Patton escreveu:Bem significa, se voce nao tem solucoes para de dar problemas.
Digamos que a nossa solução não passa somente pela via militar, como vocês estão observando. Eu pessoalmente não fui contra o ataque ao Afeganistão, mas fui contra o do Iraque.
Quando pensar sobre o assunto da Guerra ao terror, Patton, pense que esse problema não tem uma solução militar, assim como o tráfico no Rio de Janeiro não será resolvido pela força que a política militar aplica.
Se quer que eu apresente uma solução melhor? Deixe-me ver.... tentar ajudar a tornar o mundo um pouco mais justo para todos os países, e fazer ações sociais nos países em que vocês são mal vistos no sentido de melhorar a sua popularidade. A popularidade dos EUA subiram muito após o apoio que o seu país deu aos necessitados do Tsunami da Ásia, e despencou após a invasão do Iraque.
Na primeira ação vocês ganharam aliados, na segunda, inimigos.
Patton escreveu:Como? Como que o odieo e a raiva dos EUA pode ser pior do que no dia 11 de Setembro? Como que a ameaca do terror pode ser pior hoje do que no 11/9? Voce acha que sem a guerra no Afganestao e a guerra no Iraque que OBL ia so parar de odiar e atacar os EUA depois 11/9, como que o odieo e a raiva dele pode realmente ser pior hoje do que antes? Voce realmente acha essa ravia contra os EUA eh REALMENTE racional?
Sem querer ofender amigo Patton, mas a sua ótica está muito restrita. Vejamos, no 11/09 tinhamos um grupo maluco chamado Al-Qaeda que fez um crime de proporções assombrosas, que foram os ataques ao WTC e ao Pentagono. Vocês retaliam atacando o Afeganistão. É de certa forma compreensível esse ataque, já que qualquer país na sua posição faria isso.
Porém, dois anos depois vocês atacam o Iraque baseado em uma mentira e com interesses que, obviamente, não eram "trazer a paz e democracia ao povo iraquiano"(acho que você não acredita nisso, acredita?). Essa invasão claramente mentirosa encheu o mundo, em especial o mundo árabe, de ódio. Dezenas e dezenas de grupos terroristas inspirados na Al-Qaeda surgiram após a invasão do Iraque. Estou mentindo? Olhe que uma parte significativa dos atentados no Iraque, e fora dele(como o ataque contra Madri) foram feitos por grupos antes desconhecidos que se inspiraram na Al-Qaeda.
E agora? A Al-Qaeda está praticamente morta, mas isso pouco importa. Não importa se OBL será morto, vivo ou capturado, pois ele não tem mais poder pra nada. Vocês inadvertidamente descentralizaram os grupos terroristas, criando novos com as suas intervenções, pois você não ganha amizade com bombas.
Não acho o ódio contra os EUA inteiramente racional, mas acho, sim, que o seu mecanismo de funcionamento pode ser entendido. É como uma fogueira, e vocês estão tentando acabar com o fogo jogando combustível.
Seus ataques multiplicam o ódio, o ódio multiplica os grupos terroristas, e eles te atacam novamente e novamente, e atacam os países que te apoiaram abertamente, como Espanha e Grã-Bretanha.
Entenda, logo após o 11/09 a morte de OBL seria suficiente para acabar com essa guerra, hoje não adianta mais. Vocês terão que destruir dezenas, se bobear centenas de grupos espalhados pelo mundo inteiro! Vocês têm condições de intervir no mundo inteiro? E, mesmo que tenham, será que intervir no mundo inteiro te trarão mais paz, ou só mais ataques terroristas?
Patton escreveu: Eu nao acho voce ou voces entendem a natureza de nossos inimigos. O fato eh nossos inimigos sao ISLAMICOS, que acham eles estao servindo a Deus e eles vao receber alguns virgins apos a morte deles lutando os "infedeis". Se eles pudessem desturir os EUA eles iam depois matar voces e outros paises do mundo oueste. Nos podemos ver isso em Hispanha e ingleterra.
Eu acho que quem não está entendendo a natureza dos seus inimigos são vocês mesmos. Boa parte do ódio do Islã contra os EUA são frutos das bobagens geopolíticas que vocês fizeram na região ao longo do século, e com o agravante de não ajudar nem um pouco a região ao desenvolvimento. Essa pobreza é "justificada" pelos radicais como fruto da presença ocidental. O radicalismo ocupa o lugar no peito dos mulçumanos, que acabam acreditando nessas besteiras. Uma demonstração em contrário dos EUA talvez ajudasse a acabar com esse mito, mas vocês, quando se trata de Oriente Médio, só sabem jogar bombas...
Eh um sinal dos tempos.
Me parece um sinal dos seus erros no passado.
Patton escreveu:Nao! Isso eh mais complexo do que simplesmente boltando a culpa nos EUA. Essa guerra eh um guerra de culturas, olha o que eles fazem para o Israel. Os mesmos inimigos dos EUA nessa guerra sao os inimigos de Israel e Ingleterra ect.
Você está certíssimo! A questão é cultural. Aliás, algo que Samuel P. Huntington mostra muito bem no seu livro "O Choque de Civilizações"(The clash of civilizations). Não é tudo culpa de vocês, mas vocês ajudaram a criação desse monstro chamado terrorismo anti-ocidental.
Você realmente acha que o golpe de Estado contra Mossadegh não ajudou em nada para o quadro atual? E o apoio irrestrito ao Iraque na guerra Irã-Iraque, mesmo quando Saddam usou armas químicas contra o Irã e a vila de Halabja? E o apoio aos malucos Mujahedins no Afeganistão contra os Soviéticos? Será que o apoio a um grupo terrorista com dinheiro e armas não os ajudou a te acertarem no futuro?
E, como se isso não bastasse, ainda existem algumas inconsistências nessa guerra ao terror. Ao mesmo tempo que vocês supostamente o combatem, se aliam com o mesmo. São inimigos do Irã, mas aliados da Arábia Saudita e Paquistão. Invadem o Afeganistão e tiram do poder os pirados do Taleban, pra colocarem no lugar os igualmente loucos terroristas da Aliança do Norte. E por aí vai.
Vou repetir novamente: A sua guerra ao terror atual é fruto de um contexto complexo, como apresentado por Huntington em seu livro. Vocês ajudaram a criar o terror. Hoje vocês o combatem, mas essa sua luta acarretará mais guerras no futuro, mesmo que involuntariamente. Isso seguirá um ciclo, interminável, e nem os EUA nem o Ocidente terá paz.
Você diz que nós não aceitamos críticas ao nosso país. Bem, é uma opinião sua, mas, ao que eu vejo, você não aceita críticas a forma como o seu governo gerencia essa guerra. Estamos alertando os EUA. Somos os seus aliados e amigos, e é exatamente por isso que estamos alertando vocês. Veja essas críticas como algo positivo.
Daqui a alguns anos vocês entenderão, mas lá o erro já terá sido feito.
Abraços
César