F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Slip Junior
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#76 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 18, 2005 11:14 am

Degan escreveu:Eso lo dijo la SAAB 10 años antes de los resultados.......

10 anos!??! O artigo é de 2003!!

“A demonstration flight is planned for 2004, which allows sufficient time to produce nits for service.”

Fines de 2005 y no pasa nada...... :roll:
Llegamos a un punto muerto en este punto, tu le crees a la SAAB, y es muy balido, y yo con otros antecedentes (que ya he mostrado) estimo que es difícil que terminen ese proyecto(...)[/quote]
Quem disso que não aconteceu nada?! Já mostrei que já foi construido sim um protótipo e que o mesmo foi ensaiado em vôo em um Viggen. E os antecedentes que você mostrou não se referem em absolutamente nada ao Gripen, Ericsson e Raytheon, e, portanto, não são parâmetros para coisa alguma nessa discussão!

(...) y si lo terminan será solo para aviones nuevos no para MLU.....

Da onde você tirou isso?! Está escrito claramente no texto: "Development of NORA is compatible with the Gripen mid-life update programme of around 2010"!

Entonces, quiera dios, por el bien del Gripen, que Brasil termine comprando un número importantes y pida CFT (pagando así el desarrollo).

Você está subestimando a capacidade de gerenciamento de vendas e planejamento estratégico do consórcio Gripen Internacional.

Veo que aceptas mi punto.... :mrgreen:

Aceito que se algum país quer a integração de um sistema não-previsto no programa de desenvolvimento de uma aeronave, este terá que pagar integralmente por esse desenvolvimento. Mas esse não é o caso do Gripen e o CFT, radar AESA, novos mísseis, etc...

Claro, mejorías menores, y hasta nunca Up-Grades de motor y mejores prestaciones......

Melhorias menores que permitem gastos menores e ganhos de performance.

Slip, lo caro es la modificación del software y los test de disparo y limites de seguridad en la envolvente de vuelo......

Caso do Derby e R-Darter:
- modificação do software: dado a comunilidade de inumeros componentes, a necessidade de investimentos é baixissima.
- Limites de segurança: os mísseis apresentam características aerodinâmicas idênticas o que dispensa ensaios de vibração.
- Testes de disparo: certamente é necessário um número muito menor de disparos do que com um armamento totalmente novo uma vez que as características de desaclopamento são idênticas (devido ao perfil aerodinamico identico).

Es una discusión en el Foro FMG de España que se repitió aquí en el tema F-16 FACH. El tema era que “alguien” estimaba el costo de integración del Derby en F-16MLU, por cada avión, en 5 MMUS$ y otros decían que rondaba los 300-750 MUS$...... :shock:
En todo caso el costo de integración en un avión nuevo es menor ya que se hacen las pruebas en prototipo y se integra en la línea de producción, pero hay que considerar el costo de disparo de algunas municiones reales y eso sabemos que es caro.....

US$300k é um valor muito mais realista uma vez que, feito os ensaios em vôo e disparos, a única coisa necessária é a modificação do software do sistemas de gerenciamento de armas (ou a substituição do mesmo por um novo).

E mais uma vez relembrando: a FAB está mais para o R-Darter do que para o Derby.

Te lo agradecería, yo no he escuchado nada al respecto.

Ok. Assim que achar, eu te aviso.

Pues use el mismo criterio tuyo, el Gripen es un delta al igual que el Mirage 2000, sabiendo además que la mejor tasa peso/empuje ayuda en la maniobrabilidad y que a velocidades mayores está limitada por G máxima.

Não existe isso de que "la manobralidade a velocidades maiores está limitada por G máxima" e eu já provei isso usando o exemplo do F-16 vs Fulcrum.

Aunque en un topic de aquí se dieron las cifras, te entrego este otro link. Cuidado, no es un F-16 Block50.... :wink:
http://www.fach-extraoficial.com/espano ... racion.htm

Obrigado pelo link. Agora, se o F-16C empata com o Mirage 2000, imagina o que acontece versus um Gripen que é uma aeronave extremamente mais ágil.

Lo que digo es que si el Gripen puede mantener esa velocidad en condiciones limpias, solo será mejor que el F-16 si éste no puede lograr algo similar.....como no he podido encontrar ese dato no puedo concluir que el Gripen tenga mejores condiciones de arrastre.

Imaginou? Agora olha o que acontece quando um F-16 voa contra um Gripen:
Já agora leia essa mensagem:
"Sweden has been participating more and more in international excersises, flying with/against U.S, Norweigan and Finnish airforces. The outcome has proven that the Gripen far exceeds the capabilites of earlier generation fighters such as the F-16A/B/C/D and F/A-18C/D. There has been WVR dogfights aswell as BVR engagements. I've had the great opportunity to meet and talk to several Gripen pilots during the summer and all of them say the same thing(although not in the excact same words). In WVR combat against F-16's the Gripen showed to have no problem in position itself on the tail of the F-16, and the F-16 could not match the superb manouverability of the Gripen, offered by its unstable delta/canard configuration. The Gripen cannot match the T/W ratio of the U.S fightes but the Gripens more modern aerodynamic design allows it to pull tighter turns witout losing momentum. In the words of one of the Gripen pilots: "If the F-16 and Gripen would both excecute a 9G turn, the F-16 would lose alot more airspeed in that turn than the Gripen". In BVR there was no contest at all.
In excersises with Finnish F/A-18's the Gripen won ALL of the WVR and BVR fights. The TIDLS proved to be a superior tool in the BVR fights. The F/A-18's were hit with multiple simulated AMRAAM shots, before they even knew that the Gripen fighters were present. The Gripen pilots said in WVR dogfights the F/A-18 became easier to take out the lower they went, and at 2000m, there was simply no contest."
http://www.f-16.net/index.php?name=PNph ... 3a1c264def

Cuidado con los matices, yo adoro hablar bien del F-16 por que es un estupendo avión, increíblemente bien adaptado a las necesidades de países como los nuestros y muy costo eficientes, pero trato de debatir con datos y estoy dispuesto a aceptar errores.

Aunque no lo creas, antes del resultado final del plan “Bicentenario” yo era un fanático del Gripen, cuando ganó el F-16 creí que era un gran error. Luego de algunos años de debate con gente muy conocedora he podido ver que hablar del F-16 es un poco difícil, se trata de muchas versiones bastante diferentes unas de otras.

Você acabou sendo enrolado. O Gripen permitiria a FACh ter uma aeronave muito mais capaz com melhores características para uma operação inteligente e flexivel e com melhores caracteristicas de manutenção.

Las últimas versiones son sencillamente fantásticas y realmente ofrecen mucho mas y mas barato por motivos que no son un secreto, el avión está pagado en gran parte de sus desarrollos, es una inversión segura, es un avión probado y que REALMENTE (desde el Block50 para arriba) es objetivamente mejor que el Gripen.

As versões Block 50/52 não tem uma nenhuma vantagem significativa frente ao Gripen.

Pensemos que el F-16E ofrece ahora mas de lo que el Gripen ofrece el 2013.... :wink:

Hoje?! É verdade, exatamente do mesmo modo que o Phantom II oferecia muito mais que o F-16A na década de 70.

Si supieras lo que significa “pirulito” en Chile..... :lol:

Ops... :oops: Pode ser uma cerveja então?! :wink:

Eso es una declaración de guerra.... :twisted:

:twisted:

En eso estamos de acuerdo....no me gusta el Mirage 2000

Pois então. Só sobrou o F-16 mesmo!

No entendí......¿qué es “teimoso”?.

Teimoso é uma pessoa em existe em dizer que o radar NORA não será capaz de ser integrado em MLU dos Gripens mesmo quando uma outra pessoa postou um trecho de uma reportagem de credibilidade que fala exatamente isso! :evil:

Abraços




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Spectral
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#77 Mensagem por Spectral » Dom Set 18, 2005 11:21 am

Pela última vez :

A configuração do Gripen Rafale e Tpyhoon (delta+canard+FBW) dá-lhe um comportamento muito diferente da de um Mirage 2000 ( delta+FBW) ou de um Mirage III (delta).

A perda de capacidade de manobra após 2 ou 3 manobras rápidas na horizontal como acontecia no Mirage 2000 (e muito mais ainda no Mirage III) não ocorre nos novos euro-canards. Esta era uma das principais desvantagens da configuração em delta ( reduzida no M2k com o uso do FBW), e que davam a vantagem a aparelhos convencionais como o F-16 a altitudes/velocidades reduzidas.




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Degan
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#78 Mensagem por Degan » Dom Set 18, 2005 1:03 pm

Slip, creo que el “taimoso” aquí eres tú..... :lol:

10 anos!??! O artigo é de 2003!!


La carta de Ericson que enviaste es de junio del 2001, además en el “pdf” dice claramente “The programme began in the early 1990s”.....

Da onde você tirou isso?! Está escrito claramente no texto: "Development of NORA is compatible with the Gripen mid-life update programme of around 2010"!


Slip, Ericsson no ha cumplido con los plazos que ella misma se dio..... :wink:

Você está subestimando a capacidade de gerenciamento de vendas e planejamento estratégico do consórcio Gripen Internacional.


No, lo que digo es simple, los gastos en los nuevos desarrollos aeronáuticos son tan altos que hasta los franceses dejarán de producir sistemas autárquicos....los Suecos se metieron en un “zapato Sueco”.

Mas esse não é o caso do Gripen e o CFT, radar AESA, novos mísseis, etc...


¿CFT y nuevos misiles....?...

Melhorias menores que permitem gastos menores e ganhos de performance.


Chao nuevos motores.... :wink:

Caso do Derby e R-Darter:


Opino igual que tu, pero aún no está integrado y punto....

US$300k é um valor muito mais realista uma vez que, feito os ensaios em vôo e disparos, a única coisa necessária é a modificação do software do sistemas de gerenciamento de armas (ou a substituição do mesmo por um novo).


Yo opiné igual que tú...., pero igual hay que integrar y no es gratis.

Não existe isso de que "la manobralidade a velocidades maiores está limitada por G máxima" e eu já provei isso usando o exemplo do F-16 vs Fulcrum.


No Slip, lo único que dices es que a alta velocidad la maniobrabilidad del F-16 era igual a la del Mig-29, que se supone es un avión de extraordinaria maniobrabilidad, es decir, llegas a la misma conclusión mía.

Obrigado pelo link. Agora, se o F-16C empata com o Mirage 2000, imagina o que acontece versus um Gripen que é uma aeronave extremamente mais ágil.


Aunque la aceleración del Gripen a velocidad supersónica es ligeramente inferior a la del F-16C (debido al motor mas potente y menor roce transónico de este ultimo), el Gripen es superior en este aspecto tanto al Mirage 2000-5 como al F/A-18C.”
“Otros fabricantes gustan de hablar acerca de la tasa de giro sostenida de sus aviones, como una medida de su agilidad. En este aspecto, tanto el F-16C como el F/A-18C son superiores al Gripen, y este es levemente superior al Mirage 2000-5. Sin embargo, en lo que se refiere a tasa de giro instantánea, el Gripen supera a sus otros tres competidores, tan solo el Mirage se le acerca un poco.”


http://www.fach-extraoficial.com/espanol/gripen.htm

Imaginou? Agora olha o que acontece quando um F-16 voa contra um Gripen:


Slip, no creo que la opinión de un forista anónimo de otro Foro sea una fuente aceptable.... :roll:

O Gripen permitiria a FACh ter uma aeronave muito mais capaz com melhores características para uma operação inteligente e flexivel e com melhores caracteristicas de manutenção.


Yo creo que la FACH seguirá teniendo el mejor avión de la región si ustedes compran el Gripen... :wink:

As versões Block 50/52 não tem uma nenhuma vantagem significativa frente ao Gripen.


No sea “taimoso”, ya te demostré:

· Mas alcance
· Mas aceleración
· Mejor tasa de giro sostenido
· Mas armamento integrado
· Mas carga de combate
· Radar AESA ya desarrollado


¿Te parece poco?

Hoje?! É verdade, exatamente do mesmo modo que o Phantom II oferecia muito mais que o F-16A na década de 70.


Error, sigue este tema en el topic correspondiente.

Ops... Pode ser uma cerveja então?!


Si, lo prefiero mil veces... :shock:

Pois então. Só sobrou o F-16 mesmo!


No, mas bien un “Sueco enano”.. :lol:

Spectral,

La mayor resistencia aerodinámica de un ala delta puede ser “paliada” por la mayor potencia del motor, el Canard ayuda, pero no se supera la inferioridad con un avión de configuración común....Mira el caso del F/A-22.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#79 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 18, 2005 2:23 pm

Degan escreveu:Slip, creo que el “taimoso” aquí eres tú..... :lol:

Bom, podemos fazer uma enquete para saber quem os outros membros do fórum consideram mais teimoso nessa discussão.

La carta de Ericson que enviaste es de junio del 2001, además en el “pdf” dice claramente “The programme began in the early 1990s”.....

Slip, Ericsson no ha cumplido con los plazos que ella misma se dio..... :wink:

Certo, o programa começou há mais de 10 anos mas isso não significa de nenhuma maneira que "Eso lo dijo la SAAB 10 años antes de los resultados"!

Vamos rever:
2001 (ou seja, há quatro anos): a Ericsson afirmou que receberia até 2004 uma antena AESA da Raytheon.
Março de 2003: A Air International publica um artigo mencionando que a Ericsson já recebeu a antena e construiu um protótipo que foi ensaiado em vôo em um Viggen.

Portanto, o que percebe-se é um adiantamento dos trabalhos no desenvolvimento!

Além disso, não li em sua mensagem você admitir que estava redondamente errado em falar que " si lo terminan será solo para aviones nuevos no para MLU....." quando já provei que o NORA será instalado em aviões usados.

No, lo que digo es simple, los gastos en los nuevos desarrollos aeronáuticos son tan altos que hasta los franceses dejarán de producir sistemas autárquicos....los Suecos se metieron en un “zapato Sueco”.

Não confunda franceses com suecos. O desenvolvimento do Rafale está atrasado enquanto todo o desenvolvimento do Gripen para a Flygvapnet foi feito rigorosamente dentro do prazo estipulado.

¿CFT y nuevos misiles....?...

Qual é a estranheza?

Chao nuevos motores.... :wink:

Quem puxou a conversa para o lado de novos motores foi você. :wink:

Opino igual que tu, pero aún no está integrado y punto....

O R-Darter já está integrado e ponto.

Yo opiné igual que tú...., pero igual hay que integrar y no es gratis.

Mas muito mais barato do que você aparentava sugerir em mensagens anteriores. :wink:

No Slip, lo único que dices es que a alta velocidad la maniobrabilidad del F-16 era igual a la del Mig-29, que se supone es un avión de extraordinaria maniobrabilidad, es decir, llegas a la misma conclusión mía.

Que conclusão sua? A de que "la manobralidade a velocidades maiores está limitada por G máxima"? Certamente não é o caso.

Aunque la aceleración del Gripen a velocidad supersónica es ligeramente inferior a la del F-16C (debido al motor mas potente y menor roce transónico de este ultimo), el Gripen es superior en este aspecto tanto al Mirage 2000-5 como al F/A-18C.”

Possivelmente, o autor do artigo se baseou unicamente na relação peso:potência para afirmar isso. Pois, até mesmo se baseando naquele outro artigo (comparação com o Mirage 2000) que você mesmo havia mencionado, pode-se constatar que essa conclusão está equivocada.

“Otros fabricantes gustan de hablar acerca de la tasa de giro sostenida de sus aviones, como una medida de su agilidad. En este aspecto, tanto el F-16C como el F/A-18C son superiores al Gripen, y este es levemente superior al Mirage 2000-5. Sin embargo, en lo que se refiere a tasa de giro instantánea, el Gripen supera a sus otros tres competidores, tan solo el Mirage se le acerca un poco.”

Esquecesse de mencionar a continuação do artigo:
"La tasa de giro instantánea es mas significativa que la sostenida, pues es una medida de que tan rápido puede el avión ser apuntado hacia su blanco, y por ende que tan rápido puede su piloto disparar un tiro de oportunidad."
Além disso, o autor do referido artigo também se equivoca ao falar que a taxa de giro sustentado é inferior ao do F-16C pois a taxa de curva sustentada do Gripen é superior à 20º/segundo enquanto a do F-16 é de 18º/segundo.

Slip, no creo que la opinión de un forista anónimo de otro Foro sea una fuente aceptable.... :roll:

Bom, se preferir desconsiderar a fonte, tudo bem, mas o fato é que essa mensagem foi postada em um dos maiores fóruns internacionais e frequentado por grandes admiradores do F-16 e mesmo assim, tal informação não foi contestada em momento algum.

Yo creo que la FACH seguirá teniendo el mejor avión de la región si ustedes compran el Gripen... :wink:

Da região do Pacifico, sim. :wink:

No sea “taimoso”, ya te demostré:
· Mas alcance

Já concordei mas a diferença é pequena.

· Mas aceleración

Já provei que não.

· Mejor tasa de giro sostenido

Já provei que não.

· Mas armamento integrado

Concordei mas acho dificil comparar um avião com mais de 30 anos com um 'brand-new'.

· Mas carga de combate

Concordo.

· Radar AESA ya desarrollado

Concordo mas sem possibilidade de ser utilizado em aeronaves usadas.

¿Te parece poco?

Prefiro menor RCS, melhor potencial de desenvolvimento, maior disponibilidade, maior liberdade para executar modificações (open source-codes), melhor agilidade, etc... :wink:

Error, sigue este tema en el topic correspondiente.

Ok.

Si, lo prefiero mil veces... :shock:

Então estamos combinados. Cuidado que eu vou ai pra Santiago comprar, hein?!

No, mas bien un “Sueco enano”.. :lol:

Hein :?:

Abraços




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#80 Mensagem por Túlio » Dom Set 18, 2005 2:44 pm

Sei lá, acho o Gripen um excelente caça. Só vejo dois pequenos defeitos nele:
:arrow: É um monomotor de curto alcance - e não dá para fazer REVO em uma interceptação em alta velocidade...
:arrow: Não transfere tecnologia a ponto de ser fabricado aqui. Eu disse 'fabricado' e não 'montado'...
Fora isso, por mim o Gripen seria uma excelente aquisição para a FAB. Além disso, o conceito Not Only a RAdar é fantástico.
P.S.: já que se está iniciando uma verdadeira guerra BrasilxChile - :twisted: - aqui, eu acrescentaria que, com Gripen e F16, ninguém conseguiria atacar efetivamente ninguém, a não ser defensivamente, com o perdão do aparente paradoxo.
Outro P.S.: aguardo o novo tópico, achei ótima a idéia... 8-]




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#81 Mensagem por The Baaz » Dom Set 18, 2005 2:50 pm

Então Tulio, a FAB nunca vai ter um avião, pois nenhum fabricante vai aceitar que sejam fabricados aqui, a não ser que a FAB compre mais de 100 unidades, dai até o Eurofighter tem chances de ser feito aqui.




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#82 Mensagem por Alcantara » Dom Set 18, 2005 3:00 pm

Slip Junior escreveu:
No, mas bien un “Sueco enano”.. :lol:

Hein :?:

Abraços


Slip, “Sueco enano” = "Sueco anão".

Tulio, sinto muito mas é praticamente impossível que o F-X seja fabricado completamente aqui. Se for pelo menos montado aqui, com participação nacional na confecção das peças e nos equipamentos, já seria um bom lucro. Mesmo que sejam 100 unidades duvido que se atingisse 100% de fabricação nacional.



Obs: Aaaaarrrggg!!!! Caramba, com uma opinião destas, se eu tivesse postado em castellano poderia ser confundido com o Degan!!! :lol: [083] [082] :lol: [083] [082]




Editado pela última vez por Alcantara em Dom Set 18, 2005 3:31 pm, em um total de 1 vez.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
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#83 Mensagem por Túlio » Dom Set 18, 2005 3:18 pm

Concordo integralmente com vocês, amigos, mas...que é uma merda, isso é, não??? E os politiqueiros querendo ir assim para o CS...




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#84 Mensagem por Degan » Dom Set 18, 2005 6:25 pm

Estimado y “taimoso” amigo,

Bom, podemos fazer uma enquete para saber quem os outros membros do fórum consideram mais teimoso nessa discussão.


Ok, aunque me gustaría un universo “mas imparcial...” :mrgreen:

Certo, o programa começou há mais de 10 anos mas isso não significa de nenhuma maneira que "Eso lo dijo la SAAB 10 años antes de los resultados"!


:shock: .....¿Cómo que no....?, me podré equivocar en algún cálculo matemático, pero veo que tu no te quedas atrás.... :lol:

Portanto, o que percebe-se é um adiantamento dos trabalhos no desenvolvimento!


Pues si..... :wink:

Além disso, não li em sua mensagem você admitir que estava redondamente errado em falar que " si lo terminan será solo para aviones nuevos no para MLU....." quando já provei que o NORA será instalado em aviões usados.


NO Slip, yo no he negado lo que dice SAAB, lo que digo es que no creo que lo logren....

Não confunda franceses com suecos. O desenvolvimento do Rafale está atrasado enquanto todo o desenvolvimento do Gripen para a Flygvapnet foi feito rigorosamente dentro do prazo estipulado.


Eso no es correcto, se atrasaron algunos AÑOS con el accidente del avión destruido en el aterrizaje “por problemas en el Software de control de vuelo”, y luego con el incendio del APU que dejo a todos los Gripen en el suelo un tiempo...

Qual é a estranheza?


Mi extrañeza está en que no encuentro datos con la fecha de entrada en servicio de los CFT en el Gripen y que los nuevos misiles integrados tendrán que ser pagados por el usuario...

Quem puxou a conversa para o lado de novos motores foi você.


Así es y demostré que pensar en “remotorizar” es por lo menos MUY DIFÍCIL que suceda... :wink:

O R-Darter já está integrado e ponto.


Veo que tu lista de misiles bajó muchísimo... :lol:

Mas muito mais barato do que você aparentava sugerir em mensagens anteriores.


Solo matices amigo...

Que conclusão sua? A de que "la manobralidade a velocidades maiores está limitada por G máxima"? Certamente não é o caso.


Puede que esté errado, pero ciertamente no lo demuestra tu hipótesis, solo confirma la mía...

Possivelmente, o autor do artigo se baseou unicamente na relação peso:potência para afirmar isso. Pois, até mesmo se baseando naquele outro artigo (comparação com o Mirage 2000) que você mesmo havia mencionado, pode-se constatar que essa conclusão está equivocada.


Disculpa amigo, pero no veo ninguna contradicción entre ambos artículos. Además ya te dije que en ese articulo de comparación no se trata de un F-16 Block50.

Esquecesse de mencionar a continuação do artigo:
"La tasa de giro instantánea es mas significativa que la sostenida, pues es una medida de que tan rápido puede el avión ser apuntado hacia su blanco, y por ende que tan rápido puede su piloto disparar un tiro de oportunidad."


Cierto, siempre que puedas mantener esa tasa (tasa sostenida) sin perder mucha altura y velocidad (tasa potencia peso) y en eso como en muchas otras cosas el Gripen es inferior. Además, apuntar primero a la cola del adversario está bastante obsoleto...

Além disso, o autor do referido artigo também se equivoca ao falar que a taxa de giro sustentado é inferior ao do F-16C pois a taxa de curva sustentada do Gripen é superior à 20º/segundo enquanto a do F-16 é de 18º/segundo.


Cuidado con esos número, ¿qué versión del F-16 tiene esa tasa...?, además “tasa de giro sostenida” creo que no es lo mismo que “taxa de giro sustentado”...
Por último, un autor experto es peor fuente que un forista anónimo???.

Bom, se preferir desconsiderar a fonte, tudo bem, mas o fato é que essa mensagem foi postada em um dos maiores fóruns internacionais e frequentado por grandes admiradores do F-16 e mesmo assim, tal informação não foi contestada em momento algum.


Estas exagerando amigo.... :roll:

Da região do Pacifico, sim.


Yo diría de toda Latinoamérica, al sur del Río Grande...:mrgreen:

· Mas alcance
Já concordei mas a diferença é pequena.


....Claro, 30% más es una “pequeña diferencia”.... :wink:

Mas aceleración
Já provei que não.


Pues no has demostrado nada, yo entregue una fuente respetable con datos, espero las tuyas.

· Mejor tasa de giro sostenido
Já provei que não.


Lo mismo de arriba.... yo entregue una fuente respetable con datos, espero las tuyas.

Concordei mas acho dificil comparar um avião com mais de 30 anos com um 'brand-new'.


Pues en 30 años mas, el Gripen solo tendrá integrado lo que sus usuarios paguen, y sus usuarios son pocos... :wink:

Radar AESA ya desarrollado
Concordo mas sem possibilidade de ser utilizado em aeronaves usadas.


“Ver para creer” en el caso del Gripen...

Prefiro menor RCS, melhor potencial de desenvolvimento, maior disponibilidade, maior liberdade para executar modificações (open source-codes), melhor agilidade, etc...


Dudo que tenga mejor potencial de desenvolvimiento, no creo que tenga mejor disponibilidad (conoces las mejoras en tasa promedio entre fallas de los sistemas del F-16 Block50??), ¿por qué tendría mas libertad para modificaciones “open source-codes”???, y respecto a maniobrabilidad tengo dudas... :?

Então estamos combinados. Cuidado que eu vou ai pra Santiago comprar, hein?!


Pues avísame si puedo ayudarte en algo, sería entretenido poder compartir una cerveza en Santiago... :P

Alcantara,

Solo ahora veo esa interpretación de “Arrrggg”, te juro que solo se trataba de un gruñido y no tenía nada que ver con Argentina.


Saludos cordiales,




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#85 Mensagem por Alcantara » Dom Set 18, 2005 7:18 pm

Degan escreveu:Alcantara,
Solo ahora veo esa interpretación de “Arrrggg”, te juro que solo se trataba de un gruñido y no tenía nada que ver con Argentina.

Saludos cordiales,


HAHAHAHAHAHA! Sabía que no te pasaría desapercibido. Es una broma contigo, claro. [075] [083] [075]




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#86 Mensagem por Slip Junior » Dom Set 18, 2005 7:56 pm

Caro amigo F-16ólatra,

Degan escreveu:Ok, aunque me gustaría un universo “mas imparcial...” :mrgreen:

Bom, vai ser bem dificil achar um universo aonde a maioria das pessoas prefiram um F-16C Block 50/52 à um JAS-39C. :lol:

:shock: .....¿Cómo que no....?, me podré equivocar en algún cálculo matemático, pero veo que tu no te quedas atrás.... :lol:

Eta chileno teimoso! :lol: A Saab dizia há 10 anos atras que já tinha um protótipo de um radar AESA voando embarcado em Viggen?!

Pues si..... :wink:

Se concordas que os trabalhos estão adiantados, por que insiste que não irão lograr finalizar o desenvolvimento do NORA no prazo estipulado? :?

NO Slip, yo no he negado lo que dice SAAB, lo que digo es que no creo que lo logren....

E por quê não consiguiriam instalar o NORA nos aviões usados se a própria Ericsson confirmou a plena compatibilidade desses?

Eso no es correcto, se atrasaron algunos AÑOS con el accidente del avión destruido en el aterrizaje “por problemas en el Software de control de vuelo”, y luego con el incendio del APU que dejo a todos los Gripen en el suelo un tiempo...

E existe alguma aeronave de combate moderna em cujo desenvolvimento não se tenha ocorrido um único acidente? Além disso você saberia dizer quando a Flygvapnet pretendia ter seus Gripens operacionais originalmente?

Mi extrañeza está en que no encuentro datos con la fecha de entrada en servicio de los CFT en el Gripen y que los nuevos misiles integrados tendrán que ser pagados por el usuario...

CFT: não existe uma data exata ainda.
Novos mísseis: obviamente feitos à pedido de clientes.

Así es y demostré que pensar en “remotorizar” es por lo menos MUY DIFÍCIL que suceda... :wink:

Isso depende de novos clientes e seus anseios.

Veo que tu lista de misiles bajó muchísimo... :lol:

Continuam todos aqueles que mencionei na segundo mensagem nesse tópico. :wink:

Solo matices amigo...

Hein :?:

Que conclusão sua? A de que "la manobralidade a velocidades maiores está limitada por G máxima"? Certamente não é o caso.


Puede que esté errado, pero ciertamente no lo demuestra tu hipótesis, solo confirma la mía...

Não é que "pode estar errado"; Está errado! :wink:

Disculpa amigo, pero no veo ninguna contradicción entre ambos artículos. Además ya te dije que en ese articulo de comparación no se trata de un F-16 Block50.

Bom, então aqui vai a contradição em termos bem claros:
1. No artigo publicado no link http://www.fach-extraoficial.com/espanol/gripen.htm lê-se "Aunque la aceleración del Gripen a velocidad supersónica es ligeramente inferior a la del F-16C (debido al motor mas potente y menor roce transónico de este ultimo), el Gripen es superior en este aspecto tanto al Mirage 2000-5 como al F/A-18C."
Ou seja, o mesmo diz que em termos de aceleração em velocidade supersônica, o F-16 seria superior ao Gripen que seria superior ao Mirage 2000.
2. Nas tabelas apresentadas no link http://www.fach-extraoficial.com/espano ... racion.htm na parte "Aceleración" pode se notar claramente que o Mirage 2000 têm uma aceleração em velocidade supersônica bastante superior ao do F-16.
Não existe contradição?! :shock:

Cierto, siempre que puedas mantener esa tasa (tasa sostenida) sin perder mucha altura y velocidad (tasa potencia peso) y en eso como en muchas otras cosas el Gripen es inferior.

Não é e já provei isso.

Además, apuntar primero a la cola del adversario está bastante obsoleto...

Obsoleto é ficar rodando em circulos atrás do adversário. Hoje, com o advento dos mísseis de curto alcance de nova geração, quem consegue se colocar em posição de tiro primeiro é quem vence tem as maiores chances de se sair vitorioso.

Cuidado con esos número, ¿qué versión del F-16 tiene esa tasa...?, además “tasa de giro sostenida” creo que no es lo mismo que “taxa de giro sustentado”...
Por último, un autor experto es peor fuente que un forista anónimo???.

Tasa de giro sustenida = taxa de giro sustentado = sustained turn rate :wink:
E, pelo o que eu saiba, essa taxa é válida para todos F-16C's pois possuem a mesma característica aerodinâmica (a motorização não influencia na taxa mas sim na capacidade de mante-la por periodos mais longos ou mais curtos).

Estas exagerando amigo.... :roll:

Exagerando no quê? Que o fórum da F-16.net é povoado por uma vasta quantidade de admiradores do F-16?! Ou que a informação de que o Gripen tem melhor agilidade e aceleração não foi contestada?! :wink:

Yo diría de toda Latinoamérica, al sur del Río Grande...:mrgreen:

Se estiver falando da cidade de Rio Grande, você está certo.

....Claro, 30% más es una “pequeña diferencia”.... :wink:

Já demonstrei que essa diferença de 30% é bastante vaga. Mas, tudo bem, troco o "pequena" por "mediana". :wink:

Pues no has demostrado nada, yo entregue una fuente respetable con datos, espero las tuyas.

Já mostrei que o autor da sua "fonte respeitável" cometeu equivocos na redação do referido artigo. :wink:

Lo mismo de arriba.... yo entregue una fuente respetable con datos, espero las tuyas.

Você quer mesmo que eu indique algum das dezenas de websites que existem que indicam a taxa de giro sustentado do F-16C como sendo de 18º/s e o Gripen como sendo de +20º/s? :lol:

Pues en 30 años mas, el Gripen solo tendrá integrado lo que sus usuarios paguen, y sus usuarios son pocos... :wink:

Considerando que começou a ser oferecido no mercado internacional há menos de 8 anos e já conseguiu arrematar 3 clientes de exportação, acho que já é um belissimo começo em uma época de compras militares reduzidas.

“Ver para creer” en el caso del Gripen...

E o que vemos até agora no caso do NORA é positivo. :wink:

Dudo que tenga mejor potencial de desenvolvimiento, no creo que tenga mejor disponibilidad (conoces las mejoras en tasa promedio entre fallas de los sistemas del F-16 Block50??), ¿por qué tendría mas libertad para modificaciones “open source-codes”???, y respecto a maniobrabilidad tengo dudas... :?

Melhor potencial de desenvolvimento: algo que óbvio que incrivelmente só você não enxerga nesse fórum.
MBTF: Gripen-> 7.6 flight hours - Mirage 2000 -> 6.8 flight hours - F-16C -> 4.1 flight hours
Custo de hora de vôo: Gripen -> 2000 dólares - Mirage 2000 -> 2700 dólares - F-16C -> 3600 dólares
Open source-codes: a Saab garante o fornecimento dos códigos fontes (open source-codes) de diversos sistemas do Gripen enquanto a Lockheed Martin é impedida pelo congresso norte-americano de fazê-lo. Os códigos-fontes garantem acesso do usuário à estrutura básica do funcionamento da aeronave permitindo assim que o modifique de forma com as suas necessidades.

Pues avísame si puedo ayudarte en algo, sería entretenido poder compartir una cerveza en Santiago... :P

Pode deixar que certamente te avisarei para cobrar minha cervejinha. :wink:

Alcântara, valeu pela ajuda com a tradução. Mas "sueco anão"? Logo, logo, o Degan tá falando igual aos mais ferrenhos flankeiros do fórum! :lol:

Abraços




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Degan
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#87 Mensagem por Degan » Dom Set 18, 2005 11:53 pm

Caro amigo F-16ólatra,


Muchas gracias..... 8-]
Bom, vai ser bem dificil achar um universo aonde a maioria das pessoas prefiram um F-16C Block 50/52 à um JAS-39C.


Es cosa de contar los aviones vendidos en el mismo periodo.... :wink:
Eta chileno teimoso! A Saab dizia há 10 anos atras que já tinha um protótipo de um radar AESA voando embarcado em Viggen?!


No, las SAAB dijo con al menos 10 años de anticipación que tendría listo su radar AESA para el Gripen el año 2010.
Se concordas que os trabalhos estão adiantados, por que insiste que não irão lograr finalizar o desenvolvimento do NORA no prazo estipulado?


Exactamente por eso...porque están atrasados... :lol:
E por quê não consiguiriam instalar o NORA nos aviões usados se a própria Ericsson confirmou a plena compatibilidade desses?


Porque la Ericsson se puede equivocar, no tienen el radar y están atrasados, además, TODOS los aviones que usan AESA son de nueva fabricación, por los problemas que ya te señale.
E existe alguma aeronave de combate moderna em cujo desenvolvimento não se tenha ocorrido um único acidente?.


Pues creo que hay muchos aviones que pasaron de prototipos a aviones de línea sin accidentes graves (estoy casi seguro que el F-16 no tubo accidentes), pero el enano Sueco si, lamentablemente con consecuencias fatales... :(
Além disso você saberia dizer quando a Flygvapnet pretendia ter seus Gripens operacionais originalmente?


Si no me equivoco, tres años antes...¿o era más...? :? .
CFT: não existe uma data exata ainda.
Novos mísseis: obviamente feitos à pedido de clientes.


Ok, ahora si.... :mrgreen:
Isso depende de novos clientes e seus anseios.


Ese es el problema...
Não é que "pode estar errado"; Está errado!


Aunque te estimo amigo, no me basta con tu opinión.... :wink:
Bom, então aqui vai a contradição em termos bem claros:


Creo entender cual es tu confusión (pues no hay error en los artículos):

1. El artículo http://www.fach-extraoficial.com/espanol/gripen.htm fue hecho por el administrador de la WEB “Fach-Extraoficial” (Gripenólatra...) comparando los modelos que competían en “Bicentenario”, es decir, considera las performances del F-16 Block 50.
2. El biejo artículo http://www.fach-extraoficial.com/espano ... racion.htm es con datos de la Dessault.....y se compara con un F-16 Block 30 o 40.
Cierto, siempre que puedas mantener esa tasa (tasa sostenida) sin perder mucha altura y velocidad (tasa potencia peso) y en eso como en muchas otras cosas el Gripen es inferior.
Não é e já provei isso.


Prefiero fuentes, ¿Ok?.
Obsoleto é ficar rodando em circulos atrás do adversário. Hoje, com o advento dos mísseis de curto alcance de nova geração, quem consegue se colocar em posição de tiro primeiro é quem vence tem as maiores chances de se sair vitorioso.


Por favor Slip, creo que ya conoces los Sistema de Mira montada en el Casco (HMS):

Imagem

Tasa de giro sustenida = taxa de giro sustentado = sustained turn rate
E, pelo o que eu saiba, essa taxa é válida para todos F-16C's pois possuem a mesma característica aerodinâmica (a motorização não influencia na taxa mas sim na capacidade de mante-la por periodos mais longos ou mais curtos).


Pues tendremos que ponernos de acuerdo con los términos, según lo que indicas, mas potencia significa que puedes mantener la tasa de giro mas tiempo, es decir “Tasa Sostenida”, si quieres hablar de la “Tasa Instantánea” acláralo...
Exagerando no quê? Que o fórum da F-16.net é povoado por uma vasta quantidade de admiradores do F-16?! Ou que a informação de que o Gripen tem melhor agilidade e aceleração não foi contestada?!


Me extraña Slip, ¿acaso no vez que los foros atraen a los “pro” y también a los “contra”....?. :lol:
Que no se conteste algo en un Foro no es prueba de nada.... :?
Se estiver falando da cidade de Rio Grande, você está certo.


Hoj, Hoj, Hoj, Hoj,.....(riza alemana)
Já demonstrei que essa diferença de 30% é bastante vaga. Mas, tudo bem, troco o "pequena" por "mediana"


Teimoso.... :wink:
Você quer mesmo que eu indique algum das dezenas de websites que existem que indicam a taxa de giro sustentado do F-16C como sendo de 18º/s e o Gripen como sendo de +20º/s?


Pues más que WEB tendenciosas, preferiría un gráfico que comparara las Tasas por velocidad, peso, altura, etc., Al menos algo como esto (cuidado, es un F-16 Block 40):

Imagem

Considerando que começou a ser oferecido no mercado internacional há menos de 8 anos e já conseguiu arrematar 3 clientes de exportação, acho que já é um belissimo começo em uma época de compras militares reduzidas.


Pues en esos mismos 8 años, al F-16 el ha ido mejor....
E o que vemos até agora no caso do NORA é positivo.


Positivamente atrasado... :lol:
Melhor potencial de desenvolvimento: algo que óbvio que incrivelmente só você não enxerga nesse fórum.
MBTF: Gripen-> 7.6 flight hours - Mirage 2000 -> 6.8 flight hours - F-16C -> 4.1 flight hours
Custo de hora de vôo: Gripen -> 2000 dólares - Mirage 2000 -> 2700 dólares - F-16C -> 3600 dólares


Lindos números, ¿podrías confirmarlos para el F-16?.
Open source-codes: a Saab garante o fornecimento dos códigos fontes (open source-codes) de diversos sistemas do Gripen enquanto a Lockheed Martin é impedida pelo congresso norte-americano de fazê-lo. Os códigos-fontes garantem acesso do usuário à estrutura básica do funcionamento da aeronave permitindo assim que o modifique de forma com as suas necessidades.


Pero de algo interesante, como el Radar...????.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#88 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 19, 2005 8:16 am

Gostei do gráfico degan, mas me explique, como que a mach 0.8 a taxa de giro sustentada ultrapassa a instantânea?




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#89 Mensagem por Slip Junior » Seg Set 19, 2005 1:13 pm

Degan escreveu:Es cosa de contar los aviones vendidos en el mismo periodo.... :wink:

Não vejo como isto iria influenciar o resultado de uma enquete sobre qual de nós dois é mais temoso. :?

No, las SAAB dijo con al menos 10 años de anticipación que tendría listo su radar AESA para el Gripen el año 2010.

Exactamente por eso...porque están atrasados... :lol:

Porque la Ericsson se puede equivocar, no tienen el radar y están atrasados, además, TODOS los aviones que usan AESA son de nueva fabricación, por los problemas que ya te señale.

Degan, você insiste em negar o óbvio e tenta contraport fatos devidamente reportados através de suposições que se mostraram, até o momento, absurdas e completamente infundadas. Insiste em afirmar que existe atraso no desenvolvimento do NORA quando já coloquei fatos que demonstram exatamente o contrário tentando traçar um paralelismo que não é nada mais que completamente inexistente entre o desenvolvimento desse e de outros radares de outras empresas; tenta descreditar a futura instalação desse em aeronaves usadas através de suposições ridiculas através de mais um paralelismo criado por você e que não se fundamenta em parte alguma de sua estrutura uma vez que o NORA foi pensado desde o principio de seu desenvolvimento visando primordialmente tal fim. Portanto me nego a continuar uma discussão em que fatos sejam contrapostos por suposições unicamente pessoais.

Pues creo que hay muchos aviones que pasaron de prototipos a aviones de línea sin accidentes graves (estoy casi seguro que el F-16 no tubo accidentes), pero el enano Sueco si, lamentablemente con consecuencias fatales... :(

YF-16 #1: incidente na base de Edwards devido a perda de potência.
YF-16 #2: acidente na base de Carswell em que o piloto não conseguiu baixar o trem de pouso e teve que pousar de barriga.

Precisa de mais? :wink:

Si no me equivoco, tres años antes...¿o era más...? :? .

Ou seja, está apenas supondo mais uma vez...

Ok, ahora si.... :mrgreen:

Nunca havia dito o contrário.

Ese es el problema...

Não é diferente de nenhuma outra aeronave.

Aunque te estimo amigo, no me basta con tu opinión.... :wink:

Não é minha opinião. É um dado retirado de um livro feito em conjunto com pilotos russos, alemães e norte-americanos.

Bom, então aqui vai a contradição em termos bem claros:


Creo entender cual es tu confusión (pues no hay error en los artículos):

1. El artículo http://www.fach-extraoficial.com/espanol/gripen.htm fue hecho por el administrador de la WEB “Fach-Extraoficial” (Gripenólatra...) comparando los modelos que competían en “Bicentenario”, es decir, considera las performances del F-16 Block 50.
2. El biejo artículo http://www.fach-extraoficial.com/espano ... racion.htm es con datos de la Dessault.....y se compara con un F-16 Block 30 o 40.
Cierto, siempre que puedas mantener esa tasa (tasa sostenida) sin perder mucha altura y velocidad (tasa potencia peso) y en eso como en muchas otras cosas el Gripen es inferior.

1. O artigo de comparações não diz em momento algum que se trata de um F-16C Block 30 ou 40. Mais uma vez me parece que você cria uma nova suposição para sustentar seus argumentos.
2. Mesmo que seja o caso, e duvido muito uma vez que o Mirage 2000-5 é mais novo que o próprio F-16C Block 50, por dois motivos: o primeiro é que a diferença de empuxo entre o F-110-GE-100 (124.3 kN) e o F-110-GE-129 (129 kN) é pequena e certamente não influenciaram significativamente o resultado. E o segundo é que vários F-16C Block 30/40 estão equipados com o mesmo F-110-GE-129 dos Block 50.

Prefiero fuentes, ¿Ok?.

Já indiquei uma e você mesmo indicou outras duas que, da forma como se interpreta, indicam o mesmo.

Por favor Slip, creo que ya conoces los Sistema de Mira montada en el Casco (HMS):

Conheço e é exatamente devido ao advento do HMS e da capacidade off-boresight dos novos mísseis que os dogfighters de longa duração estão obsoletos! O que importa é quem consegue girar mais rápido no inicio do combate para disparar o seu míssil mais cedo!

Tasa de giro sustenida = taxa de giro sustentado = sustained turn rate
E, pelo o que eu saiba, essa taxa é válida para todos F-16C's pois possuem a mesma característica aerodinâmica (a motorização não influencia na taxa mas sim na capacidade de mante-la por periodos mais longos ou mais curtos).


Pues tendremos que ponernos de acuerdo con los términos, según lo que indicas, mas potencia significa que puedes mantener la tasa de giro mas tiempo, es decir “Tasa Sostenida”, si quieres hablar de la “Tasa Instantánea” acláralo...[/quote]
Degan, não tente criar artificios para não ter que admitir que tanto a taxa de giro sustentado quando a de giro instantâneo do Gripen são maiores do que as F-16C e ponto final.

Me extraña Slip, ¿acaso no vez que los foros atraen a los “pro” y también a los “contra”....?. :lol:
Que no se conteste algo en un Foro no es prueba de nada.... :?

Prova realmente não é, mas é um bom indicativo, não? :wink:

Teimoso.... :wink:

Olha só quem tá falando... :P :lol:

Pues más que WEB tendenciosas, preferiría un gráfico que comparara las Tasas por velocidad, peso, altura, etc., Al menos algo como esto (cuidado, es un F-16 Block 40):

Engraçado. Isso quer dizer que os pilotos da USAF de F-16C não sabem o que estão falando quando falam que só são capazes de manobrar melhor que o Fulcrum à altas velocidades sendo que esse gráfico apresenta exatamente o contrário?!

Ahh.. só para saber: da onde saiu esse gráfico mesmo?

Pues en esos mismos 8 años, al F-16 el ha ido mejor....

Pois é, mas o fim de sua época de ouro está perto do fim. :lol:
Positivamente atrasado... :lol:

Já comentei.

Lindos números, ¿podrías confirmarlos para el F-16?.

Infelizmente estou atrasado para a aula agora mas tenho certeza que você não terá dificuldades em achar esses valores em uma pesquisa no google ou no yahoo.

Pero de algo interesante, como el Radar...????.

Não só radar mas também sistema de controle de armas e demais subsistemas. :wink:

Abraços




Malandro
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#90 Mensagem por Malandro » Seg Set 19, 2005 8:16 pm

Uau , alto nível a discussão aqui com direito à gráficos e tudo . E no maior respeito recíproco . Seria bom que alguns membros seguissem o exemplo . Continuem assim ! 8-]




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