Carros de Combate - EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

Carros de Combate - EB

#1 Mensagem por Guilherme » Qui Jan 22, 2004 11:44 am

Olá pessoal, estou de volta, depois de alguns meses fora do fórum.

Tenho uma dúvida, gostaria de saber se alguém teria o número de carros de combate (MBTs) do EB. Acho q o EB usa três tipos, o Leopard 1, o M60 e o M41. Segundo o Defesanet, sao 91 M60 e 128 Leopard. Eh isso mesmo, ou compraram mais desses tanques ? O M41 ainda eh usado? Se sim, quantos M41 o EB possui ?

Se o EB ainda usa M41, acho q tah mais q nao hora de aposentar, nem q seja trocando por mais Leopard ou M60 usados.

T+




Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#2 Mensagem por Guilherme » Qui Jan 22, 2004 11:47 am

Mais uma dúvida: eh verdade que o M60 do EB eh o carro de combate mais moderno da America do Sul ?




frajola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 1:38 pm

#3 Mensagem por frajola » Qui Jan 22, 2004 4:54 pm

o leopard é o mais moderno do exercito brasileiro ,sobre da america latina eu nao sei




palmeiras campeao do seculo
frajola
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 154
Registrado em: Qui Jun 05, 2003 1:38 pm

#4 Mensagem por frajola » Qui Jan 22, 2004 4:56 pm

Urutu - cerca de 300 unidades operacionais hoje no exército, na marinha havia uns 20 com os fuzileiros navais, mas provavelmente hoje devem estar na reserva. (produção total mais de 1000 unidades incluído os exportados)

Cascavel - cerca de 200 unidades, os fuzileiros também tinham alguns, mas hoje foram substituídos pelos SK-105(tanque leve Austríaco) adquiridos em 1996-7.(produção total 1700 unidades incluindo os exportados)

Jararaca - cerca de 60 unidades produzidas apenas para exportação, apenas uns 3 devem ter ficado no país.

Sucuri-I - teve apenas 1 protótipo construído.

Sucuri-II - teve apenas 1 protótipo construído.

Osório - teve apenas 3 protótipos construídos, 2 deles estão em unidades de instrução do exército.

Ogum - teve apenas 1 protótipo construído.

Esses blindados acima citados eram da empresa Engesa, que faliu no inicio dos anos 90.

O Charrua e o Tamoyo também não passaram de protótipos e suas respectivas empresas a Motopeças e Bernadini também se extinguiram no início dos anos 90.

O exército tem como seus principais tanques o americano M-60A3(+-90 unidades) e o alemão Leopard-I-3(umas 90 unidades), recentemente estudou-se iniciar a produção do Osório, mas a sua fabricação não sairia por menos de 300 milhões de dólares, sendo provavelmente descartada a sua produção, no momento o exército analisa uma série de opções de tanques usados oferecidos a preços bem baixos(em destaque para os Leopard e o M-1Abrams), também já esta em estudo uma nova linha de blindados sobre rodas em versões 4x4, 6x6 e 8x8, mas estes projetos também só devem ficar prontos em 2010.

Outro tanque ainda em uso é o M-41C, o M-41 americano com motor, torre e canhão nacionalizados(umas 150 unidades, de mais de 400 comprados originalmente) O blindado M-113 foi por muitos anos o blindado mais numeroso em serviço tendo sido recebidos mais de 500 unidades, devem haver pelos menos uns 300 ainda em operação.




palmeiras campeao do seculo
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#5 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jan 22, 2004 10:00 pm

frajola escreveu:o leopard é o mais moderno do exercito brasileiro ,sobre da america latina eu nao sei

Correção o M-60 é o carro de combate mais moderno do américa do sul, motivos, melhor blindagem e melhor sistema de tiro.




cjvasconcellos
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Ter Nov 04, 2003 9:18 pm
Localização: Recife

#6 Mensagem por cjvasconcellos » Qui Jan 22, 2004 11:32 pm

saudações alvirrubras

Frajola,
Sempre achei que uma retomada do projeto "Osório" poderia ser uma opçào para o EB e até para o CFN. Sempre achei que, ainda hoje, o Osório poderia ser uma ótima opçào para fabricaçào e consequente padronização dos CC/MBT em nossas armas. Isso poderia ser feito com o projeto original e uma atualização de alguns equipamentos que possam ter ficado obsoletos ao longo deste período de 10-15 anos.

Você falou algo sobre estudos para a fabricaçào do Osório, entretanto você fala algo sobre custos, que aparentemente seriam altos demais !? Estes $300milhões são referentes a que ? Será que a maior parte destes equipamentos e sistemas já estão todos obsoletos ? Você tem mais informação sobre isso ?

CJ




Malandro
Sênior
Sênior
Mensagens: 1809
Registrado em: Sex Set 19, 2003 1:23 pm

#7 Mensagem por Malandro » Ter Jan 27, 2004 1:46 pm

cjvasconcellos escreveu:saudações alvirrubras

Frajola,
Sempre achei que uma retomada do projeto "Osório" poderia ser uma opçào para o EB e até para o CFN. Sempre achei que, ainda hoje, o Osório poderia ser uma ótima opçào para fabricaçào e consequente padronização dos CC/MBT em nossas armas. Isso poderia ser feito com o projeto original e uma atualização de alguns equipamentos que possam ter ficado obsoletos ao longo deste período de 10-15 anos.

Você falou algo sobre estudos para a fabricaçào do Osório, entretanto você fala algo sobre custos, que aparentemente seriam altos demais !? Estes $300milhões são referentes a que ? Será que a maior parte destes equipamentos e sistemas já estão todos obsoletos ? Você tem mais informação sobre isso ?

CJ


É .. acho que seria interessante um estudo sobre os custos de se revitalizar o Osório . Mas qto á tques de fato os M60 são mais modernos mas acho que qto à blindagem os Leopard ganham




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#8 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jan 27, 2004 10:23 pm

Malandro escreveu:
cjvasconcellos escreveu:saudações alvirrubras

Frajola,
Sempre achei que uma retomada do projeto "Osório" poderia ser uma opçào para o EB e até para o CFN. Sempre achei que, ainda hoje, o Osório poderia ser uma ótima opçào para fabricaçào e consequente padronização dos CC/MBT em nossas armas. Isso poderia ser feito com o projeto original e uma atualização de alguns equipamentos que possam ter ficado obsoletos ao longo deste período de 10-15 anos.

Você falou algo sobre estudos para a fabricaçào do Osório, entretanto você fala algo sobre custos, que aparentemente seriam altos demais !? Estes $300milhões são referentes a que ? Será que a maior parte destes equipamentos e sistemas já estão todos obsoletos ? Você tem mais informação sobre isso ?

CJ


É .. acho que seria interessante um estudo sobre os custos de se revitalizar o Osório . Mas qto á tques de fato os M60 são mais modernos mas acho que qto à blindagem os Leopard ganham

Leopard ganham na blindagem? É justamente ai que eles perdem, não tem nem como eles vencerem, os M-60 pesam 60 ton contra 40 dos Leopard, são duas classes diferentes de tanques.




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba

#9 Mensagem por VICTOR » Qua Jan 28, 2004 9:46 am

M-60, tanto pela blindagem quanto pelo sistema de tiro, creio eu.




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder