established a major airbase in the Gulf state and is considered averse to the presence of French technicians in the country to service the multirole fighters.

Dassault is also negotiating the possible supply to the IAF of up to 126 Mirage 2000-5s to equip seven squadrons to strengthen the country's strategic nuclear command. These discussions are also believed to have included the Qatar administration.

IAF sources reveal that the French company had offered to buy back the 12 Mirage 2000-5EDA/DDAs from Qatar before upgrading them and selling them to India as part of its future fighter package.

The IAF is also scheduled to take delivery from Dassault of a further 10 new-build Mirage 2000s - including six two-seat trainers - before the end of the year, with these to serve as attrition replacements.

India acquired 50 Mirage 2000H/TH fighter trainers in the mid-1980s to equip two of its air-defence squadrons, but has lost at least seven through accidents.

All 10 of India's new aircraft will be equipped with inflight-refuelling equipment, and a similar capability will be activated in the IAF's existing Mirage 2000H fleet, according to Air Force Chief of Staff ACM S Krishnaswamy.


Abraços




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#18 Mensagem por alex » Qua Jan 28, 2004 5:07 pm

Slip
Obrigado pela informação, mas continuo achando o M2000 uma "fria" para nós.




frajola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 1:38 pm

#19 Mensagem por frajola » Qua Jan 28, 2004 5:55 pm

o que eles vao fazer com os mirrage e os xavantes depois joga-los fora ou vende-los ?




palmeiras campeao do seculo
Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#20 Mensagem por Malandro » Qua Jan 28, 2004 9:12 pm

frajola escreveu:o que eles vao fazer com os mirrage e os xavantes depois joga-los fora ou vende-los ?


Vao virar feroo velho




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#21 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Jan 29, 2004 12:48 am

Li um a vez que os Xavantes, os de melhores condições, seriam vendidos ou doados para o Paraguai. Os Mirage serão sucateados, sendo que alguns serão preservados. Devemos, por exemplo, ter 1 no MUSAL, 1 na BAAN e 1 já está aposentado em uma praça de Anápolis. Alguns Xavantes também devem ser preservados, 1 tem como destino certo o MUSAL.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#22 Mensagem por Slip Junior » Ter Fev 03, 2004 3:44 pm

Grupo russo também oferece cooperação com a Embraer

Rússia envia missão ao Brasil para tentar vencer concorrência da FAB

IGOR GIELOW
SECRETÁRIO DE REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Rússia dará, no dia 17 de fevereiro, sua última cartada na concorrência internacional para a compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira), a licitação F-X, um negócio estimado em US$ 700 milhões que deverá ser fechado em março.
Alguns dos principais nomes da área de defesa do país virão ao Brasil, integrando uma missão de 60 empresários que pretendem incrementar a pauta comercial numa iniciativa conjunta com o Itamaraty. O Brasil está em negociação com a Rússia na área agropecuária e de tecnologia de lançamento de satélites, entre outras.
Na cabeça da missão russa, o vice-premiê encarregado de assuntos de defesa, Boris Alyeshin. No cardápio, a oferta de cooperação com a brasileira Embraer, que participa da concorrência F-X como parceira da francesa Dassault, oferecendo o supersônico Mirage-2000BR.
A Rússia quer vender o Sukhoi Su-35, versão mais moderna do bem-sucedido modelo Su-27, para a FAB. Está associada, por meio da Rosoboronexport, com a empresa brasileira Avibrás.
A Sukhoi disse estar disposta a negociar cooperação com a Embraer, caso o Su-35 ganhe. A Embraer rechaça com vigor a possibilidade, até porque não pode falar em cooperação com um concorrente antes do fim da disputa.
Nos meios militares, de todo modo, poucos duvidam que a Embraer acabe participando do projeto do novo caça da FAB, de um jeito ou de outro. Será necessário "know-how" para entender os códigos-fontes do software do avião a ser comprado, ou seja, ter acesso ao cérebro que controla o aparelho e o integra a radares e sistemas de armas.
Essa transferência tecnológica é pré-requisito da FAB. Sem ela, compra-se o avião e não se pode adaptá-lo -como o uso de um armamento diferente, por exemplo. A Avibrás, com grande experiência na integração de sistemas eletrônicos, também é vista como parceira potencial.
Além do Su-35, concorrem na F-X o anglo-sueco Gripen e o norte-americano F-16. O russo MiG-29 concorre, mas a Rússia concentra seus esforços no Su-35, um avião mais moderno.
A cúpula da Sukhoi virá ao Brasil: o diretor-geral, Mikhail Pogosian, e o vice, Alexander Klementiev. O grupo confirma a disposição em negociar com a Embraer a abertura do mercado aeronáutico civil russo, informação revelada pela Folha em dezembro. A brasileira descarta tal sugestão.

Lobbies

Nos últimos dias, intensificaram-se as movimentações dos lobbies da F-X. Ganhou destaque a informação de que os radares do Gripen em serviço na Flygvapnet (Força Aérea Sueca) tiveram problemas, impedindo vôo noturno. A Sukhoi, por sua vez, negou notícias de que houve falha em motores de seus aviões na Índia. Já a MiG divulgou nota para dizer que ainda está no páreo e que oferece parceria à Embraer na montagem do MiG-29 para Brasil e Venezuela, interessada no modelo.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil ... 200421.htm

Abraços




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#23 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 04, 2004 11:23 am

Noticia bastante interessante postada pelo Zarco no fórum Asas de Guerra.

RAC MiG revela plano de parceria com a Avibras ou Embraer em concorrência

Na reta final da concorrência do FX, a empresa russa RAC MiG revelou que pretende instalar de imediato uma linha de produção do caça MiG 29 no Brasil em parceria com uma indústria nacional --Embraer ou Avibras-- se vencer a disputa.

A proposta é a única entre as cinco que contempla a produção dos aviões no país em uma fase inicial. Os demais fabricantes pretendem fazer apenas a montagem final dos aviões no Brasil em razão do baixo volume de encomendas.

A RAC MiG mantém um acordo de intenções com a Avibras, para a participação da empresa no programa dentro da sua área de especialização, ou seja, desenvolvimento e integração de armamentos.

Com a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) não há acordo, mas a empresa russa informou que a fabricante brasileira de aviões só não participaria do programa, caso o MiG 29 seja o avião escolhido, se ela não quiser.

O governo da Venezuela estaria prestes a comprar um lote de 52 caças MiG-29/M2 e aguardando apenas a decisão no Brasil para finalizar a compra. A encomenda de 64 aeronaves pela Venezuela viabilizaria a produção no Brasil, que assumiria a condição de pólo de fabricação do caça russo para a América do Sul.

Segundo fontes, ao que tudo indica, a composição final do "offset" --contrapartidas comerciais, industriais ou tecnológicas-- do contrato com a FAB só será feita após a escolha do avião. Segundo o Ministério da Defesa, as regras da concorrência estão mantidas.

Na quarta-feira da semana passada, o ministro da Defesa, José Viegas, declarou à comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional que "só depois da decisão do Conselho de Defesa Nacional é que virão as negociações contratuais, quando se definirá a participação da empresa nacional, qualquer que seja a escolhida".

A declaração pode significar que os "pacotes" fechados oferecidos pelos consórcios e empresas terão que ser negociados. Nesse caso, a sugestão apresentada pelo engenheiro e ex-presidente da Embraer, Osires Silva, de que a Embraer seja a responsável pelo avião e a Avibras pelos armamentos teria chances de se concretizar.

A possibilidade de que a FAB solicite ao vencedor parcerias industriais diferentes daquelas sugeridas nas propostas não seria uma dificuldade para a Avibras, segundo o diretor comercial Sami Hassuani.

"Assinamos cartas de intenção semelhantes a da RAC MiG também com Lockheed e Gripen. Com o Rosoboronexport avançamos e firmamos uma parceria. Só faremos uma segunda associação se o governo nos solicitar", disse.

Ele também não descartou uma nova parceria caso o avião Sukhoi-35 não seja o vencedor da concorrência.

A Embraer informou ontem que concorre como líder do consórcio Mirage 2000BR do qual também participam as empresas francesas Dassault, Thales e Snecma.

Na comissão de licitação há consenso de que os cinco aviões que disputam a concorrência atenderiam as necessidades da FAB.

Assinamos cartas de intenção com a RAC Mig, Lockheed e Gripen

Sami Hassuani é diretor comercial da Avibras.


Fonte: Iara Gomes (Jornal ValeParaibano On-Line - 04/02/2004)




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#24 Mensagem por César » Qua Fev 04, 2004 1:44 pm

Pô, a MiG está fazendo suas últimas cartadas! Bem que agora é tarde demais.

E, ainda acho que os caras devem ter digitado errado. Em vez de 52 MiG-29MRCA comprados, deve ter sido apenas 12. Na verdade, ainda duvido que a Venezuela falida tenha realmente conseguido comprar MiG-29.




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#25 Mensagem por Slip Junior » Qua Fev 04, 2004 6:52 pm

César escreveu:E, ainda acho que os caras devem ter digitado errado. Em vez de 52 MiG-29MRCA comprados, deve ter sido apenas 12. Na verdade, ainda duvido que a Venezuela falida tenha realmente conseguido comprar MiG-29.

César, não sei se vc se lembra mas em setembro do ano passado eu postei aqui um tópico sobre essa mesma compra, e já naquela época, se falava em um número em torno de 50 aeronaves (sendo 10 monopostos e 40 bipostos).
O link para o tópico é esse aqui: http://members.lycos.co.uk/forumdefesab ... .php?t=356

Abraços




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#26 Mensagem por Malandro » Qua Fev 04, 2004 10:08 pm

Slip Junior escreveu:
César escreveu:E, ainda acho que os caras devem ter digitado errado. Em vez de 52 MiG-29MRCA comprados, deve ter sido apenas 12. Na verdade, ainda duvido que a Venezuela falida tenha realmente conseguido comprar MiG-29.

César, não sei se vc se lembra mas em setembro do ano passado eu postei aqui um tópico sobre essa mesma compra, e já naquela época, se falava em um número em torno de 50 aeronaves (sendo 10 monopostos e 40 bipostos).
O link para o tópico é esse aqui: http://members.lycos.co.uk/forumdefesab ... .php?t=356

Abraços


Se a notícia proceder parece que o maluco do Hugo Chavez vai cumprir sua promessa de "resolver o problema da fronteira da Colômbia antes de sair do poder " Tudo é possível vindo de um populista louco para se manter no poder . Mas acho que na Colômbia teria forte apoio dos EUA .




César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#27 Mensagem por César » Sex Fev 06, 2004 1:42 pm

Olá Slip,

Bem, eu ainda não consigo entender como que a Venezuela conseguiu:

1) Dinheiro para realizar a compra de nada mais, nada menos 52 MiG-29M!!!! Segundo o seu tópico, isso estimado no valor de 2 bilhões de dólares! Mais que o dobro do FX;

2) Manter esses aviões operacionais. Pois, diga-se de passagem, não é nada barato manter 52 caças Biturbina com um motor beberrão como o RD-33. Isso aliado as dificuldades logísticas de adptação a material de procedência Russa(e pelo que me consta, a Venezuela não tem nenhum avião russo em seu arsenal, para fazer essa transição menos "traumática" pelos padrões diferentes).

Ou seja, ainda estou perplexo. Desculpem bater na mesma tecla, mas ainda acho que eles não compraram coisa nenhum, e é só uma forma de pressionar os EUA a liberarem a MLU dos F-16A/B(acho que é block 15).

Mas, se essa compra de fato se confirmar, acho que a FAV se tornaria, em número e tecnologia(contando as aviações de primeira linha) a mais poderosa Força Aérea Latina, superando inclusive a FAB atualmente. Talvez nós só conseguíssemos tomar as rédeas novamente após a finalização do PFCEAB.

Não que eu ache que o Chavez seja maluco o suficiente para tentar qualquer tipo de aventura contra o Brasil. Se essa compra se confirmasse, seria mais uma forma de defesa contra os EUA(que querem o Chavez fora de qualquer maneira),e talvez para resolver esse confronto fronteiriço com a Colômbia(esse eu desconhecia) e com a Guiana.

Mas, mesmo sendo uma situação extremamente hipotética(e não gosto de situações hipotéticas) pensem: Se a Venezuela tentasse qualquer coisa contra nós, equipado com 52 MiG-29M, apoiado por F-16A/B, MirageIII e cia(mesmo sabendo da disponibilidade baixíssima que essas unidades se encontrariam), a FAB estaria em maus, quer dizer, péssimos lençois para lidar com essa ameaça.
Acho melhor estarmos preparados. É melhor prevenir que remediar.

Abraço a todos :)

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#28 Mensagem por Slip Junior » Sex Fev 06, 2004 1:48 pm

César escreveu:Desculpem bater na mesma tecla, mas ainda acho que eles não compraram coisa nenhum, e é só uma forma de pressionar os EUA a liberarem a MLU dos F-16A/B(acho que é block 15).

Essa é exatamente a minha opinião sobre o assunto, César. Eu duvido profundamente que esse contrato de fornecimento de MiG's para a FAV realmente se concretize.

Abraços




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#29 Mensagem por VICTOR » Sex Fev 06, 2004 3:54 pm

Eu também acho difícil, mas é importante lembrar que a Venezuela é um grande produtor de petróleo, a ponto de fazer parte da OPEP! :shock:

Isso tem dois desdobramentos:
1. dinheiro
2. combustível à vontade




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Rodrigo Cadoni
Júnior
Júnior
Mensagens: 93
Registrado em: Ter Jul 29, 2003 7:16 pm
Localização: Sao Paulo
Contato:

#30 Mensagem por Rodrigo Cadoni » Sex Fev 06, 2004 6:20 pm

1) Dinheiro para realizar a compra de nada mais, nada menos 52 MiG-29M!!!! Segundo o seu tópico, isso estimado no valor de 2 bilhões de dólares! Mais que o dobro do FX;
Eu acho que a Venezuela tem total poder de compra desses 52 caças Mig-29 ,simplesmente pq a Venezuela e um dos pricimpais exportadores de petroleo do planeta e deve ter muito dinheiro em caixa para faser essa compra !!!!!!!!
Não que eu ache que o Chavez seja maluco o suficiente para tentar qualquer tipo de aventura contra o Brasil. Se essa compra se confirmasse, seria mais uma forma de defesa contra os EUA(que querem o Chavez fora de qualquer maneira),e talvez para resolver esse confronto fronteiriço com a Colômbia(esse eu desconhecia) e com a Guiana.

Mas, mesmo sendo uma situação extremamente hipotética(e não gosto de situações hipotéticas) pensem: Se a Venezuela tentasse qualquer coisa contra nós, equipado com 52 MiG-29M, apoiado por F-16A/B, MirageIII e cia(mesmo sabendo da disponibilidade baixíssima que essas unidades se encontrariam), a FAB estaria em maus, quer dizer, péssimos lençois para lidar com essa ameaça.

Bom seria besteira pensar que Hugo Chaves ataque o Brasil ja que Lula e Chaves paressem ser boms amigos !!!!! Bom se ah Venezuela comprar mesmo os Migs sera provavelmente para afrontar Bush e tb para protejer o seu petroleo !!!!!!!!!




Responder