Raúl:
Segundo julgo saber, as JvH são uma espécie de versão AAW das
Karel Doorman.
Mas mesmo com as
Vasco da Gama (Meko-200) que comprámos e como muito bem diz, continuo a achar que mesmo que se gastasse mais dinheiro, Portugal ficaria bem mais servido com as JvH que com as OHP.
Por serem mais novas, terem um radar melhorado, e poderem ser adaptadas, como o estão a ser, para que se lhes aplique na proa uma peça de 76mm, antes de serem entregues ao Chile.
A peça das OHP está numa posição pouco usual, e dificilmente poderá dar um apoio ASW em teatro de conflito, ao contrário de uma peça de proa.
Julgo que com as OHP ficámos a perder em toda a linha.
Para compensar isso, seria desejável que em vez das 2 OHP, Portugal tivesse 4 OHP, e lhes fizesse, pelo menos em 2 delas um up-grade semelhante oo que os australianos estão a fazer das suas OHP da classe
Adelaide.
Daí a minha defesa de que Portugal deveria aproveitar a "maré" para se candidatar às 2
Adelaide que os australianos irão colocar no mercado, para juntar às 2 americanas que chegarão em 2006.
Ficariamos assim com as 3 VdG para ASW e ASuW e as 4 OHP, essencialmente para AAW, embora com alguma polivalência para complementar capacidades ASW.
Total: 7 fragtatas
Com o VLS em duas delas, teriamos melhor capacidade AAW que com a configuração actual.
Como temos pouco, e pouco teremos no futuro, teriamos que apostar na qualidade.
Como a qualidade é fraca, teriamos que apostar na quantidade.
Infelizmente, nem uma coisa, nem outra, e é isso que acho preocupante para o futuro.
As OHP são velhas, e não espero que naveguem por mais que 10/12 anos.
E depois?
O que se segue?