F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

#16 Mensagem por Plinio Jr » Qui Set 15, 2005 4:14 pm

zero4 escreveu:
como se sabe os F-35 para exportação não terão capacidade Stealth, sendo assim sua performance seria muito próxima a de um F-16 com um custo absurdamente maior! De cara já está descartado...

É incrível a certeza e a convicção com que as pessoas afirmam certas coisas na internet.


Concordo contigo, é muita pretensão acreditar neste tipo de informação.

No creo que los desarrollos de CFT y otros se den en realidad. Suecia no necesita esos aditamentos, por lo que el costo de desarrollo, pruebas y fabricación correría por parte del usuario, así, los costos finales serían masivos....

Na verdade Degan, apesar do Gripen ter sido negociado a países considerados como pequenos (alem da própria Suécia) territorialmente se falando, é uma necessidade que os suecos já vem observando há muito tempo, vale lembrar de outras licitações em que eles participaram e perderam, principalmente para F-16s sob estas especificações.

Creio sim, que sejam levados adiante a adoção de CFTS no Gripen dentro em breve, já a capacidade de reabastecimento , os aviões adquiridos da África do Sul terão esta capacidade.

Olá A-29

A AFM é uma revista inglesa e vende-se aí no Brasil concerteza.


É uma revista mensal A-29 da editora britanica Keymags, pelo menos aqui em SP encontramos em algumas bancas especializadas, o preço é bem salgado , R$49,00 , mas vale a pena, sempre traz ótimos artigos e fotos..




Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#17 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 15, 2005 5:37 pm

Será que ainda existe alguém que acredita no F-X?! Será que alguém ainda acredita na compra de caças novos?!


Pessoal, caiam na real...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#18 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 15, 2005 6:02 pm

FinkenHeinle escreveu:Será que ainda existe alguém que acredita no F-X?! Será que alguém ainda acredita na compra de caças novos?!
Pessoal, caiam na real...


Não eu acredito que o Grêmio vai voltar para a 1º. Hahaha




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#19 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 15, 2005 6:45 pm

Lauro Melo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Será que ainda existe alguém que acredita no F-X?! Será que alguém ainda acredita na compra de caças novos?!
Pessoal, caiam na real...


Não eu acredito que o Grêmio vai voltar para a 1º. Hahaha


:lol: :lol: :lol:

Cada Louco Com Suas Manias!!!

:P :lol: 8-] :D




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#20 Mensagem por Lauro Melo » Qui Set 15, 2005 6:48 pm

FinkenHeinle escreveu:
Lauro Melo escreveu:
FinkenHeinle escreveu:Será que ainda existe alguém que acredita no F-X?! Será que alguém ainda acredita na compra de caças novos?!
Pessoal, caiam na real...

Não eu acredito que o Grêmio vai voltar para a 1º. Hahaha

:lol: :lol: :lol:
Cada Louco Com Suas Manias!!!
:P :lol: 8-] :D



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Uai Finken, é a mesma chance.....

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#21 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Set 15, 2005 6:54 pm

Lauro Melo escreveu:Uai Finken, é a mesma chance.....

Será?!


Hahaha...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#22 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 15, 2005 7:25 pm

Lauro Melo escreveu:1 )
ZeRo4 escreveu:Porém, alguns indícios nos mostram que essa notícia é no mínimo uma piada de mau gosto! Aliada a ela, está também uma notícia onde a FAB criaria mais 2 GDAs na região norte do país. Os Mirage2000C seriam então deslocados para essas bases ao norte quando o novo FX estivesse operacional. Entretanto, duas coisas que me deixam com a pulga atrás da orelha, são elas:


2 )
Seria o caça ideal para o Brasil. Pesado, excelente alcance e/ou persistência em combate, barato de se adquirir e não tão caro de se manter. Juntamente com o Su-32 e os excelentes mísseis Russos seriam capazes de fazer um certo estrago inclusive em GTs Americanos.
Infelizmente o preconceito, medo do desconhecido e algo mais sepultaram completamente a possível operação de aeronaves Russas em solo Brasileiro, visto que tanto no FX original, quanto na concorrência para a compra do "FX-B" eles mantinham as melhores propostas com o Su-35 e Su-27SM respectivamente.


Qual frase tem mais preconceito a 1 ou a 2 ?
Esta parecendo um texto de uma outra lista, mesmo perfil, seria um clone ?


Brother, primeiramente não era nem pra eu responder este post devido a falta de educação com a qual o Sr. me tratou... não sou moleque para ficar criando clones em internet... escrevi este texto de forma rápida ao ler o tópico! acho que a cima de tudo ele mostra minha indignação pela forma como o assunto "Defesa" é tratado no Brasil.

Então respondendo a suas questões

1. Falar em FX é sim uma piada de mal gosto e acima de tudo concordo com o Finken... Alguém ainda acredita que novos caças serão adquiridos com a chega dos M2000C em 2008/2009? faça-me o favor.

2. Eu já parei de discutir isso a tempos e não gostaria de voltar a fazê-lo mas fica claro que o material Russo sofre bastante preconceito (infelizmente...) neste Fórum! Uma prova disso é o tópico que comenta a compra dos Mirage2000C! Teve gente dizendo que o Mirage2000C era superior ao Su-27SM... eu não vou nem elaborar uma lista sobre o que o Su-27SM é superior ao Mirage2000C (i.e Tudo) mas o único defeito do avião é ser Russo.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#23 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 15, 2005 7:33 pm

Spectral escreveu:
zero4 escreveu: como se sabe os F-35 para exportação não terão capacidade Stealth, sendo assim sua performance seria muito próxima a de um F-16 com um custo absurdamente maior! De cara já está descartado...


É incrível a certeza e a convicção com que as pessoas afirmam certas coisas na internet. :roll:


Eu prefiro acreditar em fatos! Apenas um dos... :roll:

http://msnbc.msn.com/id/6830718/site/newsweek




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#24 Mensagem por ZeRo4 » Qui Set 15, 2005 7:36 pm

Jose Matos escreveu:Olá Zero

Como já disse parece-me improvável que o Bueno falasse disso em público por falar, ou seja, o discurso representa neste momento o pensamento da FAB. Se o governo concorda com isso é possível que sim. Mas daqui até 2008 muita água corre debaixo da ponte. E ninguém sabe o que pensará o governo em 2008?

Em relação aos negócios franceses com o Mirage 2000 concordo contigo foi uma boa venda e com a retirada de mais Mirage 2000s a América Latinha é um mercado interessante para França.

Em relação ao Grippen 100% de acordo. Acho que seria a melhor opção para a FAB.

Um abraço



Vlw Zé, fico feliz que tenha entendido a minha mensagem! Com certeza se o avião escolhido agora for o Substituto dos F-5 e AMX-M com certeza o Gripen seria a melhor plataforma, pois teríamos um maior número de unidades a um pequeno custo de operação, diferente do que aconteceria com outros concorrentes como Rafale, EF-2000 e Su-35




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#25 Mensagem por Spectral » Qui Set 15, 2005 7:45 pm

! Teve gente dizendo que o Mirage2000C era superior ao Su-27SM... eu não vou nem elaborar uma lista sobre o que o Su-27SM é superior ao Mirage2000C (i.e Tudo)


Apre que é teimoso. Será preciso repetir tudo outra vez, ou continua convencido que o Su-27 é o melhor avião que alguma vez voou e voará? :roll:


-------

Acredita em tudo que lê na internet zero4 ?

Apareceram nos últimos tempos várias notícias, algumas contraditórias entre si, sobre as possíveis diferenças entre a versão americana e a versão de exportação.

Mas existe alguma confirmação oficial sobre qual será a configuração e capacidades exactas do F-35, das suas diferentes versões e das diferenças entre as versões US, UK e outras ? Caramba, o protótipo ainda nem voou!!!

-É certo que haverá diferenças que entre as versão americana e as estrangeiras. Tais diferenças podem não ser obrigatoriamente muito grandes, por exemplo os F-16A americanos e europeus eram virtualmente idênticos.

Acredito que a sua perfomance stealth possa ser inferior, mas a) estamos a falar de países aliados e b) estamnos a falar de forças aéreas experientes que não caíriam que nem patinhos [ nota, isto é uma ESPECULAÇÃO da minha parte, não é algo que eu sei por artes mágicas ou contactos no Pentágono].

-Aparentemente há alguns países insatisfeitos com o nível da sua participação ao nível industrial (leia-se contratos concedidos) no programa.



Mais do que isto ? Não há dados para mais. Mais do que isto é pura ESPECULAÇÃO. É por isso que dizer coisas como " F-35 para exportação não terão capacidade Stealth, sendo assim sua performance seria muito próxima a de um F-16" é completa bobagem. Será preconceito ? :roll: :roll:




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#26 Mensagem por Bolovo » Qui Set 15, 2005 8:07 pm

ZeRo4 escreveu:SAAB JAS-39 Gripen

Na minha opinião continua sendo a melhor opção. Leve, pequeno, moderno, barato de se comprar e manter e substituiria com primazia nossos F-5BR e AMX-M num futuro "próximo" evitanto desde já burradas como a aquisição dos Mirage2000C. O que pesa contra este avião é o fato do seu alcance ser relativamente pequeno, pode ser compensado com o uso (já previsto...) de CFTs e REVO. Também o considero ainda no páreo junto ao Rafale, mas no geral acho que perde para o caça Francês, seja devido ao alto índice de peças Americanas, alcance reduzido, não ter parceria com a Embraer e etc! Mas seria no mínimo a opção mais lúcida.

Tambem acho, acho o Gripen a escolha certa para o Brasil! Caro de comprar, mas barato de se manter e poderia usar todos os misseis do F-5BR, como o R-Darter/Derby, MAA-1 e etc. Alem de ser 100% integrado com o Erieye.

Considero o JAS39 o melhor Custo x Beneficio para o novo FX-BR.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#27 Mensagem por Degan » Qui Set 15, 2005 8:44 pm

No creo que el Gripen pueda realmente cumplir con todos los desarrollos prometidos.

Dentro de los más importantes está el desarrollo de una versión AESA del PS-05, que en el caso del Rafale y Typhoon, será realizado en un estudio conjunto “para ahorrar costos”, imagínense ese gasto hecho solo por Suecia.....
¿Qué posibilidades de desarrollo autónomo tiene su motor, si este es un motor USA?.
¿Quién pagaría la integración de armamento que aún no se integra....?
¿Y los desarrollos futuros de electrónica...?

Aunque siempre encontré al Gripen como un estupendo aparato, realmente tiene graves defectos debido a su pequeño tamaño (similar al del F-5), pobre autonomía, pobre capacidad interna para mas equipo, relativa baja carga de armas, etc.

Respecto a la interacción con el Erieye, basta con que ambos sistemas tengan un Data Link compatible.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#28 Mensagem por Slip Junior » Qui Set 15, 2005 9:42 pm

Degan, acabasse de comprar uma nova discussão comigo. :lol:

Degan escreveu:Dentro de los más importantes está el desarrollo de una versión AESA del PS-05, que en el caso del Rafale y Typhoon, será realizado en un estudio conjunto “para ahorrar costos”, imagínense ese gasto hecho solo por Suecia.....

O que é mais caro: desenvolver uma aeronave de caça completa ou um novo radar AESA? Bom, se eles tiveram dinheiro para o primeiro caso não vejo problemas orçamentários para o desenvolvimento do segundo. :wink:

¿Qué posibilidades de desarrollo autónomo tiene su motor, si este es un motor USA?.

Melhorias de performance é algo completamente plausível pois podem ser obtidas através de incorporação de novas tecnologias tanto de manufatura quanto de engenharia. Além disso, existe a possibilidade de novas motorizações dentre as opções figuram o Snecma M88 e o EJ200.

¿Quién pagaría la integración de armamento que aún no se integra....?

Que armamento ainda não está integrado com o Gripen? Pelo o que eu saiba ele já está integrado ao AIM-9X, AIM-132 ASRAAM, A-Darter, Python 4, R-Darter, Derby, etc, isso para não mencionar o enorme leque de armas ar-terra. Tá bom ou precisa de mais? :wink:

¿Y los desarrollos futuros de electrónica...?

Quem pagou o desenvolvimento dos aviônicos dos Tiger III? Os chilenos, oras! E por isso, o Chile faliu?

Aunque siempre encontré al Gripen como un estupendo aparato, realmente tiene graves defectos debido a su pequeño tamaño (similar al del F-5), pobre autonomía, pobre capacidad interna para mas equipo, relativa baja carga de armas, etc.

Em todos esses quesitos, a performance do Gripen é perfeitamente compatível com o do F-16 e não vejo você criticando esses aspectos nesse caça (muito pelo contrário...).

Respecto a la interacción con el Erieye, basta con que ambos sistemas tengan un Data Link compatible.

Certo, mas a utilização de sistemas de procedência comum garante menores gastos com provas de homolagação e validação do sistema além de minimizarem as possibilidades de problemas de integração.

Abraços




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

#29 Mensagem por A-29 » Qui Set 15, 2005 9:50 pm

Ôpa, a próxima vez que eu for pra Curitiba vou procurar por uma AFM então!!!




The Baaz
Sênior
Sênior
Mensagens: 1638
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 3:56 pm
Localização: Palmas-PR
Contato:

#30 Mensagem por The Baaz » Qui Set 15, 2005 9:53 pm

A-29 escreveu:Ôpa, a próxima vez que eu for pra Curitiba vou procurar por uma AFM então!!!


Prepara o bolso então a ultima vez que eu vi tava R$43,90...não criei coragem de comprar.




Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Responder